CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Prorrogada a Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2013

SÃO SEBASTIÃO: O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (24), a prorrogação da 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e São Sebastião não só vai acompanhar esta ação como também vai estender a campanha detecção precoce do câncer de boca para idosos, ambas seguindo até o dia 10 de maio de 2013.
O objetivo da vacina é tentar reduzir as complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe e vale lembrar que ela só começa a proteger o indivíduo cerca de 15 dias após a sua aplicação.
De acordo com o Ministério desde o início da campanha, em 15 de abril, até a presente data a meta prevista de imunização, de 80% do público-alvo, não foi atingida. Até esta quarta-feira (24) foram imunizadas 14,9 milhões de pessoas (cerca de 40% do público-alvo), enquanto a previsão era vacinar 31,3 milhões de pessoas nessas condições e 39,2 milhões ao todo.
Ainda segundo o órgão neste ano, serão distribuídas 43 milhões de doses, que protegerão contra os três subtipos do vírus que mais circularam no último inverno: influenza B, A/H1N1 e A/H3N2.
A Secretaria de Saúde continua a levando a dose da vacina de Costa Norte a Sul do município, visto que todas as unidades de saúde possuem a vacina à disposição.
Em conjunto com a Campanha de Vacinação outra importante ação está sendo desenvolvida por profissionais da área de odontologia da secretaria, o exame de detecção precoce do câncer de boca para os idosos, que também foi prorrogado.
Quando houver indicação, também serão administradas aos idosos as vacinas: dupla adulto (contra a difteria e o tétano) e a pneumo23 (contra o pneumococo). Eles ainda serão encaminhados para o exame de câncer bucal na sequência. Vale lembrar que a vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas ou medicamentos.
Até quarta-feira (24) já haviam sido imunizados 56,40% (3.527) idosos; 2,19% (1.002) crianças; 46,18% (562) trabalhadores da saúde; 47,81% (459) gestantes; 74,68% (118) puérperas (mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias) e 66,13% (248) indígenas. No total foram aplicadas 54,36% das vacinas previstas, que totaliza 5.916 pessoas vacinadas.
A imunização é indicada para indivíduos de 60 anos ou mais; crianças com idades entre 6 meses e 2 anos; mulheres em qualquer período da gestação; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas a partir dos 6 meses e pessoas portadoras de doenças crônicas mediante prescrição ou receita médica (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde, em conjunto com sociedades científicas).
Câncer Bucal
O exame para a detecção do câncer de boca é simples, rápido, indolor e muito importante na detecção de alterações bucais, incluindo o câncer.
O Instituto Nacional do Câncer do Brasil, órgão ligado ao Ministério da Saúde, estima o número de 14.170 novos casos anuais de câncer bucal, sendo 9.990 homens e 4.180, mulheres (estimativas para 2012/2013). Em 2010 morreram 4.891 pessoas pela doença, sendo 3.882 homens e 1.009 mulheres, números que implicam numa média diária de 13 mortes por dia pelo câncer bucal. 
No país é a quinta neoplasia maligna mais frequente na população masculina.  Embora a doença possa atingir pessoas jovens, inclusive crianças (casos raros), normalmente começa aparecer com maior freqüência na população a partir dos 40 anos. 
As principais causas do câncer bucal são: o consumo do tabaco (cigarro, cachimbo e outros), uso regular de bebida alcoólica, infecção bucal pelo vírus HPV de alto risco (HPV-16, HPV-18) e, na parte dos lábios, a exposição solar de longa duração e frequente, comum a todos os trabalhadores cujas atividades são realizadas ao ar livre, como construtores, pescadores, agricultores, etc, ou que praticam atividades de esportes sem proteção do filtro solar labial.
Como não há queixas de dor, a grande maioria das pessoas vítimas da doença não procura ajuda médica ou odontológica na fase inicial da doença, quando as chances de cura são as melhores possíveis, inclusive com altas taxas de sobrevida e com sequelas menores.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião


Nenhum comentário:

Postar um comentário