CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Conheça Nosso Litoral: Polo Cultural Prof Adaly Coelho Passos


Fachada do Pólo Cultural Adaly Coelho Passos
Foto: Divulgação
Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, inaugurado em 12 de Junho de 2002, foi instalado no antigo prédio do Grupo Escolar de Caraguatatuba, na Praça Dr. Cândido Motta. Nele integra o Arquivo Público do Município de Caraguatatuba, a Videoteca “Lúcio Braun”, a Biblioteca de Artes e o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, que tem como objetivo principal preservar a memória da cidade, os costumes e tradições culturais do povo caiçara. 


O MACC possui salas de exposições de curta e longa duração. A Sala de longa duração apresenta um panorama histórico da cidade de Caraguatatuba por meio de fotos, textos, objetos e uma maquete do relevo da cidade, suas praias e seus principais rios. 


Casa do Caiçara / Foto Divulgação
A sala está modernizada com equipamentos áudio visual para apresentação da história da cidade democratizando assim, o acesso às informações e levando mais interatividade e conhecimento a todos. Com a informatização, a população terá conhecimento das temáticas existentes no acervo do Arquivo público e Biblioteca de Artes. 

Uma das composições da sala de longa duração é a Sala do Caiçara ambientada com fotos e uma casa típica construída de pau-a-pique por pescadores do Bairro Porto Novo. A sala está constituída de objetos antigos como a canoa de um pau só e os apetrechos de pesca. As panelas de ferro que compõe o cenário são centenárias. Fazendo parte da cenografia está a Casa da Farinha de Mandioca, remontando o espaço típico das comunidades pesqueiras, reacendendo sua cultura e tradição. 

Aquário / Foto: Divulgação
aquário, com espécies marinhas existentes na região do Litoral Norte como também na costa brasileira, é mais um atrativo do museu que encanta adultos e crianças.


Na Sala de Exposições “Antonio Carelli” são realizadas mostras de artes de artistas do Litoral Norte e outras localidades do Brasil. Este espaço tem como objetivo realizar um contato do público com um dos aspectos mais ricos e significativos da produção humana, a arte. Neste espaço também são apresentadas exposições temáticas relacionadas à história e a cultura brasileira.

Onde a história se faz presente:

APMC - Arquivo Público do Município de Caraguatatuba foi criado através da Lei Municipal nº. 667/98, de 20 de março de 1998, subordinado à FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Teve como primeira sede, as antigas Oficinas Culturais do centro (Hotel Vitória, demolido.), e segunda sede um espaço no CIEF Poiares. Recebeu o nome de seu benemérito, o senhor Arino Sant’Ana de Barros, e passou a funcionar e atender em uma sala do Pólo Cultural “Profª. Adaly Coelho Passos” em 12 de junho de 2002.
Caraguatatuba antigamente / Foto APMC


A função primordial do Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” é conservar, organizar e dar acesso à população aos documentos públicos do município sob sua guarda, que devem ser mantidos permanentemente por seu valor de prova, histórico e de fonte de informação.

Biblioteca de artes

A Biblioteca de Artes possui um acervo com mais de 300 títulos que podem ser ouvidos na pick-up disponível no local. O projeto “Relembrando o Vinil” possibilita ainda que o usuário leve os próprios discos para ouvir na Biblioteca ou passe as músicas para um CD.

A Biblioteca também pode ser utilizada como espaço de pesquisa para trabalhos escolares, inclusive com acesso à internet e o agendamento de grupos para assistir aos vídeos disponíveis na Videoteca Lucio Braun.

Como Visitar:

Endereço
Praça Cândido Motta, 72, Centro, Caraguatatuba – CEP 11660-300.
Tel.: 3883-9980.
museu@fundacc.com.br

Horário de Funcionamento

Terça a sábado, das 10h às 18h / domingos, das 14h às 18h



* Dados retirados do Site da Fundacc
TURISMO
Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário