CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rede Globo anuncia o fim do programa "As Aventuras do Didi" e "Casseta e Planeta vai Fundo"



A assessoria da Globo confirmou nesta quinta-feira (29/11) que o programa "As Aventuras do Didi" deixará a programação da emissora em 2013. O último programa será exibido no dia 3 de fevereiro.

Renato Aragão segue com contratado, mas sem nenhum projeto. A emissora negociará com ele algumas participações em outros programas. 

A estratégia da Globo é investir em novos humoristas e está tentado negociar com Marcelo Adnet, da MTV. 

Confira o comunicado da emissora, que também confirmou o fim do "Casseta & Planeta, Vai Fundo":

"Dentro do projeto de planejamento do próximo ano, a Direção Geral de Entretenimento (DGE) da TV Globo confirmou, hoje, que, no dia 3 de fevereiro, será exibido o último programa 'Aventuras do Didi'. A visão da emissora é que este horário deverá contar com novos programas em vez de ter uma atração fixa. O apresentador Renato Aragão, que já vinha discutindo a reformulação da grade com a DGE, se reuniu hoje com a equipe para gravar o último episódio e já avalia a participação em novos projetos.

O 'Casseta & Planeta Vai Fundo' também terá sua última temporada neste ano. O programa se encerra com os especiais de fim de ano, e os profissionais do grupo discutem com a DGE outras possibilidades de participação na programação da emissora."

Operação Cata-Treco acontece no Perequê-Mirim em Caraguá


CARAGUATATUBA: Neste sábado (1º), a Operação Cata-Treco passa pelo Perequê-Mirim, em Caraguá, das 8h às 14h. Realizado pela secretaria de Serviços Públicos, o trabalho tem por objetivo coletar objetos que podem acumular água para eliminar possíveis criadouros.

O coordenador de controle da Dengue e biólogo, Ricardo Fernandes de Sousa, recomenda que os moradores deixem os materiais nas calçadas a partir de sexta-feira (30) à noite e, preferencialmente, até às 12h de sábado. “Todos os objetos deixados em frente às casas serão recolhidos. Caso algum material não seja coletado, o morador poderá acionar o Centro 
de Controle de Zoonoses (CCZ) pelo Disque Dengue e solicitar o recolhimento”, afirma.

A equipe de combate à Dengue passou pelo bairro no decorrer da semana com arrastões de limpeza e informou à comunidade sobre a ação.
Nesta segunda (3) e terça (4), o grupo realizará arrastões de limpeza no Jardim Santa Rosa, que recebe a Operação Cata-Treco no dia 5 (quarta-feira).

Este ano, Caraguá registrou 758 notificações da doença. Desse número, 172 são positivas e 527 negativas.

Dúvidas, denúncias e pedidos de vistoria podem ser registrados pelo Disque Dengue: (12) 3887-6888 de segunda a sexta das 8h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Paula Fernandes sobre casamento: “Sou muito menina”



Paula Fernandes está radiante com seu novo amor, o dentista Henrique Novale. Mas a cantora deixou bem claro para todo mundo que não está pensando em casar, ao menos por enquanto.
“Quando a gente namora já perguntam sobre casamento, quando casam já perguntam de filhos… Mas sou muito menina, tenho 28 anos, ainda não estão nos nossos planos”, disse.
Paula ainda falou sobre os planos do casal. “Temos muita viagem para fazer e namorar é uma fase muito gostosa de conquistar uma pessoa”, afirmou.

Estudantes da rede municipal participam de gincana ‘Saúde e Prevenção nas Escolas’ em São Sebastião



SÃO SEBASTIÃO: As gincanas do programa ‘Saúde e Prevenção nas Escolas’ devem agitar a comunidade estudantil na próxima semana, mais precisamente os alunos do Ensino Fundamental 2, da rede municipal de ensino de São Sebastião.
As provas terão início na quarta-feira (5) com estudantes do 6º ao 9º anos, nas escolas da Costa Sul, e na quinta (6) com os alunos das unidades da Costa Norte do município e região central.
A participação estudantil envolve confecção de cartazes, faixas e diversas apresentações artísticas, como dança, teatro e música, todos relacionados ao tema ‘Saúde e Prevenção nas Escolas’.
Segundo informações da secretaria de Educação, o  objetivo do programa é transmitir orientações sobre saúde, comportamento e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) aos alunos para que sejam multiplicadores nas suas unidades escolares.
Para os estudantes, a gincana será uma oportunidade para mostrarem o que aprenderam sobre os diversos temas abordados durante o ano letivo nos encontros do programa.
Nesses dois dias, alunos e professores também receberão os certificados pela participação no programa desenvolvido em parceria entre as secretarias da Educação e Saúde do município.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Rede Bandeirantes adquire os direitos de “Os Simpsons”


Há cerca de 6 anos o desenho animado mais famoso do mundo era posse da Rede Globo, que o exibia nas madrugadas de sábado para domingo.
Homer e sua família, porém, mudaram-se para o Morumbi e foram anunciados como uma das principais novidades da Band para o início de 2013.
“Os Simpsons” já é exibido nos EUA a mais de 20 anos. O desenho, produzido pela Fox, gerou um longa metragem de imenso sucesso em todo o mundo.
No Brasil, a série já foi exibida pelo SBT. A Band ainda não anunciou o horário em que seu novo produto será exibido.

6º Festival Ilhabela em Canto é neste sábado na Vila



ILHABELA: Encontro de Canto Coral será na Igreja Matriz, com a participação de corais de Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e Santos. Evento terá homenagem a Luiz Gonzaga.

A Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) e a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, promovem neste sábado (1º/12), às 21h, na Igreja Matriz, na Vila, o “6º Festival Ilhabela em Canto – Encontro de Canto Coral. O evento terá a participação de cinco corais: Coral Infantil Pichochó (Ilhabela), Coral da OAB de Santos, Coral de Ubatuba, Água Viva Coral (Caraguatatuba) e Coral Celina Pellizzari (Ilhabela)

O primeiro a se apresentar será o Coral Infantil Pichochó, de Ilhabela, que iniciou suas atividades em junho de 2005 e é mantido pela Fundação Arte e Cultura de Ilhabela. O projeto contempla crianças de 5 a 12 anos e conta com 62 componentes. Serão apresentadas as canções Olaré, Prato Fundo, Sai Preguiça, Pinheirinho do Belém e Mary Cristo. Em seguida será a vez do Coral da OAB, de Santos, com as canções Vamos Fugir, Close to You, Medieval Glória, Canto dos Sinos de Belém e Natalício de um Rei.

O Coral de Ubatuba será o terceiro a se apresentar com as músicas Calix Bento, Asa Branca, Carinhoso, El Condor Pasa e Aquarela do Brasil. Na sequência, o encontro traz o Água Viva Coral, de Caraguatatuba, com as canções: Canto das três raças, Bicho de Sete Cabeças, Drummond, Whisky a Gogo e Roda Viva.
Fechando a noite, o Coral Celina Pellizzari, de Ilhabela, que traz as peças: Tema de Amor de Gabriela, Mon couer se recommande à vous, Cabide de Molambo, Noite sem Luar e Arrastão. Ao final das apresentações haverá um grande coro com a participação de todos os coralistas, que farão uma bela homenagem a Luiz Gonzaga, que este ano completaria 100 anos. 

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Papai Noel chega neste sábado em Caraguá


CARAGUATATUBA: A clássica chegada do Papai Noel e o acendimento das luzes marcam o início das comemorações do “Natal pela Paz” em Caraguá neste sábado (1º/12/2012), às 20h, na Praça Dr. Cândido Motta. O “bom velhinho” receberá as crianças em sua casinha, todos os dias das 13h às 23h, em dezembro.
A programação começa às 13h com apresentações de dança, teatro, música e folclore no decorrer do dia. Haverá também na praça a exposição dos trabalhos desenvolvidos no segundo semestre de 2012 pelos alunos das Oficinas Culturais de Artesanato e Artes Plásticas.
Os visitantes ainda podem participar de oficinas gratuitas de desenho, pintura, torno, grafite, fibra de bananeira, empapelamento e cerâmica.
A realização é do Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
Confira a programação completa do “Natal pela Paz”
Dezembro
1º - sábado
13h às 22h – Apresentações culturais – Praça Dr. Cândido Motta
20h – Abertura oficial - Acendimento das luzes e chegada do Papai Noel
 
6 – quinta
21h - Água Viva Coral e Dixie Bells - Ruas da Cidade 
 
7 – sexta
21h - Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro - Praça Dr. Cândido Motta
 
8 – sábado
21h - Caraguá Jazz Big Band (Aniversário de 1 ano) - Praça Dr. Cândido Motta

13 – quinta
19h - Concerto de Natal do Projeto Guri – Praça Dr. Cândido Motta
 
14 – sexta
21h - Coral da PIB - Praça Dr. Cândido Motta
 
15 – sábado
21h - Querubim - Praça Dr. Cândido Motta
20 – quinta
21h - Camerata de Cordas da Fundacc (MACC)
 
21 - sexta 
20h -  Pastoril, uma Jornada para Belém
21h - Alexandre Nunes (violão clássico) - Praça Dr. Cândido Motta
 
22 – sábado
21h - Dixie Bells - Praça Dr. Cândido Motta
 
23 – domingo
21h - Banda Carlos Gomes e Água Viva Coral Concerto de Natal - Praça Dr. Cândido Motta

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Praia da Baleia será palco da decisão do Circuito Adventure Camp 2012 de Corridas de Aventura


Arnaldo Klanj | PMSS
SÃO SEBASTIÃO: O Circuito Adventure Camp, a principal competição de corrida de aventura do País, chega a São Sebastião para o encerramento da temporada 2012. Neste fim de semana, o município receberá, com apoio da Administração, a terceira e última etapa do ano. A base do evento será montada na Praia da Baleia, na Costa Sul do município.
A etapa final, como tem acontecido nos últimos anos, promete ser bastante competitiva.  Além da disputa, há uma pequena diferença separando os primeiros colocados em relação às outras etapas.
A programação oficial da segunda etapa terá inicío no sábado (1) a partir das 9h, com o workshop de aventura e largada para provas no período da tarde. No domingo (2) a largada da prova será às 9h, com premiação a partir das 16h30. O encerramento oficial da prova acontecerá às 18h.
São quatro as categorias do circuito: Quartetos, Duplas, Solo e Teens, que enfrentarão os desafios de trekking, mountain bike e canoagem. Serão cerca de 50 km de percurso para Quartetos e Solo, ficando a metade para as Duplas e Teens.
Circuito Adventure Camp
Consolidado no calendário nacional, o Circuito Adventure Camp segue atraindo grande número de participantes. Completando 10 anos de existência, a competição fomenta cada vez mais a prática para o surgimento de novos atletas com as provas para Teens e Kids.
O Circuito Adventure Camp 2012 tem organização da Adventure Camp, com patrocínio da Netshoes, Kailash e apoio da Prefeitura de São Sebastião, Expresso Mirassol, Bananinha Paraibuna, Thule, Crocs e Neptunia Seguros.
Serviço: As inscrições para a etapa decisiva seguem abertas no site www.adventurecamp.com.br

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Operação Cata-Treco recolhe mais de 40 toneladas de objetos no Tinga


CARAGUATATUBA: No último sábado (24), a Operação Cata-Treco coletou 48 toneladas de materiais que poderiam acumular água no bairro Tinga em Caraguá. O trabalho, realizado pela secretaria de Serviços Públicos, utilizou oito caminhões para recolher todos os objetos deixados pelos moradores nas calçadas desde a última sexta-feira (23).

O coordenador de controle da Dengue e biólogo, Ricardo Fernandes de Sousa, aprovou a participação da população durante a operação. “Os moradores deixaram muitos objetos na calçada. Houve mais de 90% de participação da comunidade”, disse.

O serviço ocorreu no sábado, das 8h às 14h, e foi finalizado nesta segunda-feira (26) no contorno do Jardim Jaqueira.

A próxima Operação Cata-Treco será neste sábado (1º/12/2012) no Perequê-Mirim também das 8h às 17h. A equipe de combate à Dengue passará pelo bairro no decorrer da semana com arrastões de limpeza e dará informações sobre a ação.
Este ano, Caraguá registrou 758 notificações da doença. Desse número, 172 são positivos e 527 negativos.
Dúvidas e denúncias (anônimas ou formais) podem ser registradas pelo telefone: (12) 3887-6888.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Campanha Fique Sabendo tem programação diferenciada para o próximo sábado


CARAGUATATUBA: Em Celebração ao Dia Mundial de Prevenção Contra a AIDS e para facilitar e estimular a população a fazer o exame de HIV, a secretaria de Saúde de Caraguá promove no dia 1º de Dezembro (sábado), o último dia da campanha “Fique Sabendo”.
Para atender a comunidade, a equipe da UAMI (Unidade de Atendimento a Moléstias Infecto-contagiosas) instalará duas ambulâncias na Praça do Caiçara, das 9h às 21h. A expectativa da secretaria de Saúde é realizar dois mil testes durante a campanha.

Além dos testes, também haverá caminhada, com saída da Avenida Arthur Costa Filho, em frente ao Instituto Dinâmico, às 10h e término na Praça do Caiçara. Após a atividade, os participantes receberão um número para concorrer a prêmios. Haverá também o sorteio de uma bicicleta.

Os profissionais responsáveis pela ação serão enfermeiros, auxiliares de enfermagem e toda a equipe multidisciplinar da UAMI. Eles farão os testes rápidos, preenchimentos dos formulários, entre outros.
No exame oferecido são coletadas amostras de sangue. O diagnóstico fica pronto de dez a vinte minutos.  Não é necessário estar em jejum, mas os interessados devem estar munidos de um documento pessoal.

Atualmente existem no município 113 pacientes em tratamento de HIV e 288 de AIDS. Somente no ano de 2012 foram detectados três casos de HIV e 22 de AIDS.
No total, os agentes da UAMI já atenderam 740 moradores. Foram 423 em campanhas fora da unidade, 145 na UAMI e 172 de maneira convencional, em exames como Sífilis e Hepatites B e C.

A campanha Fique Sabendo teve início no dia 22 de novembro. 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Etec de São Sebastião promove 1ª Campanha de Doação de Sangue na próxima semana


Foto: Divulgação
SÃO SEBASTIÃO: O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, ganhará espaço do calendário de atividades da Etec de São Sebastião (Escola Técnica Estadual). A unidade vai promover a 1ª Campanha de Doação de Sangue, que acontecerá no dia 26, das 9h às 12h, nas dependências da escola, localizada na Região Central da cidade.
O evento é aberto para comunidade em geral e será voltado para o abastecimento do Núcleo de Hematologia e Hemoterapia de Taubaté (Hemonúcleo), responsável por gerenciar o fornecimento de bolsas de sangue para todo o Litoral Norte.
Quem quiser ser um doador precisa estar atendo à algumas recomendações. É preciso ter boa saúde, não ser usuário de drogas e não apresentar nenhuma doença transmissível. Vale ressaltar que não é necessário estar em jejum para fazer o exame, entretanto, deve-se evitar alimentos pesados e gordurosos.
Segundo Cícero Monteiro, diretor da Etec, a expectativa é conseguir o máximo de doação para os bancos de sangue da região. Para ele, a campanha é uma forma eficaz de conscientizar e cumprir o papel de cidadania.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Conselho Tutelar abre inscrições para vaga de suplente


CARAGUATATUBA: O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) abriu processo seletivo para concorrer a três vagas de suplente do Conselho Tutelar de Caraguá. Os interessados têm até a próxima terça-feira (27/11/2012) para se inscrever, gratuitamente, na sede da secretaria de Assistência Social.

A primeira fase é eliminatória e será realizada em duas etapas: análise dos documentos apresentados pelo candidato e provas de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Informática. A escolha será feita pela comunidade por meio de voto secreto, direto, universal e facultativo. Os eleitos deverão participar de curso de formação e a remuneração mensal é de R$ 1.588,04 com benefícios.

Critérios

O candidato deve ter idade superior a 21 anos na data da posse e estar em dia com a Justiça Eleitoral, também deve comprovar idoneidade moral; residência há mais de dois anos no município; ensino médio completo; e experiência de no mínimo dois anos, nas áreas de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Para a inscrição serão necessários os seguintes documentos: cópia de um documento com foto; cópia do CPF; cópia do histórico escolar e/ou do diploma que comprove escolaridade mínima de ensino médio; cópia do Título de Eleitor e do comprovante de votação na eleição de 2012, acompanhados dos originais para conferência; cópia do comprovante de residência, sendo um comprovante com data de emissão e/ou vencimento, anterior ao mês de novembro de 2010 e, outro com data posterior ao mês de setembro de 2012, para fins de comprovação dos dois anos de residência no município de Caraguatatuba e declaração de antecedentes criminais.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Ao conselheiro tutelar cabe, entre outras atribuições, adotar medidas estabelecidas na legislação para prevenir, proteger, garantir, restabelecer e fazer cessar violação ou ameaça aos direitos da criança e do adolescente.
Para mais informações consultar o edital do jornal local, edição nº 1000, publicado na semana de 14 a 20 de novembro.

Serviço

Inscrições
Secretaria de Assistência Social
Endereço: Avenida Bahia, 845 – Indaiá
Mais informações pelo telefone: 3897-7062

Prefeitura de Caraguatatuba

2º Varal Fotográfico “Ronald Kraag” atrai grande público em Ilhabela


ILHABELA: A Teçá Fotografia promoveu entre os dias 16 e 18 de novembro o 2º Varal Fotográfico de Ilhabela “Ronald Kraag”. A mostra foi realizada no Espaço Ardhentia, na Praia do Perequê, reunindo as melhores imagens dos principais fotógrafos da cidade e região.

O evento este ano teve como tema “Ilhabela e seus EnCantos”, além de homenagear um dos principais fotógrafos da cidade, Ronald Kraag, conhecido por sua simpatia, humildade e experiência. Kraag já faz parte da história da fotografia ilhabelense, com seus retratos cotidianos e suas aventuras mundo afora.

O Varal Fotográfico reuniu mais de 70 imagens e teve a participação de 26 fotógrafos. “O objetivo do varal é promover e incentivar a prática fotográfica em temas relacionados a Ilhabela, e sem dúvidas, conseguimos conquistar nosso objetivo”, declarou o fotógrafo, Luís Daniel, da Teçá Fotografia e Arte.

Silas Azocar, também da Teçá, agradeceu a participação de todos os fotógrafos participantes e apoiadores da iniciativa. “Obrigado a todos que confiaram em nosso trabalho. Mais uma vez, o Varal Fotográfico foi um sucesso. Rumo à terceira edição”, declarou.
O 2º Varal Fotográfico de Ilhabela “Ronald Kraag” teve o apoio do Ardhentia Espaço Conveniência e Cultura, Aloha, PlayHouse Entretenimento, Nippon Assistência Técnica, Restaurante do Cura, Imagem Comunicação Visual, Foto Central Digital, Restaurante Cheiro Verde e Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Boa música marca programação cultural desta semana em Caraguá


CARAGUATATUBA: Os apreciadores da boa música têm ótimas opções nesta semana em Caraguá. Nesta quinta-feira (22), o músico Daniel Carlota apresenta-se no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, às 18 h, dentro do Projeto Música no Museu. Na sexta-feira (23) é a vez do Água Viva Coral cantar na Praça Dr. Cândido Motta, às 20h30, no projeto Prata da Casa.

Também na sexta-feira (23), o Trio São Paulo Ensemble de música erudita, composto pelos músicos Alexandre Ficarelli (oboé), Domingos Elias (clarinete) e Marcos Fokin (fagote), interpretará músicas inesquecíveis dos compositores clássicos Hadyn, Mozart e Beethoven, às 20h, no Teatro Mario Covas. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados com antecedência na bilheteria do teatro, das 9h ao meio dia e das 14h às 17h. A atração integra o Circuito Cultural SESI.

A opção teatral é o espetáculo “Os Homens querem casar e as Mulheres querem sexo”, no sábado (24), às 21h, no Teatro Mario Covas. A duração do espetáculo é de 79 minutos, a classificação de faixa etária é de 14 anos. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Na compra antecipada, todos pagam R$ 20.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Parques Estaduais oferecem diversas opções de lazer e descanso para o verão


Dicas de trilhas e passeios ecoturísticos estão na programação de verão no Estado de São Paulo, para todas as idades e estilos de vida

Os mais variados atrativos são oferecidos para quem quiser
se aventurar em meio a Mata Atlântica.
Foto: Divulgação PESM - Núcleo Caraguatatuba
A temporada de verão se aproxima e quem gosta de viajar para o litoral já pode começar a fazer planos de passeios. No Litoral Norte de São Paulo, além do turismo de sol e praia, os parques estaduais oferecem boas opções de contato com a natureza, prática de turismo de aventura e conscientização ambiental. Ao todo, são seis Unidades de Conservação abertas ao público, com roteiros variados, que contemplam desde belas cachoeiras, até pontos históricos e culturais, passeios por manguezal, praias paradisíacas, turismo de base comunitária e outros.
A Fundação Florestal é responsável pela preservação da Mata Atlântica remanescente nas quatro cidades do Litoral Norte e em diversas regiões, por meio de Unidades de Conservação  espalhadas por todo Estado de São Paulo. Em Ubatuba, está situado o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Picinguaba e o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA). O Litoral Norte conta também com os núcleos Caraguatatuba e São Sebastião, além do Parque Estadual de Ilhabela (PEIb).
Para visitar as Unidades de Conservação (UC) e fazer os passeios oferecidos por elas, é necessário fazer agendamento prévio. Os valores dos roteiros são variados e devem ser consultados diretamente em cada UC.  Para realização de qualquer trilha, é obrigatório o uso de tênis e calça comprida. Itens como repelente, protetor solar, óculos de sol e capa de chuva são fundamentais para uma visita agradável aos parques. Alguns parques não oferecem infraestrutura de alimentação, por isso, é recomendável informar-se sobre a necessidade de levar lanche e água. Devido às condições climáticas, todas as atividades podem sofrer alterações sem aviso prévio. A maioria das atividades requer um meio de transporte como van, ônibus ou embarcações.
Para quem prefere se aventurar pelo interior do Estado, Parque Estadual do Rio Turvo, Parque Estadual Carlos Botelho e Parque Estadual Caverna do Diabo são opções de lazer e ecoturismo garantidos.
A seguir, você confere os principais atrativos e as formas de contato com cada uma das unidades acima.
Para conhecer todas a Unidades de Conservação administradas pela Fundação Florestal, acesse o link UCs, do portal www.ambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/.

Parque Estadual da Serra do Mar (PESM)
PESM - Núcleo Caraguatatuba
Trilha Noturna - A idéia deste atrativo é oferecer uma nova perspectiva sobre a natureza presente na Unidade de Conservação. O sopro do vento nas árvores, o som dos insetos, dos pássaros noturnos e dos rios descendo entre as pedras parecem amplificar devido à escuridão. Além da experiência inusitada, o diferencial do passeio é a possibilidade de avistar algumas espécies de animais de hábito noturno. O estudo desses animais de forma aproximada e a ampliação dos sentidos são alguns dos ingredientes desta aventura. Entre as espécies que mais chamam a atenção e podem ser avistadas neste passeio estão os cogumelos bioluminescentes.
Que tal sair da rotina e embarcar em um passeio noturno?
Foto: Divulgação PESM - Núcleo Caraguatatuba
Observação de Aves – A Trilha do Jequitibá, com pouco mais de 1 km, é fácil de ser percorrida. O visitante encontra muitas espécies de árvores e uma piscina natural apta para banho. Foi implantado um Circuito de Observação de Aves, com condições ideais para avistar diversas espécies, como tiê-sangue, saíras, sabiás e outros.
Trilha do Poção - Oferece aos aventureiros a oportunidade de cruzar rios e corredeiras, além de banhar-se  na cachoeira da Pedra Redonda com pouco mais de 6 metros de queda. O percurso de 3,5 quilômetros (ida e volta) e leva, em média, três horas para ser concluído.  O trajeto da trilha tem nível de dificuldade médio e é percorrida somente com apoio de monitores e Guias Florestais. Cotias, esquilos, tamanduás, tucanos estão entre as espécies de animais possíveis de ser avistadas. Sobre a flora, destacam-se árvores como, figueiras-brancas e canelas.
Cachoeira da Pedra Redonda
 foto: Miguel Nema Neto
Trilha dos Tropeiros - Dá ênfase ao patrimônio histórico da região, uma vez que foi muito utilizada pelas tropas de muares durante os ciclos do café, açúcar e do ouro e também como rota clandestina para tráfico de escravos. Ainda hoje, é possível encontrar vestígios dessa época, como muros de pedras do século XIX feitos para segurar as encostas e fornos para produção de carvão. Outros atrativos que podem ser contemplados durante o percurso são as belezas naturais, como jequitibás com mais de 300 anos, corredeiras e a possibilidade de observar avifauna de espécies raras.
Serviço
Para participar dos passeios dentro do PESM – Núcleo Caraguatatuba, as inscrições devem ser antecipadas, diretamente no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba, situado na  Rua do Horto Florestal, 1200, Bairro Rio do Ouro. Para mais informações, ligue: (12) 3882-5999 ou 3882-3166, das 08h às 17h, acesse o hotsite http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-caraguatatuba/, ou mande um e-mail para:  nucleocaragua@hotmail.com.br .
  
PESM – Núcleo São Sebastião
Praia Brava – Esta trilha representa um importante corredor biológico entre o mar e a Serra, inteligando diferentes ecossistemas da Mata Atlântica. O percurso de 2 km é considerado de nível médio de dificuldade, pois conta com subidas íngremes, passando por mirantes e terminando na Praia Brava, que é deserta e boa para a prática de surf. Próximo à praia, há uma cachoeira e um riacho que desemboca na areia.
A Praia Brava foi englobada recentemente ao Núcleo São Sebastião
Foto: Divulgação Fundação Florestal
Cachoeira do Ribeirão de Itu -  É uma trilha que, ao todo, mede 8,2 km, com duração de 12 horas, ida e volta. Sobe a serra até a Estrada Intermediária, entre São Sebastião e Caraguatatuba, atravessando a floresta de encosta, vários riachos, poções e cachoeiras. Pode ser feito um percurso mais curto de ida, com cerca de 40 minutos de duração até os primeiros riachos da trilha.
Sítio Arqueológico São Francisco - O mais importante sítio arqueológico do PESM. Oferece ao visitante, aproximadamente 3 km quadrados de ruínas de aquedutos, terraços, fornos eoratórios, de mais de 200 anos de história de um engenho que era, na verdade, uma fazenda de escravos. Acesso somente por trilha. Nível de dificuldade médio, em um passeio de duas horas de duração.
Sertão do Camburi - Um passeio de baixo nível de dificuldade. São 2 km de contato com a Mata Atlântica preservada e diversas opções de banho nas cachoeiras e poções da região.
Estrada da Limeira – Com 24 km de extensão, este caminho é indicado para a prática de mountain bike ou veículo 4×4. A estrada liga litoral ao planalto, com altitudes de até 900 m e mirantes de onde se avistam as praias de São Sebastião, riachos e diferentes cenários da Mata Atlântica.
Serviço
O PESM – Núcleo São Sebastião conta com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Informações Turísticas, que realiza o agendamento das trilhas e disponibiliza guias. Os interessados devem ligar para (12)3865-4335 ou (12)3892-2620. Para mais informações, escreva para: pesm.saosebatiao@fflorestal.sp.gov.br  , pesm.nss@gmail.com , ou acessar o hotsite da unidade: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-sao-sebastiao/

PESM – Núcleo Picinguaba
Centro Cambucá de Observação de Aves - Área do Parque destinada à observação e estudo das aves. O Centro possui um grande lago com beleza paisagística excepcional, onde são avistadas e registradas as paradas de aves migratórias. Além disso, existe a Trilha do Lago, com nível de dificuldade fácil, percurso de 1.000m com duração aproximada de 1h e 30min ida e volta. 
Trilha Fluvial pelo Mangue do Rio Fazenda - Apresenta nível de dificuldade fácil, percurso de 4.000m com duração aproximada de 2h00 ida e volta. Realizada no rio Fazenda, por meio de barcos de alumínio com capacidade de transporte para até 10 pessoas. Propicia observar os aspectos e as características do Manguezal e vegetação de Restinga, além dos processos erosivos e de sedimentação da dinâmica dos rios no encontro com o mar. É possível realizar esta trilha ao anoitecer para comparar e observar a presença de animais. Obrigatório o uso dos coletes salva vidas fornecidos pelo Parque.
Trilha fluvial possibilita sensação ímpar aos visitantes
Foto: Arquivo PESM - Núcleo Caraguatatuba
Trilha do Jatobá - Apresenta nível de dificuldade fácil, percurso de 1.600m com duração aproximada de 2h00 ida e volta. A partir da Casa de Farinha, percorre-se trecho de Mata de Encosta bastante preservada, sendo oportuno para conhecer algumas espécies que estão em risco de extinção, como o palmito juçara e algumas árvores centenárias como o Jatobá, finalizando no Poço do Rio Fazenda onde o grupo pode fazer uma parada para banho.
Trilha Brava da Almada - Apresenta nível de dificuldade médio, percurso de 4.200m com duração aproximada de 4h ida e volta. Saindo da Praia da Fazenda, passa por Costão Rochoso com parada na Praia das Conchas (Saco das Taquaras), seguindo por trechos de Mata de Encosta semi degradada até chegar à Praia Brava da Almada. Esta trilha faz parte do Passaporte Trilhas de São Paulo e recebe destaque pela beleza da paisagem, tanto da trilha como da praia.
Trilha Saco das Taquaras (Praia das Conchas) - Apresenta nível de dificuldade fácil, percurso de 2000m com duração aproximada de 2h30min ida e volta. Saindo da Praia da Fazenda, passa por Costão Rochoso com um trecho de Mata de Encosta até chegar a uma pequena praia, tomada por rochas e de solo arenoso com presença de muitas conchas. Ideal para interpretação de aspectos geológicos.
Trilha do Picadão da Barra - Apresenta nível de dificuldade fácil, percurso de 4500m com duração aproximada de 3h. Atravessa a planície litorânea passando pela Restinga e Manguezal, até chegar à barra dos rios Fazenda e Picinguaba no encontro com o mar, apresentando também vegetação de praia e ambiente marinho. Permite uma série de interpretações sobre os diferentes ecossistemas existentes durante o trajeto. Ao fim da trilha ocorre a travessia da barra dos rios em barcos de alumínio para iniciar o retorno caminhando pela praia da fazenda.
Comunidade Tradicional Quilombola da Fazenda - Visita a comunidade Quilombola do Sertão da Fazenda. O roteiro inclui visita a Agrofloresta, Casa de Farinha, Roda de Conversa com moradores antigos, apresentação musical “Tambores da Fazenda” e visita à cachoeira; é possível também agendar um almoço tradicional na comunidade. Possui nível de dificuldade fácil e tem duração aproximadamente de 6h. Os itens deste roteiro podem ser adquiridos separadamente.
Comunidade Tradicional do Cambury - Visita à comunidade tradicional caiçara e remanescentes de quilombo. O roteiro completo  inclui a Trilha dos Poços,  visita à Casa de Farinha Familiar e Praia do Cambury,  Roda de Conversa com os moradores mais antigos da comunidade, com a possibilidade de agendar um almoço tradicional na comunidade. Apresenta nível de dificuldade médio, com duração aproximada de 6h. Os itens deste roteiro podem ser adquiridos separadamente.
Trilha dos Poços - Apresenta nível de dificuldade médio, percurso de 1.470m com duração aproximada de 4h00 ida e volta. Percorre trechos de Mata Atlântica bem preservada, às margens do Rio do Cedro que apresenta 3 quedas d’água que formam poços propícios para banho. Além disso, o trajeto abrange o interior da comunidade Quilombola com possibilidade de aquisição de artesanato local.
Trilha Praia Brava do Cambury - Apresenta nível de dificuldade médio, percurso de 2.600m com duração aproximada de 4h00 ida e volta. Percorre trecho de Mata de Encosta, passa pela Praia da Grosa, onde existem rochas que sofreram grande desgaste, até chegar a Praia Brava do Cambury, com fortes ondulações e beleza paisagística incrível.
Trilha Cambury/Trindade - Apresenta nível de dificuldade difícil, percurso de 5.500m com duração aproximada de 4h:30min ida e volta. Interliga as vilas de Cambury e Trindade e, portanto, os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Atravessa trecho do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com pontos mais altos atingindo 300m de altitude, vista para o mar, brejos, tocas e grande trecho de Mata Atlântica. Combinar a volta com condução própria ou ônibus circular.
Trilha da Toca da Joséfa - Apresenta nível de dificuldade difícil, percurso de 4.600m com duração aproximada de 5h00 ida e volta. Percorre trecho de Mata Atlântica de encosta, proporcionando a visão de árvores como Ingá e Cedrinho. Atinge 840m de altitude, onde está localizada uma grande toca de pedra que, segundo lenda, foi utilizada como esconderijo da escrava Joséfa. Possui um mirante natural com linda vista da praia do Cambury.
Serviço
O Centro de Visitantes do PESM – Núcleo Picinguaba fica na Praia da Fazenda, região Norte do Município. O endereço é Rodovia BR - 101, km 08. As trilhas necessitam de agendamento prévio, pelo email agendamento.picinguaba@gmail.com , ou pelo telefone (12) 9707-2426. Para mais informações, ligue (12) 3832-1397, ou acesse o hotsite:http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-picinguaba/ .

Parque Estadual da Ilhabela
Trilha do Pico do Baepi – A trilha do Pico do Baepi é uma das mais procuradas por ecoturistas que gostam de caminhadas mais desafiadoras. Com 7,4 km de extensão, esta é considerada uma trilha de alto nível de dificuldade, por ser bastante íngreme. Seu principal atrativo, além da Mata Atlântica preservada, são os mirantes, que proporcionam vistas panorâmicas, com paisagens incríveis. Antes do primeiro quilômetro, a trilha possui um mirante com vista para  Canal de São Sebastião, de onde se avista o Parque Estadual da Serra do Mar, os municípios de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba, além de Ilhas como as do Arquipélago dos Alcatrazes.  A flora e a fauna vão mudando conforme a altitude, até chegar ao pico, com 1.048 metros de altitude e uma vista 360 graus da Ilha. Não é recomendada a visita em dias de chuva ou chuva de véspera.
Trilha da Água Branca -  é uma das mais conhecidas do PEIb e inicia na Guarita da Estrada dos Castelhanos. É indicada para todos os tipos de público, desde o visitante menos experiente até aquele acostumado a percorrer trilhas. São cinco poços naturais ideais para banho, sendo que o primeiro está a cerca de 100 metros do início e uma torre de observação de aves. O percurso de ida pela trilha e volta pela Estrada de Castelhanos é indicado para a observação de aves, no raiar do dia.
Trilha da Cachoeira da Pancada d’ Água (3 Tombos) - É a trilha mais curta e acessível do PEIb, com 720 m. Pode-se chegar de carro a poucos metros da primeira queda. Fica próxima à Praia da Feiticeira, no sul da Ilha e é chamada de três tombos, pois são três as quedas dágua que formam o complexo. Ideal para quem quer caminhar pouco, tomar um banho rápido e mesmo assim ter experiência de caminhar em meio à Mata Atlântica preservada. A região tem grande quantidade e diversidade de aves, para observá-las, procure realizar a visita em momentos menos visitados.
Trilha da Cachoeira do Veloso - Localizada próximo à praia de mesmo nome, a cachoeira do Veloso tem a mais alta queda de todas as cachoeiras da frente da Ilha, com mais de 30 metros de altura. A trilha inicia em uma área particular , mas seu aceso é livre. É um local menos visitado e, portanto, uma boa opção durante alta temporada para quem busca tranqüilidade. A caminhada na mata é bastante agradável, tem pequenos locais de descanso e dura cerca de 40 minutos até chegar à belíssima queda d´água.
Trilha Bonete - é a mais longa de todas as trilhas do PEIb, com 12Km só de ida. O percurso dura de 3h30min a 6h, dependendo do ritmo de caminhada. Localizada no extremo sul da Ilha, a trilha do Bonete passa por uma das áreas de Mata Atlântica mais preservada e durante o caminho é possível observar diversas espécies de flora e fauna, passar por belos rios e banhar-se em piscinas naturais e quedas d´água.  A comunidade do Bonete possui cerca de 70 famílias caiçaras, que preservam a riqueza de sua cultura tradicional. A praia de areias claras e boas ondas para a prática do surfe é ideal para quem quer traquilidade, contato com a natureza e com a cultura local. É recomendado o acompanhamento de monitor ambiental credenciado e não é recomendada a visita em dias de chuva ou chuva de véspera.
Trilha da Cachoeira do Gato - Esta é uma das maiores quedas d’água do Parque Estadual
A trilha inicia na Praia dos Castelhanos, no canto do Ribeirão. O percurso, de nível médio, passa do interior da Mata Atlântica preservada, cruza o ribeirão do Gato por uma ponte pênsil até chegar à mais alta cachoeira do Parque Estadual. Durante o caminho, é possível observar a flora exuberante e, encontrar animais. O ribeirão do gato, assim como outros corpos d´água da Baía de Castelhanos, abastece as casas da comunidade. Por isso, tenha cuidado e pratique os princípios de mínimo impacto, ajudando a preservar a biodiversidade e também a qualidade de vida das populações de Ilhabela.
Cacheira do gato, uma das mais procuradas da Ilha
Foto: Divulgação
 
Estrada Parque de Castelhanos – Com uma extensão de 17 km, a Estrada Parque dos Castelhanos liga a zona urbana de Ilhabela com a comunidade da Praia dos Castelhanos. A estrada de terra no interior do Parque Estadual cruza alguns dos pontos de maior fragilidade ambiental e biodiversidade da Ilha, passan pelo interior da Mata Atlântica e por um mirante com vista para a baía. Pode ser feita a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículo. Para melhor desfrutar do passeio a Castelhanos, evite a alta temporada em que o tempo é muito chuvoso e as taxas de visitação são altas. Informe-se sobre a operação da estrada ao planejar sua viagem.
Serviço
Horário de funcionamento das trilhas: domingo a domingo, das 8h às 17h. A entrada no PEIb é gratuita, porém a maioria das trilhas depende de contratação de guias. Preços sob consulta diretamente nas unidades de conservação.  Para mais informações, entre em contato pelos telefones (12) 3896-2585, (12) 3896-1646, ou acesse o hotsite:http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-ilhabela/ .


Parque Estadual da Ilha Anchieta
Patrimônio histórico - Situado em Ubatuba, o PEIA é um dos mais importantes atrativos turísticos do Litoral Norte. Cenário de acontecimentos históricos,  a Ilha foi habitada por Indios da tribo Tupinambás, remontando mais de cinco séculos de ocupação. Funcionou como presídio para presos comuns até 1955, quando aconteceu uma grande rebelião de presos. Sua parte histórica, tombada pelo CONDEPHAAT, possui mais de 2.000 m² de edificações conservadas, juntamente com as ruínas antigo Presídio, Quartel e Vila Civil pertencentes à Colônia Correcional do Porto das Palmas. A Ilha foi transformada em Parque em 1977, tornando-se um reduto de preservação e conscientização ambiental, com diversos atrativos ecoturísticos.
Vista panorâmico do antigo presídio
Foto: Divulgação Fundação Florestal
Trilha Subaquática - é uma atividade especial desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo, disponível no PEIA apenas durante a Temporada de Verão,quando estagiários atuam como guias desta trilha. O Mergulho é realizado próximo ao Costão Rochoso,  com uma rica e complexa comunidade biológica, onde se avistam organismos marinhos como as estrelas do mar, coral cérebro, diferentes tipos de algas, anêmonas, poliquetas e peixes.
Trilha da Praia do Sul – Com nível de dificuldade média, esta trilha dá acesso a uma das mais bonitas praias da Ilha, passando por vegetação de Restinga e Floresta Ombrófila Densa e mirantes com paisagens incríveis. CA Praia do Sul é boa para a prática de mergulho autônomo, com fundo composto de rochas e areia. A fauna e flora é abundante e variada, com corais, esponjas, algas, tartarugas, budiões, arraias-prego, garoupas, badejos e peixes coloridos.
Trilha do Saco Grande -  Passa pelas Ruínas do Quartel e da Vila Militar, palcos da rebelião dos presos em 1952. É possível avistar pequenos mamíferos da fauna introduzida e espécies de pássaros silvestres. Termina no costão rochoso, com vista para o mar aberto.
Trilha Histórico-cultural – Este roteiro tem o diferencial de ser guiado por pessoas que nasceram viveram na Ilha Anchieta até a rebelião de 1955 e que, portanto, presenciaram o último período de funcionamento do Presídio. São os “Filhos da Ilha” que conduzem grupos de visitantes em caminhadas leves com aproximadamente uma hora de duração. Neste Roteiro, o público visitante tem a oportunidade de conhecer esse importante período da história brasileira ocorrido na Ilha Anchieta, por meio dos relatos das pessoas que vivenciaram os fatos.
Serviço:
Todos os passeios necessitam de agendamento. Para ter acesso ao PEIA, é preciso pagar uma taxa de R$ 12,00. Menores de 12 anos e maiores de 60 são isentos, assim como grupos de escolas públicas previamente agendadas, moradores de Ubatuba, desde que comprovem a residência e portadores de deficiência. A portaria define ainda o desconto de 50% para estudantes e professores. O valor das trilhas não está incluso nesta taxa. Para agendar os roteiros oferecidos, o interessado deve ligar para (12) 3832-1397 e falar com Natália, das 8h às 16h ou escrever para peianchieta@yahoo.com.br . Para mais informações sobre esta Unidade de Conservação, visite o hotsite:http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-ilha-anchieta/

Parque Estadual do Rio Turvo - Núcleo Capelinha
Trilha da Cachoeira – Com um percurso de apenas 220 metros, este passeio de nível fácil é acessível a qualquer tipo de público. Tem como principais atrativos, a contemplação das serras e mirantes em seu percurso,além da própria cachoeira.
Trilha das Andorinhas - Este atrativo também tem grau de dificuldade fácil, com um percurso de aproximadamente 420 metros até a entrada da caverna, de onde não é permitido prosseguir, pois a caverna não está aberta ao público. No caminho, os atrativos são a passagem por um rio encachoeirado, bem como a contemplação da Flora e Fauna e um sambaqui fluvial.
Serviço:
A entrada é gratuita e o horário de funcionamentos é das 9h às 17h30, todos os dias. O endereço é na Rodovia Régis Bittencourt, km 511/Sul Bº Capelinha, Cajati/SP. Para informações, ligue para (13) 3821-1480, (13) 3821-5030 e (13)3855-7137, escreva para o email: pe.rioturvo@fflorestal.sp.gov.br .

Parque Estadual Carlos Botelho
Trilha da Represa/Fornos - A região onde está localizado o Parque foi uma fazenda de imigrantes na década de 40. No mesmo período, a região produzia muita madeira para a produção de carvão. A trilha faz parte do caminho utilizado para o escoamento dessa madeira e carvão. Com extensão de 4km e nível médio de dificuldade, o passeio tem cerca de três horas de duração. A trilha tem como principais atrativos, os fornos de carvão da década de 40 e a represa. Pesquisadores apontam a grande incidência de muriquis nas proximidades da represa.
Trilha do Braço do Rio Taquaral - Caminhada de longo percurso com cerca de 10 km, considerada de nível difícil, com diversas travessias de rios e riachos em meio à Mata Atlântica. A trilha margeia o Rio Taquaral, com diversas possibilidades de banho no rio e de observação da fauna. Esta trilha tem seu uso restrito a um número determinado de visitantes, por estar em área primitiva.
Núcleo Sete Barras
Trilha da Figueira - Localizada no Núcleo Sete Barras, a Trilha da Figueira, com extensão de 2 km, leva a uma figueira centenária, que desponta majestosamente na paisagem. São necessários vários homens para “abraçá-la”,  fechando a circunferência em torno do tronco. Com nível fácil, a caminhada é feita em uma trilha larga, praticamente plana em meio à Mata Atlântica, margeando o Ribeirão da Serra com diversos pontos de parada para banho, chegando até a centenária Figueira.
Outros atrativos - Além das trilhas, a sede dispõe de Centro de Exposição Temático, Mini Museu de Zoologia e Trilha das Bromélias adaptada para Portadores de Necessidades Especiais e ou com mobilidade reduzida. Também está disponível a Estrada Parque, com Trilha Autoguiada do Rio Taquaral, ideal para ciclismo, banho de cachoeira e rio, quiosques para piquenique e churrasco.
Serviço
O horário de visitação desta UC é diariamente, das 9h às 17h. O ingresso de entrada no parque é de  R$ 6,00 e o valor das trilhas é variado, devendo ser consultado previamente. Há necessidade de agendamento prévio, com pelo menos 5 dias de antecedência O passeio pode ser cancelado pelo Setor de Informações e Agendamento, caso ocorra chuva nos dias anteriores e/ou se os visitantes chegarem após o horário estipulado. Para mais informações, entre em contato com o Setor de Agendamento e Informações, das 8h as 16h, pelo telefone (15) 3379-1477, pelo email pe.carlosbotelho@fflorestal.sp.gov.br , ou acesse o hotsite:  http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-carlos-botelho/
Fonte: Acessoria de Comunicação Fundação Florestal