CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Projeto já tirou 5 mil garrafas pets do meio ambiente ubatubense


UBATUBA: O projeto “Gincana da Garrafa Pet”, idealizado pelo jovem Tiago Lima e realizado com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, já conseguiu retirar cerca de 5 mil garrafas plásticas do meio ambiente de Ubatuba. A iniciativa, que começou na semana passada, tem como objetivo a captação dos recipientes para que eles sejam utilizados em um projeto de bio construção, coordenado por professores da USP.
Para incentivar a arrecadação das garrafas, foi criada uma gincana com os alunos da Escola Municipal Padre José de Anchieta. A classe vencedora (que captar a maior quantidade de pets) ganhará um passeio de visitação na Ilha Anchieta. De acordo com o idealizador do projeto, Tiago Lima, a participação das crianças está bem acima da expectativa.
“Nosso objetivo principal era retirar do meio ambiente cerca de 10 mil garrafas plásticas em três meses, no entanto, em menos de duas semanas a molecada já nos trouxe 5 mil frascos”, ressalta Lima, acrescentando que os números comprovam também o resultado positivo com relação à conscientização dos ubatubenses mais jovens.
O material coletado será utilizado no mês de junho para erguer uma sala modelo de bio construção. As garrafas serão cheias com areia e servirão como “blocos” das paredes da Sala modelo. Esse é o único método de bio construção aprovado pelo governo Federal e que, inclusive, conta com a possibilidade de financiamento da Caixa Econômica Federal.
“Um técnico da Universidade de São Paulo virá em Junho para Ubatuba nos auxiliar na construção desta Sala Modelo. Essa visita servirá ainda como um mini curso sobre como utilizar as garrafas para construções civis. As pessoas vão poder comprovar que é possível construir uma parede ou até uma fossa, utilizando um material que descartamos frequentemente”, completou Lima, acrescentando que os interessados em apoiar ou participar da iniciativa devem entrar em contato pelo site: www.agctur.wordpress.com ,  ou pelo telefone 9730 9396.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário