CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sábado, 31 de agosto de 2013

Oito partidas movimentam Campeonato de Futebol Amador de Caraguá no domingo

A 1ª Copa Brahma de Futebol (Campeonato Amador de Futebol das 1ª e 2ª Divisões) tem mais oito jogos neste domingo (1º/9/2013), a partir das 11h, nos campos do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), Barranco Alto e no Poiares.
Pela 1ª Divisão, as equipes do Jetuba e Fluminense competem às 11h, no Cemug. Às 13h, o Poiares disputa com o Fortaleza. Os times do Pedrinho e do E.C. Primavera se enfrentam às 15h.

No campo do Barranco Alto, às 11h, haverá Tabajara e Brasília pela 1ª Divisão do campeonato. Em seguida, às 13h, tem Pegorelli e União Colonial. Às 15h, União do Litoral disputa com o Santa Cruz.
Às 13h, as equipes da Força Jovem e do Beira-Mar Coloniano abrem os confrontos da 2ª Divisão, no campo do Poiares. Na sequência, às 15h, Barcelona e Jaraguazinho encerram os jogos da categoria. 

Na última quinta-feira (29), o E.C. Indaiá ganhou do Corinthians por 3 a 0 pela 2ª Divisão do torneio. Os gols da vitória do Indaiá saíram dos pés de Thiago “Bola”, Mauricinho e Silvinho.

Categoria de Base e Veterano 35 Anos
A Copa Gatorade de Futsal da Categoria de Base e o Campeonato de Futebol Master 35 Anos continuam neste sábado (31), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves e nos campos do Poiares (atrás do Semar) e Barranco Alto.

O ginásio do Cemug recebe os jogos da Copa Gatorade de Futsal da Categoria no período da manhã. Às 8h, as equipes do Olaria e Perequê/Barcelona competem no Sub-15 Feminino. 
Os times do Perequê/Barcelona e Pastoral fazem a semifinal da Sub-8 às 8h40. Os outros dois semifinalistas da Sub-8, Bola 10 e Olaria, entram na quadra às 11h.

Ainda pela 2ª fase da competição, às 9h20, o Tinga disputa com o Perequê/Barcelona na Sub-10.  Às 10h, Gelaf e Bola 10 se enfrentam na semifinal da Sub-12. Pela 2ª etapa da Sub-10, Bola 10 e Gelaf A jogam às 10h40. Em seguida, às 11h40, os times do Olaria e Projeto Integração disputam uma vaga na final da Sub-12.

Dois jogos da Copa Gatorade de Futsal da Categoria de Base movimentou o Cemug na noite dessa quinta-feira (29). Pela Sub-10, o Gelaf A ganhou do Projeto Integração A por 4 a 3. Victor Tadeu, Guilherme Nascimento, Igor e Gabriel marcaram os gols do Gelaf A. Os atletas Vinícius Silva, com dois, e Vinícius Odair fizeram os gols do Projeto Integração A. Na outra partida da categoria, Perequê/Barcelona e Brasília empataram em 2 a 2. Kauan foi responsável pelos gols do Perequê/Barcelona. Os gols do Brasília saíram dos pés de Pablo e Thiago. 

Master 35 Anos – As partidas do Campeonato de Futebol Veterano 35 Anos começam às 15h, no Centro Esportivo.  As equipes do Barranco Alto e Caputera fazem a primeira partida. Após, às 17h, haverá Brasília e Pitiko. Os times do São José e Brasileirinho entram em campo às 19h.
No campo do Poiares (atrás do Semar), às 15h, o União Colonial disputa com Cai e Sara. As equipes do União do Litoral e do Estrela do Morro competem no Barranco Alto no mesmo horário. 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Caiçarada em Ubatuba

UBATUBA: Começou nessa sexta na Barra dos Pescadores, o ”8º Festival de Cultura Popular Caiçarada”. Serão três dias de Festival com diversas apresentações culturais locais e regionais. Uma das grandes atrações será a “Casa Caiçara”, que fez parte da composição da “Vila Caiçara”, muito elogiada na Festa de São Pedro Pescador deste ano. Os trabalhos para a construção do espaço já estão a todo vapor. Devido ao grande sucesso na Festa de São Pedro, na Caiçarada a “Casa Caiçara “ terá quase o dobro do tamanho, com o objetivo de proporcionar mais conforto e comodidade aos seus visitantes. Eles poderão saborear a boa comida caiçara feita na hora, fazer paçoca e pixé no pilão, mandioca e banana cozida no fogão de lenha, além de experimentar a tradicional concertada, bebida tipicamente caiçara – tudo acompanhado de muita música e danças tradicionais da cultura caiçara. 
A programação será bem diversificada, contando com 12 grupos locais e grupos convidados de São Sebastião e Lagoinha. Além das apresentações culturais, na manhã de sábado, um Café Caiçara será servido antes da Mesa Redonda “Caiçara, uma cultura que resiste.” – roda de conversa com pessoas ligadas a cultura caiçara.
Já no sábado a tarde, entre as atrações está o Encontro de Contadores de Causos “João de Souza”. No domingo, haverá corrida de canoa no Rio Grande e Torneio de Truco na parte da manhã. Fechando o evento o Festival de Viola “João Alegre” abre espaço para os violeiros animarem o público.
Confira abaixo a programação completa, traga a sua família e participe desta grande festa em homenagem a cultura caiçara!
 Programação 
31/08 – sábado
13h – Folia de Reis da Costa Sul de São Sebastião
14h – Grupo “Ô de Casa”
15h – Grupo Concertada
16h – Encontro de Contadores de Causos “João de Souza”
18h – Folia do Divino de São Sebastião
19h – Dança da Fita do Itaguá
20h – Fandango Ubatubano
21h – Fandango Caiçara
01/09 – domingo
10h – Corrida de Canoas
11h – Campeonato de Truco
13h – Orgulho Caipira – Lagoinha
14h – Folia de Reis do Sertão da Quina e Maranduba
15h – Dança do Boi
16h – Grupo Aldeia Renascer
17h – Grupo Cantamar
18h – Congada de Bastões de São Benedito do Puruba
20h – Festival de Viola “João Alegre”
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Confira as vagas do PAT de Caraguá desta semana

CARAGUATATUBA: Confira as vagas disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT) desta semana. O interessado deve apresentar os documentos pessoais.

Serralheiro (Metais), Instalador de Toldos, Calheiro, Dobrador de Calhas, Vendedor Pracista, Lavador de Veículos, Almoxarife,  Operador de Telemarketing (Vendas), Oficial de Serviços Gerais, Auxiliar de Escrituração, Auxiliar de Lavanderia, Passador de Roupas, Barman, Tosador de Animais, Confeiteiro, Balconista, Cozinheiro Geral, Auxiliar de Cozinha, Empregado Doméstico, Faxineiro Diarista, Manicure, Pizzaiolo, Padeiro, Açougueiro, Salgadeiro, Esfiheiro, Recepcionista de Hotel, Operador Gráfico de Corte e Vinco, Costureira, Professor de Mecânica Industrial, Auxiliar de Compras, Mecânico de Bicicletas, Auxiliar de Floricultura, Estoquista, Operador de Caixa, Repositor de Mercadorias.

As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.

O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211


Desfile cívico-militar do Aniversário de 208 anos de Ilhabela será realizado no próximo dia 3 na Vila

ILHABELA: A Prefeitura de Ilhabela realiza no próximo dia 3 de setembro (terça-feira), na Vila, o tradicional desfile cívico-militar, em comemoração ao aniversário de 208 anos de emancipação político-administrativa. O evento reúne autoridades, militares, estudantes e representantes de projetos sociais. “É um belo espetáculo na comemoração do aniversário da cidade, com a participação dos alunos da cidade que sempre levam temas atuais para a avenida. Com certeza será novamente uma grande festa”, comentou o prefeito Toninho Colucci.
 
Não haverá expediente nas repartições públicas municipais na segunda-feira (2/9), conforme decreto de ponto facultativo. A programação do dia 3 de setembro começa com o hasteamento dos pavilhões, às 8h, na Praça das Bandeiras, também na Vila. Em seguida, às 9h, será aberto o desfile pela Rua Dr. Carvalho, organizado pelo Gabinete da Prefeitura e Secretaria de Educação.  “Fizemos reuniões com os representantes das secretarias envolvidas para que não seja um desfile cansativo e que todos possam aproveitar da melhor maneira. Será um belo desfile para comemorar o aniversário de Ilhabela”, frisou o chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio.
 
A abertura contará com a participação da banda da Polícia Militar, de São José dos Campos. Em seguida vem a Marinha do Brasil, as polícias Militar, Rodoviária e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista, Polícia Civil, Grupo de Escoteiros “Maembipe”, veículos da Prefeitura de Ilhabela e o Pelotão e banda da Guarda – Mirim de Ilhabela. 
 
Com o tema “Esporte Universal”, o desfilo cívico-estudantil municipal terá aproximadamente 2 mil pessoas, entre alunos, professores, coordenadores e diretores, e incentivará à pratica esportiva, baseada também no eixo temático de ensino “Saúde da Ilha”. Além disso, os alunos irão apresentar a história da Copa do Mundo, desde a sua primeira edição, realizada em 1930, no Uruguai e a importância do esporte na sociedade.
 
As fanfarras das Escolas Municipais: Anna Leite Julião Torres, Eva Esperança Silva, Mércia do Nascimento Dias, Ruth Correia Leite Cardoso e Waldemar Belisário, também participam do desfile. Para encerrar a programação do desfile cívico, tem a apresentação das Escolas Estaduais Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos e Professora Maria Gemma de Souza Oliveira, com suas fanfarras, as secretarias de Esporte, da Cultura e a apresentação da Bamif - Banda Marcial de Ilhabela/Fundaci.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Inscrições Minha Casa Minha Vida em Caraguá


Salvamar cadastra interessados em atuar como Guarda-Vidas na temporada 2013/2014 em São Sebastião


SÃO SEBASTIÃO: O Corpo de Bombeiros – Salvamar Paulista – está realizando o cadastro de pessoas de ambos os sexos interessadas em atuar como GVT (Guarda-Vidas Temporário) 2013/2014 nas praias de São Sebastião.
Segundo o tenente Newton Krÿger, do Posto Marítimo em Maresias, além da Prefeitura, o Governo Estadual também contratará profissionais sob a denominação de GVTD (Guarda-Vidas por Tempo Determinado) para auxiliar o efetivo da corporação no município, que continua sendo de 30 homens.
Após a divulgação dos editais, o Salvamar entrará em contato com quem efetuou o cadastro para que faça a inscrição e, consequentemente, participe do curso e exames práticos necessários antes da contratação. 
Para ser contratado, o interessado (a) deve ser maior de 18 anos; ter o ensino médio completo; estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso masculino, com a situação militar regular, além de ser aprovado no exame de investigação social.
De acordo com estimativa da Corporação, o mínimo ideal para que o município seja atendido de maneira eficaz é de 70 profissionais além do efetivo. “Este é um número racionalizado”, enfatizou o tenente.  
Serviço – Os interessados no cadastro devem ligar para o telefone (12) 3865-6700 ou se dirigir ao Posto de Bombeiros Marítimos, situado ao lado da Praça Internacional de Surf, em Maresias, na Costa Sul.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Emprego em Caraguatatuba tem pior momento na década, aponta Caged

CARAGUATATUBA: Caraguatatuba é a cidade da região que mais demitiu no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. De janeiro a junho o saldo negativo foi de 979 postos de trabalho, com o setor de serviços sendo o principal fator de desequilíbrio ao demitir 769 a mais do que contratou.
Analisando os últimos dez anos, a cidade está passando pelo pior momento. Outros dois anos ruins foram em 2007, quando a cidade perdeu 118 postos de trabalho e em 2012, quando foram fechadas 330 vagas no setor de serviços.
Segundo o diretor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Anderson Mendes, dois motivos podem justificar essa situação. “A gente sabe que o litoral é mais voltado ao turismo, então a gente acredita que a sazonalidade, agora nós estamos numa baixa temporada, e o ritmo da economia brasileira. A gente está em um ritmo não tão acelerado e isso pode levar em conta essa parte de serviços”, afirmou Mendes.
Outro problema é a falta de preparo de muitos profissionais. A empresária Rose Lucena, proprietária de um salão de beleza, está há dois meses com quatro vagas abertas para cabeleireiras e manicures. Segundo ela, muitas candidatas aparecem, mas está difícil contratar. “Estou sentido uma dificuldade muito grande de pessoas especialistas na área. Até vem, mas quando a gente vai para a prática, porque além do currículo a gente faz uma triagem para ver se realmente tem condições de ser incluída na equipe, e fica difícil, realmente não dá para aprovar”, contou.
Juliana Zenerato foi uma das pessoas que teve dificuldade em integrar a equipe de profissionais. Ela tem cursos de qualificação na área, mas como não tinha prática ficou com a vaga de recepcionista no salão. “Fiz curso de cabelo, sobrancelha, depilação, em São Paulo e vim para Caraguá, fiquei um tempo sem trabalhar na área, acabei perdendo a prática. Hoje em dia eu não consigo emprego na área de cabelo devido a essa falta de prática”, disse ela, que agora aproveita a oportunidade para observar e em breve crescer na carreira.

Empregos
O Pronatec, programa de ensino técnico do governo federal, está com vagas abertas em Caraguatatuba para cursos de vendedor, cuidador de idosos, operador de computadores e armador de ferragem. As inscrições terminam na próxima quinta-feira (8) e podem ser feitas nos centros de referência de assistência social. (veja endereços abaixo)

- O CRAS Centro fica na Avenida Sergipe, 955, no bairro Indaiá. Informações no (12) 3886-2000;
- O CRAS Sul fica na Avenida: José Herculano, 6.900, no bairro Porto Novo. Informações no (12) 3885-2350;
- O CRAS Norte fica na Avenida Marginal Ipiranga, 17, no bairro Olaria. Informações no (12) 3883-6305.

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região

Irmão Lázaro será a primeira atração do V Glorifica Litoral em São Sebastião


SÃO SEBASTIÃO: O cantor e pregador Irmão Lázaro, que já participou do II Glorifica Litoral, em 2010, será a primeira atração da edição 2013 desta que já é a maior festa gospel do Brasil. Marcada para ser aberta no dia 6 de setembro, a festividade faz parte da Semana Sócio-cultural Evangélica de São Sebastião.
A abertura oficial está prevista para ocorrer às 20h com a presença do prefeito Ernane Primazzi entre outras autoridades civis e eclesiásticas e deve concentrar um grande número de pessoas, entre moradores e visitantes, na Rua da Praia à véspera do feriado de 7 de Setembro.
Perfil
Baiano, de Salvador, Irmão Lázaro, que  morava no bairro da federação onde é conhecido até hoje por Lazinho, começou sua carreira aos 18 anos quando comprou seu primeiro violão. Poucos meses depois já estava nos palcos tocando contra-baixo.
O cantor passou por várias bandas seculares até ser resgatado por Deus. Entre elas, a Terceiro Mundo, Cão de Raça e Olodum. Nas curvas perigosas da vida, colidiu com as drogas, e entre os destroços do que restou, a mão de Deus veio ao seu socorro transformando-o em um adorador e pregador de Sua Palavra. “Já perdi a conta de quantos já se converteram a Cristo desde que passou a ministrar País afora junto às multidões”, disse.
Com mais de 400 mil álbuns prensados e mais de 200 mil DVD´s vendidos (referindo-se apenas a um de seus trabalho, “Eu Te Amo Tanto”) e uma agenda apertadíssima, dado os inúmeros convites que recebe para ministrar em igrejas, conferências, congressos e encontros, Irmão Lázaro atrai milhares de pessoas por onde passa, a exemplo do que ocorreu em sua participação no II Glorifica Litoral quando uma multidão parou para ouvir sua pregação e adoração.
Trabalhos
Irmão Lázaro já lançou seis CDs, sendo o mais recente o álbum “Quem era eu”. Este, de acordo com o cantor, pode ser considerado o mais bem elaborado trabalho de Lázao em toda sua prodigiosa carreira com mais de 3 milhões de discos vendidos.
Com um amadurecimento artístico notório, o cantor e pregador continua tendo em mente uma preocupação acentuada na qualidade das mensagens de cada canção composta, bem como nas mensagens elaboradas.
Serviço: A abertura do V Glorifica Litoral está prevista para começar  às 20h.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Caraguá promove 4ª edição dos Jogos Escolares Municipais em setembro

CARAGUATATUBA: O Congresso Técnico define as disputas dos 4º Jogos Escolares Municipais (JEM) nesta quarta-feira (28/08/2013), a partir das 9h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição reúne alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico das escolas municipais, estaduais, federais e particulares de Caraguá. A cerimônia de abertura será no dia 18 de setembro, às 15h, no Ginásio de Esportes do Barranco Alto.

Os estudantes das categorias Pré-Mirim (até 12 anos), Mirim (até 14 anos) e Infantil (até 16 anos) competem no atletismo, basquete, damas, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, tênis, voleibol, xadrez, skate e surf.

Os objetivos dos Jogos Escolares são promover a saúde e o desenvolvimento físico e intelectual por meio do esporte; propiciar a integração entre participantes de diferentes unidades escolares para ampliar as oportunidades de socialização; e incentivar a adoção de hábitos saudáveis e o surgimento de novos talentos esportivos em Caraguá.

O regulamento dos 4º Jogos Escolares Municipais está no sitewww.portal.caraguatatuba.sp.gov.br.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3885-2200 ou pelo e-mailjem.caragua@hotmail.com. Outros detalhes também estão no perfil https://www.facebook.com/jemcaragua.   A secretaria de Esportes fica na Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia.  

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

domingo, 25 de agosto de 2013

Yahoo! supera Google em acessos pela 1ª vez nos EUA em 25 meses

TECNOLOGIA: O Yahoo! superou o Google em número de visitantes nos Estados Unidos em julho deste ano pela primeira vez desde maio de 2011, mostrou o levantamento da consultoria de dados da internet comScore lançado nesta quinta-feira (22).
No sétimo mês do ano, os sites do Yahoo! foram acessados por 196,5 milhões de visitantes únicos, enquanto as páginas do Google receberam 192,2 milhões de internautas. Completam a lista Microsoft (179,6 milhões), Facebook (142,2 milhões) e AOL (117,3 milhões).
A ultrapassagem ocorreu sem que o comScore tivesse incluído na conta a audiência do Tumblr, que atingiu 38,3 milhões de visitantes únicos, o 28º site mais acessado do país.
Criado em 2007, o Tumblr funciona como uma rede de blogs e foi adquirido em junho por US$ 1,1 bilhão pelo Yahoo!. Foi a 11ª compra do Yahoo! desde que Marissa Mayer assumiu a presidência-executiva da empresa, em julho de 2012.
Durante a gestão Marissa, a empresa adquiriu mais companhias do que nos três anos anteriores à entrada dela (2011, 2010 e 2009).
A atual presidente-executiva deixou o Google em julho de 2012, em que estava à frente da área de geolocalização da empresa, responsável por serviços como Maps, Earth e Street View. Mayer era a funcionária número 20 da companhia.
Quando Mayer chegou ao Yahoo!, a empresa não adquiria uma companhia havia oito meses –a última havia sido a Interclick, empresa de estruturação de dados para publicidade on-line, por US$ 270 milhões, ainda em 2011.
Três meses após sua entrada, Mayer liderou a aquisição do Stamped, aplicação que permite aos donos de smartphones compartilharem restaurantes e músicas favoritas por meio do celular. A startup havia recebido financiamento do pop star Justin Bieber e do jornal “The New York Times”.
Além disso, o Yahoo! também fez parcerias com novas companhias do mundo da internet, como o Twitter.
Outros sites conhecidos do público brasileiro na lista dos mais acessados em julho nos EUA são os da Amazon (6º), com 110 milhões de acessos; Apple (11º), com 75 milhões; Ask (12º), com 75 milhões; LinkedIn (20º), com 52,9 milhões; Yelp (24º), com 41,8 milhões; Twitter (30º), com 36,4 milhões; Netflix (36º), com 30,9 milhões; EA Online (42º), com 26,9 milhões; e o Pinterest (49º), com 25,4 milhões.
Fonte: G1 

1º Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente será dia 28 em Caraguá

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguá (CMDCAC) realiza no dia 28 de agosto, o 1º Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba. O evento será a partir das 13h, no Teatro Mario Covas.

O tema é “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”. Haverá atrações culturais, palestras e apresentação do Diagnóstico da Situação da Infância e Juventude de Caraguatatuba. O Fórum reforçará a importância da integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil, na promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, nos níveis Federal, Estadual e Municipal.
A presidente do conselho, Márcia Zumpano, disse que o objetivo é que todas as entidades que atuam na área participem e percebam sua importância nessa rede de atendimento.

Eleição do CMDCAC – Durante o evento haverá abertura da assembleia de eleição, das mesas receptoras dos votos e apresentação dos candidatos. De acordo com Márcia Zumpano, o CMDCAC deve garantir a participação popular no processo de discussão, deliberação e controle da política de atendimento integral aos direitos da criança e do adolescente.  
Todos os moradores de Caraguá poderão votar, basta comparecer no Teatro Mario Covas, das 15h30 às 20h30, e levar documento pessoal com foto. O munícipe que somente votar, não precisa se inscrever antecipadamente.
A ficha de inscrição para os interessados em participar do 1º Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba está no endereço:http://conselhos.caraguatatuba.sp.gov.br/.

Programação

13h – Credenciamento
13h45 – Apresentação Cultural de Abertura Hip Hop Movimento das Ruas / Soaproc
14h – Cerimônia de Abertura
14h30 – Palestra “A perspectiva histórica da criança e do adolescente na sociedade” Palestrante: José Carlos Bimbatte
15h30 – Abertura da Assembleia de Eleição, apresentação dos candidatos e abertura das mesas receptoras dos votos
16h – Apresentação Cultural “Violões – A música transformando vidas” (Creche Meimei/Fundação Casa)
16h15 – Coffee-Break
17h – 2ª Palestra “O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”
Palestrante: José Carlos Bimbatte

18h – Apresentação Cultural “As bonequinhas” (Casa Beija Flor)

18h30 – Apresentação do Diagnóstico da Situação da Infância e Juventude de Caraguatatuba
Márcia Donata Zumpano – Presidente CMDCAC
Luiz Carlos da Silva Junior – Coordenador da Comissão de Diagnóstico

19h Mesa de Debate com os agentes que integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente CMDCAC: Conselho Tutelar, Juizado da VIJ, Promotoria Pública, Representantes da Segurança Pública (polícias militar e civil), Poder Legislativo, secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Esportes e Fundacc
Mediador: José Carlos Bimbatte

20h30 – Coffee-Break
21h00 – Apresentação cultural de encerramento
21h30 – Divulgação dos resultados da eleição

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Abertas as inscrições para a XXIX Prova Pedestre da Independência em São Sebastião


Arnaldo Klajn | PMSS
SÃO SEBASTIÃO: As inscrições para a XXIX Prova Pedestre da Independência promovida pela Secretaria de Esportes de São Sebastião estarão abertas a partir das 7h da próxima segunda-feira (26) unicamente pelo site www.socobike.com.br.
Como é de costume, a competição costuma atrair um número considerável de corredores, daí a necessidade do atleta garantir sua vaga na prova, visto que as inscrições são limitadas e expiram no dia 5 de setembro.
Dividida em quatro categorias, Infantil, Juvenil, Masculino e Feminino, a competição – com duas largadas distintas – terá um mesmo local de chegada, ou seja, o Convento Nossa Senhora do Amparo, no São Francisco, na região central da cidade.
Os corredores infantis e juvenis terão a concentração em frente ao Clube Portal da Olaria, no Portal da Olaria, com largada prevista para as 14h50, num percurso de dois quilômetros. Já os atletas da categoria Masculino e Feminino largarão da Rua da Praia, no Centro Histórico, às 15h, com um percurso de aproximadamente sete quilômetros.
De acordo com a Secretaria de Esportes, todos os corredores que concluírem a prova receberão medalhas de participação e os cinco primeiros colocados de cada categoria, receberão troféus.
Serviço: Outras informações pelos telefones (12) 3891-4530/4531 ou ainda pelo site www.socobike.com.br 
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Caraguá promove 1ª Semana de Prevenção às Deficiências

CARAGUATATUBA: Entre os dias 26 e 28 de agosto (segunda a quarta-feira), a Praça Cândido Motta recebe a 1ª Semana de Prevenção às Deficiências. O evento, realizado pelo Governo Municipal, terá estandes com exibição de filmes educativos, medição de pressão arterial, orientações sobre a prática correta de atividades físicas e distribuição de material informativo.

Dados do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 23,91% da população apresentam deficiência e/ou limitações que comprometem a funcionalidade. Medidas de prevenção poderiam evitar 70% dessas deficiências.

Na Praça Cândido Motta, profissionais de diferentes áreas vão informar a população sobre o assunto sempre das 11h às 18h. A Cia Popatapataio de Teatro fará esquetes que abordam diversas situações diárias que podem acarretar acidentes e, consequentemente, lesões ou sequelas permanentes, que podem ser evitadas.

No local será exposta maquete de uma casa segura. O objetivo é mostrar que a disposição inadequada de móveis, tapetes e instalações elétricas pode gerar acidentes graves, principalmente com crianças e idosos.

Calçadas – Outra ação prevista para o evento é conscientizar proprietários, gerentes de estabelecimentos comerciais e moradores do centro da cidade sobre a Lei Municipal 2074/2013, que autoriza o poder executivo a disciplinar a construção, manutenção e conservação das calçadas de Caraguá.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, disse que a abordagem será de sensibilização. "É muito mais eficaz uma pessoa cega, um cadeirante ou um idoso falar com o responsável pela calçada e mostrar o que está inadequado no local como, por exemplo, um buraco, desnivelamento, falta de rampa ou largura”, disse a secretária.

Ações Preventivas
Assistência na pré-gestação – conjunto de ações antes da gravidez (exames médicos, cuidados preventivos sexuais, alimentares e de higiene).
Assistência pré-natal - atendimento à mãe e ao feto durante a gestação.
Assistência pós-natal - amamentação, vacinação, testes do pezinho, orelhinha, coraçãozinho e olhinho)
Prevenção e segurança no trânsito - exame médico e psicotécnico periódicos, manutenção dos veículos, respeito à sinalização, garantia de vias para pedestres, ciclistas e cadeirantes, uso do cinto de segurança, capacete e viseiras.                                                                                                                                                                                                                                                           
Segurança no trabalho – manutenção e organização do ambiente de trabalho, uso de protetores de ouvido, óculos, capacete, acompanhamento médico periódico, instalações adequadas e condições saudáveis, conforme as Normas Regulamentadoras.
Acompanhamento dos serviços voltados à saúde – comparecimento às consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde; implantação de estratégias na saúde da família (ESF/PSF); oferta de assistência multidisciplinar, na área nutricional, vacinas, controle de doenças e exames.

Evitar acidentes domésticos, urbanos e ambientais – utilizar pisos antiderrapantes; consertar fios soltos ou desencapados; não deixar piscinas vazias ou cheias sem cobertura; não praticar esportes radicais sem equipamento adequado; guardar material de limpeza em lugar seguro; manusear corretamente panelas com água ou alimentos em fervura; manter a iluminação adequada em todos os cômodos da residência; evitar proximidade com postes de energia elétrica e árvores durante tempestades; uso de celular ao dirigir; mergulho na praia em locais próximos a pedras ou rasos.

A 1ª Semana de Prevenção às Deficiências de Caraguatatuba é organizada pelo Governo Municipal, por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, em parceria com as secretarias da Educação, Assistência Social, Saúde, Trânsito e Urbanismo.

Também participam como parceiras do evento, a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba (Aponec) e Associação dos Pais e Amigos dos excepcionais de Caraguatatuba (Apae), Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar, Associação Lar São Francisco de Assis, Vila Vicentina, Instituto Pró+Vida e Centro Universitário Módulo. 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Prefeitura anuncia que cerca de 25 mil pessoas tem direito a redução na tarifa de energia elétrica em Ubatuba

UBATUBA: A Tarifa Social é um benefício instituído por Lei, que possibilita redução da tarifa em até 65%, em residências de baixa renda. Como muitos dos beneficiados não sabem que tem direito à tarifa diferenciada, a Prefeitura de Ubatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social se compromete em tornar público este beneficio. A estimativa é que cerca de 25 mil pessoas tenham acesso ao beneficio. A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício instituído pela Lei Federal 10.438/02 para atender famílias de baixa renda, que regulamenta descontos sobre a tarifa na conta de energia elétrica residencial que podem chegar em até 65% .
Para ter acesso ao desconto na conta de luz, é necessário que a unidade consumidora seja residencial e a família atenda a um dos critérios estabelecidos de acordo com o Art. 2° da Lei 12.212 de Janeiro de 2010.
O artigo 2º da Lei prevê que a Tarifa Social de Energia Elétrica, será aplicada para as unidades consumidoras classificadas na Subclasse Residencial Baixa Renda, desde que atendam a pelo menos uma das seguintes condições: seus moradores deverão pertencer a uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, com renda familiar mensal  por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional. Outro artigo desta Lei favorece moradores que recebam o benefício de prestação continuada da assistência social, nos termos dos atigos 20 e 21 da Lei 8.742 de dezembro de 1993.
Excepcionalmente, será também beneficiada com a Tarifa Social de Energia Elétrica a unidade consumidora habitada por família inscrita no CadÚnico e com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha entre seus membros algum portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que demandem consumo de energia elétrica.
As famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico terão direito a desconto de até 100% (cem por cento) no limite de consumo de 50 (cinquenta) kWh/mês, a ser custeado pela Conta de Desenvolvimento Energético – CDE.
As famílias e residências que se adequem aos artigos da Lei devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ubatuba, situado à Rua Paraná 375, Centro ou pelo telefone (12) 3834-3500 e fazer a inscrição no Cadastro Único.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Judocas da região disputam 5ª Taça Cidade de Caraguatatuba no domingo

CARAGUATATUBA: O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebe neste domingo (25/08/2013), a partir das 9h, a 5ª Taça Cidade de Caraguatatuba de Judô. O torneio integra a 1ª Etapa do Circuito Kimonos Shihan de Competições. Cerca de 500 atletas do Litoral Norte e Vale do Paraíba são esperados para o campeonato.

Os lutadores competem nas categorias Mirim, Infantil, Infantojuvenil, Pré-juvenil, Juvenil, Júnior, Sênior e Máster, divididos em Super Ligeiro, Ligeiro, Meio Leve, Leve, Meio Médio, Médio, Meio Pesado e Pesado.

No torneio de judô, haverá premiação para todos os participantes e para as associações esportivas com o maior número de atletas. Os quatro melhores atletas classificados no Circuito Shihan ganham medalhas.

As próximas etapas do Circuito Kimonos Shihan de Competições compreendem o 33º Torneio da Independência e da Pátria, no dia 8 de setembro, em São José dos Campos, e o Torneio Caçapavense de Judô, no dia 6 de outubro, na cidade de Caçapava.   
A 5ª Taça Cidade de Caraguatatuba de Judô é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Esportes, em parceria com Delegacia Regional de Judô do Vale do Paraíba. 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

18º Festival do Camarão de Ilhabela começa na sexta com diversidade de pratos e boa música

ILHABELA: O 18º Festival do Camarão de Ilhabela começa na próxima sexta-feira (16/8), às 20h, quando será aberto o já conhecido “Boteco do Camarão”, uma grande área coberta montada no centro histórico da Ilhabela, onde vários restaurantes participantes levam diversas opções de petiscos à base do crustáceo. Neste local, turistas e moradores também desfrutar da boa música ao som do 1º Bossa Jazz. 
O festival prossegue até o dia 25 de agosto e o “Boteco do Camarão” funcionará nos dois finais de semana, sempre de sexta a domingo. Além da música haverá a já conhecida “Cozinha Show”, com demonstração de pratos produzidos pelos restaurantes participantes. Ao todo, 25 estabelecimentos estão nesta edição do festival.
 
Música de qualidade

No dia 16 de agosto (sexta), às 21h, a Orquestra Popular de Ilhabela será a primeira atração musical, dentro da programação do 1º Bossa Jazz. Já no dia 17 (sábado) serão duas apresentações: Trio Brasil, às 21h, e Bucaneiros, às 22h.
Para o dia 18 de agosto (domingo), às 21h, o público do festival irá conferir uma atração do Circuito Cultural Paulista, o show da cantora Paula Lima. Ela coleciona prêmios e indicações no cenário musical, como cantora Revelação pelo Prêmio Multishow no álbum "É isso aí", duas indicações ao Prêmio TIM de 2007 por melhor álbum de MPB, com o “Sinceramente”, e o prêmio de melhor cantora no Troféu Raça Negra. Representou nosso país, em 2005, na África do Sul, diante de personalidades políticas e grandes nomes da música, no Kora Awards, principal evento musical do continente africano.
No segundo fim de semana do “Boteco do Camarão”, o 1º Bossa Jazz terá as seguintes atrações: no dia 23 de agosto (sexta), às 22h, a banda Farofa Caiçara; no dia 24 de agosto (sábado), às 21h, Beto Di Franco e Tarcísio César, e às 22h, Felipe Blues; e no dia 25 de agosto, fechando a programação o show da banda de choro Gato Preto, às 21h. “Com eventos de qualidade, nós atraímos turistas e movimentamos a economia da cidade na baixa temporada. Em julho tivemos a Semana Internacional de Vela e o primeiro Festival de Jazz. Agora no mês de agosto, nesta parceria com a Associação Comercial, a cidade promove este tradicional evento gastronômico que é o Festival do Camarão e estão todos convidados. Durante os dias do Boteco de Camarão na Vila promoveremos ainda o 1º Bossa Jazz, valorizando os artistas locais”, ressalta o prefeito Toninho Colucci.
 
Gastronomia
Uma das marcas do 18º Festival do Camarão de Ilhabela será a diversidade dos pratos oferecidos pelos 25 restaurantes participantes, o que deve atrair um grande público. Organizado pela Associação Comercial e Empresarial, o festival tem a parceria da Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias de Turismo e Fomento e da Cultura, e conta com o patrocínio da Transpetro, Chopp Germânia, Cielo e Cerveja Itaipava Premium.
A diversidade oferecida pelos estabelecimentos passa por pratos típicos caiçaras, cozinha internacional, pratos tradicionais à base de camarão, lanches e petiscos. Os preços variam de R$ 5 a R$ 160.
Para o presidente da Associação Comercial, Leopoldo Pedalini Neto, a diversidade apresentada é uma demonstração evidente da força gastronômica de Ilhabela. “Queremos fortalecer ainda mais a gastronomia do município, que ao longo do tempo vem se tornando um atrativo turístico e o Festival do Camarão tem uma importância fundamental neste processo”, concluiu.
 
Confira os restaurantes participantes e seus pratos:
 
Ilha Deck - Camarão Flor de Mel - Camarão rosa com molho agridoce aromatizado com mel. Acompanha suflê de cenoura e delicioso purê de alho poró. Individual
Barba Frutos do Mar - Camarão Verão - Arroz com camarão rosa médio com e sem casca, molho a base de azeite, tomate fresco, cebola, alho, pimentões e vinho branco. Individual
Bartatas - Camarão Ilhabela - Tenros Camarões envoltos em pesto sobre uma cama de mussarela de búfala, com batatas grisettes. Individual
Copacabana Beer - Camarões Tropicais - Oito Camarões rosa refogados na manteiga com champignon, cubos de abacaxi flambados no conhaque e gratinados com gotas de catupiry. Acompanha risoto do próprio molho. Decorados com Kani Kama. Para 02 pessoas
Do Cura - Abóbora Recheada com Camarão - Porção de camarão sete barbas, catupiry, manjericão, leite de coco, queijo mussarela, servida em cumbuca de abóbora.  Por Quilo
"Nova Iorqu"i" - Bobó de Camarão - Camarões pequenos, no creme de mandioca, regados com outros temperos. Acompanha arroz branco e farofa de dendê. 3 a 4 pessoas.
Pastel do Zé - Pastel de Camarão Sete Barbas - Pastel com recheio de camarão, cheiro verde, cebola, alho moído e azeite. Individual
Pescador - Camarão Pedras Miúdas - Camarão grelhado com purê de mandioquinha e abobrinha. Individual
Portinho - Espaguete de Camarão - Massa fresca com camarão, azeite, abobrinha e cubos de tomate. Individual
Portu-Brasil - Arroz de Frutos do Mar - Arroz Carolino cozido com camarões, mariscos, cavaquinha e vôngole. Individual
Salga Restaurante e Bar - Camarão Mexicano - Com inspirações mexicanas, taco com camarões brancos salteados com guacamole, alface e tomate, finalizado com molho especial. Individual
Borrachudo Sanduicheria - Lanche Sete Barbas - Camarão refogado com cebola, tomate, azeite extra virgem, curry, no pão ciabatta com rúcula e catupiry. Individual
Restaurante Gato Negro - Camarão 4 Estações - Camarões grandes puxados na manteiga de sálvia e guarnecidos com purê de batata doce, mandioquinha, inhame e beterraba com azeite trufado, servido em uma cama de broto de linhaça. Individual
Oca Brazil - Ilha Flat Hotel - Camarão do Chef - Camarões grelhados com risotto de morango. Individual
Canto do Jabaquara - Risoto de Camarão - Camarões médios, acompanham maçã, alho poró e ervas. Individual
Capitano - Tagliatelle con Gamberi e Crema di Mascarpone - Massa fresca, feita na casa, com creme de mascarpone e camarões. Individual
Tróia-DPNY Beach Hotel - Tagliatelle Oriental - Taglietelle com camarões, molho de laranja e ostra, levemente apimentado. Individual
• Viana Praia - Camarão Mediterrâneo - Camarões grelhados com molho mediterrâneo e arroz basmati. Individual
• Pizza Pazza - Penne Gamberi E-Zucchine - Massa italiana com molho de camarão, abobrinha e tomate fresco. Individual
• Makis Place - Temaki: Camarão Veneza - Camarão, cream cheese, salsinha desidratada, kani e cebolinha. Individual
• Ilha Sul - Camarão Ilhabela - Porção de camarões grelhados, batatas coradas no alho, arroz a grega e molho de manteiga com alho. 2 ou 3 pessoas
• Restaurante Joãozinho - Camarão do Joãozinho Grande - Camarões grandes salteado no azeite extra virgem, com alho, cebola e salsa, acompanha arroz no próprio molho. Individual
• Gaudi - Camarão no Bafo do Pirão - Quatro camarões médios, servidos na tagine, sobre pirão de camarão com pedaços de camarão 7 barbas. Acompanha arroz. Individual
• Papagaio - Camarão à Grega - Porção de camarões médios à milanesa. Acompanha arroz à grega e batata frita. Serve duas pessoas
• Creperia - Crepe de Camarão - Recheado com camarão sete barbas, azeite de dendê, molho de tomate, cebola e salsinha. Individual

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Ubatuba recebe Feira Paulista de Assentamentos e Quilombos

cartazfepaq
UBATUBA: A Feira Paulista de Assentamentos e Quilombos – FEPAQ, acontecerá no Sobradão do Porto de 16 a 18 de agosto. O Evento é organizado pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – ITESP, com uma parceria da FundArt e apoio da Prefeitura de Ubatuba.

A FEPAQ, que em todo o Estado de São Paulo tem o objetivo apenas de comercializar produtos agrícolas, em Ubatuba ganha um espaço de celebração. O público poderá conferir exposições de artesanato, atrações culturais e experimentar comidas típicas das Comunidades Quilombolas de Ubatuba – Caçandoca, Camburi, Fazenda e Sertão do Itamambuca.

Serão ao todo 8 barracas com produtos diferentes para a comercialização, incluindo o prato típico caiçara “azul marinho”.
A programação cultural ainda inclui apresentações de várias comunidades do Vale do Paraíba, como capoeira de Caçandoca, Congada de Puruba, grupos de Jongo de Guaratinguetá, teatro infantil e coral.
A FEPAQ é realizada várias vezes durante o ano, em diferentes regiões do estado – dando ao público uma oportunidade de conferir o resultado positivo do trabalho dos agricultores de assentamentos e quilombos, sob orientações e com o auxílio técnico do Itesp.

     Comunidades de Quilombos do Litoral Norte

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva”, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, é responsável pelas políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo e também pelo reconhecimento das comunidades quilombolas, por meio de Relatório Técnico-Científico – RTC de cunho antropológico.
Este é o primeiro passo para a garantia do direito a terra, conforme prevê o artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias: “Aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida à propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos”.

Remanescentes de Quilombos são grupos “étnico-raciais, segundo critérios de autodefinição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida”.
Terras de quilombos são aquelas utilizadas para a garantia de sua reprodução física, social, econômica e cultural, bem como as áreas detentoras de recursos ambientais necessários à preservação dos seus costumes, tradições, cultura e lazer. (Artigo 2º – Decreto Federal nº 4887/03)

Durante o período colonial, as terras do litoral paulista foram divididas em grandes propriedades chamadas sesmarias, concedidas pela coroa portuguesa aos colonos. A partir daí, foram implantadas as primeiras atividades agrícolas da região, tanto a produção para consumo interno como para exportação. O processo de ocupação do litoral paulista pelos portugueses foi acompanhado da entrada maciça de africanos (sobretudo do tronco Banto, provenientes de Angola e Moçambique) Em 1637, ano da fundação oficial da Vila da Exaltação de Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, os fluxos de escravos para a região se intensificaram.

Fonte: Fundart

Centro Esportivo de Caraguá recebe nove jogos do campeonato de futsal da Categoria de Base

CARAGUATATUBA: A Copa Gatorade de Futsal da Categoria de Base tem mais nove partidas no próximo sábado (17/8/2013), a partir das 10h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As equipes competem nas categorias Sub-8, Sub-10, Sub-11, Sub-12, Sub-13 e Sub-15 Feminino.
Os times da Pastoral e do Tinga se enfrentam no primeiro jogo da Sub-8. Em seguida, às 10h40, o Tinga disputa com o Gelaf A pela Sub-10. Às 10h, haverá Projeto Integração B e Pastoral na mesma categoria. Pela Sub-12, Garotos Bons de Bola e Tinga entram em quadra ao meio-dia. Após, às 12h40, tem Projeto Integração e Olaria na Sub-8.

No período da tarde, às 13h20, o Bola 10 disputa com os Garotos Bons de Bola pela Sub-8 , e, às 14h, encara o Projeto Integração na Sub-12. Em seguida, às 14h40, o Olaria joga com o Brasília na mesma categoria. Às 15h20, Bola 10 e Olaria encerram a rodada.

Reabertura

Os jogos da Copa Gatorade de futsal recomeçaram no último sábado (10), após pausa em função dos 57º Jogos Regionais do Interior. As partidas ocorreram no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves.

O Colônia dos Pescadores venceu o Tinga por 4 a 2 na Sub-11. João Marcelo, com três, e Carlos Henrique foram responsáveis pelos gols da vitória. Tales e Vitor diminuíram para o Tinga.  Na Sub-13, o Massaguaçu ganhou do Porto Novo por 5 a 1.  Jackson, com três, e Ivandro, com dois, marcaram os gols do Massaguaçu. Bruno fez o gol de honra do Porto Novo. O Brasília derrotou o Tinga por 8 a 3 na mesma categoria. Os gols de Fernando, com três, Erick e Jeferson, com dois, e Gabriel garantiram a vitória do Brasília. Enrico e Matheus, com dois, fizeram os gols da equipe do Tinga.

O Gelaf venceu o Brasília por 3 a 2 na Sub-12. Luiz Roberto marcou três vezes para o Gelaf  e Guilherme fez os dois gols do Brasília. Na Sub-13, o time da Pastoral ganhou do Gelaf com tranquilidade por 9 a 2. Victor foi responsável por cinco gols da Pastoral, além de Luciano e Vinicius, que fizeram dois gols cada. Vinicius Augusto e Ruan descontaram para o Gelaf.
Pela Sub-11, o Gelaf ganhou dos Garotos Bons de Bola por 4 a 3. Cauê marcou os quatro gols do Gelaf. Os gols dos Garotos Bons de Bola saíram dos pés de Yan, David e Ryan. Ainda na Sub-11, a time da Pastoral derrotou o Bola 10 por 5 a 1. Gabriel, Luiz Fernando, com dois gols, Pedro e Deivid garantiram a vitória da Pastoral. Guilherme fez o gol de honra do Bola 10.  Na Sub-12, o Projeto Integração obteve o mesmo resultado sobre os Garotos Bons de Bola. Luiz, com três, Caio e João Henrique marcaram os gols do Projeto Integração. João Vitor foi responsável pelo gol dos Garotos Bons de Bola.

Bola 10 e Brasília empataram em 2 a 2 na Sub-10. Ryan e Gabriel fizeram os gols do Bola 10. Pablo e Thiago asseguraram o empate para o Brasília.  Na Sub-13, os Garotos Bons de Bola venceram o Projeto Integração por 5 a 2, com dois gols de  José Israel e José Gustavo, e um de Erik. Um gol de Lincoln e um contra garantiram o resultado do Projeto Integração. Pela Sub-11, o Brasília ganhou do Projeto Integração por 2 a 1, com dois gols de Vitor Xavier. O jogador Erick marcou pelo Projeto Integração.  Já o Projeto Integração A venceu os Garotos Bons de Bola por 3 a 1. Vinicius Odair, com dois, e Vinicius fizeram os gols da vitória. Guilherme marcou para os Garotos Bons de Bola. 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba