CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cemitérios de São Sebastião estão preparados para as visitas de finados



Foto: Milton Fagundes
SÃO SEBASTIÃO: Os sete cemitérios de São Sebastião, todos eles com mais de 80 anos cada, devem receber entre 1.000 e 1.200 visitantes no feriado de Finados.
O município conta atualmente com um total de aproximadamente 2 mil túmulos e gavetas distribuídos entre os bairros de São Francisco e Centro, na região central da cidade; Toque-toque Grande, Maresias, Boiçucanga, Juquehy e Barra do Una, na Costa Sul.
Em celebração à data, a Igreja Matriz, situada no Centro Histórico, servirá de palco para uma missa especial a ser realizada às 9h; na sequência haverá uma procissão até o cemitério central, instalado entre a avenida Antônio Januário do Nascimento e a  Rua Pará, onde se encontra um jazigo que, nessa época do ano, é amplamente visitado por populares que dizem fazer pedidos e receber graças. Trata-se do túmulo de uma criança popularmente conhecida por ‘menino desconhecido’.
Manutenção
A manutenção dos cemitérios é feita pela Seadre (Secretaria das Administrações Regionais), que cuida dos jardins, varredura e pintura dos cemitérios. Porém, os familiares podem fazer a manutenção dos jazigos e gavetas com lavagem, pintura e restauração, exceto no Finados devido ao grande fluxo de visitantes.
Para a ocasião, a Sesau (Secretaria de Saúde) preparou um reforço nos trabalhos da equipe de combate à dengue com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, em locais de possível contaminação nos cemitérios.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica, por sua vez, por meio da equipe de educação da dengue (IEC), intensificará as ações em todos os cemitérios do município.
Os agentes farão a distribuição de panfletos educativos e darão orientações aos visitantes sobre a importância de manter os vasos e floreiras secos, pois com acúmulo de água, tornam-se potenciais criadouros, oferecendo perfeita condição para a proliferação de mosquitos.
Serviço: Os cemitérios estarão abertos das 7h às 18h, horário normal de visita, inclusive aos finais de semana. Para mais informações basta ligar para (12) 3891-2122 ou 3891-2088.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Caraguá recebe o pianista Arthur Moreira na Praça de Eventos



CARAGUATATUBA: A Praça de Eventos de Caraguá será palco do espetáculo “Um piano pela Estrada – São Paulo e Seus Caminhos”, com o pianista Arthur Moreira Lima, no dia 10 de novembro (sábado) a partir das 20h. O projeto, patrocinado pela Petrobras, percorre todo o Brasil, em um caminhão-teatro, levando concertos aos lugares mais variados.
 
Para o diretor de eventos da secretaria de Turismo, Henrique Galvão, está é uma oportunidade única na região. “Nosso objetivo é fazer com que o público  do Litoral Norte aprecie a música clássica com um dos maiores pianistas do Brasil, já premiado internacionalmente”, afirma Galvão.
 
A ideia, inédita no Brasil, de levar concertos a lugares mais distantes do país é do próprio Arthur Moreira, também produtor e empresário dos espetáculos.
 
O pianista, projetado internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia, é formado em Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Moreira já fez turnês em todos os continentes e lotou as principais salas de concertos do mundo.
 
O ineditismo do projeto se deve ao fato do pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo sofisticados pianos de cauda, o palco, iluminação, telão e, até mesmo, o próprio camarim com ar condicionado.
 
O concerto tem cerca de 1h30 de duração. No repertório, Arthur Moreira mescla música clássica universal, como Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa Lobos, a clássicos da MPB, como Pixinguinha e Luiz Gonzaga.
 
Antes de cada concerto, haverá apresentações de artistas locais. De acordo com a secretaria de Turismo, serão colocadas cadeiras na Praça de Eventos para que o público assista ao espetáculo sentado.
 
O concerto “Um piano pela Estrada” tem o patrocínio da Petrobras, e apoio do Governo Municipal de Caraguá, por meio da secretaria de Turismo e Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc).

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Varal Fotográfico de Ilhabela neste ano homenageia “Ronald Kraag”


ILHABELA: Com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, a Teçá Fotografia e Arte em parceria com o Espaço Ardhentia promoverá de 16 a 18 de novembro, o 2º Varal Fotográfico “Ronald Kraag”, reunindo as melhores imagens dos principais fotógrafos da cidade e região, no Espaço Ardhentia, localizado no bairro do Perequê.

Neste ano o evento terá como tema “Ilhabela e seus EnCantos”, além de homenagear um dos principais fotógrafos de Ilhabela, “Ronald Kraag”, conhecido por sua simpatia, humildade e experiência. Kraag já faz parte da história da fotografia ilhabelense, com seus retratos cotidianos e suas aventuras mundo afora.

O Varal Fotográfico tem por objetivo promover e incentivar a prática fotográfica em temas relacionados a Ilhabela. O evento está aberto para fotógrafos amadores ou profissionais que queiram expor suas fotos.

Para participar, os interessados devem enviar seus dados pessoais (nome, data de nascimento, telefone e e-mail) e suas imagens para o email: teca.fotoarte@gmail.com até o dia 10 de novembro. O arquivo digital deverá ter no minimo 1732 pixels x 2598 pixels x 220 dpi. O ideal é 1732 pixels x 2598 pixels x 300 dpi. Vale ressaltar que as fotos já devem vir com o devido crédito do fotógrafo. Serão aceitas fotos coloridas ou em preto e branco. Cada participante poderá expor no máximo 3 fotos.

 A taxa de inscrição para participação é de R$ 70,00 (setenta reais). Os interessados em obter mais informações sobre o evento devem entrar em contato pelo email teca.fotoarte@gmail.com ou na página da rede social do Facebook da Teçá Fotografia e Arte (www.facebook.com/tecafotografia).

No último dia do evento, a organização fará o sorteio de brindes e uma câmera fotográfica digital entre os participantes. O evento tem o apoio do Ardhentia Espaço Conveniência e Cultura, Aloha, PlayHouse Entretenimento, Nippon Assistência Técnica, Imagem Comunicação Visual, Foto Central Digital e Prefeitura de Ilhabela.

Foto: Prefeitura de Ilhabela

Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos começa segunda (5)


CARAGUATATUBA: Caraguá recebe entre os dias 5 e 13 de novembro, o Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, o Ecocine. A edição do evento, que comemora 20 anos, acontece no Teatro Mario Covas e na Videoteca Lúcio Braum. A entrada é gratuita.

Na abertura, dia 5, às 19h30, está confirmada a presença do ator Lima Duarte, que apresentará o monólogo ”O Ator”. O público deverá chegar com antecedência para retirar as credenciais.

O festival visa conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e apresentar como são as ações da vida humana no planeta e, com isso, debater os principais desafios a serem vencidos.

O Ecocine terá uma programação especial para o público infantil, como o CriancEco, com exibição de filmes feitos por crianças e para crianças. Unidades Escolares e faculdades poderão participar de atividades como sessões comentadas de filmes, além de palestras e debates.

Criado em 1992, em São Sebastião, paralelo à Conferência Mundial de Meio Ambiente (ECO 92), o Ecocine 20 anos traz ciclos de reflexões e debates ambientais, com a exibição de vídeos de vários países sobre as relações Homem/Meio Ambiente e Homem/Homem.
O festival é produzido pelo Centro Cultural São Sebastião Tem Alma (CCSSRA), pela TAL Produções Artísticas, com apoio do Governo Municipal de Caraguá, por meio da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), e da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da Sabesp, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Programação completa no site: www.caraguatatuba.sp.gov.br

Serviço:
Teatro Mario Covas
Av. Goiás, 187 – Indaiá
Telefone: (12)3881-2623

Fonte: Fonte de Caraguatatuba

Encenação da Paz de Iperoig em Ubatuba acontecerá no mês de novembro


UBATUBA: As apresentações da encenação da Paz de Iperoig em Ubatuba acontecerão nos dias 16, 17 e 18 de novembro, às 21h, na Praça de Eventos da Avenida Iperoig. O objetivo é celebrar uma das datas históricas mais importantes do município: o estabelecimento da paz entre índios e colonizadores, fato ocorrido em Ubatuba no ano de 1563 e que culminou no primeiro Tratado de Paz das Américas.

O espetáculo, que conta pela segunda vez com a parceria fundamental do Governo do Estado, envolve centenas de atores e no local será montada uma arquibancada para o público. A encenação vai contar com iluminação, sonoplastia e elementos cenográficos.

A exemplo do que ocorreu em 2011, a expectativa é que as apresentações sejam um grande sucesso.

A encenação da Paz de Iperoig é uma iniciativa da Prefeitura de Ubatuba, com realização da ADESAF (Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias), com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Turismo.

Ensaios

Os ensaios para o espetáculo da Encenação da Paz de Iperoig em Ubatuba estão acontecendo semanalmente na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves. No próximo final de semana, dias 3 e 4 de novembro, os ensaios serão realizados na Avenida Iperoig, sempre a partir das 14h. O último ensaio contou com cerca de 130 pessoas entre atores, alunos e pais de alunos, além de voluntários.

Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Com expectativa de mais brigas e romances, "Fazenda de Verão" estreia nesta quarta (31)


O reality show “Fazenda de Verão”, versão de “A Fazenda” com 16 participantes não famosos, estreia nesta quarta-feira (31), às 21h45, na Record.
 O horário é apenas uma estratégia de estreia, já que a atração foi encomendada pela direção da Record para alavancar a audiência da faixa das 20h30, em que irá ao ar nos próximos três meses.
Os vídeos de apresentação dos candidatos começaram a circular na internet na última semana. Formado por uma maioria de jovens na faixa dos 20 anos– o mais velho tem 40 –, o elenco tem em comum o discurso agressivo. Boa parte dos selecionados prometeu “fazer de tudo” pelo prêmio de R$ 1 milhão.
Rodrigo Carelli, diretor da atração, não admite que escolheu os peões pensando nas brigas que os conflitos de personalidade podem gerar, mas ele assume que a nova turma tem alto potencial para criar barracos. Segundo ele, isso acontece porque há menos preocupação com a fama.
“Nunca fiz um reality só de não celebridades”, explicou o diretor, que além de “A Fazenda”, dirigiu “Casa dos Artistas”, no SBT. “Mas no processo de seleção, eu me encantei com a história de cada um. Eles são mais competitivos que os famosos e também não têm o discurso pronto”, disse Carelli ao UOL, em evento de divulgação da atração na última segunda.
Outra expectativa criada em torno de “Fazenda de Verão” é a de mais romances entre os participantes, já que nas cinco temporadas de “A Fazenda” foram poucos os casais que se formaram. Nesta edição, muitos candidatos, principalmente os homens, se disseram solteiros e dispostos a se envolverem emocionalmente no confinamento.
Para Rodrigo Faro, apresentador da atração, o clima de verão e férias contribuirá para uma maior “azaração” entre os peões.
Apesar das críticas e comparações, Carelli negou que o programa seja uma cópia do “Big Brother Brasil” ou uma tentativa de roubar a audiência do reality da Globo. “Tirando o fato de que os participantes não são conhecidos, tudo é diferente”.
Programa de estreia terá reviravolta
Confinados na sede do programa em Itú desde a última terça, os 16 participantes terão uma surpresa na estreia. Sem dar detalhes, Carelli e Faro contaram que o elenco pode aumentar ou diminuir ainda na primeira semana. O celeiro, local introduzido em “A Fazenda 5” para separar os confinados, terá algo a ver com a novidade, informou o diretor.
A dinâmica do jogo também será diferente de “A Fazenda”. A figura do fazendeiro da semana foi extinta, mas uma nova hierarquia pode ser criada na casa. O público ainda votará para salvar um candidato da roça e não para excluí-lo do programa.
Além disso, os animais como a lhama Consuelo e as cabras Maria Rita e Pietra, que fizeram sucesso na edição de “A Fazenda” deste ano, foram retirados de Itú. Em “A Fazenda de Verão”, os peões terão apenas que cuidar de aves e coelhos. A maior parte das obrigações será com as plantas e com as tarefas domésticas, que serão obrigatórias.
Fonte: UOL, São Paulo

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Litoral Norte abre 5.900 vagas temporárias para o verão

Banhistas aproveitaram a manhã de sol na Praia Grande, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, nesta terça-feira (03). Após uma semana de tempo nublado, o dia deve ser de sol. A temperatura máxima prevista para esta terça é de 30ºC e a mínima de 20ºC.  (Foto: Thales Stadler/AE)
                        Foto: Thales Stadler

LITORAL NORTE: Pelo menos 5.900 vagas de emprego temporárias devem ser abertas no Litoral Norte a partir  de novembro para atender a demanda dos mais de 4 milhões de turistas esperados durante a alta temporada de verão.
A maioria das vagas deve atender o setor de alimentação, o que inclui profissionais para resturantes, bares e quiosques. A expectativa é que esse setor absorva 3.940 trabalhadores temporários. O salário médio oferecido é de R$ 660 por mês, que é o piso da categoria.
O setor emprega quase 15 mil pessoas na região, de acordo com José Carlos de Souza, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sinhores) no Litoral Norte. "A preferência na hora de contratar é por pessoas da região e que já tenham algum tipo de experiência na função para a qual a vaga está aberta. Quanto mais qualificado o profissional, maiores são as oportunidades de salários mais atrativos", disse Souza.
Os hotéis, segundo ele, são os que contratam em menor proporção. O aumento do efetivo nos estabelecimentos varia entre 10% a 15% - a previsão é de 1.963 contratações em todo o Litoral Norte.
"Das 27 praias aqui de Caraguá, 13 tem quiosques e todos devem contratar. A média durante o ano é que cada estabecimento tenha 5 funcionários, na temporada tem alguns que chegam a ter 20", disse Renato Ferraz de Mello Lambiasi, presidente da Associação de Quiosques de Caraguatatuba e dono do quiosque Malibú, na praia de Massaguaçu. Segundo ele, a preferência na contratação é por moradores da cidade.Quiosques
Uma opção prática e muitas vezes mais barata para alimentação, os quiosques são a opção para os banhistas durante o dia nas praias. Caraguatatuba e Ubatuba concentram 190 estabelecimentos que estimam uma média de 2.100 contratados entre dezembro e o Carnaval.

Proprietário do quiosque Kaiambá, na Praia Grande, Carlos Roberto Lago disse que já iniciou a procura por candidatos para preencher as vagas extras. "Apesar de contratarmos muitos daqui da região, também temos os migrantes, principalmente de Minas Gerais, que vem nesta época para a cidade para ganhar uma grana extra", disse Lago, que é vice-presidente da Associação dos Quiosques de Ubatuba.

Segundo os representantes consultados, os interessados em conseguir um emprego temporário devem ir aos estabelecimentos. Não existe um local que concentre as contratações.
Fonte: G1

Escola de Moda será lançada em Caraguá no dia 7 de novembro


CARAGUATATUBA: Na próxima quarta-feira (7), às 10h, será inaugurada a Escola de Moda, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Sul), no bairro Porto Novo. A escola faz parte de um projeto idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP).
O evento contará com a presença do representante do FUSSESP, Coronel Romesmir. O projeto, além de proporcionar a inclusão social e oferecer oportunidades no mercado de trabalho à população de baixa renda, tem como alvo a capacitação profissional e o estímulo às pessoas para o trabalho autônomo e/ou vinculado à empresas e cooperativas.
 
Podem participar homens e mulheres, a partir de 18 anos, que já trabalhem com corte e costura. A seleção dos interessados será feita a partir da renda familiar, que deverá ser de até dois salários mínimos. Para as aulas, cada aluno receberá o Kit Escola de Moda com os materiais necessários para execução em sala, e vários moldes especiais, desenvolvidos pelos melhores estilistas do estado. O período de inscrição ainda não foi anunciado.
 
O curso inicia em janeiro de 2013, com aulas teóricas e práticas, ministradas no CRAS Sul, de acordo com o modelo aplicado no Polo Regional de Moda, em Paraibuna, que oferece preparação e capacitação aos professores.
 
Além de receber quatro máquinas de costura e 300 metros de tecidos para este curso, Caraguá já possui uma grande estrutura com 26 máquinas, diversos tecidos e materiais como tesoura, linha, agulha, entre outros, utilizados nos demais cursos de corte e costura do Fundo Social de Caraguá. Com isso, serão abertas 40 vagas para o período da manhã e 40 para tarde, com 140 horas para cada aluno.
 
O projeto Escola de Moda é uma realização do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Caraguá.
 

Serviço
 
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Sul)
 
Avenida José Herculano, 6.900 B – Porto Novo
 
Tel.: (12) 3887-5771

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Vale e Litoral tem 1.680 vagas para curso gratuito de inglês à distância


Foto: Arquivo Municipal de Caraguatatuba
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para 1.680 vagas de curso de inglês online para alunos da rede estadual de ensino no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Os cursos terão início em 2013.
A inscrição pode ser feita até 12 de novembro pelo endereço eletrônico da Secretaria de Educação (www.educacao.sp.gov.br/projetos/evesp). As aulas à distância começam em 18 de fevereiro e vão até 18 de junho de 2013.
A lista dos candidatos selecionados para participar do curso no primeiro semestre, com base em critérios como histórico escolar e vagas por região, poderá ser consultada a partir das 18h do dia 14 de novembro, no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).
Os alunos contemplados deverão comparecer a escola de origem entre 19 e 21 de novembro para efetuar a matrícula. Haverá segunda chamada de 23 a 27 de novembro. A carga horária do curso é de 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um.
Confira as vagas disponíveis por diretoria de ensino na região:
Caraguatatuba: 214
Guaratinguetá: 299
Jacareí: 354
Pindamonhangaba: 184
São José dos Campos: 417
Taubaté: 212

Fonte: G1

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil promove seminário em Caraguá


CARAGUATATUBA: A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realiza nesta terça-feira (30/10/2012), a partir das 8h, no auditório da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguá), um seminário sobre o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). No período da tarde, os participantes farão uma visita técnica aos bairros do Olaria, Casa Branca e Jaraguazinho para orientar os moradores sobre os riscos e a prevenção de acidentes no período das chuvas.

O Plano entra em operação anualmente (de 1º de dezembro até 31 de março), com a participação do Instituto Geológico, a Defesa Civil Estadual e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O programa,específico para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo, envolve ações de monitoramento dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais.

O objetivo principal é evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias. O PPDC tem obtido, desde sua implantação em 1989, êxito na prevenção a desastres naturais nos municípios de Santos, Cubatão, São Vicente e Guarujá, Caraguá, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.
O seminário sobre o Plano Preventivo de Defesa Civil é aberto ao público. 

Serviço
Seminário sobre o Plano Preventivo de Defesa Civil
Horário: 8h

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

sábado, 27 de outubro de 2012

Jovens de projeto social inclusivo se divertem na Prainha


CARAGUATATUBA: Nessa sexta-feira (26/10/2012), cerca de 50 jovens assistidos pela Sociedade Holística Humanitária, de São José dos Campos, conheceram e passaram o dia inteiro na Prainha, em Caraguá, pelo projeto Praia Acessível. Esta é a sétima visita da entidade que atende crianças, adolescentes e adultos com deficiência física, intelectual ou múltipla ao município.

O coordenador de eventos da Sociedade Holística Humanitária, José Fernandes, disse que a tranquilidade das águas da Prainha é ideal para o lazer de quem necessita de uma atenção especial.

A turista e mãe de Mike Peres Venâncio, de 19 anos, que possui paralisia cerebral, Francisca Peres, aprova iniciativas que visam a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. “A convivência social contribui para tornar a pessoa com esse tipo de diagnóstico menos agressivo”, explicou.

O coordenador do projeto Praia Acessível de Caraguá, Felipe Daniel, disse que a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso pretende divulgar a iniciativa na região. “O nosso objetivo é trazer mais entidades do Vale do Paraíba para conhecer o projeto”, afirmou.

O Praia Acessível está localizado na Praia do Centro, e atende os interessados das 8h às 17h, de sexta a domingo e nos feriados. O objetivo é garantir o contato com a praia e o banho de mar às pessoas com deficiência.
O projeto conta com seis cadeiras anfíbias (equipamento que supera a areia, entra e flutua na água), tendas e esteiras. Uma equipe formada por quatro profissionais capacitados recebe o usuário e faz o acompanhamento no banho de mar.

Serviço

Praia Acessível
Sexta-feira a domingo e feriados, das 8h às 17h
Praia do Centro (atrás do palco da Praça de Eventos)
Informações: (12) 3897-7023

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Empresas terão dinheiro para melhorar energia para a Copa do Mundo

Getty Images
O governo autorizou as empresas estaduais de energia elétrica, sediadas nos estados onde haverá jogos da Copa de 2014, a contratarem empréstimos para melhorar o fornecimento de energia. A resolução foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União.

O Conselho Monetário Nacional permitiu as operações de crédito na reunião de ontem (25). Segundo a resolução, as empresas poderão pedir até R$ 850 milhões emprestados para empreendimentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Esses créditos poderão ser obtidos por meio de financiamentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Fonte: Pedro Peduzzi, Agencia Brasil

Ilhabela participa do 9º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura no fim do mês


ILHABELA: Representantes das secretarias de Turismo e Fomento e de Esporte, Lazer e Recreação da Prefeitura de Ilhabela, participam do 9º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura – Abeta Summit 2012, que será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, na cidade de Socorro (SP). O tema do evento este ano é “Atuando em rede: compartilhar ideias para multiplicar negócios”.

O município de Socorro é um reconhecido destino de ecoturismo e turismo de aventura no Brasil. A feira tem como objetivo ampliar o número de pessoas que curtem a vida ao ar-livre, divulgando os destinos de aventura para os novos turistas potenciais.

Por isso, de acordo com a Secretaria de Turismo e Fomento, a presença de Ilhabela é de extrema importância e mostra a preocupação da nossa cidade em se preparar para receber estes turistas e amantes da aventura, bem como realizar as atividades de forma segura e prazerosa, utilizando os equipamentos corretos e conhecendo os segredos das atividades outdoor.

A Abeta Summit tem um importante papel no sentido de divulgar e de mostrar para o grande público as opções de aventura e ecoturismo do país, reunindo as empresas do setor e ajudando a organizar otrade de turismo.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

São Sebastião recebe último módulo da oficina de capacitação do Ministério do Turismo


SÃO SEBASTIÃO: O município de São Sebastião recebeu nesta semana, o último módulo da capacitação do Ministério do Turismo, do Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos. A atividade ocorreu em decorrência do Estudo de Competitividade, que desenvolvido pelo ministério, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Fundação Getúlio Vargas.
A parceria resultou na criação de um método de medida – Índice de Competitividade – que foi aplicado nos 65 destinos indutores do Brasil e em mais 50 municípios. São Sebastião esteve entre os 13 municípios selecionados do Estado de São Paulo. O resultado desse estudo gerou três encontros de capacitação para a cidade.
A oficina realizada esta semana e que finaliza o ciclo, aconteceu na Pousada Villa al Mare, em Maresias. O encontrou contou com a presença de Marcelo Abreu, consultor da Módulo, contratada pelo Ministério do Turismo. As duas edições anteriores, realizadas pelo Instituto Marca Brasil, aconteceram em maio e agosto de 2011.
Durante todo o dia empresários, funcionários públicos e do terceiro setor se reuniram para aprender a alimentar o SGT – Sistema de Gestão de Turismo. Isso porque um grupo será formado e posteriormente se reunirá para alimentar e gerenciar de forma detalhada todas as ações do turismo.
O departamento de turismo da Sectur levou já preparada a tabela SWAT –forças/ fraquezas/ oportunidades/ ameaças, de São Sebastião, o que adiantou os trabalhos do empresariado. O grupo gestor será definido na próxima reunião do Conselho de Turismo, que acontecerá no dia 21 de novembro, na secretaria.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Rede Globo veta a participação de Daniel e Claudia Leitte no Teleton 2012


Divulgação/ TV Globo
ENTRETENIMENTO: A Rede Globo vetou a participação de Daniel e Claudia Leitte no Teleton deste ano que será exibido pelo SBT entre os  dias 9 e 10 de novembro. Os cantores têm contrato com a emissora até o fim do “The Voice Brasil”, em dezembro.
Tanto Daniel (padrinho do Teleton) quanto Claudia Leitte há haviam reservado espaço em suas agendas para participar da maratona de solidariedade. Em contrapartida, a Globo colocou à disposição do SBT o nomes de cinco atores, que ainda confirmarão presença no show beneficente.
A ausência dos cantores foi informada nesta quarta-feira, 24, em coletiva de imprensa do Teleton em São Paulo. Participaram da ação nomes como Eliana, Carlos Nascimento e Patrícia Abravanel. O Teleton 2012 tem como meta arrecadar R$ 25 milhões. Neste ano, Hebe Camargo, madrinha da campanha, será homenageada ao longo das 27 horas de transmissões.
A Rede Globo através de sua assessoria de comunicação emitiu o seguinte comunicado: “A TV Globo apoia o Teleton há anos e, assim como nas edições anteriores, liberou, este ano, a participação de vários de seus contratados. Mas, Daniel e Cláudia como atualmente estão no ar em ’The Voice’ não poderão estar presentes na atração”.

MACC oferece Oficina de “Fauna PET” gratuita à população

Foto: Adriana Coutinho/Fundacc

CARAGUATATUBA: O MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) recebe nos dias 30/10, das 9h às 12h e das 14h às 17h e 31/10, das 9h às12h, Oficina do Imaginário – Fauna PET desenvolvida pelo artista Fábio Soares. A realização é do Instituto Imaginário do Povo Brasileiro, Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. 
A “Fauna PET” é uma técnica de reciclagem artística que utiliza garrafas PET como matéria-prima, para a confecção de brinquedos articulados, utilitários e peças decorativas que trazem a forma de animais (pássaros, girafas, caranguejos, elefantes, etc.).
É uma proposta prática, curiosa, divertida e consciente de reaproveitamento, além de ser muito apropriado para uso recreativo, didático e terapêutico, podendo vir a ser também uma proposta de fonte de renda. 
A Oficina é gratuita e tem o intuito de ensinar aos participantes a importância da reutilização e transformação de materiais sólidos usando a arte, técnicas de reciclagem e demonstração e confecção (cortar, pintar, dividir e montar as peças).
Para participar, os interessados devem ter acima de 10 anos de idade e cada um deve levar três garrafas PET. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no MACC. 
Uma das obras do artista, a Arca de Noé com os animais em PET está em exposição no MACC na Mostra 'Artistas e Arteiros', aberta ao público até o dia 4 de novembro. A exposição é uma realização do Instituto Imaginário do Povo Brasileiro em parceria SISEM - Sistema Estadual de Museus de São Paulo - Governo do Estado de São Paulo.

O MACC está localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no Centro. Mais informações e inscrições: (12) 3883.9980.

Fonte: Fundacc 

São Sebastião já registra alto número de ocupação dos meios de hospedagem



SÃO SEBASTIÃO: A pré-temporada de verão 2013, em São Sebastião, registrou nesse fim de semana alto número de ocupação em seus meios de hospedagem. O inicio do horário de verão e a expectativa de sol e calor, fizeram com que os hotéis da cidade chegassem a sua capacidade máxima. O sol acabou não aparecendo, mas mesmo com o tempo chuvoso, os eventos esportivos que fizeram parte da programação fomentaram o turismo na região.
No último sábado (20), hotéis, pousadas e restaurantes de todo o município tiveram movimento acima da média. Um dos fatores que colaboraram com esse crescimento significativo de turistas num final de semana comum foram as competições esportivas de grande porte como: a Corrida de Revezamento Bertioga – Maresias, Circuito de Maratonas Aquáticas e a regata do Troféu Ventos & Velas.
Praticamente lotados, os meios de hospedagem da cidade registraram os seguintes números, de acordo com a Associação Comercial e a Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião: Centro 70% de ocupação, Porto Grande 100% e Pontal da Cruz 100%, na região central. Já na Costa Sul, Maresias registrou 100%, Boiçucanga 80%, Cambury 80%, Baleia 60% e Juquehy 95% de ocupação.
O número de veículos que representam o turismo de um dia, para um fim de semana sem feriado, também foi surpreendente. O Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, região central, recebeu no domingo, mais de 180 carros e 14 ônibus de excursão.
De acordo com a secretaria de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, os números só mostram o comprometimento que a atual gestão tem com o turismo, buscando atrativos e trabalhando a sazonalidade na baixa temporada.
Marianita disse ainda que a tendência é que comece a aumentar o número de visitantes nas próximas semanas. “Sentimos que agora com a chegada do calor, comece a aumentar cada vez mais o fluxo de turistas. Os nossos empresários do setor hoteleiro e gastronômico já se mostram animados com a temporada que está por chegar”, disse.
A secretária diz ainda, que nesta temporada de 2013, a cidade deve repetir o mesmo número de turistas do ano passado, que chegou a 1,5 milhão de pessoas.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Festival das APAES inicia nesta quarta-feira (24) em Caraguá


CARAGUATATUBA: Entre os dias 24 e 26 de outubro, de quarta a sexta-feira, acontece a 10ª edição do Festival da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Caraguá. Diversas atrações prometem animar os três dias de festa. A abertura oficial será às 14h, no ginásio Benedito Lippi, no Poiares, com apresentações de dança.

As atividades do festival começam na quarta-feira (24), a partir das 8h, com as disputas de Tênis de Mesa, no ginásio Benedito Lippi, no Poiares. A atração da abertura ficará por conta dos alunos da APAE de São Sebastião, e dos alunos da Associação para Síndrome de Down (ASIN), de São José dos Campos, com a apresentação de dança “Síndrome Hip Hop”.

Na quinta (25), das 8h às 12h e das 14h às 18h, serão realizadas as competições de Futsal, também no ginásio do Poiares. Para encerrar, na sexta-feira (26), acontecem as disputas de Atletismo, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), no Jardim Britânia.

A Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso prestará uma homenagem aos atletas do Portal do Cidadão com Deficiência (PCD), que representaram a cidade nos 56º Jogos Regionais, sediado em Caraguá, em julho de 2012.

A 10ª edição do Festival das APAES é uma realização do Governo Municipal, em parceira com as secretarias de Esportes, Serviços Públicos e Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, com o apoio da Sabesp e APAES de Caraguá, Ilhabela e São Sebastião.

Serviço
Festival das APAES

De 24 a 26 de outubro
Ginásio Benedito Lippi
Rua Joaquim José da Silva Xavier, 180 - Poiares

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Estrutura para 4ª Mostra Educacional começa a ser montada na Rua da Praia em São Sebastião



SÃO SEBASTIÃO: A estrutura física da 4ª Mostra Educacional “Vivendo e Aprendendo” já começou a ser montada nesta terça-feira (23), na Praça de Eventos, na Rua da Praia, região central de São Sebastião.

A quarta edição do evento irá acontecer nos dias 8, 9 e 10 de novembro. A abertura será no dia 8, a partir das 19h, voltada aos educadores e gestores das escolas da rede municipal de ensino.
Já nos dias 9 e 10 de novembro, a Mostra estará aberta ao público com diversas atividades e apresentações culturais. Serão montados 54 estandes para a exposição dos trabalhos das escolas.
Com o tema “São Sebastião, da leitura do mundo ao encanto das palavras”, o público poderá conferir os trabalhos produzidos pelos alunos e educadores, durante o ano letivo, nas unidades escolares da rede municipal.
A expectativa da organização é de que a mostra reúna este ano aproximadamente cinco mil alunos das escolas e creches da rede municipal. 

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

3ª Jornada Odontológica será promovida nesta sexta em Ilhabela


ILHABELA: A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, promove nesta sexta-feira (26/10) a 3ª Jornada Odontológica de Ilhabela, das 9h às 18h, no auditório da Secretaria de Turismo, na Praça Vereador José Leite dos Passos, 14, Barra Velha. Trata-se de um encontro dos dentistas da região e que proporciona uma série de palestras sobre saúde bucal.
As inscrições podem ser feitas pelos e-mails: accgalante@hotmail.comlicoilha@hotmail.com.

Confira a programação:

8h - Palestra “ATM - Visão Clínica e Cirúrgica”, com o Professor  Pedro Guedes Pinto.
9h30 - Coffee Break
10h - Palestra “Fisioterapia de ATM indicação e tratamento”, com a fisioterapeuta Danúbia
12h- Intervalo
14h – Palestra “Imagem: auxiliar de diagnóstico”, com o Professor Donizetti Schiavoni
16h - Coffe Break
16h30 - Palestra “Câncer Bucal no SUS”,com o Professor Dr. Flávio Peres
18h - Happy Hour

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Exposição Fotográfica Macro-Micro no Parque Estadual da Serra do Mar em Caraguatatuba

CARAGUATATUBA: Do dia 27 de Outubro ao dia 27 de Dezembro no Centro de Visitantes do Núcleo Caraguá estará a exposição fotográfica Parque Macro - Micro, que foram tiradas  Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Cunha.

Cerca de 30 fotos mostram animais, plantas e fungos aumentados aproximadamente 10 vezes, o que possibilita uma visão pouco comum a olho nu. As fotos foram tiradas no núcleo de Cunha, pelos fotógrafos Árpád Cserép e Renate Esslinger.
As fotografias em macro ou micro são usadas em extrema curta distância (macrofotografia). O equipamento possibilita o aumento do tamanho do objeto e expõe um mundo diferente e interessante.

Orquestra Popular de Ilhabela faz apresentação neste sábado no Centro Cultural



ILHABELA: A Orquestra Popular de Ilhabela realiza uma apresentação especial neste sábado (27/10), às 20h30, no Centro Educacional e Cultural Prefeito Roberto Fazzini, na Praia Grande, sul de Ilhabela. Criada oficialmente por meio da Lei Municipal 728/2009, a orquestra tem a direção do Maestro Almir Clemente, e conta com os músicos locais que tocam saxofones, trompetes, trombones, piano, guitarra, contrabaixo, bateria e percussão que interagem apresentando um repertório variado, envolvendo músicas brasileiras e internacionais, tocando temas de Jazz, Standards, e Bossa-Nova.

Composta em sua maioria por músicos de Ilhabela e São Sebastião, a orquestra se reúne toda quarta-feira, às 18h, na sede do Projeto Guri, localizado a Rua Pernambuco, na Barra Velha.

A apresentação é realizada pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura de Ilhabela, e pela Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Todos os números de celular do país devem ter nove dígitos até o fim de 2016

 É o que prevê proposta da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que será avaliada nesta semana.

O maior número de dígitos, estipulado para aumentar a oferta de linhas, por enquanto só é obrigatório na cidade de São Paulo, onde foi introduzido no fim de julho.
Até o fim de 2014, todo o Estado do Rio também deve ter concluído a mudança.
A ideia é que os demais Estados tenham as datas de adesão distribuídas ao longo do cronograma, que vai até 31 de dezembro de 2016.

Editoria de Arte/Folhapress

O cronograma foi concluído pela área técnica e já consta na pauta do Conselho Diretor. O projeto será submetido à aprovação dos conselheiros na quinta-feira, segundo apurou a Folha.

Até agora, a mudança já afetou 34 milhões de linhas e elevou as combinações numéricas de 44 milhões para 90 milhões de números em São Paulo. Há cerca de 256 milhões de linhas de celular ativas no país, segundo dados da Anatel.

A nova regra vale para todas as operadoras de telefonia móvel, exceto para as que usam conexão via rádio, como a operadora Nextel.

Transição:

Em todo o cronograma da Anatel há prazos previstos para adaptação dos usuários. Para que a mudança não seja brusca e repentina, a agência estabelece um prazo em que as empresas interceptam e redirecionam as chamadas.
Em São Paulo, a inclusão do 9 antes dos números de celulares atinge todas as cidades com DDD 11 (64 municípios do Estado, a maioria na região metropolitana de São Paulo).

A mudança passou a vigorar em 29 de julho deste ano, mas apenas na semana passada as chamadas efetuadas com oito números deixaram de ser completadas.
Além disso, os usuários ouvem uma gravação que informa sobre a obrigatoriedade de incluir o nono dígito. O aviso continuará a ser veiculado automaticamente até o dia 14 de janeiro de 2013.

Fonte: Folha de São Paulo