CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Conheça nosso Litoral: Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião

Mirante da Estrada da Limeira
Foto: Divulgação Fundação Florestal
As paisagens radicais são o ponto forte do Parque Estadual da Serra do Mar no Núcleo São Sebastião, graças ao mergulho vertical de suas escarpas no oceano, que destaca o contraste entre a coloração negra dos costões rochosos e as espumas brancas das ondas que neles explodem; diferentes matizes de verde que refletem a mata, a serra e o oceano cujo nome atlântico integra toda essa paisagem: uma composição mágica entre o clima quente e úmido que possibilita a diversidade composta por cada ecossistemas seja marinho, rochoso ou florestal. O Núcleo São Sebastião protege a serra, a floresta e importante manancial de água e vida, garantindo a qualidade ambiental e paisagística da região.

Atrativos:
Praia Brava – Esta trilha representa um importante corredor biológico entre o mar e a Serra, inteligando diferentes ecossistemas da Mata Atlântica. O percurso de 2 km é considerado de nível médio de dificuldade, pois conta com subidas íngremes, passando por mirantes e terminando na Praia Brava, que é deserta e boa para a prática de surf. Próximo à praia, há uma cachoeira e um riacho que desemboca na areia.
A Praia Brava foi englobada recentemente ao Núcleo São Sebastião
Foto: Divulgação Fundação Florestal
Cachoeira do Ribeirão de Itu -  É uma trilha que, ao todo, mede 8,2 km, com duração de 12 horas, ida e volta. Sobe a serra até a Estrada Intermediária, entre São Sebastião e Caraguatatuba, atravessando a floresta de encosta, vários riachos, poções e cachoeiras. Pode ser feito um percurso mais curto de ida, com cerca de 40 minutos de duração até os primeiros riachos da trilha.
Sítio Arqueológico São Francisco - O mais importante sítio arqueológico do PESM. Oferece ao visitante, aproximadamente 3 km quadrados de ruínas de aquedutos, terraços, fornos eoratórios, de mais de 200 anos de história de um engenho que era, na verdade, uma fazenda de escravos. Acesso somente por trilha. Nível de dificuldade médio, em um passeio de duas horas de duração.
Sítio São Francisco
Foto: Divulgação Fundação Florestal
Sertão do Camburi - Um passeio de baixo nível de dificuldade. São 2 km de contato com a Mata Atlântica preservada e diversas opções de banho nas cachoeiras e poções da região.
Estrada da Limeira – Com 24 km de extensão, este caminho é indicado para a prática de mountain bike ou veículo 4×4. A estrada liga litoral ao planalto, com altitudes de até 900 m e mirantes de onde se avistam as praias de São Sebastião, riachos e diferentes cenários da Mata Atlântica.
Como visitar?
O PESM – Núcleo São Sebastião conta com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Informações Turísticas, que realiza o agendamento das trilhas e disponibiliza guias. Os interessados devem ligar para (12)3865-4335 ou (12)3892-2620. Para mais informações, escreva para: pesm.saosebatiao@fflorestal.sp.gov.br  , pesm.nss@gmail.com 
* Dados retirados do Site Fundação Florestal
TURISMO
Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário