CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

domingo, 20 de janeiro de 2013

Conheça nosso Litoral: Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba

Almada, Brava da Almada, Fazenda, Camburi e
Picinguaba são as praias protegidas pelo Núcleo
Foto: Divulgação Fundação Florestal
Localizado em Ubatuba, o Núcleo Picinguaba é um dos trechos em que o Parque Estadual da Serra do Mar atinge o nível do mar, protegendo cinco belas praias. Uma delas é a Praia da Fazenda, que incorpora uma série de ecossistemas associados à Mata Atlântica, como mar, praia, rio, mangue, restinga, mata e montanha. 

Casa da farinha, vestígios de uma cultura 
que ainda é mantida
Foto: Divulgação Fundação Florestal
 Na Vila de Picinguaba, Cambury, Sertão da Fazenda e Sertão do Ubatumirim, é possível vivenciar a cultura caiçara e quilombola, seus laços com a mata e o mar, além da busca pela sustentabilidade através do Turismo de Base Comunitária. O Núcleo está inserido também no Mosaico de UCs da Serra da Bocaina, juntamente com outras 14 UCs, do Norte de São Paulo e Sul Fluminense, formando corredor significativo de proteção da Mata Atlântica.

As diversas trilhas contidas na Unidade de Conservação propiciam um amplo trabalho de Ecoturismo e Educação Ambiental.


Trilha fluvial possibilita sensação ímpar aos visitantes
Foto: Arquivo PESM - Núcleo Caraguatatuba
Trilha Fluvial pelo Mangue do Rio Fazenda - Apresenta nível de dificuldade fácil, percurso de 4.000m com duração aproximada de 2h00 ida e volta. Realizada no rio Fazenda, por meio de barcos de alumínio com capacidade de transporte para até 10 pessoas. Propicia observar os aspectos e as características do Manguezal e vegetação de Restinga, além dos processos erosivos e de sedimentação da dinâmica dos rios no encontro com o mar. É possível realizar esta trilha ao anoitecer para comparar e observar a presença de animais. Obrigatório o uso dos coletes salva vidas fornecidos pelo Parque.
Trilha do Jatobá - Apresenta nível de dificuldade fácil, percurso de 1.600m com duração aproximada de 2h00 ida e volta. A partir da Casa de Farinha, percorre-se trecho de Mata de Encosta bastante preservada, sendo oportuno para conhecer algumas espécies que estão em risco de extinção, como o palmito juçara e algumas árvores centenárias como o Jatobá, finalizando no Poço do Rio Fazenda onde o grupo pode fazer uma parada para banho.
Trilha Brava da Almada - Apresenta nível de dificuldade médio, percurso de 4.200m com duração aproximada de 4h ida e volta. Saindo da Praia da Fazenda, passa por Costão Rochoso com parada na Praia das Conchas (Saco das Taquaras), seguindo por trechos de Mata de Encosta semi degradada até chegar à Praia Brava da Almada. Esta trilha faz parte do Passaporte Trilhas de São Paulo e recebe destaque pela beleza da paisagem, tanto da trilha como da praia.
Trilha Saco das Taquaras (Praia das Conchas) - Apresenta nível de dificuldade fácil, percurso de 2000m com duração aproximada de 2h30min ida e volta. Saindo da Praia da Fazenda, passa por Costão Rochoso com um trecho de Mata de Encosta até chegar a uma pequena praia, tomada por rochas e de solo arenoso com presença de muitas conchas. Ideal para interpretação de aspectos geológicos.
Trilha do Picadão da Barra - Apresenta nível de dificuldade fácil, percurso de 4500m com duração aproximada de 3h. Atravessa a planície litorânea passando pela Restinga e Manguezal, até chegar à barra dos rios Fazenda e Picinguaba no encontro com o mar, apresentando também vegetação de praia e ambiente marinho. Permite uma série de interpretações sobre os diferentes ecossistemas existentes durante o trajeto. Ao fim da trilha ocorre a travessia da barra dos rios em barcos de alumínio para iniciar o retorno caminhando pela praia da fazenda.
Comunidade Tradicional Quilombola da Fazenda - Visita a comunidade Quilombola do Sertão da Fazenda. O roteiro inclui visita a Agrofloresta, Casa de Farinha, Roda de Conversa com moradores antigos, apresentação musical “Tambores da Fazenda” e visita à cachoeira; é possível também agendar um almoço tradicional na comunidade. Possui nível de dificuldade fácil e tem duração aproximadamente de 6h. Os itens deste roteiro podem ser adquiridos separadamente.
Comunidade Tradicional do Cambury - Visita à comunidade tradicional caiçara e remanescentes de quilombo. O roteiro completo  inclui a Trilha dos Poços,  visita à Casa de Farinha Familiar e Praia do Cambury,  Roda de Conversa com os moradores mais antigos da comunidade, com a possibilidade de agendar um almoço tradicional na comunidade. Apresenta nível de dificuldade médio, com duração aproximada de 6h. Os itens deste roteiro podem ser adquiridos separadamente.
Trilha dos Poços - Apresenta nível de dificuldade médio, percurso de 1.470m com duração aproximada de 4h00 ida e volta. Percorre trechos de Mata Atlântica bem preservada, às margens do Rio do Cedro que apresenta 3 quedas d’água que formam poços propícios para banho. Além disso, o trajeto abrange o interior da comunidade Quilombola com possibilidade de aquisição de artesanato local.
Trilha Praia Brava do Cambury - Apresenta nível de dificuldade médio, percurso de 2.600m com duração aproximada de 4h00 ida e volta. Percorre trecho de Mata de Encosta, passa pela Praia da Grosa, onde existem rochas que sofreram grande desgaste, até chegar a Praia Brava do Cambury, com fortes ondulações e beleza paisagística incrível.
Trilha Cambury/Trindade - Apresenta nível de dificuldade difícil, percurso de 5.500m com duração aproximada de 4h:30min ida e volta. Interliga as vilas de Cambury e Trindade e, portanto, os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Atravessa trecho do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com pontos mais altos atingindo 300m de altitude, vista para o mar, brejos, tocas e grande trecho de Mata Atlântica. Combinar a volta com condução própria ou ônibus circular.
Trilha da Toca da Josefa - Apresenta nível de dificuldade difícil, percurso de 4.600m com duração aproximada de 5h00 ida e volta. Percorre trecho de Mata Atlântica de encosta, proporcionando a visão de árvores como Ingá e Cedrinho. Atinge 840m de altitude, onde está localizada uma grande toca de pedra que, segundo lenda, foi utilizada como esconderijo da escrava Joséfa. Possui um mirante natural com linda vista da praia do Cambury.
Centro Cambucá (Observação de Aves)

Prática de observar aves tem crescido no município
Foto: Miguel Nema Neto
O Centro Cambucá de Observação de Aves foi criado em 2010, por meio de uma parceria 

entre a Fundação Florestal (PESM – Núcleo Picinguaba) e a prefeitura de Ubatuba. O local possui uma diversidade de ambientes, que propiciam a visualização de grande quantidade de espécies, inclusive migratórias. A observação tem início à beira de um lago de beleza paisagística excepcional, que propicia a visualização de aves específicas deste ambiente. O percurso tem nível de dificuldade fácil, com cerca de 1km e duração aproximada de 1h30, sendo ida e volta.

Como Visitar?
O Centro de Visitantes do PESM – Núcleo Picinguaba fica na Praia da Fazenda, região Norte do Município. O endereço é Rodovia BR - 101, km 08. As trilhas necessitam de agendamento prévio, pelo email agendamento.picinguaba@gmail.com , ou pelo telefone (12) 9707-2426. Para mais informações, ligue (12) 3832-1397.
* Dados retirados do Site Fundação Florestal
TURISMO
Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário