CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Trilha das Praias Desertas em Ubatuba - AMAC Manacá



Galera da AMAC se preparando para a trilha
Foto: Divulgação AMAC - Manacá
São sete praias desertas em meio a Mata Atlântica
 de tirar o fôlego
Foto: Fernando Augusto
A associação de Monitores Ambientais de Caraguatatuba - AMAC Manacá tem como finalidade atuar para o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento do processo democrático, do pluralismo, dos princípios éticos e para a promoção da cidadania - pela garantia do respeito aos direitos humanos individuais e coletivos e pela inclusão social, política, econômica e cultural, apoiando atividades culturais que contribuam para atingir os objetivos institucionais, e que visem o fomento da cultura e da arte, preservação do meio ambiente, geração de trabalho e renda, promoção da educação e da saúde.

Baseado neste conceito e com a finalidade de oferecer aos amantes da natureza um pedacinho deste paraíso,  na manhã do dia 03 de fevereiro de 2013  o Grupo da AMAC - Manacá  com o apoio do Grupo de Auxílio Civil de Caraguatatuba (G.A.C), partiu para uma incursão nas trilhas das Praias Desertas no Litoral Norte de São Paulo.

 A trilha começa na Praia da Figueira passando pela Praia da Ponta Aguda, Praia Mansa,  Praia da Lagoa, Praia do Simão, Saco da Banana, Praia da Caçandoquinha e Caçandoca.  Antes de adentrar a  trilha foi realizado um aquecimento com o Profº Gean Carlos Goll sendo que este procedimento faz parte de todas as trilhas. 


Em pouco tempo de caminhada Chega-se a figueira, uma praia de fácil acesso que possui um belo cenário onde equipe fez uma parada  para lanche e para fotografar o local. Logo em seguida é retomada a trilha por um  caminho bastante íngreme.  Já no topo do  morro  tem-se uma  bela visão da praia e da Ilha do Tamanduá. 
Praia da Figueira
Foto: Cristiane Demarchi

Vista do Canto da Praia da figueira e ilha do Tamanduá
Foto: Diego Cardoso
Mais alguns minutos de caminhada chega à Praia  da Ponta Aguda, uma praia extensa e com  águas totalmente calmas e transparentes que ao norte possui um afluente de água doce e límpida. A praia é muito utilizada para camping. Por uma pequena trilha tem acesso a praia mansa como o nome já diz é uma praia de ondas calmas onde o visitante tem uma vista privilegiada do mar e da cidade de Caraguatatuba ao fundo.
Vista da Serra do Mar  e Caraguá ao fundo
Foto: Diego Cardoso


Águas límpidas e cristalinas é a característica
principal de ambas as praias
Foto: Mirela Santineli
A próxima é a praia da lagoa uma praia de areia extensa e cristalina que ao seu  final guarda um  segredo: A lagoa das Mortes. Apesar do nome assustar o local é magnífico e perfeito para banho. Segundo relatos o praia era esconderijo de escravos que vinham da África em uma época que não era mais permitido a exportação em navios negreiros. Os que chegavam debilitados e sem condições para o trabalho eram afogados na lagoa, derivando assim seu nome. Ainda é encontrado vestígios da época como as ruínas do porão onde ficavam os escravos . 
Praia da Lagoa
Foto: Elias Neves
Lagoa das Mortes, local perfeito para que aprecia
banho de rio e mar ao mesmo tempo
Foto: Fernando Augusto
Partindo da Lagoa em direção a Praia do Simão o trecho fica mais sinuoso e é recomendado  para pessoas que já possuem alguma prática em trilhas. Durante quase todo o percurso varias nascentes e   frutos  como  goiabas, jacas e bananas, um verdadeiro banquete doado pela mãe natureza. O acesso até a Praia do Simão é feito apenas através de trilha um lugar selvagem que é muito procurado para acampamento e para apreciação. Depois de horas de caminhada a recompensa: A bela praia do Simão que também é procurada pelos adeptos do surfe. Para quem curte um banho que água doce a Praia possui uma bica d'água apropriada e irresistível.
A praia do Simão também é muito procurada por surfistas
Foto: Divulgação AMAC - Manacá
Bica d´água é ideal para banho 
Foto: Divulgação AMAC - Manacá
Saindo do Simão a trilha reserva ainda mais surpresas. Apesar do terreno bastante íngreme cheio de altos e baixos o local proporciona mirantes onde pode ser avistado o percurso e as belas do Simão e Saco da Banana. Depois de algumas horas de caminhada chega-se a praia da Caçandoquinha que é separada da Caçandoca por uma pequena trilha. A praia da  Caçandoca está localizada dentro de uma área reconhecida como o primeiro Quilombo do Litoral Norte com área de 890 hectares. 

No lado direito a Praia da Caçandoca
possui um riacho cristalino
Após quase dez horas de caminhada de contemplação e estudo da trilha, chegamos ao ponto final. Logo essa trilha estrá em um dos pacotes a ser vendido em nosso Litoral.


Chegada ao ponto final na Praia da Caçandoda
Foto: Divulgação AMAC - Manacá
Nossos agradecimentos a todos que colaboraram para o sucesso da trilha. Aguardem novidades virão!




Para conhecer sobre os pacotes e sobre nossa associação entre em contato conosco!
E-mail: guiaflorestal@hotmail.com
Facebook: AMAC - Manacá



Nenhum comentário:

Postar um comentário