CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Ministério da Justiça abre processo contra Telexfree

Foto: Divulgação TelexFree
BRASIL: O Ministério da Justiça abriu nesta sexta-feira, 28, processo contra a Telexfree. A medida foi tomada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacional do Consumidor (MJ). Foi instaurado processo administrativo contra a empresa TelexFREE (YMPACTUS Comercial LTDA) por indícios de formação de pirâmide financeira, cita o MJ, em nota.
Na avaliação do ministério, a empresa estaria ofendendo os princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor, como o dever de transparência e boa-fé nas relações de consumo, além de veiculação de publicidade enganosa e abusiva.
O modelo da empresa é a venda do serviço de voz pela internet (Voip), como o Skype ou o Google Talk. Os interessados em fazer negócio podem se habilitar para serem os divulgadores do sistema, por meio de publicidade pela internet - mas têm de pagar por essa publicidade. Há vários tipos de contrato com a empresa, em várias faixas de "investimento". O divulgador que fecha parceria com a empresa também passa a ganhar uma determinada quantia cada vez que conseguir um novo divulgador para os planos. Quanto mais caros os planos de adesão, maior a quantia que receberá. 
Em março, o Broadcast antecipou que a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda tinha verificado indícios de irregularidades na atuação da Telexfree. Já naquela data, o governo desconfiava que, na realidade, a companhia trabalhava com um sistema de pirâmide, em que se ganha dinheiro com o recrutamento de mais participantes, o que é proibido por lei.
No início do ano o DPDC recebeu denúncias de vários órgãos estaduais do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, principalmente do Procon e Ministério Público do Acre envolvendo a Telexfree. O DPDC já oficiou diversos órgãos, inclusive a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central, Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda e Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
"A prática de esquemas de pirâmides, além de crime, acarreta danos irreparáveis aos consumidores. As empresas que incorrerem nessas práticas também serão sancionadas com base no Código de Defesa do Consumidor", alertou Amaury Oliva, diretor do DPDC. Caso seja confirmada a violação aos direitos e garantias previstos no Código de Defesa do Consumidor, a empresa poderá ser multada em mais de 6 milhões de reais.
O ministério ressalta, ainda, que o DPDC e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgaram recentemente o Boletim de Proteção ao Consumidor/Investidor sobre investimentos irregulares, com dicas e orientações ao consumidor para evitar golpes frequentes, entre eles o de pirâmide.
Ayr Aliski, da Agência Estado / Estadão

Ilhabela se prepara para os 57ª Jogos Regionais

ILHABELA: Os atletas de Ilhabela já estão preparados para mais uma edição dos Jogos Regionais, que será realizado este ano de 3 a 13 de julho, na cidade de Caraguatatuba. Ilhabela participará do evento em 14 modalidades com mais de 200 pessoas, entre elas, comissão técnica das equipes e organização. Atualmente, a cidade participa da 2ª Divisão da competição. 

Ilhabela registra excelentes resultados nos últimos anos na competição, já que a cada edição aumenta o número de medalhas conquistadas. Em 2011, foram 24 medalhas e em 2012 esse número subiu para 29 medalhas, sendo seis de Ouro, fato inédito para o arquipélago.

Na última terça-feira (25/6), no Teatro Mário Covas, na cidade-sede do evento, foram definidos os grupos e chaves dos 43 municípios que participarão das competições. Esta é a quinta vez que Caraguatatuba recebe os Jogos Regionais.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela
 

Maldades de Carminha marcam recorde de exportação de novelas da Globo

Foto: Divulgação Rede Globo
ENTRETENIMENTO: As maldades da vilã Carminha (Adriana Esteves), de 'Avenida Brasil', está fazendo o maior sucesso com as suas versões exibidas no exterior.
Tanto é que a trama de João Emanuel Carneiro tornou-se a novela da TV Globo recordista de vendas no exterior.
Para se ter uma ideia, o folhetim se encerrou no Brasil em outubro de 2012. Até junho de 2013 já foi comercializado para 106 países e dublado em 14 línguas diferentes como espanhol, inglês, russo, grego, polonês e francês, de acordo com o jornal 'Folha de S. Paulo'.
O drama da mocinha Nina (Débora Falabella) contra sua madrasta malvada já está sendo exibida na Rússia, Croácia, Grécia, Uruguai, Panamá e Equador, e vem garantindo bons índices de audiência.
'Avenida Brasil' conseguiu superar o recorde de vendas da novela 'Da Cor do Pecado' (2004), escrita pelo mesmo autor. A trama teve os seus direitos de exibição vendidos para 100 países.
Fonte: Famosidades

Agenda cultural de São Sebastião tem atrações para todos os gostos


SÃO SEBASTIÃO: A agenda cultural de São Sebastião traz neste final de semana atrações para todos os gostos. Desde quermesses das igrejas até o renomado show com os Trovadores Urbanos e o Quinteto Bachiana.
Nesta sexta-feira dia 28 há a tradicional Festa do Sagrado Coração de Jesus, na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçuganga, costa sul da cidade. O evento, que vai até o domingo, terá barracas de comidas típicas, sorteio de prêmios e shows de forró e sertanejo.
Na primeira noite, quem sobe ao palco da festa para animar o público é a banda “Raiz Brasil”. No sábado  é a vez do grupo “Os Gallegos” dar continuidade a programação. E para finalizar, no domingo a banda “Pegada Segura” dará muito ritmo ao evento.
A festa começa às 20h. Já, os shows às 22h. 
Oficinas Culturais
Entre as apresentações de encerramento do primeiro semestre das Oficinas Culturais, no sábado, às 19h, o complexo turístico da Rua da Praia, localizado na região central, será palco para as performances dos grupos de balé e dança de rua sob coordenação dos monitores Henrique Pereira e Júnior Rocha.
Na mesma noite, o Teatro Municipal apresentará o espetáculo Sinfonia Seresteira às 20h, com a produção e apresentação dos “Trovadores Urbanos” e do “Quinteto Bachiana”.
A classificação é livre e os ingressos devem ser trocados por uma pacote de café, na bilheteria do próprio Teatro.
Domingo
No domingo, a comunidade do bairro São Francisco celebra o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, com uma procissão marítima. Às 8h será realizada  missa festiva no Convento Nossa Senhora do Amparo. Em seguida, os fiéis irão em direção ao píer do bairro para embarcarem.
Também no bairro São Francisco, será realizado mais um Almoço Artístico no Centro Cultural Batuíra, das 12h às 17h. A proposta é que o momento seja aproveitado para compartilhar e debater o cenário artístico da cidade e seu entorno. Toda a verba arrecadada será revertida para a realização do almoço.
Quem quiser comparecer vai se deliciar com a saborosa comida caipira, feita com frango caipira, arroz, vinagrete, milho verde e canjica doce. O convite custa R$20,00 e pode ser comprado no local.
E, para fechar o final de semana em chave de ouro, a tradicional retreta com a Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos” será às 19h30, no pátio da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na rua da Praia, Centro Histórico da cidade. 
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Congresso entra em ritmo frenético e derruba até voto secreto para cassação

Foto: Dida Sampaio/AE
BRASIL: Em marcha forçada pela pressão das ruas, Câmara e Senado adotaram um ritmo frenético de votações ontem e aprovaram várias propostas - algumas em tramitação há décadas - que surgiram na pauta de reivindicação da sociedade nas manifestações dos últimos dias.

Nesse compasso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou a proposta de emenda constitucional (PEC) que institui o voto aberto para processos de cassação de mandato de parlamentar por falta de decoro e por condenação criminal, que ficou quase seis anos no limbo das votações. O Senado concluiu a votação, relâmpago, da lei que regulamenta a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) com uma cláusula de proteção aos Estados. O Congresso deveria ter deliberado sobre as regras de distribuição do fundo em 1991.

Tanto o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), quanto o da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), convidaram representantes de movimentos e jovens ativistas que ocupam as ruas para reuniões no Parlamento com o propósito de conhecer a pauta de reivindicações. Deles, ouviram pedidos por mais cidadania, menos corrupção e até mesmo para que Calheiros deixe a presidência do Senado e o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) renuncie à presidência da Comissão de Direitos Humanos.

Na pauta do clamor popular, a Câmara já havia rejeitado na noite de terça-feira a proposta de emenda constitucional que retrava poderes de investigação do Ministério Público. Antes apoiada pela maioria absoluta dos deputados, a chamada PEC 37 foi surpreendentemente derrubada por 430 votos contra apenas 9 a favor e 2 abstenções.

A proposta que institui o voto aberto nos processos de cassação dos parlamentares foi apresentada pela primeira vez em 2007 e, no ano passado, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) insistiu e reapresentou a ideia.

Donadon e mensaleiros. Aprovada na CCJ da Câmara, será agora apreciada por uma comissão especial. Depois, seguirá para o plenário, onde terá de ser aprovada por 308 votos, em dois turnos. O projeto já foi aprovado pelo Senado. Não será aprovada antes do julgamento do deputado Natan Donadon (PMDB-RO), que teve ontem pena de prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por seus pares (leia na A8). Mas deverá valer para os condenados no processo do mensalão, cujo julgamento na Casa deve ocorrer em 2014.

Também será julgado por voto aberto o parlamentar que firmar contrato com órgão ou entidade pública ou assumir um cargo nessas instituições após eleito. Valerá o voto aberto se o parlamentar responder a processo de cassação por acúmulo de mandato eletivo, se for proprietário ou diretor de empresa contratada por órgão público, ou se ocupar um cargo nesse tipo de instituição. Todos esses casos já estão previstos na Constituição e podem resultar em perda de mandato, mas o voto era secreto.

Fundo estadual. O projeto que estabelece as regras para a distribuição do FPE foi aprovado em cima da hora. O STF havia decidido que o Congresso deveria criar nova legislação para o fundo dos Estados até hoje. O projeto entrará em vigor com a sanção da presidente Dilma Rousseff. Como o FPE é formado por 21,5% da receita do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), deputados e senadores inseriram um dispositivo impedindo que desonerações relativas a esses tributos, concedidas pela União para estimular determinados setores, reduzam os repasses aos Estados. Agora a União só pode desonerar impostos federais.

Fonte: Estadão

Congresso Técnico sorteia disputas dos 57º Jogos Regionais do Interior em Caraguá

CARAGUATATUBA: O Congresso Técnico definiu nesta terça-feira (25/06/2013), por meio de um sorteio eletrônico, as chaves e os grupos das delegações que disputarão os 57º Jogos Regionais do Interior.  Caraguá será sede do evento pela 5ª vez entre os dias 3 e 13 de julho. Ao todo, 793 equipes de 43 municípios competem em mais de 20 modalidades no período.  

O Congresso Técnico contou com a participação do vice-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos Junior; do chefe do Comitê Dirigente dos 57º Jogos Regionais do Interior, Luis Antonio Oliveira; da diretora regional de Esportes de São José dos Campos, Natália Fernanda Lucas de Almeida; do assistente de chefia, Luiz Antonio Botter; do capitão PM Edilson Ramos de Oliveira; do secretário municipal de Esportes de Caraguá, Nivaldo Alves; do secretário adjunto de Esporte, Luis Carlos de Mello Cardim; do presidente do Panathlon Club de Taubaté, coronel Lamarque Monteiro; além de representantes das delegações esportivas.

O secretário de Esportes, Nivaldo Alves, disse que em 1997 Caraguá tinha apenas um ginásio poliesportivo e que hoje a cidade tem uma grande estrutura esportiva, composta por 16 ginásios e seis piscinas públicas, para receber os Jogos Regionais pela 5ª vez.
Para o vice-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos Junior, investir no esporte contribui para a melhoria da qualidade de vida. “Desejo que esta edição seja cheia de conquistas e interação entre as cidades”.

O capitão PM Edilson Ramos de Oliveira afirmou que a Polícia Militar fará o patrulhamento para manter a tranquilidade nas competições e dos alojamentos e  espera que os jogos transcorram sem nenhum problema.
Durante 10 dias, os municípios disputam provas de atletismo, atletismo PCD, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, natação PCD, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. As equipes estão inscritas nas 1ª e 2ª Divisões do torneio.

As competições de atletismo, basquete, ciclismo, futebol, ginástica artística, handebol, judô, malha, tênis e vôlei de praia começam na manhã do dia 4 de julho. Às 19h, haverá a cerimônia de abertura no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais informações sobre a competição estão no sitehttp://www.jogosregionais.caraguatatuba.sp.gov.br/.

Os 57º Jogos Regionais são uma realização da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo em parceria com o Governo Municipal de Caraguá.

Confira os grupos e as chaves dos 57º Jogos Regionais

1ª Divisão
Basquete Feminino: Grupo A – São José dos Campos, Jacareí, Pinda e São Sebastião/ Grupo B – Mogi das Cruzes, Caraguá e Taubaté
Basquete Masculino: Grupo A – Mogi das Cruzes, Jacareí e São José/ Grupo B – Suzano, São Sebastião e Cruzeiro/ Grupo C – Caraguá, Pinda e Taubaté
Biribol: Grupo A – Pinda, Suzano, Arujá e Taubaté/ Grupo B – São José, Francisco Morato e São Sebastião/ Grupo C – Caraguá, Mogi das Cruzes e Jacareí
Bocha: Grupo A – Mogi das Cruzes, São Sebastião, Ubatuba e Arujá/ Grupo B: São José, Taubaté e Guará/ Grupo C – Caraguá, Pinda e Jacareí
Futebol Feminino: Grupo A: Pinda, Ubatuba e Suzano/ Grupo B –  São José, São Sebastião, Taubaté e Mogi das Cruzes/ Grupo C – Caraguá, Jacareí e Aparecida
Futebol Masculino Sub-21: Grupo A – São Sebastião, Ubatuba, Franco da Rocha e Mogi das Cruzes/ Grupo B – São José, Taubaté e Itaquá/ Grupo C – Caraguá, Suzano, Pinda e Jacareí.
Futsal Feminino Sub-21: Grupo A – Pinda, Aparecida e Jacareí/ Grupo B – São José, Suzano e São Sebastião/ Grupo C – Caraguá, Mogi das Cruzes e Taubaté
Futsal Masculino: Grupo A – Suzano Guararema e Mogi/ Grupo B – São José, Jacareí e Taubaté/ Grupo C – Caraguá, São Sebastião, Pinda e Ilhabela
Handebol Feminino: Grupo A – Pinda, Jacareí e Suzano/ Grupo B – Taubaté, Mogi das Cruzes, Caraguá e São José
Handebol Masculino: Grupo A – Taubaté, Suzano, Itaquá e Jacareí/ Grupo B: Mogi das Cruzes, Caraguá, Pinda e São José
Malha: Grupo A – Suzano, Jacareí, Guararema e Jambeiro/ Grupo B – Taubaté, Mogi das Cruzes e São Sebastião/ Grupo C – Caraguá, São José e Pinda
Tênis de mesa Feminino: Grupo A – São José, Caraguá, Taubaté e Jacareí/ Grupo B – Mogi, Suzano e Pinda
Tênis de mesa Masculino: Grupo A – Pinda, Roseira e Jacareí/ Grupo B – Mogi das Cruzes, São Sebastião, Suzano e Ubatuba/ Grupo C – Caraguá, Taubaté e São José
Vôlei Feminino: Grupo A – Jacareí, Arujá, Taubaté e São José/ Grupo B – Mogi das Cruzes; Caraguá, Suzano e Pinda
Vôlei Masculino: Grupo A – Pinda, Caraguá, Taubaté e São Sebastião/ Grupo B – São José, Mogi das Cruzes, Jacareí e Suzano
Vôlei de Praia Feminino: Grupo A – São José, Mogi das Cruzes, Jacareí e Suzano/ Grupo B – Pinda, Cruzeiro, Caraguá e Taubaté
Vôlei de Praia Masculino: Grupo A – Taubaté, Jacareí e São Sebastião/Grupo B – Pinda, Mogi das Cruzes e Aparecida/ Grupo C – Caraguá, Suzano e São José dos Campos
Judô Feminino: São José, Suzano, Caraguá, Pinda, Jacareí, Taubaté e Mogi das Cruzes
Judô Masculino: São José, São Sebastião, Taubaté, Caraguá, Suzano, Jacareí e Pinda
Taekwondo Feminino: São José, São Sebastião, Taubaté, Caraguá, Suzano, Jacareí e Pinda
Taekwondo Masculino: São José, São Sebastião, Taubaté, Caraguá, Guararema Suzano, Jacareí e Pinda
Atletismo Feminino: Caraguá, São José, Pinda, Jacareí, Suzano, Mogi das Cruzes e Taubaté
Atletismo Masculino: Caraguá, São José, Pinda, Jacareí, Suzano, Mogi das Cruzes e Taubaté
Capoeira Feminino: São José, Pinda, Jacareí, Mogi das Cruzes, Taubaté e Ubatuba
Capoeira Masculino: Caraguá, São José, Pinda, Jacareí, Mogi das Cruzes,  Suzano, Taubaté e Ubatuba
Ciclismo Feminino: Caraguá, São José, Pinda, Jacareí, Suzano, Mogi das Cruzes e Taubaté
Ciclismo Masculino: Caraguá, São José, Pinda, Jacareí, Suzano, Mogi das Cruzes, Taubaté e Ubatuba
Damas: Caraguá, São José, Pinda, Jacareí, Mogi das Cruzes, São Sebastião Suzano, Taubaté e Ubatuba
Ginástica Artística Feminino Sub-14: Mogi das Cruzes, Pinda, Suzano, Taubaté e Ubatuba
Ginástica Artística Masculino Sub-16: Jacareí, Mogi das Cruzes e Pinda
Ginástica Artística Masculino: Pinda, São José, Suzano e Taubaté
Ginástica Rítmica Masculino: Caraguá, São José, Pinda, São Sebastião, Suzano, Ubatuba e Taubaté
Karatê Feminino: Caraguá, Mogi das Cruzes, Pinda, São José, Suzano e Taubaté
Karatê Masculino: Caraguá, Mogi das Cruzes, Pinda, São José, Suzano e Taubaté
Natação Feminino: Caraguá, Mogi das Cruzes, Pinda, São José, Suzano, Ubatuba e Taubaté
Natação Masculino: Caraguá, Mogi das Cruzes, Pinda, São José, Suzano, Ubatuba, Taubaté e São Sebastião
Tênis Feminino: Caraguá, Mogi das Cruzes, Pinda, São José, Suzano, Taubaté e São Sebastião
Tênis Masculino: Caraguá, Mogi das Cruzes, Pinda, Guarema, São José, Suzano, Taubaté, São Sebastião e Jacareí
Xadrez Feminino: Caraguá, Mogi das Cruzes, Pinda, São José, Taubaté, São Sebastião e Jacareí
Xadrez Masculino: Caraguá, Mogi das Cruzes, Pinda, São José, Guará, Taubaté, São Sebastião e Jacareí

2ª Divisão
Biribol: Grupo A – Poá, Guararema, Ilhabela e Caçapava/ Grupo B – Caieiras, Guará, Santa Isabel e Cunha/ Grupo C – Cruzeiro, Lorena e Franco da Rocha
Basquete Masculino: Grupo A – Ferraz de Vasconcelos, Cunha, Franco da Rocha e Monteiro Lobato/ Grupo B – Francisco Morato, Itaquá, Campos e Potim/ Grupo C – Paraibuna, Arujá, Ilhabela e Poá/ Grupo D – Guararema, Guará, Mairiporã e Lorena
Bocha: Grupo A – Guararema, Ferraz e Poá/ Grupo B – Cajamar, Franco da Rocha e Cunha/ Grupo C – Aparecida, Caieiras, Francisco Morato e Mairiporã/ Grupo C – Caçapava, Canas, Roseira e Lorena
Futebol Feminino: Grupo A- Ferraz de Vasconcelos, Canas, Francisco Morato e Itaquá/ Grupo B – Ilhabela, Lorena, Franco da Rocha e Caçapava
Futebol Masculino Sub-21: Grupo A – Cajamar, Santa Isabel e Guará/ Grupo B – Tremembé, Ilhabela, Monteiro Lobato e Lorena/ Grupo C – Francisco Morato, Paraibuna, Aparecida e Poá/ Grupo D – Caçapava, Potim, Cachoeira  Paulista e Canas/ Grupo E – Caieiras, Ferraz, Arujá e Lavrinhas/ Grupo F – São Luiz do Paraitinga, Cruzeiro, Guararema e Lagoinha

Futsal Feminino Sub-21: Grupo A – Caieiras, Ferraz, Campos do Jordão e Francisco Morato/ Grupo B – Franco da Rocha, Roseira, Lorena e Arujá/ Grupo C – Canas Potim, Caçapava e Ihabela/ Grupo D – Guararema, Paraibuna e Cruzeiro
Futsal Masculino: Grupo A – Jambeiro, Cruzeiro e Monteiro Lobato/ Grupo B – Aparecida, Poá e Francisco Morato/ Grupo C – Salesópolis, Caieiras e Cajamar/ Grupo D – Guará, Lorena e Santa Branca/ Grupo E – Paraibuna, Canas, São Luiz do Paraitinga e Roseira/ Grupo F – Ferraz, Logoinha e Itaquá/ Grupo G –  Lavrinhas, Arujá e Potim/ Grupo H – Franco da Rocha, Mairiporã e Cachoeira Paulista
Handebol Feminino: Grupo A – Franco da Rocha, Francisco Morato, Guararema e Potim/ Grupo B – Itaquá, Ferraz, Guará e Cruzeiro
Handebol Masculino: Grupo A – Roseira, Ferraz e Lorena/ Grupo B – Cruzeiro, Guará, Francisco Morato e Caieiras/ Grupo C – Poá, Canas, Franco da Rocha e Guararema
Malha: Grupo A – Ilhabela, Caçapava e Lorena/ Grupo B – Cruzeiro, Roseira e Itaquá/ Grupo C – Cruzeiro, Guará e Cachoeira Paulista
Tênis de mesa Feminino: Grupo A – Franco da Rocha, Roseira e Lorena/ Grupo B – Ilhabela, Poá e Francisco Morato/ Grupo B – Guararema, Cruzeiro e Guará
Tênis de mesa Masculino: Grupo A – Cruzeiro, Guarema e Santa Isabel/ Grupo B – Lorena, Franco da Rocha, Caieira e Cachoeira Paulista/ Grupo C – Poá, Ilhabela, Francisco Morato e São Luiz/ Grupo D – Caçapava, Jambeiro e Guará
Vôlei Feminino: Grupo A – Guararema, Jambeiro e Cajamar/ Grupo B – Francisco, Morato, Ferraz de Vasconcelos, Caieiras e Cruzeiro/ Grupo – Ilhabela, Caçapava, Lorena e Franco da Rocha
Vôlei Masculino: Grupo A – Poá, Ilhabela, Francisco Morato e Arujá/ Grupo B – Guararema, Santa Isabel e Biritiba Mirim/ Grupo C – Lorena, Mairiporã, Cruzeiro e Aparecida/ Grupo D – Caçapava, Franco da Rocha, Guará e Caieiras
Vôlei de Praia Feminino: Grupo A – Francisco Morato, Franco da Rocha, Cajamar e Guará/ Grupo B – Arujá, Ferraz e Potim/ Grupo C – Guararema, Lorena, Ilhabela e Caieiras
Vôlei de Praia Masculino: Grupo A – Caçapava, Guará e Ilhabela/ Grupo B – Lorena, Lavrinhas e Cruzeiro/ Grupo C – Guararema, Santa Isabel e Potim/ Grupo D – Arujá Caieiras e Cajamar/ Grupo E – Francisco Morato, Poá e Salesópolis/ Grupo F – Campos do Jordão, Franco da Rocha e Cunha
Judô Feminino: Poá, Caieiras Mairiporã, Campos Do Jordão, Guararema, Guará, Lorena, Canas, Cruzeiro, Roseira, Queluz, Itaquá, Paraibuna, Franco Da Rocha e Francisco Morato
Judô Masculino: Poá, Caieiras Mairiporã, Campos do Jordão, Guararema, Guará, Lorena, Canas, Cruzeiro, Roseira, Queluz, Itaquá, Paraibuna, Franco da Rocha e Francisco Morato, Santa Isabel e Arujá
Taekwondo Feminino: Roseira, Ilhabela, Guará e São Luiz do Paraitinga
Taekwondo Masculinho: Lorena, Roseira, Ilhabela, Guará e São Luiz do Paraitinga
Atletismo Feminino: Caçapava, Campos do Jordão, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Ilhabela, Lorena, Paraibuna, Potim, Roseira, Salesópolis e Tremembé
Atletismo Masculino: Aparecida, Britiba Mirim, Caieiras, Caçapava, Campos do Jordão, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Ilhabela, Lorena, Paraibuna, Potim, Roseira, Salesópolis e Tremembé
Capoeira Feminino: Caçapava, Cachoeira Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guará, Jambeiro, Poá, Roseira, Salesópolis, Santa Isabel
Capoeira Masculino: Caçapava, Cachoeira Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guará, Jambeiro, Poá, Roseira, Salesópolis e Santa Isabel
Damas: Franco da Rocha, Francisco Morato, Ilhabela, Itaquá, Lorena e Potim
Ginástica Artística Feminino e Masculino: Cruzeiro
Ginástica Rítmica: Aparecida, Cruzeiro, Francisco Morato, Guararema, Guará e Poá
Karatê Feminino: Francisco Morato, Guararema, Lorena e Poá
Karatê Masculino: Caçapava, Lorena, Cajamar, Francisco Morato,  Poá e São Luiz
Natação Feminino: Arujá, Caieiras, Cruzeiro, Francisco Morato, Guararema, Lorena, Guará, Ilhabela e Itaquá
Natação Masculino: Arujá, Aparecida, Caçapava, Caieiras, Cruzeiro, Francisco Morato, Guararema, Lorena, Guará, Ilhabela e Itaquá
Tênis Feminino: Guararema, Ilhabela, Lorena, Roseira e São Luiz do Paraitinga
Tênis Masculino: Cruzeiro, Francisco Morato, Guararema, Lorena, Guará, Ilhabela, Poá e Roseira
Xadrez Feminino: Arujá, Ferraz, Caieiras, Cruzeiro, Francisco Morato, Guararema, Lorena, Guará, Ilhabela, Roseira e Itaquá
Xadrez Masculino: Cunha, Caieiras, Cajamar, Cruzeiro, Ferraz Francisco Morato, Guararema, Lorena, Guará, Ilhabela, Poá, Roseira e Itaquá

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Tradicional procissão marítima de São Pedro acontece neste domingo São Sebastião


SÃO SEBASTIÃO: Protetor dos pescadores, São Pedro receberá em sua homenagem mais uma tradicional procissão marítima neste domingo (30). O evento será no São Francisco, local em São Sebastião de grande tradição na pesca.
A programação é promovida pelo Convento de Nossa Senhora do Amparo, em parceria com Prefeitura, para comemorar o dia do santo padroeiro dos pescadores. Às 8h será celebrada uma missa festiva. Em seguida, os fiéis irão em direção ao píer do bairro para darem início à procissão em alto mar.
O evento contará com a participação especial da Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos”.
Celebração festiva
Com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo  a programação festiva começará  na quinta-feira, dia 4 de julho, e seguirá até o domingo (7), em frente ao Convento, sempre a partir das 19h.
Segundo Sílvia do Rosário, da secretaria do Convento Nossa Senhora do Amparo, quem prestigiar o evento poderá assistir apresentações de quadrilha caipira, saborear comidas típicas e ainda participar do sorteio de prêmios, que terá uma moto 0 km como prenda principal na noite do domingo.
E para animar a festa não poderiam faltar o talento e o brilho dos músicos locais. Na sexta-feira (5) haverá show com a dupla sertaneja “Denis E Vera Lú”. No sábado será a vez da banda “Os Galegos” não deixar ninguém parado. Para finalizar, no domingo o grupo “Pegada Sertaneja” promete muito forró.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pressionada, Câmara de Caraguá promete mudanças no transporte e até exigir nova concessão

CARAGUATATUBA: A chuva e o frio não foram motivos para atrapalhar um grupo de aproximadamente 200 pessoas, de acordo com a Polícia Militar, a participar na noite de ontem da “Manifestação Acorda Caraguá”, que culminou com uma pressão aos vereadores no plenário do Legislativo. O movimento começou por volta das 19h com saída da Praça Tom Ferreira, em frente a pista de skate e seguiu em direção à Câmara.

Gritos de “o dinheiro do meu pai não é capim, eu quero passe livre sim”, “boi, boi, boi, boi da cara preta, se não der passe livre a gente pula a roleta” e “nossa luta é forte, nós queremos mais transporte”.

Ao longo do trajeto foi entregue um panfleto cobrando redução da passagem, passe livre dos universitários, tarifa proporcional a distância de R$ 1,75 até R$ 2,75, integração gratuita, cobradores nos ônibus, novas linhas e adequação da catraca para menores de cinco anos. Os manifestantes ainda cantaram o hino nacional.

A moradora do bairro do Indaiá, Clara Barbosa Nogare, de 28 anos, disse que o movimento foi em prol do transporte. “Não concordo com a isenção do ISS à empresa. Queremos passe livre e a integração, principalmente aos estudantes”.

Diego Godoy da Silva, 24 anos, estoquista do bairro Jardim Gaivotas, destacou que além da questão do transporte, participa do protesto para lutar por melhor saúde e educação.

Tensão
O clima ficou tenso quando o grupo chegou à Câmara, interrompendo a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Os gritos dos manifestantes acabaram por sufocar a voz do secretário da Câmara, vereador Oswaldo Pimenta de Mello Neto (PPS).

O presidente da Casa, Jose Mendes de Souza Neto, o Neto Bota (PSDB), acabou pedindo aos manifestantes que aguardassem o final da votação do projeto para que ele pudesse ler o decreto de redução da tarifa enviado pela Prefeitura e o projeto de lei que dá isenção de ISS a empresa.

De acordo com o decreto, fica valendo a partir da zero hora de amanha a redução da tarifa, passando dos atuais R$ 3 para R$ 2,80, porém pede a isenção da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) à empresa.

O documento traz ainda um sistema integrado que estabelece que o usuário, pode utilizar novamente um ônibus num prazo de 90 minutos a partir da primeira passagem paga, desembolso na segunda viagem apenas R$ 0,50.

Porém, o anúncio feito pelo presidente da Câmara gerou protesto imediato dos manifestantes que exigiram passe livre aos estudantes e tarifa a R$ 2,75.

A partir daí, os ânimos se exaltaram e os manifestantes cobraram postura aos vereadores, principalmente em relação a votação do projeto que prevê isenção de ISS à empresa.

“Não votem, ouçam antes a população. Queremos passe livre. Fora Praiamar”, gritou um dos manifestantes.

Neto Bota começou então a negociar com o grupo. “Esse projeto foi para as Comissões e se o Jurídico da Casa entender que não dá para votar, isso será feito somente em agosto”, garantiu o presidente.

Comissão
O clima só acalmou depois que Neto Bota abriu novamente as portas do seu gabinete para conversar com uma comissão, com o compromisso de que uma empresa será contratada para analisar a atual situação do transporte na cidade. “Se for necessário vamos exigir uma nova concessão”, disse Neto Bota. Por aproximadamente meia hora, manifestantes e vereadores sentaram na mesa de negociações.

Os integrantes da Comissão de Assuntos Relevantes de Transportes da Câmara (CAR), que é formada pelos vereadores Vilma Teixeira de Oliveira Santos (PSDB), Elizeu Onofre da Silva, o Ceará da Adega (PPS), e Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar (PSD), justificaram aos manifestantes o trabalho que vem sendo feito de cobranças a empresa, com levantamento da situação do transporte.

“A pesquisa vai nos ajudar a identificar os problemas e a insatisfação dos usuários, sendo este um dos motivos que pode gerar a quebra de contrato, previsto no termo de concessão”, garantiu o vereador Tato Aguilar.

Já a presidente da Comissão, vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos, alertou a indisposição da empresa em fornecer informações solicitadas pela CAR.

“Diante isso, propomos um plebiscito ou uma audiência publica para discutir o assunto”.

Ainda durante a reunião no gabinete, Jameson Duarte, um dos lideres da manifestação, destacou a necessidade do transporte para os estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e foi informado pelo presidente Neto Bota que o prefeito Antonio Carlos deve baixar ainda hoje decreto concedendo 50% de desconto no valor da passagem.

A liberação do transporte alternativo no município foi outro assunto que entrou na pauta, mas deve ter novas discussões.

Um dos vereadores mais inflamados na reunião foi  Celso Pereira (DEM). “Discutir transporte alternativo é válido, mas já temos de forma ilegal e a prefeitura não fiscaliza. Precisamos de uma lei vinda do Executivo. A gente quer que tenha cobrador nos ônibus, mas a empresa ganha na Justiça. Sugiro uma reunião entre vereadores, comissão de manifestantes com o prefeito e depois a empresa”.

Fonte: Jornal Imprensa Livre

Audiência de "Amor à Vida" supera "Salve Jorge", mas não alcança "Avenida Brasil"

Foto: Divulgação Rede Globo
ENTRETENIMENTO: A novela "Amor à Vida" superou sua antecessora "Salve Jorge" na audiência durante o primeiro mês de exibição na Globo.
A trama de Walcyr Carrasco registrou, de 20 de maio a 20 de junho, 34 pontos, enquanto o folhetim de Gloria Perez alcançou apenas 30 pontos nos primeiros 30 dias no ar.
No entanto, "Amor à Vida" ainda não superou o sucesso "Avenida Brasil", que marcou 36 pontos no ibope no primeiro mês.

A origem das Festas Juninas no Brasil e sua influência

Santo Antônio, São João e São Pedro
recebem as homenagens no mês de Junho
CULTURA: Junho é o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João.

O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.

 A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses.


 A dança-de-fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha.
 Para os católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.

No Nordeste do país, existe uma tradição que manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta dos palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró.


Quadrilha
A quadrilha é uma dança típica junina
A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos ( Santo Antônio, São João e São Pedro ) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer.Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores. 

Fonte: Comunidade Arriba a Saia

Após protestos contra 'cura gay', PSDB divulga nota para se descolar do projeto

"cura gay" vira alvo dos protestos que tomam as
 ruas do país  Foto: 
Danilo Ramos. RBA 
POLÍTICA: Após o projeto conhecido como "cura gay" virar alvo dos protestos que tomam as ruas do país, o PSDB divulgou nesta quarta-feira (26) uma nota se descolando do polêmico projeto, em tramitação na Câmara dos Deputados, que permite a psicólogos oferecer tratamento a homossexualidade. O documento afirma que a medida é um "retrocesso".

A proposta é de autoria do deputado tucano João Campos (GO) e foi aprovado na semana passada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara sob o comando do deputado Marco Feliciano (PSC-SP). O receio dos tucanos é que a legenda seja responsabilizada pela proposta e isso seja explorado eleitoralmente.

Nas últimas semanas, o projeto e a saída de Feliciano --que depende de renúncia dele-- estão entre as principais reivindicações das manifestações que tomam as ruas de vários Estados.

Segundo a nota, o PSDB "entende que a proposta, conhecida como "Cura Gay", representa grave retrocesso nos avanços ocorridos no país para reconhecimento pleno dos direitos humanos". Os tucanos afirmam ainda que a medida contraria resoluções do Conselho Federal de Psicologia e da Organização Mundial de Saúde (OMS), que, desde 1999, rejeitam a classificação da homossexualidade como doença ou desordem psíquica.

Na terça-feira, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) vai reunir os líderes para decidir se o projeto será levado diretamente para votação em plenário, sem passar pelas comissões de Seguridade Social e Constituição e Justiça. A ideia seria arquivar o projeto que divide religiosos e ativistas.

A manobra pode esbarrar em líderes ligados às bancadas evangélicas. Feliciano procurou colegas pedindo para que o texto não seja discutido diretamente no plenário. 

Fonte: Folha de São Paulo

Brasil vence Uruguai e se classifica para sua quinta final da Copa das Confederações

Foto: Ricardo Moraes/Reuters
ESPORTE: O Brasil sofreu, mas venceu o Uruguai por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte, e avançou à final da Copa das Confederações.
Os gols brasileiros foram marcados por Fred e Paulinho, um em cada tempo. Cavani fez para a Celeste. O goleiro Júlio Cesar ainda defendeu um pênalti aos 12min do primeiro tempo, do atacante Forlán, quando a partida estava 0 a 0.

Com o êxito nesta tarde, a seleção chegou a sua quinta decisão na história do torneio. As quatro anteriores foram em 1997, 1999, 2005 e 2009. O Brasil já conquistou a competição em três oportunidades (1997, 2005 e 2009).
Agora, os anfitriões esperam por Espanha ou Itália. Os times europeus se enfrentam nesta quinta, em Fortaleza, às 16h.

A decisão está marcada para o próximo domingo, no Maracanã, às 19h.
Já o Uruguai vai brigar pelo terceiro lugar, domingo, em Salvador, às 13h.
"A torcida foi fundamental. Sei que não jogamos bem e os jogadores também sabem. Foram os torcedores que carregaram o time", disse Felipão.
"Não tinha como dar errado", disse o atacante Fred.

Fonte: Folha de São Paulo

Papa Francisco nomeia Novo Bispo para Diocese de Caraguatatuba

LITORAL NORTE: Na quarta-feira, 19 de junho, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Papa Francisco, nomeou dom José Carlos Chacorowski  como bispo da diocese de Caraguatatuba (SP), transferindo-o do ofício de auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão (MA).
Dom Chacorowski nasceu em Curitiba, em 1956. Fez sua profissão religiosa na Congregação dos Missionários  em 1977, e recebeu a ordenação presbiteral em 1980. Atuou no campo da formação na Diocese de Palmas (PR), e em seguida trabalhou na missão Ad Gentes no Zaire, hoje República Democrática do Congo, entre 1982 e 1987. De volta ao Brasil, trabalhou na equipe da Pastoral Rodoviária por quase 10 anos. Foi também diretor provincial das Filhas da Caridade da Província de Curitiba (1996 – 2005). Foi pároco na diocese de Paranaguá (PR) entre 2005 e 2009, e diretor das Filhas da Caridade da Província da Amazônia, entre 2009 e 2010. Em dezembro de 2010, foi nomeado pelo papa Bento XVI bispo titular de “Case Nere” e auxiliar na Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
Posse de Dom José Carlos será dia 17 de agosto
Ficou marcada para o dia 17 de agosto, na Catedral Divino Espírito Santo, Caraguatatuba, às 10h, a posse de Dom José Carlos.
A data foi escolhida após acerto nas agendas do bispo nomeado e do Metropolita Dom Raymundo Damasceno de Assis, responsável pela cerimônia de posse. A partir de agora a Diocese deve se organizar para a acolhida e recepção. 
Fonte: Diocese de Caraguatatuba

Senado aprova projeto que define corrupção como crime hediondo

BRASIL: Sob protestos, os senadores aprovaram há pouco o projeto que define corrupção e outros delitos como crime hediondo e altera a punição para eles. A votação da proposta é uma promessa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que, em pronunciamento ontem no plenário, anunciou um pacote com 17 projetos que teriam prioridade. Renan ameaça suspender o recesso legislativo em meados de julho caso o pacote não seja apreciado. Os senadores nem sequer assistiram ao jogo do Brasil.
Embora haja outros projetos semelhantes tramitando na Casa, Renan escolheu a proposta do senador Pedro Taques (PDT-MT), que estava na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto de Taques, ex-procurador da República, altera a Lei dos Crimes Hediondos e o Código Penal Brasileiro. A proposição torna não apenas a corrupção passiva e ativa crime hediondo, como também a concussão, ou seja, a exigência de vantagem indevida para si ou outra pessoa em razão da função assumida.
Em seu relatório, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) incluiu também no rol de crimes hediondos o peculato - quando o funcionário público se apropria ou desvia de bens ou valores em razão do cargo que ocupa - e o excesso de exação - um subtipo do crime de concussão, quando o funcionário público cobra por um serviço cujo pagamento estado não exige.
De acordo com o texto, a pena mínima para quem pratica concussão (exige vantagem indevida para si ou outra pessoa em razão da função assumida) passa de dois para quatro anos. Acusados do crime podem ficar presos por até oito anos.
Para corrupção ativa ou passiva e peculato, a pena mínima também passa de dois para quatro anos. A máxima se mantém em 12 anos. A pena mínima para quem pratica excesso de exação sobe de três para quatro anos. O condenado pode ficar preso, no máximo, oito anos.
Uma emenda apresentada pelo ex-presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), acatada durante a discussão, inclui ainda o crime de homicídio simples cometido de forma qualificada - quando a pessoa tem a intenção de matar, mas tem a intenção de causar sofrimento à vítima - como hediondo.
Outra emenda do senador Wellington Dias (PT-PI) trata de peculato qualificado, ou seja, quando o crime é cometido por autoridades (ministros, membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, entre outros). A ideia é aumentar em um terço a pena, que é de quatro a doze anos, quando houver "expressivo dano causado por agente político", conforme explicou o petista.
Apesar da pressa do presidente do Senado, a proposta ainda precisa tramitar na Câmara dos Deputados. No entanto, o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ainda não deu sinalização de que vai priorizar a proposta. 
Fonte: Débora Álvares - O Estado de S. Paulo