CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

segunda-feira, 22 de abril de 2013

23 de Abril: Salve Jorge!

São Jorge derrotando o Dragão (Personificação do mal)

CULTURA: São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo, nasceu 275 e faleceu em 23 de abril de 303. É padroeiro de diversos países do mundo como Portugal. É Padroeiro extra-oficial, da cidade do Rio de Janeiro além de ser padroeiro dos escoteiros, da Cavalaria do Exército Brasileiro e do Corinthians 

No sincretismo afro-brasileiro Jorge é Ogum
O Senhor dos Metais
Apesar de sua história se basear em documentos lendários a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. De acordo com as lendas, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia.

A imagem do Santo é associada a derrota de um dragão (o demônio) que simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Em Salvador, Bahia, o santo foi sincretizado a Oxossi. Na religião da Umbanda, o santo é associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário