CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Programação esportiva do aniversário de Caraguá tem voo livre, parathriathlon, canoagem e skate no final de semana


CARAGUATATUBA: O aniversário de 156 anos de Caraguá será marcado por competições esportivas no sábado e domingo (20 e 21/04/2013).  O cronograma inicia no sábado (20), data da emancipação político-administrativa do município, com o primeiro dia do 8º Open de Caraguá de Voo Livre.

No domingo (21), a programação continua com a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Paratriathlon & Sprint Triathlon, no Indaiá; o segundo dia do º Open de Caraguá de Voo Livre; a 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Canoagem Oceânica, na Prainha; e a 2ª Passeata do Skate Pela Paz e o Campeonato de Skate no estilo “Jam Session”, na Praça Ton Ferreira.
Os eventos são organizados pela Associação Caraguatatuba de Voo Livre, Federação Paulista de Triathlon, Federação Paulista de Canoagem e Associação de Skate de Caraguá e contam com os apoios do Governo Municipal, por meio das secretarias de Esportes, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Turismo, Educação e Trânsito, além do Corpo de Bombeiros.

Voo Livre
Nos dias 20 e 21 (sábado e domingo), às 9h, haverá o 8º Open de Caraguá de Voo Livre na pista de pouso, na Praia do Centro. Os pilotos terão provas de parapente, asa-delta e paramotor. Um torneio de stand up paddle também integra o Open de Voo Livre.
As inscrições podem ser feitas no sábado na pista de pouso. O valor da taxa é R$ 50.  Cerca de 150 pilotos do Brasil e exterior são esperados para evento. A organização pede ao público para respeitar a sinalização da área de pouso.  

Paratriathlon & Sprint Triatlhon Open
A 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Paratriathlon & Sprint Triathlon Open será neste domingo (21) na Praia do Indaiá, em frente ao Quiosque 35, a partir das 8h30. O torneio reunirá atletas e atletas paralímpicos.  Cerca de 150 participantes são aguardados para o evento nas categorias divididas por faixa etária, Feminino, Militar, Revezamento e Paratriathlon.
A largada do Paratriathlon ocorre às 8h30. Haverá uma maratona aquática com 750 m às 8h35. Os atletas da Sprint iniciam a prova às 9h15. Os participantes da Fitness saem às 10h.  Os participantes do percurso Sprint terão 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Já os competidores do trajeto Fitness nadam 300 m, pedalam 5 km e correm 2 km. 
No sábado (20), das 14h às 17h, no auditório da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguá), tem o curso de árbitros ministrado pela Federação Paulista de Triathlon (SPTRI). Após, das 17h às 18h, ocorre o Curso de Staffs e Handlers para os interessados em participar ativamente do evento.  Esses profissionais auxiliam os atletas com deficiência no deslocamento e outras tarefas, relacionadas à logística da prova como hidratação e sinalização.  A qualificação é aplicada pela Federação Paulista de Triathlon e pela coordenação do Paratriathlon da Confederação Brasileira de Triathlon. A partir das 18h, começa o Congresso Técnico do torneio.

Canoagem
A Prainha recebe a 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Canoagem Oceânica no domingo (21), a partir das 8h. O percurso terá 15 km de extensão e além da Prainha, inclui o Centro, Indaiá Martim de Sá e Praia Brava. Os canoístas competem nas categorias Classe Turismo (Junior, Master e Super Master), Classe Oceânica (Junior, Sênior, Master, Super Master e Duplo) e Surfski. A 1ª etapa do campeonato, realizada em Ilhabela, no dia 3 de fevereiro, contou com cerca de 100 atletas e 85 embarcações.

Skate
No domingo (21), às 14h, a 2ª Passeata do Skate Pela Paz abrirá o Campeonato de Skate no estilo “Jam Session.” A passeata parte da pista de bicicross, no Indaiá e segue em direção à Praça Ton Ferreira. No local, os skatistas disputam uma competição que premiará a melhor manobra (Best Trick). A animação fica por conta das bandas Kumme, Bienall, Cintra, Sobrecarregados, Bang Di Preto, Samamba, Bichos da Costeira, Acoustic Rock, Scars From The Last Fight e Scarecrow.

Programação

Sábado (20)
8º Open Caraguá de Voo Livre
Pista de Pouso do Centro
9h – Abertura e inscrições
9h30 – Início do evento (subida para rampa dos pilotos).
10h – Abertura da 1ª janela
18h – Encerramento do 1º dia de provas
18h30 – Confraternização

Domingo (21)
1ª Etapa do Campeonato Paulista de Paratriathlon & Sprint Triathlon Open
Praia do Indaiá – Quiosque 35
8h30 – Largada do Paratriathlon
8h35 – Largada da Maratona Aquática
Largadas do Sprint: 
9h15 – Categorias de 25 a 49 anos/Masculino –
9h16 – Categorias até 24 anos e acima de 50 anos Masculino
9h17 – Categorias MTB, Militar e Revezamentos (Todos)
9h18 – Categoria Geral Feminino
10h – Largada Fitness
10h45 – Premiação
12h45 – Encerramento
8º Open Caraguá de Voo Livre
Pista de Pouso do Centro
9h – Abertura do 2º dia de provas
9h30 – início da subida para rampa
16h – Premiação
17h – Encerramento
2ª Etapa do Campeonato Paulista de Canoagem Oceânica
8h – Local: Prainha
2ª Passeata do Skate Pela Paz
14h – Pista de Bicicross do Indaiá
Campeonato de Skate no estilo “Jam Session”
16h – Praça Tom Ferreira no Centro

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário