CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fiscais da prefeitura encontram aglomeração de óleo nas praias de São Sebastião



SÃO SEBASTIÃO: Fiscais Ambientais da prefeitura de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, encontraram ontem aglomeração de óleo nas praias da cidade durante mais uma vistoria realizada nos costões rochosos da região.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, os ventos do quadrante leste  que passaram a soprar mais forte no final da manhã e durante a tarde de hoje, assim como a forte amplitude de maré (baixamar e preamar intensos), resultaram no revolvimento do fundo e trouxeram o material tóxico para as areias. “Isso demonstra que essas áreas ainda devem receber limpeza e monitoramento, e que ainda estão vulneráveis”, afirma o secretário.
Ainda de acordo com ele, foi observado durante a vistoria que as atividades de pesca artesanal não cessam mesmo com os avisos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. “O alerta para que pescadores artesanais e profissionais não utilizem a área continua valendo, já que não temos ainda como dimensionar o tamanho do impacto causado ao ecossistema”,  recomenda a Vigilância Sanitária do município.
Conforme a FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico do óleo MF 380, disponível no site da Petrobras, em contato com a pele, o combustível marítimo pode causar irritação moderada, irritação respiratória, sonolência e vertigens (efeitos narcóticos), pode ser nocivo em caso de ingestão e por penetração das vias respiratórias, além de ser suspeito em causar câncer.
“Isso significa que se alguém se alimentar desses animais, como camarões e peixes, estará sob risco. Além disso, o contato com esse produto é extremamente perigoso”, enfatizou Hipólito.
De acordo com o secretário um dossiê está sendo elaborado para apresentação pública, na qual será exposta  a extensão dos danos e a imprudência no combate à poluição e a resposta à emergência.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário