CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Grupo “Dança de Rua é Arte” de Ilhabela é o Brasil no Mundial de Hip-Hop nos EUA

ILHABELA: O grupo “Dança de Rua é Arte”, de Ilhabela, vai representar o Brasil pela categoria juvenil (dos 10 aos 17 anos) no Campeonato Mundial de Hip-Hop, realizado entre os dias 6 e 11 de agosto, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento vai reunir 21 países, com 2,5 mil dançarinos, 250 grupos e 40 coreografias.

O grupo ilhabelense é formado por dançarinos do projeto “Dança de Rua é Arte”, idealizado pelo coreógrafo Kléber Moreira, desenvolvido pela Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), com o apoio da Prefeitura de Ilhabela.

Campões da etapa nacional, em Belo Horizonte, o grupo garantiu vaga para o mundial e embarca para os EUA no próximo dia 4 de agosto, levando cinco atletas do arquipélago para a disputa. E quem terá a reponsabilidade de levar o nome do país e do município na competição são os dançarinos: Henrique dos Santos Oliveira (10 anos), Thayana Leandro dos Reis (13), Fernanda de Macedo Renzo (15), Gabriella Souza Silva (16) e Mascionilia Beatriz da Silvera (17).

Para o coreógrafo do grupo, a competição é uma ótima oportunidade de aprendizado. “Nunca cobrei resultados dos meu alunos. Eles estão preparados para ganhar, mas isso, é consequência. O mais importante é competir e aprender com todos os países que vão participar. Espero que possamos fazer uma excelente competição em nossa primeira participação”, conta

Para essa primeira apresentação do grupo no Mundial, Kléber Moreira preparou uma coreografia que tem a marca brasileira. São dois ritmos: Samba e Hip-Hop. E é com essa mistura que a equipe tenta fazer história. “A coreografia foi pensada de acordo com a competição. Usei o samba que é a nossa raiz. O hip-hop tem uma ‘pegada’ americana. Espero que juízes e público gostem da apresentação”, explica o coreografo. 

Na competição, Kléber Moreira também destaca uma grande dificuldade: o tempo de apresentação. Segundo ele, em competições estaduais, o tempo máximo permitido é de cerca de cinco minutos. O mesmo não acontece no mundial, e o grupo terá que se adaptar e a coreografia não passará dos dois minutos. “Nós vamos inovar e apresentar duas coreografias de dois minutos cada. A primeira será apresentada na primeira fase e a segunda se chegarmos a fase final. Tivemos que nos adaptar e mesmo assim, muita coisa boa que esse grupo produz não será mostrado no mundial”, explica Moreira.

Para o dançarino mais novo do grupo, Henrique dos Santos Oliveira, de 10 anos, que é filho do coreógrafo, a disputa do mundial é uma ótima oportunidade para dançarinos e professores. “Eu acho muito legal. Essa é uma excelente oportunidade para todos nós e além disso vou andar pela primeira vez de avião. Estou ansioso”, confessa.
A mais experiente da equipe, Mascionilia Beatriz da Silvera, de 17 anos, conta que a participação na competição serve como aprendizado. “É a primeira vez que visitamos um outro país e é uma grande aventura disputar esse campeonato. Além disso, temos a responsabilidade de representar o Brasil. É muito gratificante”, relata a aluna.

O grupo recebeu ajuda de diversos comércios da região, além da banda Tomcats e da dupla Ronei e Alan, que promoveram shows em beneficio ao grupo.  A equipe também tem o apoio das empresas Eco Services, Km Studio de Dança, Colégio São João.

“Quero fazer um agradecimento especial a Prefeitura de Ilhabela, que sempre nos apoiou. O prefeito Toninho Colucci, o chefe de Gabinte, Julio Cezar De Tullio, o secretário de Cultura, Nuno Gallo, e também a Fundaci. Todos estavam sempre conosco, nos apoiando em todos os momentos. Muito obrigado”, agradece o coreógrafo Kléber Moreira.

“Dança de Rua é Arte”

O sonho começou há 15 anos, mais precisamente, em 1998, no município de Ilhabela. Naquele ano surgia o projeto “Dança de Rua é Arte”, idealizado e desenvolvido pelo coreografo Kléber Moreira. O objetivo era levar a Dança de Rua para as comunidades do arquipélago, inserindo cultura e arte.  Foi mais que isso. O projeto chegou a contar com 900 alunos de todas as idades e em diversos bairros do município e foi sucesso entre alunos de 6 a 60 anos.  

Em 2009, as atividades foram mais constantes e presentes em toda a cidade. Atualmente, o projeto alcança todos os bairros do município, com aulas de Dança de Rua, Dança Sociais e com aulas de dança para a terceira idade, com aproximadamente 600 alunos atuantes.

“O principal objetivo do trabalho é a questão da cidadania. Primeiramente, queremos formar cidadãos, pessoas de bem, com saúde e alegria, sempre. A dança nos proporciona isso e é o que queremos levar para todos os nossos alunos”, ressalta Kléber.
As aulas de dança de rua são realizadas em todos os bairros do município, todos os dias (exceto aos finais de semana), em horários diferenciados e os alunos podem participar dos 6 aos 25 anos. Já as danças sociais tem suas aulas também todos os dias, em horários variados, nos bairros da Água Branca, Gren Park e no Centro Cultural “Prefeito Roberto Fazinni”. A Terceira Idade também está presente e conta com aulas às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, e com alunos a partir dos 60 anos.
Quem ministra as aulas são os professores: Kléber Moreira, Camila Santos, Marcos Rodrigues e Fábio Henrique. Todos os professores são funcionários da Prefeitura de Ilhabela, e contam com o apoio da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário