CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sábado, 6 de julho de 2013

90ª Festa de São Pedro Pescador resgata tradição cultural da cidade e agrada moradores e turistas

UBATUBA: Com novidades que agradaram a todos, a 90ª Festa de São Pedro Pescador terminou no último final de semana, com a participação de cerca de 50 mil pessoas durante os últimos cinco dias de evento. Do dia 26 ao dia 30 de julho, a Praça de Eventos de Ubatuba foi palco de uma variedade enorme de atrações culturais, musicais, culinárias e artísticas.
No palco da Vila Caiçara, espaço inédito em 90 anos de festa, houve a exibição de grupos folclóricos e genuinamente tradicionais, como a Congada, Dança da Fita, Folia do Divino, Folia de Reis, Xiba, e dos Fandangos Caiçara e do Promirim, todos atraíram muitos turistas que aplaudiram a cultura da cidade e experimentaram desde a paçoca de amendoim torrado e feito na hora, da concertada (bebida artesanal que muito lembra um licor de canela), de comer a mandioca cozida com o café caiçara (café feito com a garapa de cana-de-açúcar), até o tradicional e saboroso prato da Tainha Assada, que neste ano estava 30% mais barata do que 2012.
“Olha, seria fácil elogiar a organização, limpeza e decoração da festa, pois isso todo mundo consegue enxergar só de passar pela avenida. No entanto, o que mais me chamou a atenção foi a energia e o ambiente do evento. Pela primeira vez eu senti a festa de São Pedro Pescador tendo uma ligação forte com nossa cidade e com nosso povo. Apesar de não ser tão claro esse sentimento para todos, tenho a certeza de que muita gente que prestigiou o evento nesse ano sentiu esse misto de alegria e orgulho de viver em Ubatuba e ter uma festa tradicional na qual possamos nos identificar”, disse a aposentada Maria Isabel.
“Foi uma festa para o povo, a Vila Caiçara foi o ponto alto da festa, que conseguiu retratar um pouco da tradição e vida caiçara. A volta da barraca da tainha foi uma felicidade para comunidade pesqueira. Eu pude ver o povo de Ubatuba retornando para festa. A pedido do Mauricio, os preços dos pratos foram baixados para que a festa voltasse a ser popular. Ver o povão de volta na festa valeu mais do que tudo e pela 1ª vez pude ver uma rainha dos pescadores participando da corrida de canoas”, acrescentou o presidente da Colônia Z10, Jerry Eduardo Moraes, confirmando que durante o evento foram vendidas mais de 3,5 toneladas de tainha.
Contemplando a representatividade religiosa, houve também os rituais das procissões terrestres com o santo padroeiro da cidade, a procissão marítima com a benção do mastro e dos anzóis, para fartura na pesca, e a eleição da rainha e das princesas dos Pescadores.  A Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba, contou também com a disputada e tradicionalíssima corrida de canoas, premiando com troféus e em dinheiro os três primeiros colocado das seis categorias, sendo, uma prova feminina e uma premiação para o barco mais enfeitado.
O evento que pela primeira vez recebeu o patrocínio da Petrobrás, o que viabilizou e manteve mais viva a cultura e a tradição dos pescadores que comemoram a abundância da Tainha nesta época do ano, no litoral brasileiro. A festa contou com a presença do prefeito de Ubatuba, Maurício (PT), da primeira dama, e secretários, que prestigiaram as barracas de entidades beneficentes, da Tainha Assada, e atraiu a cobertura jornalística de TVs e Rádios do Vale Paraíba. Além disso, a Associação Comercial de Ubatuba também apoiou o evento custeando comerciais na mídia televisiva regional, convidando os moradores da região a prestigiarem o evento e a cidade.
Sem incidentes e com presenças de famílias o evento transcorreu na segurança e tranqüilidade, o qual vem permeando os eventos realizados pela Prefeitura de Ubatuba e pela Fundart em 2013. No domingo, o cantor Gabriel Sater finalizou a Festa em grande estilo, ao som de músicas sertanejo-pantaneiras.
A Fundart tem programados diversos eventos artísticos culturais pare este mês e para agosto, visite o site: fundart.com.br  e acompanhe a agenda cultural e os eventos da Fundart.

Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário