CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Troca de experiências marca o ensaio aberto da peça “O Contrato” em São Sebastião


SÃO SEBASTIÃO: A noite desta quarta-feira (10) foi bem diferente para o público que assistiu ao ensaio aberto de “O Contrato”. Centenas de pessoas tiveram a experiência de conhecer o processo de criação de uma peça teatral. E, o que era para ser um simples ensaio, foi um verdadeiro espetáculo com as atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes, no Teatro Municipal.
Este foi o primeiro ensaio aberto do Grupo 3 de Teatro, após somente oito dias de estudos de texto. Depois da apresentação, as atrizes fizeram um bate-papo com o público para recolher as impressões do trabalho desenvolvido. Uma experiência mais do que nova para ambos os lados, porque quem estava no palco interagiu com a plateia e recebeu críticas construtivas e muitas sugestões para o espetáculo, já os espectadores aprenderam um pouco sobre a estruturação desta obra.  
Yara disse que o ensaio é um lugar onde se define o que fazer com o vazio.  “Se o tornaremos visível ou não. E também é nele em que se busca dar forma ao que ainda está invisível pra nós”, disse. Já Débora completou afirmando ser neste momento que se consegue humanizar os personagens; ela ainda destacou que a participação do público só tem acrescentar.  
O público também elogiou a iniciativa. “Mesmo sendo o início de um processo de ensaio, elas estão de parabéns. Nem pareceu ‘treino’, parecia a Vera mesmo. E quando o treino é bom a Casa lota”, comentou David Costa Argento em comparação ao sucesso dos treinos de times de futebol, que muitas vezes são abertos ao público também. “Só queria um coisa diferente: que todos os ensaios fossem aqui”, pediu Argento às atrizes.
O grupo informou que repetir o ensaio não seria possível, “mas a ideia é levar o espetáculo pronto às cidades que o receberam”.
A apresentação faz parte do programa do Circuito Cultural Paulista, em parceria com a Prefeitura.
 O Contrato
O dramaturgo inglês Mike Bartlett, considerado satírico e mordaz, revela uma obra cruelmente engraçada e absolutamente chocante, onde as atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes irão viver funcionárias de uma grande corporação, em que uma gerente amparada pelo poder que tem, libera sua face monstruosa, e manipula a funcionária com lascívia e destrutividade espantosas. Para manter seu emprego, a funcionária se entrega ao poder de sua superior, escancarando sua vida privada.
Foto: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário