CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 30 de julho de 2013

Caio Castro e Sabrina Sato estrelam filme sobre atleta ubatubense no cinema

Foto: Divulgação
UBATUBA: O longa metragem “Aprendiz de Samurai” conta a história de Max Trombini , judoca nascido em Ubatuba que conquistou muitos prêmios e teve uma vida bastante conturbada. O ator Caio Castro esteve em Ubatuba e conta que  o filme baseado no livro de Trombini mostra como os valores orientais de ética e moral, somados ao aprendizado e prática das artes marciais, podem mudar a forma como se conduz a vida. Caio diz que praticou  judo quando pequeno  “ me preparei muito para o filme, não abri mão de fazer as cenas de luta, treinei bastante e não precisei de dublês” completa.
Este é o primeiro filme de longa metragem do diretor Stefano Capuzzi Lapietra de 25 anos , que já fez vários curtas e programas de televisão. O filme foi produzido pela Alpha e tem a coprodução do premiado diretor Fernando Meirelles da O2 Filmes , que já recebeu indicação para o Oscar por seu filme ‘Cidade de Deus’ entre outros prêmios internacionais . Meirelles apostou no talento do jovem diretor Stefano e disse em recente entrevista que este é um filme que emociona e inspira.
No elenco Sabrina Sato, Moacyr Frando, Tato Gabus Mendes, Felipe Folgosi e o judoca Tiago Camilo, o brasileiro que levou a Medalha de Prata nas Olimpíadas de Sidney, Bronze em Pequim e diversos outros títulos Mundiais. Mas o que reflete a grande ligação de Ubatuba no filme, além de ser cidade natal de Max Trombini é a participação especial do Mestre Sensei Josino, outro orgulho da cidade. Mestre Josino foi quem acolheu o jovem Trombini em sua infância, quando abandonado pelo pai. Ele encontrou na prática do esporte o seu rumo, seus ideais e a inspiração para sair da vida rebelde e se tornar um campeão.
O filme ainda não tem data precisa de lançamento mas o Diretor já avisou que Ubatuba vai ser uma das cidades escolhidas para o pré-lançamento.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

São Sebastião recebe o show de Paula Lima no próximo mês


SÃO SEBASTIÃO: O Anfiteatro do Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico dda cidade,  recebe no próximo mês mais um grande evento. A cantora Paula Lima, vem à cidade para uma apresentação especial de seu novo show, “Outro Esquema”. Prestes a lançar novo CD, Paula tem em seu repertório variados estilos como a bossa nova, samba, jazz, MPB e rock.
A apresentação faz parte do Circuito Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura, encerrando uma série de atrações de arte mídia e teatro de rua. O evento é aberto ao público e totalmente gratuito.
Paula Lima tem uma voz de personalidade marcante e de grande extensão. Marca presença com um balanço envolvente que tem como tempero principal o samba. Caminha com naturalidade por estilos como bossa, funk e jazz. Tudo isso na figura de uma mulher brasileira com um sorriso que cativa o público.
A “Diva da MPB”, como é chamada por seus fãs, passou por bandas como Unidade Móvel e Unidade Bop e Grêmio Recreativo, onde teve seu primeiro contato com Jorge Benjor. Participou ainda da banda Zomba ao lado de Curumim, Thaíde e Dj Hum, mas foi no Funk Como Le Gusta, fazendo a releitura de "Meu Guarda-Chuva", que Paula alcançou o sucesso de imediato com o grande público.
Em 2011 aceitou o convite para interpretar a protagonista do musical “Cats”, o segundo espetáculo do gênero mais visto do mundo, que trouxe diretores e equipe da Broadway para a montagem brasileira. Paula integrou também a bancada de jurados do programa “Ídolos”, da Frementale, criadores do “American Idol”, na versão nacional da TV Record.
Serviço: O show acontece a partir das 21h, com entrada franca e classificação livre.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Ilhabela recebe apresentações do espetáculo “Notícia Pra Embrulhar Peixe” do Circo Navegador

ILHABELA: O Circo Navegador traz para Ilhabela o espetáculo “Notícia Pra Embrulhar Peixe”, no Galpão das Artes, na Cocaia no sábado (3/8), domingo (4/8) e no dia 17 de agosto, sempre às 20h.  Com o patrocínio da Petrobras, em comemoração aos 60 anos da empresa, e o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) o espetáculo tem entrada franca e classificação indicativa de 14 anos.

O ator Luciano Draetta leva ao palco o personagem do Palhaço Surubim com seu humor irreverente e muito atual. Com muita criatividade e sensibilidade, o espetáculo traz cenas fantásticas em que o personagem consegue dar vida a objetos usando a imaginação da própria plateia. A direção da montagem é de Roberto Rosa.
Os fatos narrados pelo personagem “Vendedor de Peixes” se transformam em situações fazer com que o expectador reflita, por vezes profundamente, mas com muito humor sobre a banalização de alguns aspectos da sociedade atual, como o consumismo e a cultura materialista.

O personagem “Vendedor de Peixe” fala sobre as notícias que mais o impressionaram e que estavam nas folhas de jornal usadas para embrulhar seu produto: os peixes.
Ao todo, são 10 apresentações gratuitas levadas pela Petrobras nas cidades de São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba, no Litoral Norte.

Sobre o Circo Navegador

O Circo Navegador se dedica desde 1997 à pesquisa de linguagens, criação e produção de espetáculos de circo e teatro. Em 2009, na turnê internacional pela América do Sul, foi premiado no Festival Ibero-Americano de Teatro de Mar Del Plata e realizou apresentações no Chile e na Argentina.
Foi reconhecido pelos prêmios: Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo (2004); Funarte Carequinha de Estimulo ao Circo (2005 e 2007); ProAC - Montagem de Espetáculo Circense (2007); Funarte de Ocupação do Teatro Eugênio Kusnet (2010); ProAC - Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Artes (2010 e 2013); e ProAC - Montagem de Espetáculo de Teatro (2012). O grupo também contou com o patrocínio Petrobras em 2007 e 2010.
O Galpão das Artes fica na Rua da Cocaia, nº 720, na Cocaia. Mais informações pela homepagewww.circonavegador.com.br ou www.facebook.com/CircoNavegador.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Educação Ambiental se une a arte e ensina crianças na Fundação Mar em São Sebastião


SÃO SEBASTIÃO: A Fundação Mar, com o apoio da Administração, cedeu seu espaço na Praia Grande, região central da cidade, para promover um domingo (28) diferente, divertido e educativo para crianças e também para dar cara nova à parede externa do museu com arte ambiental de Alexandre Huber.
Inspirados no trabalho de um artista plástico ambiental que virou sinônimo no país, na luta pela conscientização e preservação ambiental da vida marinha onde por meio da magia das tintas, atuando sempre junto a diversas ONG’s, a Fundação resolveu convidá-lo pra ilustrar a parte externa do local, um mural de 30 metros, e aliou a isso uma atividade direcionada à educação ambiental para crianças.
Em meio ao trabalho de pintura no painel, Huber ofereceu uma oficina para as crianças que foram à praia, onde distribuiu telas, fez desenhos a pedido dos pequenos e os ensinou a pintar. Cada uma das crianças levou pra casa uma obra de arte inspirada na vida marinha.
Preocupado em ensinar cada passo do processo com orientações sobre ecologia e em contar curiosidades sobre os animais marinhos, o artista falou sobre a importância de levar a consciência de preservação do meio ambiente para as crianças, não somente para formar um cidadão responsável pela preservação, como usá-lo de forma importante para tentar corrigir os adultos em seus hábitos equivocados, tanto na família como na comunidade. “Quando a criança aprende a importância da preservação e entende ser preciso aplicar isso no dia à dia e dentro de sua própria casa, pode se tornar um agente difusor de boas práticas colaborando dessa forma para levar a consciência da preservação ambiental para um número cada vez maior de pessoas”, ressaltou o artista.
Para Pedro Delmonte Tarrago Corrêa, biólogo do museu da Fundação Mar, todas as atividades voltadas à educação ambiental têm uma sensível colaboração para formar cidadãos preocupados com a conservação do meio ambiente. “Isso, desde as crianças até mesmo adultos, pois apesar de muitos não terem essa preocupação, eu acredito que nunca seja tarde para desenvolve-la”, salientou.
No painel do museu, sede da Fundação Mar, Huber pintou tartarugas, mamíferos marinhos e uma variedade de espécies de peixes, retratando no local as maravilhas do oceano. “Estar em São Sebastião foi um prazer; mergulhamos de corpo e alma na natureza, seja pela riqueza da Mata Atlântica em terra firme ou pela exuberante fauna marinha presente neste litoral”, declarou.
A atividade contou com a participação de crianças da Casa da Criança e do Adolescente e das que estavam no Balneário dos Trabalhadores a passeio. A cuidadora da Casa, Valdineia dos Santos de Jesus, falou que essas atividades são sempre muito enriquecedoras. “Elas aprendem uma série de coisas que agregam seus conhecimentos, como os de meio ambiente hoje, e também aprendem a socialização”, disse.
A enfermeira Debora de Almeida Tubini, que já morou na cidade e mantém uma casa de veraneio, levou a pequena Julia para participar da oficina. “Viemos ontem aqui e soubemos da atividade, então resolvemos trazê-la e ela está entusiasmada com tudo que está aprendendo e com a produção do quadrinho. Acho esse tipo de ação extremamente importante e necessária para que este aprendizado se torne cada vez mais presente eficiente”, comentou.
O artista conta com o apoio das Tintas Eucatex, Pincéis Tigre e Telas Souza, que acreditam ser a arte a grande aliada na busca dos Futuros Guardiões do Meio Ambiente.
Mais informações sobre seu trabalho podem ser encontras no site www.huberartemarinha.com.br
Serviço: A Fundação Mar, atua diretamente na Educação e Conscientização Ambiental através de visitas monitoradas no seu Museu localizado na avenida Vereador Antônio Borges nº 1905, no Balneário dos Trabalhadores, situado na Praia Grande, e tem entrada gratuita. O telefone para informações é o (12) 3862-6936.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Confira as vagas do PAT de Caraguá desta semana

CARAGUATATUBA: Confira as vagas disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT) desta semana. O interessado deve apresentar os documentos pessoais.

Manicure, Cabeleireiro, Empregado Doméstico, Cuidador de Idosos, Auxiliar de Produção, Vendedor Externo, Tosador de Animais, Faxineiro, Operador de Processamento de Dados, Garçom, Lavador de Veículos, Marceneiro, Operador de Retro-Escavadeira, Analista de Crédito, Auxiliar de Cozinha, Programador de Internet, Motorista de Perua (Possuir Veículo Próprio), Dedetizador, Supervisor de Recepção de Hotel, Pedreiro, Encarregado de Obras, Carpinteiro, Armador de Ferragens, Azulejista, Costureira, Atendente de Telemarketing, Confeiteiro, Operador de Empilhadeira, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Almoxarifado, Instrutor de Informática, Recepcionista, Oficial de Serviços Gerais, Caseiro, Professor de Administração, Barman.

As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.
O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211

quinta-feira, 25 de julho de 2013

VI Festa Tradicional dos Castelhanos é neste sábado

ILHABELA: Os moradores da comunidade caiçara da Baía dos Castelhanos promoverão a “VI Festa da Praia dos Castelhanos”, a partir das 20h deste sábado (27/7). A última lua cheia de julho promete iluminar o evento para arrecadar fundos para benfeitorias na comunidade. O acesso à comunidade da Praia dos Castelhanos geralmente é feito apenas pelo mar ou por veículos tracionados pela estrada de terra de cerca de 20 km.

A festa contará com barracas bebidas, doces, além de diversões e brincadeiras para as crianças e uma especial queima de fogos.
Para animar a festa, a banda “Forró Bolly” apresentará seu repertório especialmente preparado para o evento, que é realizado pela parceria da comunidade com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Fim de semana com Arte e Educação Ambiental na Fundação Mar em São Sebastião


Luciano Vieira | PMSS
SÃO SEBASTIÃO: Um final de semana diferente e muito agitado. Assim será o sábado (27) e domingo (28) daqueles que passarem pela Praia Grande, na região central de São Sebastião, principalmente, se for criança.
A diversão terá como palco a Fundamar (Fundação Mar) instalada no Balneário dos Trabalhadores, que convidou o artista plástico ambiental Alexander Huber para promover dois dias diferenciados à comunidade local.
O nome do artista já virou sinônimo no País na luta pela conscientização e preservação ambiental da vida marinha,  onde por meio da ‘magia das tintas’, atua à favor de diversas ONG’s. “Estar em São Sebastião será um prazer, já que mergulhamos de corpo e alma na natureza, seja pela riqueza da Mata Atlântica em terra firme ou pela exuberante fauna marinha presente no litoral”, comentou Huber
Ação
Segundo informações da instituição, que conta com o apoio da Prefeitura, no sábado – se as condições climáticas permitirem – o artista apresentará ao público uma performance ao vivo ao pintar um painel.
A obra de arte terá como ‘tela’ a sede da própria fundação, num mural de 30 metros de comprimento, onde mamíferos marinhos, uma variedade de espécies de peixes e tartarugas  serão pintados pelo artista retratando as maravilhas do oceano.
Para este trabalho, Huber conta com o apoio das Tintas Eucatex, Pinceis Tigre e Telas Souza, empresas que acreditam ser a arte a grande aliada na busca dos “Futuros Guardiões do Meio Ambiente”.
Já o domingo será especial para as crianças que poderão participar de várias atividades artísticas e lúdicas.
Dentro deste contexto, acontecerá uma oficina de pintura em tela a ser coordenada pelo próprio artista. A atividade conta com 30 vagas e para participar, os pais devem fazer a inscrição por telefone junto à Fundação. “É neste momento que a arte se transforma em ferramenta de educação ambiental e em um bate papo com a criançada, aproveitamos o momento para matar, ainda,  todas as dúvidas sobre as espécies retratadas”, disse Huber que promete proporcionar ao grupo muita informação além da diversão.
No mesmo dia também será realizada uma oficina de brinquedos com material reciclável.
A Fundação Mar atua diretamente na educação e conscientização ambiental, através de visitas monitoradas no seu Museu, o qual já recebeu milhares de estudantes da rede de ensino local.
Serviço: A Fundamar fica na avenida Vereador Antônio Borges, 1905, no Balneário dos Trabalhadores, e sua entrada é gratuita. As inscrições para a oficina de pintura são limitadas e devem ser feitas por telefone (12) 3862-6936.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Inscrições abertas para aulas de vela e canoagem em Ilhabela

ILHABELA: A Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretaria de Esportes, Lazer e Recreação - Diretoria Náutica em parceria com o Programa Segundo Tempo informa que ainda está com inscrições abertas para as aulas de vela e canoagem. Vale ressaltar que as vagas são limitadas.

As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, localizada no bairro do Pequeá, no antigo campo da aviação. Os interessados devem comparecer munidos de comprovante de endereço, foto 3x4, declaração escolar, cópia do RG do aluno e do RG e CPF do responsável, além do exame médico.
As vagas são para as turmas de segunda e quarta e terça e quinta, no período da manhã ou tarde. Para mais informações, entrar em contato com Marcus Soares, pelos telefones 3896-5330 ou 3896-1765.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

2º Festival de Viola Caipira de Caraguatatuba - Inscrições até 9/08


CARAGUATATUBA: A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) está com inscrições abertas para o 2º Festival de Viola Caipira de Caraguatatuba até sexta-feira 9 de agosto
O evento será realizado no dia 24 de agosto de 2013, a partir das 14h, na Praça Dr. Cândido Motta

O festival é aberto a qualquer pessoa que aprecie a música sertaneja raiz e terá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados (R$ 2 mil, R$1 mil e R$800 respectivamente). 
Os concorrentes devem baixar a ficha de inscrição no site da Fundacc (www.fundacc.com.br) e entregar impressa com a música concorrente gravada num CD na sede da Fundacc (Rua Santa Cruz, 396 – Centro) de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. As informações completas estão disponíveis no edital 016/2013 no site da Fundacc. 

Mais informações: (12) 3897-5661. 

Fonte: Fundacc

Final do Festival sertanejo em São Sebastião é transferido para a próxima semana devido às condições climáticas


Luciano Vieira | PMSS
SÃO SEBASTIÃO: Devido às condições climáticas – com muita chuva e vento forte – a  grande final do Festival Sertanejo, que seria realizada nesta quinta-feira (25) foi transferida para a sexta-feira, 2 de agosto, às 20h, na Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião.
A disputa do concurso de calouros mais famoso do Litoral Norte segue bem acirrada, como definiu Marcel Soares Costa, um dos jurados do Festival Sertanejo. “A cada ano que passa o nível dos competidores aumenta. Eles estão bem preparados e há uma participação maior do público feminino. Parece que todos entraram para vencer mesmo”, avaliou.
O palco do Arraiá Caiçara recebeu 14 músicos que participavam da segunda noite da fase classificatória nesta quarta-feira (24). Na mesma noite ainda foram definidos os dez finalistas que se enfrentarão na grande final.
As belas vozes que mais encantaram os jurados foram dos cantores Douglas Ramos (Você Mudou); Romeu e Rogério (Telefone Mudo); Clayton e Alex (Te amos cada vez mais); Serginho Benetelli (Nova York); Ney Gonçalo e Praianinho (Moreninha linda); Fernanda Leturia (Tocando em frente); Gi Benetelli (Romaria), Mirian Mendes (Choram as rosas), Nilson (Volta pro meu coração) e Leco Rodrigues (Mexe que é bom).   
O experiente Douglas Ramos, que venceu a edição de 2012 cantando em parceria com seu irmão Alan Ramos, também acredita que este ano a competição está mais difícil do que nas outras edições. “Estão todos de parabéns. Este ano há mais pessoas e com grande potencial. Será uma disputa muito difícil”, contou.
Já a finalista Gi Benetelli, está com grandes expectativas. “Esta é a terceira vez que participo do Festival e a primeira que me classifico para a final. Estou muito feliz só de ter passado esta fase”, comentou.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Grupo “Dança de Rua é Arte” de Ilhabela é o Brasil no Mundial de Hip-Hop nos EUA

ILHABELA: O grupo “Dança de Rua é Arte”, de Ilhabela, vai representar o Brasil pela categoria juvenil (dos 10 aos 17 anos) no Campeonato Mundial de Hip-Hop, realizado entre os dias 6 e 11 de agosto, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento vai reunir 21 países, com 2,5 mil dançarinos, 250 grupos e 40 coreografias.

O grupo ilhabelense é formado por dançarinos do projeto “Dança de Rua é Arte”, idealizado pelo coreógrafo Kléber Moreira, desenvolvido pela Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), com o apoio da Prefeitura de Ilhabela.

Campões da etapa nacional, em Belo Horizonte, o grupo garantiu vaga para o mundial e embarca para os EUA no próximo dia 4 de agosto, levando cinco atletas do arquipélago para a disputa. E quem terá a reponsabilidade de levar o nome do país e do município na competição são os dançarinos: Henrique dos Santos Oliveira (10 anos), Thayana Leandro dos Reis (13), Fernanda de Macedo Renzo (15), Gabriella Souza Silva (16) e Mascionilia Beatriz da Silvera (17).

Para o coreógrafo do grupo, a competição é uma ótima oportunidade de aprendizado. “Nunca cobrei resultados dos meu alunos. Eles estão preparados para ganhar, mas isso, é consequência. O mais importante é competir e aprender com todos os países que vão participar. Espero que possamos fazer uma excelente competição em nossa primeira participação”, conta

Para essa primeira apresentação do grupo no Mundial, Kléber Moreira preparou uma coreografia que tem a marca brasileira. São dois ritmos: Samba e Hip-Hop. E é com essa mistura que a equipe tenta fazer história. “A coreografia foi pensada de acordo com a competição. Usei o samba que é a nossa raiz. O hip-hop tem uma ‘pegada’ americana. Espero que juízes e público gostem da apresentação”, explica o coreografo. 

Na competição, Kléber Moreira também destaca uma grande dificuldade: o tempo de apresentação. Segundo ele, em competições estaduais, o tempo máximo permitido é de cerca de cinco minutos. O mesmo não acontece no mundial, e o grupo terá que se adaptar e a coreografia não passará dos dois minutos. “Nós vamos inovar e apresentar duas coreografias de dois minutos cada. A primeira será apresentada na primeira fase e a segunda se chegarmos a fase final. Tivemos que nos adaptar e mesmo assim, muita coisa boa que esse grupo produz não será mostrado no mundial”, explica Moreira.

Para o dançarino mais novo do grupo, Henrique dos Santos Oliveira, de 10 anos, que é filho do coreógrafo, a disputa do mundial é uma ótima oportunidade para dançarinos e professores. “Eu acho muito legal. Essa é uma excelente oportunidade para todos nós e além disso vou andar pela primeira vez de avião. Estou ansioso”, confessa.
A mais experiente da equipe, Mascionilia Beatriz da Silvera, de 17 anos, conta que a participação na competição serve como aprendizado. “É a primeira vez que visitamos um outro país e é uma grande aventura disputar esse campeonato. Além disso, temos a responsabilidade de representar o Brasil. É muito gratificante”, relata a aluna.

O grupo recebeu ajuda de diversos comércios da região, além da banda Tomcats e da dupla Ronei e Alan, que promoveram shows em beneficio ao grupo.  A equipe também tem o apoio das empresas Eco Services, Km Studio de Dança, Colégio São João.

“Quero fazer um agradecimento especial a Prefeitura de Ilhabela, que sempre nos apoiou. O prefeito Toninho Colucci, o chefe de Gabinte, Julio Cezar De Tullio, o secretário de Cultura, Nuno Gallo, e também a Fundaci. Todos estavam sempre conosco, nos apoiando em todos os momentos. Muito obrigado”, agradece o coreógrafo Kléber Moreira.

“Dança de Rua é Arte”

O sonho começou há 15 anos, mais precisamente, em 1998, no município de Ilhabela. Naquele ano surgia o projeto “Dança de Rua é Arte”, idealizado e desenvolvido pelo coreografo Kléber Moreira. O objetivo era levar a Dança de Rua para as comunidades do arquipélago, inserindo cultura e arte.  Foi mais que isso. O projeto chegou a contar com 900 alunos de todas as idades e em diversos bairros do município e foi sucesso entre alunos de 6 a 60 anos.  

Em 2009, as atividades foram mais constantes e presentes em toda a cidade. Atualmente, o projeto alcança todos os bairros do município, com aulas de Dança de Rua, Dança Sociais e com aulas de dança para a terceira idade, com aproximadamente 600 alunos atuantes.

“O principal objetivo do trabalho é a questão da cidadania. Primeiramente, queremos formar cidadãos, pessoas de bem, com saúde e alegria, sempre. A dança nos proporciona isso e é o que queremos levar para todos os nossos alunos”, ressalta Kléber.
As aulas de dança de rua são realizadas em todos os bairros do município, todos os dias (exceto aos finais de semana), em horários diferenciados e os alunos podem participar dos 6 aos 25 anos. Já as danças sociais tem suas aulas também todos os dias, em horários variados, nos bairros da Água Branca, Gren Park e no Centro Cultural “Prefeito Roberto Fazinni”. A Terceira Idade também está presente e conta com aulas às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, e com alunos a partir dos 60 anos.
Quem ministra as aulas são os professores: Kléber Moreira, Camila Santos, Marcos Rodrigues e Fábio Henrique. Todos os professores são funcionários da Prefeitura de Ilhabela, e contam com o apoio da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Falamansa abre o último fim de semana do Arraiá Caiçara 2013


SÃO SEBASTIÃO: O Falamansa, uma das bandas brasileiras de forró universitário de maior sucesso do país, será a atração desta sexta-feira (26) abrindo o último fim de semana de Arraiá Caiçara 2013. Criada em 1998 em São Paulo, os músicos apresentarão em São Sebastião o novo show da turnê “As Sanfonas do Rei”, uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
O grupo de forró, composto por Tato (voz e violão), Alemão (zabumba), Dezinho (triângulo e percussão) e Valdir (acordeão) possui nove discos lançados. Logo no início da banda, até o fim de 2001, vendeu mais de um milhão de cópias de CDs no Brasil.
O Falamansa substitui a Banda Eva que se apresentaria no dia 26, mas por problemas na agenda de compromissos a apresentação foi cancelada.
Biografia
Com a invasão do forró nas noites de São Paulo, surgiu na cidade um movimento para atender a demanda das casas noturnas e do público jovem. Esse público se identificou de imediato com a dança e com o ritmo contagiante do estilo.
Em 1998, o Falamansa surgiu como um dos grupos mais promissores e ganhou destaque em todo o país. Além de começarem a compor suas primeiras canções logo nos primeiros meses do conjunto, Josivaldo Leite, Dezinho, Tato, Alemão e Valdir interpretavam sucessos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, misturando sempre o chamado "Forró Universitário" ou "Forró Pé-de-Serra", com as raízes da música nordestina.
O Falamansa promete um grande show recheado de sucessos da trajetória da banda e clássicos da música nordestina.
No sábado (27) o Arraiá continuará com o sertanejo universitário de Bruno César e no domingo (28) encerrará com grande show da banda de forró Pé-de-Serra Trio Virgulino.
Serviço: O Arraiá Caiçara 2013 vai até o próximo domingo (28) com show gratuitos, barracas de comidas típicas e grande estrutura. 
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Primeira rodada do Campeonato de Futebol Amador de Caraguá é neste domingo

CARAGUATATUBA: Oito jogos abrem a 1ª Copa Brahma de Futebol (Campeonato Amador das 1ª e 2ª Divisões) no próximo domingo (28/07/2013), a partir das 13h, nos campos do Barranco Alto, Poiares, Brasília e Morro do Algodão. A competição reúne 32 equipes.

O campo do Barranco Alto recebe União Colonial e União do Litoral na primeira partida da 1ª Divisão do campeonato. Às 15h, haverá Brasília e Pegorelli.  As equipes do Barranco Alto e do Jetuba se enfrentam às 13h, no Poiares. Em seguida, às 15h, o Fluminense disputa com o São José.

Às 13h, os times do Estrela do Morro e Gaivotas jogam pela 2ª Divisão no campo do Esporte Clube Brasília, no Porto Novo. Após, às 14h, tem Riza e Força Jovem. No Morro do Algodão, às 13h, o Corinthians compete com o Cruzeiro, e Cruz de Malta e Barcelona encerram a rodada às 15h.

Os grupos da 1ª Copa Brahma de Futebol (Campeonato Amador das 1ª e 2ª Divisões) foram definidos no Congresso Técnico na quinta-feira (18), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug).

No Grupo A da 1ª Divisão estão as equipes do Santa Cruz, Pedrinho F.C., Brasília, União Colonial, União do Litoral, Pegorelli, Tabajara e Primavera.  O Grupo B reúne Fluminense F.C., Grêmio, Barranco Alto, Caputera, Fortaleza, Jetuba, Poiares e São José. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as eliminatórias da fase final. Os quatro últimos colocados serão rebaixados para 2ª Divisão em 2014.

O Grupo A da 2ª Divisão conta com Estrela do Morro, Corinthians, Indaiá, Casa Branca, Tourinhos, Águia Dourada, Cruzeiro e Gaivotas. Os times do Beira-Mar Coloniano, Cruz de Malta, Jaraguazinho, Riza, Força Jovem, Juventus, Barcelona e Brasileirinho compões o Grupo B do torneio. As quatro melhores equipes de cada chave garantem vagas nas eliminatórias da fase decisiva.  Dois times sobem para a 1ª Divisão no próximo ano e quatro caem para 3ª Divisão.

Amistoso

As equipes de Futebol Sub-11, Sub-13 e Sub-15 da Seleção de Caraguá fazem jogos amistosos neste sábado (27) contra os times de Paraibuna das mesmas categorias.  As partidas ocorrem no campo do Clube Atlético Poiares.
A primeira disputa será às 8h30, pela categoria Sub-11. Na sequência, às 9h30, entram em campo as equipes da Sub-13 e às 10h30, é a vez do jogo da Sub-15. A entrada é franca. 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

2º Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé acontece neste fim de semana em Boiçucanga


SÃO SEBASTIÃO: Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o projeto Buscapé realiza entre os dias 26 e 28 de julho o 2º Arraial Gastronômico em Boiçucanga, na Costa Sul do município.
O evento acontecerá em estrutura montada ao lado da Praça Pôr-do-Sol, onde chefs e profissionais da gastronomia estarão em barraquinhas preparando quitutes como cuscuz a paulista, nhoque com bolonhesa de cabrito, canjiquinha mineira com costela defumada e embutido da canastra, sanduíche de costela com barbecue de maçã, creme de vaca atolada, polenta com ragu de linguiça, quirela com costelinha de porco, arroz lambe lambe de mariscos, caldo verde, pavê de paçoca e cural brullê, brownie com manteiga de amendoim, vinho quente, quentão, dentre outros. 
As criações dos consagrados chefs serão vendidas a preços populares e toda renda revertida ao projeto Buscapé, desenvolvido pela Polícia Militar com apoio da Prefeitura, que este ano recebeu o prêmio Responsabilidade Social 2013 da revista Prazeres da Mesa.
Além dos pratos, o público também contará com música ao vivo, quadrilha, brincadeiras e DJ’s a partir das 19h. A expectativa dos organizadores é atrair mais de 3 mil pessoas nos dias da festa.
Um dos objetivos para angariar fundos é a reforma do galpão onde acontecem as aulas do projeto, que atende mais de 80 crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos de idade. No local, são desenvolvidas atividades extraescolares ligadas ao esporte, arte e culinária.
Para o enófilo Álvaro Cézar Galvão, a ação é muito bacana e totalmente solidária. “Ela é feita por pessoas que só querem ajudar a dar mais condições para as crianças escolherem um futuro. Manifestações como essa deveriam estar mais na mídia”, destacou.
Um dos chefs, Eudes Assis, já foi premiado por revistas especializadas como revelação da gastronomia. Nascido e criado no litoral, o profissional assumiu as atividades de cozinha para as crianças e já levou mais de 60 chefs para ministrar aulas e distribuir conhecimento aos pequenos aprendizes em dois anos de projeto.
Ainda em relação ao Buscapé, em sua página no face, o projeto divulga um dos trabalhos da chef Paula Labaki, a atividade do Arraial propriamente dito bem como convida a comunidade para assistir  ao meio dia desta quarta-feira (24) pela SPTV (Rede Globo), o programa de Amanda Apple em que será exibida uma das receitas de Paula.
Confira nos links:
Serviço – A Praça Pôr-do-Sol fica na avenida Walkir Vergani, nas imediações do Pronto Atendimento Boiçucanga. Mais informações em www.facebook.com/projeto.buscape e www.divinoguia.com.br/default.asp?acao=indicar&idmateria=144 - página de revista eletrônica sobre alta gastronomia, enologia, epicurismo, cultura e lazer
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

terça-feira, 23 de julho de 2013

Confira as vagas do PAT de Caraguá desta semana

CARAGUATATUBA: Confira as vagas disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT) desta semana. O interessado deve apresentar os documentos pessoais.

Auxiliar de Limpeza, Oficial de Serviços Gerais, Marceneiro, Lavador de Veículos, Garçom, Auxiliar de Cozinha, Empregado Doméstico, Analista de Crédito, Vendedor Pracista (Possuir Veículo Próprio), Carpinteiro de Obras, Mecânico de Automóvel, Soldador, Motoboy, Salgadeiro, Programador de Internet, Motorista de Perua (Possuir Veículo Próprio), Dedetizador, Supervisor de Recepção de Hotel, Manicure, Pedreiro, Encarregado de Obras, Armador de Ferragens, Azulejista, Costureira, Auxiliar de Dentista, Pizzaiolo, Atendente de Telemarketing, Confeiteiro, Auxiliar de Faturamento, Operador de Empilhadeira, Cozinheiro Geral, Eletricista de Manutenção, Trabalhador Rural, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Contabilidade.

As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.

O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211

“Bossa Jazz” movimenta último fim de semana de julho em Ilhabela

ILHABELA: A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) realizam no próximo fim de semana (26 a 28/7) o “Bossa Jazz”, com uma série de shows na Praça das Bandeiras, na Vila, fechando o mês de julho com muita música de qualidade. Esta é a primeira edição do evento que visa valorizar o talento e o profissionalismo dos músicos locais em dois estilos musicais consagrados pelo público. “O mês de julho foi recheado de grandes atrações, com a Semana Internacional de Vela, Feira Literária e o 1º Festival Internacional de Jazz, movimentando a cidade em pleno inverno. Teremos agora pra fechar o mês o Festival da Tainha no sul da ilha e o Bossa Jazz na Vila”, destaca o prefeito Toninho Colucci.
 
“Os músicos locais figuram nas apresentações da programação não só pelo fato de serem de Ilhabela, mas sim por terem talento e repertório com muita música de qualidade”, explica o secretário da Cultura, Nuno Gallo.
 
Dentre as atrações que o público vai conferir no “Bossa Jazz” estão: Orquestra Popular de Ilhabela, Bucaneiros, Trio Brasil, Farofa Caiçara, Felipe Blues, Beto Di Franco e Tarcisio Cesar.
 
Orquestra Popular de Ilhabela- Os ritmos jazzísticos são saudados pela Orquestra Popular de Ilhabela com sua formação de Big Band: saxofones, trompetes, trombones e uma sessão rítmica completa formada por percussionistas e bateristas, contrabaixista, guitarrista e pianista. Coordenado pelo Maestro Almir Clemente Pereira, a orquestra apresenta um repertório eclético voltado à MPB, mas sem deixar de lado os ritmos norte-americanos dos mestres do jazz com arranjos personalizados no melhor estilo Glen Miller.

Bucaneiros - Com formato de “Dixieland” inspirado nos temas característicos das tradicionais bandas de jazz de Nova Orleans-EUA. A banda “Bucaneiros” é formada pelos músicos: Tuco Ballestero (washboard), Tiago Eliziário (trombone), Victor Souza (tuba), Daniel Arruda (trompete), Lelê da Viola (banjo). Os integrantes são de Ilhabela  que garantem um som de qualidade, todos os músicos caracterizados fazem o som itinerante que encanta todos que acompanham a banda durante suas apresentações.

Trio Brasil – O grupo recém-formado já provou que forma uma alquimia entre os seus componentes ao juntar seus talentos a um repertório brasileiro altamente sofisticado. Formado por Netão Sandreschi (voz e violão), Mamone, um dos melhores baixistas de Ilhabela, e Gustavo Ponce de Leon, na bateria. Este trio levará ao palco uma série de canções brasileiras de renomados compositores como Milton Nascimento, Ivan Lins e Tim Maia.
 
Farofa caiçara – A banda foi formada por músicos de Ilhabela em meados de 2012,  composta por Thiago (contrabaixo), Adilson (trompete), Gustavo (bateria), Alexandre (violão e guitarra). O grupo aprecia diversos estilos musicais resultando em um eclético e agradável que vai da bossa nova ao jazz junto com pop rock nacional.

Felipe Blues – O bluesman de Ilhabela dá forma e ritmo a clássicos dançantes desde Duran Duran, Hall & Oates, Men at Work, com muita influência de Pink Floyd e sem contar, o arremate melódico e especial do Blues. O público apreciador do blues não pode ficar de fora, pois o repertório traz os clássicos do gênero com a maestria de poucos.
Beto Di Franco e Tarcísio Cesar – O público poderá conferir ao vivo o show “Brazilian Jazz” do duo e ver e ouvir o que acontece quando dois talentos natos da música instrumental se encontram. O repertório vai da bossa nova, passa por clássicos da MPB e chega ao jazz.
 
Confira a programação:
 
Local: Praça das Bandeiras - Vila
 
26/07 - Sexta-Feira
 
21h – Orquestra Popular de Ilhabela
 
22h - Bucaneiros
 
27/07 – Sábado
 
21h- Trio Brasil
 
22h – Farofa Caiçara

28/07 – Domingo
 
21h- Felipe Blues
 
22h - Beto Di Franco e Tarcisio Cesar 

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Justiça mantém comunidade de quilombos em Ubatuba

UBATUBA: Representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estiveram em Ubatuba e no início da noite desta segunda-feira e conseguiram uma liminar na Justiça Federal para barrar a retirada de moradores da comunidade remanescente de quilombos localizada na Praia de Cambury, ao norte da cidade. A legislação prevê que a Justiça Federal tem a competência para atuar em conflitos envolvendo comunidades de quilombos.
A Justiça de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, determinou a retirada de moradores da comunidade remanescente de quilombos para o cumprimento de uma ação de reintegração de posse de parte da área, movida em 1976. Um oficial de Justiça e 12 policiais militares chegaram ao vilarejo na manhã desta segunda-feira para cumprir a decisão, mas a ação ficou marcada para a manhã desta terça-feira, 23, devido ao número insuficiente de policiais, ante os 200 moradores do local.
Policiais federais poderão ser acionados na manhã desta terça para que a Polícia Militar não cumpra a ordem judicial. A área estava sendo reivindicada por João Bento de Carvalho, morto aos 105 anos, mas o processo continuou sendo movido por sua esposa. Segundo o monitor ambiental Fábio Tomaidis, 39, morador do local, a área é reconhecida pelo Incra e pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). O local também é certificado pela Fundação Cultural Palmares. A área está protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar e pelo Parque Nacional da Bocaina. Segundo ele, Carvalho teria tomado posse de parte da área de forma clandestina. "Ele requeria 10% da área remanescente".
Até as 19h30 desta segunda, as 39 famílias que residem na área estavam de prontidão. "Tememos que os policiais cheguem de madrugada e nos surpreendam", disse uma das moradoras. Tomaidis declarou que caso a reintegração de posse seja cumprida, os moradores tentarão impedir a entrada dos policiais no local, que é cercado por cachoeiras com diversos caminhos abertos na mata.
Fonte: Reginaldo Pupo - Estadão Conteúdo

Empreendedores de Ilhabela recebem palestras gratuitas do Sebrae

ILHABELA: O Sebrae Ilhabela vem apresentando durante o mês de julho uma extensa programação voltada aos empreendedores interessados em planejar e agir para que seus negócios obtenham resultados positivos. São palestras, consultorias e cursos gratuitos realizados na sede da Secretaria de Turismo e fomento na Barra Velha, basta se inscrever com antecedência para garantir a vaga.
 
A palestra “Planejamento, Programação e Controle da Produção – PPCP” será nesta quinta-feira (25/7), das 9h30 às 11h. O objetivo é sensibilizar o empreendedor para a importância do planejamento de curto, médio e longo prazos para obter melhores resultados do seu negócio, além de orientar sobre as atribuições e ferramentas do setor de Planejamento da Produção.
 
Ainda na quinta-feira (25/7), outra palestra vai interessar os empresários “Como e por que mapear os processos da  sua  empresa”, das 15h30 às 17h30.  Dentre os assuntos a serem abordados estão os mapeamentos dos processos na sobrevivência e crescimento do negócio, práticas para a melhoria contínua da produtividade.
 
Ambas as palestras serão ministradas por Michelle Santos, consultora do Sebrae-SP, especialista em qualidade e produção do escritório regional de São José dos Campos-SP.
 
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por telefone, e-mail ou pessoalmente com antecedência, no Posto Sebrae-SP de Atendimento ao Empreendedor, na Secretária de Turismo, à Praça Vereador José Leite dos Passos nº 14, Barra Velha, local onde acontecerão as palestras. Mais informações pelo telefone (11) 3895-7220 ou pelo e-mail pae@ilhabela.sp.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Casa Caiçara oferece quitutes típicos e música com artistas locais


Luciano Vieira | PMSS
SÃO SEBASTIÃO: A Casa Caiçara da edição 2013 do Arraiá tem programação especial para os munícipes e moradores. Música e culinária são retratadas por artistas locais para mostrar um pouco da cultura tradicional dentro do evento. Todas as noites, o espaço tem atraído um bom público a fim de saborear os pratos e ouvir a boa música.
Na cozinha, um fogão à lenha montado no local para a preparação de pratos caiçaras e típicos dos festejos julinos, chama atenção dos visitantes. Nesta terça-feira (23) o diferente café caiçara feito no fogão à lenha será oferecido ao público, na quarta (24), haverá distribuição de pipoca, quinta-feira (25) será a vez do arroz doce, sexta (26) e sábado (27), quentão e no domingo (28) é mais um dia de arroz doce.
Os pratos típicos caiçaras são oferecidos gratuitamente para o público. Os quitutes são preparados pelas funcionárias da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião.
Já as apresentações musicais, acontecem sempre a partir das 20h. Na sexta-feira terá a banda Manos Caiçara com o tradicional forró pé de serra e no sábado, a dupla Erick e Zezinho com a pegada sertaneja.
O Arraiá Caiçara tem a realização da Prefeitura  com o apoio da cerveja Skol.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Prefeitura assume gestão da Casa de Saúde Stella Maris conforme determinação da Justiça

Ação Civil Pública nº 0008725-37.2013.8.26.0126

CARAGUATATUBA:
Em decisão liminar, o juiz João Mário Estevam da Silva, da 2ª Vara Cível de Caraguatatuba, deferiu a intervenção administrativa, requerida pelo Município, da Casa de Saúde Stella Maris, administrada pelo “Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada”. O Município fica autorizado a requisitar bens e a direção da Casa de Saúde para atender as necessidades públicas urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, conforme Decreto Municipal nº 92, por meio do qual foi declarada a situação de calamidade pública.

O Município ingressou com ação civil pública objetivando autorização judicial para realizar intervenção administrativa no hospital, único na cidade referenciado para atendimento pelo SUS. Entre as alegações estava o fato de que a entidade requerida tem recusado atendimento a crianças e gestantes, pessoas que acabam encaminhadas a hospitais de outras cidades, sofrendo risco de vida pelo não atendimento imediato.

Segundo a decisão, "o que torna factível tal necessidade de autorização prévia é a evidente incompatibilidade entre eventual requisição administrativa, sem prévia autorização judicial, e a decisão liminar proferida por este Juízo nos autos nº 1185/12, decisão esta que ainda vigora e obriga a requerida a prestar os serviços previstos no convênio 01/2012".

Na decisão consta, ainda, que compete unicamente ao Município, sem qualquer outra necessidade de autorização ou pronunciamento jurisdicional, definir a formação e nomeação de Comissão Gestora Interventora, escolha, nomeação e remuneração de interventor, bem como a execução de todos os atos inerentes à requisição administrativa civil, tais como contratações e demissões.
Cabe recurso da decisão.

Nota publicada no site do Tribunal de Justiça de São Paulo

Dupla Caio César & Diego apresenta o melhor do sertanejo universitário atual no Arraiá Caiçara


Luciano Vieira | PMSS
SÃO SEBASTIÃO: A noite de domingo (21) esquentou a Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade. A dupla de sertanejo universitário Caio César & Diego, cantou por quase duas horas sucessos atuais e composições próprias.
Os músicos divulgam seu recente trabalho, com a participação do funkeiro MC Catra na música “Camarote dos Amigos”.
Com muita participação do público, o show teve desde a pegada pop do sertanejo atual, passando pelo arrocha, gênero mais dançante, chegando ao sertanejo raiz com moda de viola e músicas mais apaixonadas.
Por vários momentos, a dupla chamou pessoas da plateia para dançar no palco. Caio César e Diego agradeceram a oportunidade de se apresentarem mais uma vez na cidade. “Queremos agradecer ao prefeito Ernane por novamente nos convidar pra participar de uma festa tão linda como essa. Sempre que nos convidar, estaremos aqui”, agradeceu a dupla.
Na próxima semana o Arraiá continuará com o Festival Sertanejo de terça (23) a quinta-feira (25). Haverá ainda  show da Banda Falamansa na sexta (26), Bruno Cesar no sábado (27) e, encerrando a festividade, subirá ao palco central do Arraiá, o Trio Virgulino, no domingo (28).
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

sábado, 20 de julho de 2013

4º Festival da Tainha começa no dia 26 de julho e traz banda “Farofa Carioca” em Ilhabela


ILHABELA: O 4º Festival da Tainha de Ilhabela será promovido nos dias 26, 27 e 28 de julho, na Praia Grande, no sul do município, e também nos dias 3 e 4 de agosto, na Praia de Santa Teresa, no Centro de Apoio ao Pescador, próximo à Vila. Além de pratos a base do pescado, o festival terá uma programação com apresentação de músicos locais e o show do grupo “Farofa Carioca”, no dia 27 de julho (sábado), às 22h.

O evento é promovido pela Prefeitura de Ilhabela, com a organização da Secretaria de Turismo e Fomento, em parceria com a comunidade pesqueira. O público poderá conferir pratos típicos da culinária caiçara e porções, numa praça de alimentação montada tanto no sul como na Praia de Santa Tereza, de forma a valorizar a cultura local e dar oportunidade para a comunidade de pescadores comemorar a época da pesca da tainha.

Farofa Carioca – Há quinze anos, o Farofa Carioca vem misturando vários ritmos, como samba, funk, jongo, rock, jazz, rap, reggae e xote. O grupo traduz em música o traço mais marcante da cultura brasileira: a combinação de influências diversas, que forma um gênero democrático, irreverente e original. 

Um suingue contagiante e letras que falam da realidade do Brasil, ingredientes de uma mistura irresistível e bem brasileira: este é o Farofa Carioca.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela