CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Caraguá promove segundo Leilão Público em julho


CARAGUATATUBA: O Governo Municipal realiza no dia 14 de julho (sábado), às 10h, em um galpão, ao lado do Cremi (Centro de Referência de Melhor Idade), o Leilão Público para a venda de veículos da frota municipal.  Os lances oferecidos pelos produtos no leilão do dia 16 de junho, também promovido pela prefeitura, não alcançaram o preço desejado.
Entre os lotes do segundo leilão público deste ano estão micro-ônibus, caminhonetes fechadas, caminhões, camioneta, motoniveladora e automóveis.
Os veículos ficarão expostos entre os dias 4 e 13 de julho na Avenida Jorge Burihan, 10, no bairro Jardim Jaqueira. O horário de visitação é das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, somente de segunda a sexta-feira.  
O credenciamento dos compradores será no dia do leilão, das 8h30 às 9h45. O edital completo com os detalhes dos itens pode ser conferido no sitewww.caraguatatuba.sp.gov.br.
No primeiro leilão foram arrecadados R$ 272 mil com a venda dos equipamentos leiloados.

Edital Leilão Público nº 02/2012 - (Download)

Serviço

Leilão Público
Data: 14 de julho (sábado)
Horário: 10h
Endereço: Avenida Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira
Informações: (12) 3883-4445 ou 3897-8138


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Cultura: Salão de Artes “Waldemar Belisário” está com inscrições abertas

ILHABELA: As inscrições para o XXV Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” em Ilhabela estão abertas até o dia 10 de agosto e podem ser feitas em horário comercial na Secretaria de Cultura, na Vila, onde também se encontra o regulamento. A taxa de inscrição de R$ 15 por obra e um mesmo artista pode se inscrever em mais de uma categoria, com no máximo um trabalho por categoria. O Salão de Artes Plásticas "Waldemar Belisário" tem como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e categorias, em suas mais significativas manifestações, bem como promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes.

A exposição acontecerá entre 30 de agosto e 30 de setembro, dentro das comemorações do aniversário da cidade, e terá trabalhos em pintura, escultura, técnica mista, instalação, desenho, fotografia e gravura. O prédio da Secretaria Municipal de Cultura fica na Rua Dr. Carvalho, nº 80, na Vila.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Ônibus da Leitura prossegue visitas em Boracéia até a próxima semana

SÃO SEBASTIÃO: O Ônibus da Leitura prosseguirá com as visitas itinerantes na EM Boracéia e Emei Carrossel, em Boracéia, na Costa Sul de São Sebastião, até a próxima sexta-feira 6.
O objetivo é sensibilizar e incentivar a leitura com os alunos, oferecendo diversos títulos de histórias infantis e infanto-juvenis.
O ônibus, todo decorado com temas infantis, conta com cerca de 1,5 mil títulos de literatura infantil, infanto-juvenil e adulto para a leitura no local. Poderão ser programadas ainda atividades lúdicas, como teatro, apresentação de vídeos, contação de histórias e música.
Os professores, em cada unidade escolar, é que programam o dia e o horário para que seus alunos visitem o ônibus.
O Ônibus da Leitura já visitou a EM Maria Alice Rangel e Emei Elefante Colorido, no Jaraguá, na Costa Norte e a EM Topolândia, na região central.
Devido ao recesso escolar, a partir de 6 de julho, o ônibus passará por manutenção, e reiniciará as visitas a partir do segundo semestre.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Exposição com objetos do gabinete de Clodovil continua aberta ao público até o fim de julho

Foto: Adriane Ciluzzo

UBATUBA: A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto Clodovil Hernandes está apresentando a Exposição “Clodovil e o Poder”, no Espaço Cultural Agrício Neri Barbosa.
A exposição foi aberta com um coquetel para convidados na última sexta-feira, 15, quando muitas pessoas estiveram presentes, inclusive equipes de televisão, para prestigiar e conhecer os objetos do ex-deputado ali expostos.

“Esta é a primeira vez que o gabinete do Clodovil é montado. É um privilégio para Ubatuba mais uma vez sair na frente com esta exposição, apresentando o gabinete mais cobiçado do Planalto”, comentou Maurício Petiz, secretário de Cultura e Turismo de Ubatuba e presidente do Instituto Clodovil Hernandes.

Petiz destacou a importância das parcerias para a realização da exposição, como por exemplo, o apoio que vem sendo dado pela Porto Seguro, que está oferecendo toda a parte de monitoramento e alarme no Espaço Cultural Agrício Neri Barbosa. “Este apoio está sendo fundamental para a segurança da exposição e agrega valor ao espaço, possibilitando a vinda de obras importantes para a nossa cidade”, comentou o presidente do Instituto Clodovil Hernandes.


A exposição


Alvo da mídia e curiosidade de todos os brasileiros que visitaram o Congresso Nacional durante seu mandato (02/02/07 a 17/03/09), o Gabinete Parlamentar de Clodovil pela primeira vez desde a sua morte, estará fielmente montado e aberto à visitação pública na cidade.

Todo mobiliário, objetos e curiosidades, como a mesa com a escultura de uma serpente, estofados com o Brasão da República, (impugnados no Leilão ocorrido em 12 de abril), todos os seus projetos de lei e objetos de uso pessoal estarão expostos.

A exposição estará aberta ao público até o dia 29 de julho, das 14h às 18h no antigo prédio da Câmara Municipal, na Avenida Iperoig, 214, Centro de Ubatuba. A entrada é gratuita.


Mais informações para o público sobre a exposição pelo telefone (12) 3833-9007. Para a imprensa, as informações podem ser obtidas através do e-mail marlipress@gmail.com ou pelos telefones 11-7135-7026 / 11-7896-2070 / ID 9*91998, com Marli Pó.

Fonte: Prefeitura de Ubatuba 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Seminário discute Drenagem Urbana em Caraguá

CARAGUATATUBA: O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) promove no dia 3 de julho um encontro para discutir questões voltadas à elaboração da infraestrutura do saneamento básico e plano de drenagem urbana. O evento acontece em Caraguá, na Videoteca Lúcio Braun, das 8h30 às 17h.
O encontro tem o intuito de propor diretrizes e propostas para solucionar a drenagem urbana dos municípios. Os assuntos debatidos serão questões geográficas, técnicas, econômicas e sociais específicas.
Os temas abordados são: “A Drenagem Urbana como parte integrante do Saneamento  Básico”, com o professor Antônio Carlos Rossin; “O Cenário da Drenagem nos Municípios do Litoral Norte”, com o professor Jose Rodolfo Scarati Martins; “A Curva dos 100 anos: prevenções ao Ordenamento Urbano”, com o engenheiro civil  Plínio Tomas; “A drenagem urbana e o uso e ocupação do solo” com o secretario adjunto  de urbanismo Paulo André Cunha Ribeiro, e “Aspectos Técnicos e Financeiros da Drenagem Urbana  em Áreas Litorâneas”, com engenheiro civil Paulo Augusto  Romera  e Silva.
O Seminário é uma realização do CBH-LN, por meio da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SAN) em parceria com o Governo Municipal de Caraguá; Associação dos Engenheiros; Arquitetos e Agrônomos de Caraguá com apoio da prefeitura municipal e Universidade de São Paulo do Departamento de Águas e Energia Elétricas (DAEE), CREA/SP.

Confira a programação

8h30 - recepção e abertura do evento
9h às 9h45 – A Drenagem Urbana como parte Integrante do Saneamento  Básico  – Aspectos Ambientais, Sanitários e Legais
9h45 às 10h30 - O Cenário da Drenagem nos Municípios do Litoral Norte: diagnóstico e desafios
10h30  às 10h45 – intervalo
10h45 às 11h30 – A Curva dos 100 anos: Prevenções ao Ordenamento Urbano
11h30 às 12h30 – debates
12h30 às 14h - almoço
14h às 15h -  A Drenagem Urbana e o uso e Ocupação do Solo  
15h às 16h -  Aspectos Técnicos e Financeiros da Drenagem Urbana  em áreas Litorâneas
16h às 17h – debates
17h –  Encerramento

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

sábado, 23 de junho de 2012

Pra você que aprecia uma boa culinária, vem aí o Caraguá a gosto

CARAGUATATUBA: Tiveram início os preparativos para a 7ª edição do Caraguá a Gosto, um dos eventos gastronômicos mais saborosos e apetitosos da região. Neste ano, participam do evento 32 estabelecimentos. A competição será realizada entre os dias 3 de agosto e 9 de setembro.

Os participantes serão avaliados nas seguintes categorias: Restaurantes À La Carte, Pizzarias, Bares e Quiosques de Praia. Será premiado um estabelecimento por categoria, somando a melhor média obtida em outros três quesitos, que são atendimento, ambiente e sabor do prato.  

Além de degustar os pratos inscritos, os clientes ainda concorrem a 32 jantares e quatro notebooks. Para participar, basta preencher a cédula de votação do estabelecimento. A cédula que não estiver com os campos obrigatórios preenchidos e letra legível será anulada. Nesta edição, o evento traz uma novidade, que será o sorteio de quatro máquinas digitais entre os garçons de cada categoria. 

De acordo com o secretário de Turismo, Cristian Oliveira de Souza, a expectativa é que a competição seja saudável e amigável entre os participantes. “A cada ano procuramos nos superar e fazer o melhor para os restaurantes e para os clientes”, disse.
Neste ano, participam do evento: a Pizzaria Lunamar, Restaurante Recanto dos Amigos, Indias das Ostras, Restaurante Ostra & Ouriço, Restaurante e Pizzaria Asa Delta, Ice Café, Gergelim Pizzas, Guaruça Frutos do Mar, Restaurante Akebono, Água Doce Cachaçaria, Osteria Officina das Pizzas (Avenida da Praia), Toca da Garoupa, Restaurante e Pizzaria do Neno, Nori Sushi Bar, Empório do Frei, Khalifa Restaurante, Don Quixote, Bacharel Bar, Garage Bar, Restaurante Valentin, Bar do Hélio, Bar do Japonês, Antiquário Parodi Pizza Bar, Kiosk Canto Bravo, Kiskonofre, Quiosque Baleia Branca, Restaurante Golfinho Azul, Officina das Pizzas (Capricórnio), Restaurante Golfinho, Restaurante Baleares, Al Malik e Restaurante Imperial.
O objetivo do evento é realizar, na baixa temporada, um concurso gastronômico que fortaleça o turismo com o estímulo à rica e diversificada culinária local, além de aumentar o faturamento dos restaurantes e do comércio em geral. 

Na edição de 2011, participaram do Caraguá a Gosto 32 restaurantes e 19.350 clientes, de 113 cidades de 19 estados e cinco países, que preencheram 6.450 cédulas.                                                                                  
O Caraguá a Gosto é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Turismo de Caraguá.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Cultura: Festa da Mandioca no Sertão do Ubatumirim

UBATUBA: De 5 a 8 de julho acontece mais uma edição da Festa da Mandioca no Sertão do Ubatumirim, em Ubatuba. A programação conta com gastronomia, sorteio de prêmios, gincana cultural, arte e artesanato, além de shows musicais. Na gastronomia os destaques são as deliciosas comidas feitas à base de mandioca, como bolinhos, caldos, vaca atolada, farinhas e outros.


Nas atrações musicais estão Ciranda Elétrica (Paraty), Elaine e Banda, Jan Praieira, Naco e Daniel, Thuane, Moreno Overá (São Luiz do Paraitinga), Bado Todão e Ubacunhã, Grupo Concertada, Grupo Guaruçá, Gustavo Salinas e violão, Ibraim e Sara e Forró Taleza. A Festa da Mandioca também contará com atrações infantis com a Cia Fulo de Bonecos, Grupo Guaruçá e o Boizinho das Conchas, Contação de Histórias com Leandro Medina, Andréa Soares e Chico Lu.

A Festa da Mandioca, que acontecerá no campo de futebol do Sertão do Ubatumirim, é uma realização da Associação do Sertão do Ubatumirim, com apoio da Prefeitura de Ubatuba.

Fonte: Prefeitura de Ubatuba 

Congresso Técnico define as disputas dos 56º Jogos Regionais

CARAGUATATUBA: O Congresso Técnico dos 56º Jogos Regionais do Interior será realizado na terça-feira (26/06/2012), às 15h, no Teatro Mario Covas, localizado no Indaiá. No encontro será feito o sorteio que definirá as chaves e os grupos dos 42 municípios que participarão das competições. Os Jogos reunirão cerca de oito mil atletas, entre os dias 18 e 28 de julho, em Caraguá.


Os participantes disputam os seguintes esportes: atletismo, atletismo PCD, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, natação PCD, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. No torneio também estão incluídas as modalidades extras: beach soccer, jiu jitsu, boxe, skate, futevôlei, voo livre, futebol de mesa, vela e goalball. 


Além de Caraguá, a 56ª edição dos Jogos Regionais reúne as cidades de Aparecida, Arujá, Biritiba Mirim, Caçapava, Cachoeira Paulista, Caieiras, Cajamar, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Cunha, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guará, Guararema, Guarulhos, Ilhabela, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Paraibuna, Pinda, Piquete, Poá, Potim, Roseira, Salesópolis, Santa Isabel, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Suzano, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.


O município também recebeu o torneio nos anos de 2004, 2005 e 2008. A cerimônia de abertura será realizada no dia 18 de julho, às 18h30, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais informações sobre a competição estão no site http://www.jogosregionais.caraguatatuba.sp.gov.br/
Os 56º Jogos Regionais do Interior são uma realização da secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude e do Governo Municipal de Caraguá, por meio da secretaria de Esportes e Recreação. O evento também conta com o apoio da Sabesp, Unimed – São José dos Campos, Arcopper e do Centro Universitário Módulo.


Serviço
Congresso Técnico dos 56º Jogos Regionais
Dia: 26 de junho (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Teatro Mario Covas - Avenida Goiás, 187 – Indaiá: Tel. (12) 3881-2623
Informações: (12) 3885-2200

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Associação Caiçara forma grupo e consegue retirar 100 quilos de lixo da foz do Rio Juqueriquerê

Em apenas dois meses de atuação grupo de moradores consegue retirar grande quantidade de lixo espalhada na área de mangue do rio, no Porto Novo


Josiane Carvalho
CARAGUATATUBA: Desde o mês de maio integrantes da Associação Caiçara Juqueriquerê (Acaju) vem fazendo um trabalho de mutirão de limpeza na foz do rio. Segundo os moradores, entre maio e junho foram retirados 100 quilos de lixo depositado na área do mangue localizado no bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba.
Segundo o representante da Associação, Pedro Paes Sobrinho, 76 anos, o projeto surgiu da necessidade de melhorar as condições do rio e de seu entorno. “Atualmente contamos com um grupo de aproximadamente 15 pessoas que uma vez por mês se encontra com sacos de lixo na mão para recolher todo o material descartado na foz do Rio. Os mutirões são geralmente todo o terceiro domingo de cada mês. Um trabalho árduo, mas, completamente necessário para mantermos nossa natureza intacta”, comentou.
Sobrinho conta que é possível encontrar de tudo um pouco na área do manguezal. “O que mais encontramos são sacos de supermercado e isopor, mas, não é difícil encontrar restos de móveis, garrafas de refrigerante e outros itens que acabam vindo parar por aqui”, disse.
Embora seja um trabalho de formiguinha e que ainda tem pouco tempo de iniciado o representante da Associação conta que já é possível ver alguns resultados. “Moro há mais de 70 anos aqui no Porto Novo e não me conformo com a forma como esta sujeira está prejudicando a nossa área de mangue. Antes encontrávamos uma série de espécies e animais nativos, agora com tanta sujeira já está ficando um pouco difícil. Agora, esperamos que cada vez mais nos unamos para defender nossa Natureza tão fragilizada por nós mesmos. Mas, se existe uma certeza é a de que não vamos sossegar enquanto não conseguirmos limpar todo o mangue e deixar tudo bonito outra vez”, planejou.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ecoturismo em São Sebastião

Ribeirão de Itu

A trilha Ribeirão de Itu está situada em meio à Mata Atlântica e existem três roteiros:
Foto: Divulgação Fundação Florestal

1. Trilha completa – com início em Salesópolis-Caraguatatuban vai até Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião. São 8,2 quilômetros de extensão e o  percurso completo leva cerca de seis horas, daí a necessidade de se programar para fazer o passeio. O ideal é sair  no comecinho da manhã, pois assim haverá um tempo maior para observar a Mata Atlântica e tomar banhos de cachoeira, já que durante a caminhada atravessam-se vários cursos d`água.
2. Pedra Lisa – com saída pelo sertão do bairro de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, é a opção com menor grau de dificuldade. Sua duração é de 40 minutos e durante o percurso pode-se apreciar uma queda d´água de 30 metros de altura, própria para banho. A trilha – ideal para quem busca lazer, educação ambiental e pesquisa, visto possuir  uma diversidade de fauna e flora – é acessível para crianças a partir de dez anos, adultos e melhor idade.
3. Samambaiaçu e Serpente – A saída se dá pelo sertão de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, cujo  percurso chega à altura do Parque Estadual da Serra do Mar (Cota 100). Com duração de 90 minutos e grau de dificuldade de médio porte, trilha tem com atrativo a ‘Cachoeira da Samambaiaçu’, com  queda d´água de 20 metros de altura, boa para a prática de rapel e excelente para banho. Para finalizar o passeio nada melhor do que  uma olhadinha de contemplação na ‘Cachoeira da Serpente’.
Todos os roteiros desta trilha são guiados por profissionais locais capacitados e o agendamento deve ser feito pelo telefone: (12) 3892-2620.
Os interessados podem se inscrever nos grupos com até dez pessoas/guia, para respeitar a capacidade de suporte ambiente visitado. Tais aventureiros devem usar roupas leves e confortáveis, como calça de moletom,  camiseta e tênis com sola antiderrapante, além de roupa de banho. Outra dica importante é não esquecer o repelente, boné e filtro solar. Levar lanche, água, sacolinha para o lixo e máquina fotográfica devem igualmente estar na lista.
 
Praia Brava
Foto: Divulgação Fundação Florestal


A trilha da Praia Brava tem dois quilômetros de extensão e faz parte de uma área sob proteção especial entre Maresias e Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião. O percurso dura, em média, três horas, e é composto por uma  paisagem maravilhosa a exemplo das vistas das praias de Boiçucanga e Maresias, além de as Ilhas, Montão de Trigo e Alcatrazes.  Ilhabela também é facilmente vista do local.
Durante o trajeto o visitante poderá observar grande variedade de espécies de fauna e flora (mata de encosta e restinga), encontrando no final da trilha uma praia deserta com ondas fortes e areia branca.
Larga e com subida íngreme, porém de fácil acesso, a trilha requer, obrigatoriamente, a contratação de monitor de ecoturismo do município, pois são  capacitados e conhecem os locais a serem visitados garantindo a segurança. Em vista de sua fragilidade é proibido o uso de qualquer tipo de veiculo nesta trilha bem como o camping na praia Brava.
Os interessados devem usar roupas confortáveis como calça de moletom, camiseta e tênis com sola antiderrapante; máquina fotográfica, roupa de banho, repelente, filtro solar, boné, lanche, água e sacolinha para o lixo individual devem ser igualmente levados na mochila.
Os grupos podem ser formados por até dez pessoas por monitor respeitando a capacidade de suporte do ambiente visitado, com agendamento feito pelo telefone  (12) 3892-2620.

Centro - Guaecá 

Com seis quilômetros de percurso, esta trilha começa na região central de São Sebastião (margeando o muro da Petrobras), passa pela antiga captação de água da Sabesp e desce em direção a Guaecá com magnífica vista.  Entre Guapuvurus, Figueiras e Ingás, o percurso é reduto de muitos pássaros como tucanos, arapongas e beija-flor, os quais podem ser avistados durante a caminhada.
No trajeto o visitante poderá encontrar cobras ou outros animais peçonhentos na parte inicial da trilha, sendo importante, pois, o uso de botas, de preferência até o meio da canela.
A trilha, chegando ao Guaecá, passa por dentro de uma propriedade particular, daí o prévio agendamento com acompanhamento de monitor local para se obter permissão de passagem.
Uma segunda trilha parte do Canto Sul da praia. É leve nos primeiros quinze minutos de caminhada, depois o grau de dificuldade aumenta, todavia, após cinco minutos o visitante poderá vislumbrar, do mirante, a linda vista para o ‘Costão do Navio’ (área de proteção especial) e para a Ilha de Alcatrazes.
Rica em fauna marinha ao longo do costão, a trilha requer, também, o uso de roupas adequadas e confortáveis à prática deste esporte, como calça de moletom, camiseta, tênis com sola antiderrapante e roupa de banho. Repelente, boné,  filtro solar, lanche, água, sacolinha para o lixo e máquina fotográfica não podem faltar na mochila.
O agendamento para conhecer esta trilha é feita pelo telefone: (12) 3892-2620.


Estrada da Limeira
Foto: Divulgação Fundação Florestal

Esta trilha percorre diversos trechos da Costa Norte do município que dão ao visitante uma visão deslumbrante do Canal de São Sebastião e cidades circunvizinhas, além de uma visão toda especial do centro histórico da cidade.
Antigas fazendas, contato direto com a exuberante Mata Atlântica, sua fauna e flora típicas dão o toque especial à Estrada da Limeira que pode acelerar a adrenalina do visitante – em determinados trechos – se for percorrida em bikes, veículos 4x4 ou à cavalo. Porém, seja qual for a opção, é  obrigatória a contratação de monitor local.
Trilheiros e bike: ótimo passeio para observar a paisagem, porém sem descuido e conforme o condicionamento físico. Duas ótimas dicas: levar capacete e um pequeno estojo de ferramentas. Um alerta: depois de fortes chuvas a lama pode destruir mais rapidamente os freios e o câmbio, além disso, a capacidade erosiva da bike aumenta quando o terreno está úmido. A extensão do circuito para o mountain bike é de 28,6 quilômetros, dos quais 8,8 quilômetros pela Estrada da Limeira que leva à bifurcação das torres de transmissão, 11 quilômetros (ida e volta das torres), e mais 8,8 quilômetros  até a chegada da Estrada da Limeira  ao bairro da Enseada).
Estas trilhas são guiadas, também, por profissionais locais capacitados e precisam de agendamento, o que pode ser feito pelo telefone (12) 3892-2620.

Sítio Arqueológico
Foto: Divulgação Fundação Florestal


Localizado em meio à Serra do Mar, a 260 metros de altitude, o sítio arqueológico é de extrema beleza. Com uma vista magnífica sobre o bairro de São Francisco e o Canal de São Sebastião, o sítio é alvo de constantes estudos sendo as primeiras escavações ali realizadas responsáveis pela recuperação expressiva de uma vasta quantidade de vestígios arqueológicos que resultaram em importantes pesquisas sobre os ocupantes daquelas instalações.
Com aproximadamente 200 anos de história e cerca de 20 mil m² de restos construtivos, o sítio possui ruínas de uma enorme e rica fazenda de escravos cujas peças, não em sua totalidade, estão expostas no Arquivo Histórico situado no centro da cidade. Atualmente restam do imóvel original algumas colunas, paredes, escadarias em pedra, terraços com floreiras, muros de contenção ornados com figuras, aquedutos, arcos sobre pequenos vales, canaletas em pedra, oratório e fornos que juntamente com fragmentos de faiança, porcelana, cerâmica, cachimbos e demais testemunhos matérias, compõem o impressionante cenário.
Para visitar o sítio arqueológico é imprescindível a contratação de um monitor do município; capacitados, tais profissionais conhecem os locais a serem visitados, oferecem instruções históricas e curiosidades sobre o local e, acima de tudo, garantem  segurança aos visitantes. O agendamento deve ser feito pelo telefone (12) 3892-2620.
Saiba mais o Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar 
http://www.fflorestal.sp.gov.br/hotsites/hotsite/index.php?hotsite=27c2fa487b4a6363b6424e8ae6227dce

Educação Ambiental: Empresa em Ubatuba constrói bicicletário com pneus velhos

UBATUBA: A empresa Sanepav - Saneamento Ambiental em Ubatuba, responsável pela coleta de lixo no município, implantou recentemente em seu pátio um bicicletário feito com reuso de pneus velhos e doados para funcionários da empresa. O projeto foi desenvolvido pela orientadora ambiental da empresa, professora Cássia Leitão, com a ajuda de funcionários da própria unidade.

A instalação desse bicicletário faz parte de um trabalho de educação ambiental que vem sendo desenvolvido, através da conscientização da mudanças de hábitos. “Neste sistema, além de sua durabilidade ser maior, o custo é muito baixo, assim ajudando na preservação e colocando o material em reutilização para o homem na natureza”, explica Cássia Leitão.

Conscientização nas escolas

Desde 2005, a Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Sanepav Saneamento Ambiental, vem desenvolvendo um trabalho de educação ambiental junto às crianças, adolescentes e adultos, relativo à destinação dos resíduos sólidos e lixo doméstico. A conscientização é feita por meio de palestras, exibição de vídeos e oficinas que ensinam diversas formas de reutilizar materiais recicláveis em escolas municipais, estaduais e particulares.

As palestras e oficinas são ministradas pela orientadora ambiental, Cássia Leitão que, de maneira lúdica, mostra a necessidade de colocar em prática os três R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cássia fala sobre a importância de reciclar, demonstrando o tempo de decomposição de cada material, que pode levar milhões de anos, como é o caso do vidro. Também são mostrados produtos feitos a partir de materiais recicláveis, como a torneira feita de PET e chinelos feitos de pneus.
Apesar da importância da separação do lixo, a ênfase da palestra e das oficinas é para a reutilização dos materiais. Durante a palestra, são dadas várias dicas de como aproveitar as embalagens de produtos industrializados. De forma criativa, garrafas PET viram vasos, pás, porta-trecos, bancos e brinquedos. Após as palestras, as professoras escolhem um objeto para aprender a fazer junto com as crianças.

Adultos também aprendem

As palestras e oficinas também podem ser feitas com adultos, por meio das comunidades e associações de bairro. Cássia explica que, além do benefício para o meio ambiente, os materiais reaproveitados podem gerar renda. “Muitas coisas bonitas e úteis podem ser feitas. Quem tiver interesse, deve entrar em contato com a empresa Sanepav, pelo telefone 3832-5460”, completa Cássia.

Fonte: Prefeitura de Ubatuba
CARAGUATATUBA: O Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) abre na segunda-feira (25/06/2012) o processo seletivo destinado aos estudantes de cursos superior e técnico, que exigem o período de estágio. As vagas são para formar um cadastro de reserva e os aprovados poderão futuramente atuar na prefeitura de Caraguá. As inscrições terminam na terça-feira (26) no Ciee, localizado no Centro Universitário Módulo, das 10h às 16h. 

As oportunidades são para os alunos de Administração e áreas afins, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Educação Física, Jornalismo, Pedagogia, Sistemas de Informação e Turismo, no nível superior.  No ensino técnico, as chances de estágio são para os estudantes de Informática, Administração e Informática para Internet. 
No estágio obrigatório não haverá remuneração e nem fornecimento de vale-transporte. O tempo de serviço depende da grade curricular das instituições educacionais.  
A carga horária é de 20 ou 30 horas semanais. Para se inscrever, os interessados devem comparecer no Ciee com a cópia e o original dos seguintes documentos: RG, CPF e um comprovante de endereço atual. É necessário ser morador do município.
A prova será aplicada no dia 30 de junho (sábado), a partir das 14h, na Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá. Os candidatos terão uma hora para responder 20 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. 
O edital pode ser conferido no site www.caraguatatuba.sp.gov.br e no jornal local. 

Edital.: 003.12 - Estágio Obrigatório - (Download)

Serviço 
Processo seletivo para estágio obrigatório 
Inscrições: Dias 25 e 26 de junho (segunda e terça)
Horário: das 10h às 16h
Local: Ciee Av. Frei Pacífico Wagner, nº 653 – Centro 
Informações: (12) 3889-1060 ou (12) 3897-8196    

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Caraguá discute Gestão de Eficiência Energética na próxima segunda-feira

CARAGUATATUBA: No dia 25 de junho (segunda-feira), às 18h, na sede da Fundacc, o Governo Municipal de Caraguá discute novamente, em audiência pública, com a comunidade a Concessão Administrativa da Gestão de Energia e Eficiência Energética Municipal, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
A gestão dos serviços de energia atualmente não é feita pela prefeitura, mas a resolução normativa 414, de 15 de setembro de 2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece que todos os ativos de energia passarão para o município e a transição deve ser realizada até o início de 2014.
Na primeira audiência pública, realizada no dia 11 de junho, foram apresentados os dados gerais dos prédios públicos. Dos 165 visitados e avaliados tecnicamente, há 16.827 pontos de iluminação, 273 aparelhos de ar condicionado, 1.535 ventiladores de teto, 7.156 tomadas de energia e 408 chuveiros elétricos. Quanto à iluminação pública houve análise técnica sobre dados de rede iluminação pública referente aos 15.999 pontos do município.
A partir da contratação da empresa e a prefeitura com a gestão da energia, o município poderá reduzir em média 20% nos custos, migrar todas as redes iluminação e alimentação elétrica para tecnologias LED de última geração, planos de manutenção preventiva e predial e neutralização das emissões de CO2.
A audiência pública desta segunda-feira (25) tem o tema “As novas luzes de Caraguá” e será mais uma oportunidade para a comunidade conhecer e tirar dúvidas sobre a PPP que será implantada no município.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

lhabela fará lançamento do programa “Atleta do Futuro”

 ILHABELA: No próximo sábado, dia 23, a Prefeitura de Ilhabela e o SESI-SP lançam oficialmente o programa “Atleta do Futuro”, uma parceria que atenderá centenas de crianças e adolescentes em escolinhas esportivas, especialmente a vela.
Para marcar a oficialização do convênio, um grande mutirão de serviços será promovido das 9h às 16h em toda a área do antigo “Campo de Aviação”, próximo à Secretaria de Esportes, no Pequeá. É a união do “Ação SESI-SP Cidadania” com o “Projeto Nossa Gente”, da prefeitura de Ilhabela.

Diversas atividades culturais, esportivas e ambientais estão previstas como: vôlei de praia, futebol de areia, pintura de rosto, oficinas de pipa, hora do conto, apresentações de dança e teatro, doação de mudas de planta, doação de animais, oficina de reciclagem, entre outras.
Um dos destaques é a participação do Poupatempo com a emissão da 1ª Via RG. O Ciretran fará a 2ª Via do RG, enquanto a Caixa Econômica Federal fará a emissão do CPF. Já o PAT fará a carteira de trabalho. Também haverá corte de cabelo gratuito com a Embeleze.

Neste grande mutirão de serviços gratuitos que promete agitar o antigo Campo de Aviação, as secretarias de Saúde e de Meio Ambiente também estarão com as tendas para adoção de animais de estimação e doação de mudas, respectivamente. Já a Secretaria da Cultura prepara apresentações como break dance, dança de rua, pau de fitas e da Banda Marcial de Ilhabela.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Festa de São Pedro Pescador em Ubatuba terá início dia 27 de junho



UBATUBA: A 89ª Festa de São Pedro Pescador, em Ubatuba, terá início no próximo dia 27 e vai até o dia 1º de julho.
O evento é promovida pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), e a festa acontecerá na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig.
A programação contará com shows musicais, manifestações artísticas da cultura caiçara, procissão de canoas noturna, corrida de canoas, quadrilhas, soltura de tartarugas, culinárias diversas e a famosa tainha assada.
O show de encerramento da festa será com Jair Rodrigues, comemorando 50 anos de carreira.

Confira a programação:

Dia 27 – Quarta-feira (Abertura Oficial)
- Chegada do Cortejo noturno de canoas com a imagem de São Pedro conduzida pelos pescadores
- Concurso Rainha dos Pescadores
- Grupo de dança Swing do Axé
- Zé Pedro e Manoel/ Bonsucesso e Niterói
- Grupo Samba e Ousadia
- Banda Palace

Dia 28 – Quinta-feira
- Xapados
- Rafa Lins
- Jan Praieira
- Elaine Moreira (Marco Niz e Convidados)
- Trem da Viração (música regional)
- João Ormond (viola pantaneira)
- Banda Ramam

Dia 29 – Sexta-feira
- Procissão de barcos
- Missa Campal (no recinto do evento)
- Banda Pacto
- Anderson e Mayck
- Banda Psycos Jam
- Banda Level 5
- Banda Local
- Banda Complexo B
- Banda Pracaniz

Dia 30 – Sábado
- Grupo Consertada
- Banda Super Máfia
- Nilo Mariano
- Forró Goro
- Jorlan Lopes
- Banda Anti Danos
- Banda Marisol e os Mensageiros

Dia 1º – Domingo
- Soltura de tartarugas (Projeto Tamar)
- Corrida de Canoas (canoa caiçara)
- Ballet da Fundart (quadrilha)
- Grupo Impacto
- Grupo Exóticos
- Alandy e Derlei
- Grupo Juventude do Samba
- Cris Araújo
- Jair Rodrigues (50 anos de carreira)

Fonte: Prefeitura de Ubatuba 

terça-feira, 19 de junho de 2012

5ª Oficina do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte-SP”:

“Construindo o Selo de Turismo Sustentável do Litoral Norte”
DATA: 28/06/2012 (quinta-feira), das 9h às 17hs
LOCAL: Porto Grande HotelAv. Guarda Mor Lobo Viana nº1440 - Porto Grande - São Sebastião – SP.

Foto: Camila Cyrne
Venha participar das etapas finais do processo de construção do “Programa de Apoio ao Turismo Sustentável". Até o momento já estão mobilizadas cerca de 80 pessoas, entre representantes de três prefeituras municipais (São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba), representantes do Comitê Paulista da Copa 2014, da Fundação Florestal e do Instituto Florestal, profissionais do setor turístico, ONGs regionais, SEBRAE, monitores e guias locais, consultores independentes, pesquisadores e estudantes, entre outros atores. A participação efetiva dos envolvidos está garantindo a formatação de produtos turísticos, um Programa com Diretrizes para o setor e um Plano de Comunicação que serão apresentados ao final do processo. Também já temos a logomarca do programa de apoio, acesse: http://www.cedslitoralnorte.org.br/ler/sai-o-resultado-do-logo-para-o-programa-de-apoio-ao-turismo-sustentavel
As três últimas oficinas estão sendo planejadas na perspectiva de organizar e finalizar todos os produtos gerados ao longo deste processo, traçando uma estratégia territorial do turismo sustentável no LN. 
Esta quinta oficina, a se realizar no dia 28 de junho de 2012 (quinta-feira), prevê uma discussão participativa sobre o selo de turismo sustentável, com foco nas Unidades de Conservação da região, a luz do turismo sustentável. Para as próximas, experiências exitosas, proposta de Mosaico das UCs, fechando com a última sobre Marketing e Comunicação.


O Turismo Sustentável foi eleito pelo Comitê do Diálogo para a Sustentabilidade (COMDIAL) como norteadora das ações previstas para 2011/2012 em função da evidente importância econômica, cultural, social e ambiental que esta atividade representa para a região. Este é o convite para a quinta oficina, de oito interligadas, que tem como objetivo principal discutir diretrizes para o desenvolvimento do turismo sustentável no Litoral Norte/SP, tendo como público alvo o poder público local, as Unidades de Conservação, as instituições de ensino e pesquisa, as entidades da sociedade civil, o trade turístico, entre outros atores sociais regionais.
Esta proposta, realizada em parceria com as Unidades de Conservação, pretende instrumentalizar a região para as etapas iniciais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Litoral Norte Paulista, que tem os seguintes eixos:

(1) Discussão das Diretrizes de Turismo Sustentável para o LN-SP;
(2) Nivelamento de conceitos em Turismo Sustentável;
(3) Seleção participativa de produtos regionais;
(4) Valoração ambiental;
(5) Certificação de produtos e serviços;
(6) Turismo Sustentável e experiências exitosas;
(7) Proposta do Mosaico do Litoral Norte/SP e Turismo Sustentável;
(8) Plano de Comunicação e Marketing;

Esse é um momento único para o Litoral Norte consolidar-se como região mobilizada para a questão do turismo sustentável - considerando os grandes investimentos, aproveitando o momento especial em que vivem as Unidades de Conservação na elaboração e implantação de seus planos de manejo, além da expectativa de realização dos grandes eventos previstos para ocorrer no país (Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016) – gerando oportunidades de negócios e de renda e equilibrando o dinamismo mercadológico com a valorização dos matizes culturais e ambientais.


INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES:
Email: cursos@cedslitoralnorte.org.br
Telefone: (12) 3892.3610

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Interdições na Rodovia dos Tamoios começa dia 19

CARAGUATATUBA: Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) informa que, devido às obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios, a partir do dia 19/06/2012, todas as segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 12h às 14h, entre o km 14 e o km 55, estão previstas detonações de rochas com consequente interdição total da via.
O prazo estimado para execução da obra é de 20 meses. A Dersa explica ainda que, em função das condições meteorológicas ou problemas técnicos, algumas detonações podem ser canceladas. Caso haja necessidade de confirmar a interdição da via, entrar em contato pelo telefone 0800 055 55 10.

E mais: Obra trará empregos para região

Maioria das vagas é na área de construção civil; interessados já podem entregar currículos nos PATs

O consórcio Encalso - S.A. Paulista, responsável pelos serviços de duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-99), vai contratar, nos próximos dias, 800 profissionais para atuar nas obras. Candidatos da região terão prioridade na seleção.
As vagas, disponibilizadas nos PATs (Posto de Atendimento do Trabalhador) de cidades da região, são, num primeiro momento, para motorista, operador de máquinas, pedreiro, armador, carpinteiro, entre outras do setor da construção civil.
Os interessados devem estar cadastrados no ‘Portal Mais Emprego’ -- espécie de banco de currículos do governos federal e estadual -- para concorrer às vagas.
Os perfis dos trabalhadores da região que se enquadram nas vagas oferecidas são encaminhados automaticamente para o consórcio, que fará um processo de seleção próprio.
O cadastramento pode ser feito no Portal Mais Emprego (http://maisemprego.mte.gov.br) ou presencialmente nos PATs.
Para quem for ao PAT, é preciso estar munido de RG, CPF, Carteira de Trabalho e extrato do PIS ativo.

Empregos. A duplicação do trecho de planalto da SP-99 vai gerar, até o final das obras, 6.000 empregos diretos e indiretos, segundo previsão da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A).
“Conversei com representante do consórcio. Ele me informou que a intenção deles é que 95% da mão de obra seja daqui”, afirmou o secretário de Relações do Trabalho de São José, Ricardo Dinelli “Só a chefia estratégica vem do consórcio, da matriz em São Paulo. O grande volume de mão de obra será de São José e Paraibuna.”
A gerência do consórcio, responsável pelas contratações, não foi localizada ontem para detalhar o número de vagas para cada cargo e as qualificações profissionais exigidas.
No cronograma de serviços, o pico das obras deve ser atingido em julho, aumentando a demanda por empregos.
Com término previsto para dezembro de 2013, a duplicação da Tamoios começou pelo planalto, num trecho de quase 49 quilômetros (do km 11,5 e o km 60,48), entre as cidades de São José e Paraibuna.
O consórcio Encalso - S.A. Paulista executa os trabalhos por R$ 557,4 milhões.

Articulação. A priorização da mão de obra local para execução dos serviços era solicitação recorrente dos prefeitos da região.
“Se você atrai mão de obra de fora, acaba enfrentando uma situação de agravamento do desemprego ao término da obra. Muitos desses que vêm, acabam ficando, e sem emprego”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB).
“Temos recebido vagas semanalmente, agora o ritmo tende a aumentar. Sempre cobramos essas vagas”, disse o prefeito de Paraibuna, Antonio Marcos de Barros (DEM).

SAIBA MAIS

Empregos

TAMOIOS
O consórcio Encalso - S.A. Paulista vai contratar nos próximos dias cerca de 800 profissionais para atuação nas obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios

Profissões

CONSTRUÇÃOCIVIL
As vagas são, num primeiro momento, para motorista, operador de máquinas, pedreiro, armador e carpinteiro

Onde se candidatar

PAT E INTERNET
Os interessados devem se cadastrar no Portal Mais Emprego (http://maisemprego.mte.gov.br) ou nos Postos de Atendimento ao Trabalhador, munidos de RG, CPF, Carteira de Trabalho e PIS

São José

ENDEREÇO
O PAT de São José, que também atende os munícipes de Jambeiro, fica na rua Pedro Ernesto, 111, na Vila Sanches. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone é 3941-2043

Paraibuna

ENDEREÇO
O PAT de Paraibuna fica na Rua Humaitá, 20, Centro. O telefone do PAT é 3974–0371 ou 3974-2080. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira

Caraguatatuba

ENDEREÇO
O PAT de Caraguatatuba ficana Rua Taubaté, 520, Sumaré. O telefone é 3882-5211. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira

Procura

ALTADEMANDA
Só em São José, ontem, cerca de 130 pessoas procuraram o PAT para se candidatar a uma das vagas para atuar na Tamoios
Fonte: Jornal O Vale

domingo, 10 de junho de 2012

Falta um mês para maior competição oceânica da América Latina: Ilhabela Sailing Week

Foto: Diário do Turismo
ILHABELA: A contagem regressiva para a Rolex Ilhabela Sailing Week aponta: faltam 30 dias para a maior competição náutica da América Latina. O tradicional evento reunirá 150 barcos no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo, entre os dias 7 e 14 de julho, com as principais classes de oceano nas raias como S40, ORC, HPE, C30 e BRA-RGS.

Além das equipes que fazem ajustes nos barcos e tripulações, o YCI também se prepara para o evento que reunirá mais de 1.400 velejadores, sem contar famílias, amigos, patrocinadores e a comunidade de Ilhabela na semana. A sede do clube passa por reformas pontuais para a montagem dos estandes dos apoiadores, área de imprensa e dos árbitros.

"A nossa intenção é fazer o melhor evento de todos os tempos. O nível dos profissionais envolvidos na organização é internacional. Podemos oferecer segurança dentro e fora do clube e, na água, os provas são bem disputadas. Por isso, as inscrições terminam mais cedo e o evento reúne os principais velejadores de oceano, barcos e árbitros do continente", lembrou José Nolasco, diretor de vela do YCI.

Os juízes, por sinal, terão mais uma vez destaque na edição 2012 da Rolex Ilhabela Sailing Week. A organização escalou umpires do Brasil, Argentina, Uruguai e Espanha na água para julgar protestos em tempo real. Serão 10 especialistas de nível internacional chefiados pelo gaúcho Nelson Ilha, que já atuou em três Jogos Pan-Americanos e em vai para sua quarta Olimpíada, além de integrar o quadro oficial da ISAF.

"O grupo de árbitros acompanhará as regatas de perto e julgar os pedidos de protesto na hora, não havendo casos para serem resolvidos em terra.Isso agiliza à competição", contou Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas da Rolex Ilhabela Sailing Week.

As classes HPE25, C30 e S40, que são one-design, terão julgamento com umpires. Já as que precisam de rating, como ORC e RGS seguem com o mesmo processo, ou seja, o julgamento dos protestos após as regatas, em terra.

Bicampeão da classe ORC, o Touché, agora chamado de Tomgape (Ernesto Breda) espera concorrência ainda maior pelo título da temporada. O domínio dos tripulantes de Ernesto Breda pode ser explicado pelo entrosamento de mais de 10 anos e pela insistência em treinos. As outras equipes seguem a mesma cartilha e tentam reduzir a vantagem.

"Os concorrentes estão se preparando tão bem quanto a gente.A Rolex deste ano promete ser mais disputada com a chegada dos barcos do Sul e do Rio de Janeiro", disse o tático Carlos Biekarck.

As regatas devem ser equilibradas também na BRA RGS. A maior da flotilha deve levar mais de 70 veleiros pra água. Outra categoria com muitos veleiros é a HPE. A expectativa da organização é reunir 25 embarcações.

Fase final de inscrições

A Rolex Ilhabela Sailing Week entra em sua fase final de inscrições para sua 39ª edição, que será realizada de 7 a 14 de julho. A inscrição custa R$ 320 por tripulante. No site, há um link direto para a área de inscrições. O velejador receberá uma senha e, na sequência, poderá fazer o cadastro. Após o pagamento e efetivação da inscrição pela organização, o tripulante deverá enviar foto (tipo 3x4) e um rápido currículo esportivo, além de imagens, em alta resolução, do veleiro.

Fonte: FS & AI ZDL Comunicação