CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Inscrições para o 30º Concurso de Poesia “Nhô Bento” terminam na próxima semana

SÃO SEBASTIÃO: Termina no próximo dia 8,  o prazo de inscrição para o  30º Concurso de Poesia “Nhô Bento”. E para facilitar a participação de escritores residentes em outras cidades do Litoral Norte e do Cone Leste Paulista, a Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastiãodisponibiliza o recurso eletrônico para o mesmo fim. Ou seja, os interessados também  podem se inscrever pelo site oficial.
A idade mínima exigida para participar do evento é de 16 anos completos e segundo o regulamento, cada poeta poderá inscrever até dois poemas inéditos, com estilo e tema livres.
Uma comissão será designada pela secretaria para julgar os trabalhos,  cabendo-lhe apresentar a classificação das 20 melhores obras até o dia 18 de novembro. Ainda caberá aos jurados, na noite da apresentação, classificar cinco poesias que serão premiados sem ordem de classificação.
Apresentação
No dia 22 de novembro o  autor deverá ler, declamar ou encenar sua obra durante  sarau a ser realizado no Centro Cultural de São Sebastião “Batuíra”, no São Francisco, na região central da cidade.
Caso o participante tenha dificuldade em apresentar-se, poderá recorrer à organização do certame para que seu poema seja encenado pelos alunos do curso de teatro das oficinas culturais. A ausência do autor ou de seu representante implicará na desclassificação do trabalho.
O concurso homenageia o poeta sebastianense Nhô Bento, nascido em 1902, no Pontal da Cruz, na região central da cidade, e que ainda jovem foi morar na capital paulista. Seu livro “Rosário do Capiá”, com 58 poesias, foi um dos grandes trabalhos do autor, editado em 1946, com prefácio de Monteiro Lobato.
Serviço: Os poetas devem dirigir-se à secretaria, situada na Rua da Praia,  munidos dos documentos exigidos para o preenchimento da ficha e validação de inscrição para participar. Paa a inscriçao on line, clique aqui.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Aprovado Termo de Adesão para criação da Agência de Bacias da região

Decisão unânime da plenária do CBH-LN contou com votos dos prefeitos das quatro cidades do Litoral Norte

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) aprovou em plenária, por unanimidade, o Termo de Adesão para criação da Fundação Agência de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, dia 23, quarta-feira. O ato considerado histórico, nestes 16 anos do comitê, ocorreu no anfiteatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e celebrado com assinatura deste termo pelos prefeitos Antonio Carlos da Silva (Caraguatatuba), Maurício Moromizato (Ubatuba e presidente do CBH-LN),

Antonio Colucci (Ilhabela), e pelo secretario de Meio Ambiente, Eduardo Hipolito do Rego (representando o prefeito Ernane Bilotte Primazzi (São Sebastião). Também firmaram a adesão o engenheiro Sylvio do Prado Bonh Jr., (secretário executivo do CBH-LN, representante do Estado), e Jorge Guaracy Ribeiro (vice-presidente do CBH-LN, representante da sociedade civil). A engenheira sanitarista Denise Formaggia, da Associação Brasileira de Engenharia

Sanitária e Ambiental (ABES), e membro do CBH-LN, fez exposição sobre a importância crucial da Fundação Agência de Bacias.
Denise relatou a atual situação do CBH-LN e suas limitações de estrutura física e de recursos humanos para fazer frente à crescente demanda de trabalho do comitê, resultante do desenvolvimento que o Litoral Norte vem vivendo nos últimos anos, especialmente na área da indústria de petróleo, gás e demais empreendimentos impactantes na área de transporte (duplicação da Tamoios e construção das vias de contorno) e logística (ampliação do Porto de São Sebastião). A criação da agência é necessária devido às várias atribuições que a secretaria executiva tem: atualização do Plano de Bacias, atualização do Relatório de Situação, análise e acompanhamento dos projetos financiados pelo Fehidro, apoio técnico aos municípios na elaboração de seus Planos Municipais de Saneamento e de Resíduos Sólidos, participação nos diversos fóruns de discussão de políticas públicas da região (APA Marinha, Conselho Gestor dos Parques Estaduais, Gerenciamento Costeiro, Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), participação no Fórum Paulista de Comitês e Diálogo Interbacias, atendimento da agenda encaminhada pela Coordenadoria de Recursos Hídricos, e as crescentes demandas pontuais na área de saneamento e educação ambiental. Denise enfatiza a falta de pessoal e infraestrutura. 

“Hoje estamos realmente lotados de trabalhos”, afirma a engenheira sanitarista, membro da Câmara Técnica de Saneamento do CBH-LN. Denise explica que a Agência de Bacias está prevista na Lei 7663/91 que institui o Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos. “No Estado de São Paulo, desde 1998, a Lei 10.020 também trata da criação de Agências de Bacias. As funções da Fundação Agência de Bacias são: efetuar estudos sobre as águas da UGRHI 3 (engloba as 34 Bacias Hidrográficas da região); participar da gestão das águas com outros órgãos da bacia; efetuar pareceres para o Conselho de Orientação do Fehidro relativos à compatibilidade de ações e obras com o Plano de Bacias e o Plano Estadual; aplicar recursos financeiros a fundo perdido ou com retorno, dentro dos critérios estabelecidos pelo CBH-LN; analisar técnica e financeiramente os pedidos de investimento de acordo com as prioridades e critérios estabelecidos pelo CBH-LN; subsidiar o CBH-LN com relação à Cobrança pelo uso da água; administrar a sub-conta Fehidro correspondente aos recursos da bacia; efetuar a cobrança e gerenciar os recursos advindos desta; elaborar Plano de Bacias e Relatórios de Situação periodicamente; e prestar apoio administrativo, técnico e financeiro para funcionamento do CBH-LN. Hoje todas estas demandas são da secretaria executiva do comitê, que será mantida.

A Fundação, que será ligada à secretaria executiva, terá personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada por lei para atividades que não exijam execução por órgãos ou instituições de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos

respectivos órgãos de direção e funcionamento que poderá ser custeado com recursos dos Municípios, Estado e União e de outras fontes. O CBH-LN estuda quatro cenários para o organograma da Fundação de Bacias. O primeiro seria composto apenas pelo diretor presidente e um administrativo de nível técnico. A estrutura será maior, conforme o desenvolvimento da Fundação.

Próximos passos

Com a aprovação do Termo de Adesão em plenária do CBH-LN, os próximos passos a serem cumpridos são, lembrando que leis municipais autorizando os executivos a participarem da Agência, já estão em vigor: definição do organograma e estrutura da Agência; aprovação da Agência e seu estatuto pela plenária do CBH-LN em dezembro/2013, e autorização da constituição da Agência do Litoral Norte pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH). O presidente do CBH-LN, prefeito Maurício Moromizato, que enfatizou o trabalho dos membros deste comitê, espera que a Fundação Agência de Bacias seja criada o mais breve possível para “fechar 2013 com chave de ouro”. O mesmo considerou o prefeito de Caraguatatuba, citando ter honra de participar deste processo. Ele foi o primeiro presidente do CBH-LN em 1997. Sylvio do Prado Bohn Júnior enfatizou que o CBH-LN precisa avançar e se aprimorar o que deve ocorrer com a criação da Agência de Bacias, com seriedade e competência. “Com ela pretendemos captar recursos, como os provenientes do Uso e Cobrança da Água”. O vice-presidente do CBH-LN, Jorge Guaracy, afirmou que a criação da Agência de Bacias é necessidade apontada
em nível nacional, o que ele observou ao participar do recente XV Encontro Nacional de Comitê de Bacias (ENCOB), em Porto Alegre (RS). “O tempo vai mostrar a importância da Fundação Agência de Bacias”, concluiu. O prefeito de Ilhabela, Antonio Colucci, afirmou que “hoje, especialmente, a assinatura do Termo de Adesão à Fundação Agência de Bacias do Litoral Norte, tem importância histórica”.

Projetos/Fehidro

Em plenária do comitê também foi aprovada a Deliberação CBH-LN 139/2013 contendo a elação de 12 projetos indicados para financiamento com recursos do Fehidro, totalizando R$5.470.610,68. Os projetos seguirão agora para designação dos agentes técnicos, função esta que ficará para a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos – SSRH (veja relação dos projetos em www. cbhln.com.br). Outro tema aprovado pela plenária se refere ao Plano de Ampliação da Rede de Monitoramento dos Cursos D’Água da UGRHI 03 (Delimitação que engloba as 34 Bacias Hidrográficas do Litoral Norte). O assunto foi tratado pelo ecólogo Fábio Luciano Pincinato, da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado (SSRH),membro da secretaria executiva do CBH-LN. Ele também fez exposição sobre a revisão do Plano de Bacias da UGRHI 03 para o período de 2015-2018, tendo critérios e prazos. Iara Bueno Giacomini, também especialista ambiental, da SSRH, lotada na secretaria executiva do CBH-LN, proferiu palestra sobre as etapas de elaboração do Relatório de Situação ainda neste ano de 2013.

Secretário adjunto

A plenária também aprovou a inserção em estatuto do comitê a criação da função secretário executivo adjunto, que dividirá tarefas com o secretário executivo (Sylvio do Prado Bohn Junior). O secretário adjunto será definido por eleição em dezembro próximo em última plenária deste ano, local e data ainda serão definidos. A plenária contou ainda com a presença de José Bosco de Castro (superintendente da Sabesp), Auracy Mansano Filho (secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pescas de Caraguatatuba) e Maurici Romeu, secretário de Agricultura e Pesca de Ubatuba, entre outras, totalizando cerca de 50 pessoas, membros do colegiado do CBH-LN.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Polícia fecha laboratório de drogas em Ubatuba

Maconha em Ubatuba 2 (Foto: André Luis Rosa/TV Vanguarda)
Foto: André Luis Rosa/TV Vanguarda)

UBATUBA: Um laboratório de drogas foi fechado pela Polícia Civil na madrugada desta quarta-feira (23) em Ubatuba. De acordo com a polícia, foi cumprido um mandado de busca no bairro Enseada e foram encontradas uma plantação de maconha, além de porções da droga. 

No local funcionava um laboratório com estrutura para produção e venda de entorpecentes. Um homem, que estava no local e seria proprietário da casa, foi preso por tráfico durante o flagrante.

Segundo a polícia, no local havia uma plantação com 80 pés de maconha que chegavam a dois metros de altura. Também foram apreendidos 10 kg de maconha prontos para venda, material para embalar a droga e uma balança de precisão, além de uma metralhadora com silenciador.

O suspeito, que já tinha passagem por tráfico de drogas, foi preso e encaminhado para a delegacia da cidade. De acordo com a polícia, o local era investigado há um mês e os investigadores chegaram até a residência depois de denúncias anônimas.

Fonte: G1 - Vale do Paraíba e Região

Projeto “Ilhabela em Movimento” promove avaliação física

ILHABELA: O projeto “Ilhabela em Movimento” promoverá uma avaliação física na próxima terça-feira (29/10), das 14h às 16h, na sede da Secretaria da Saúde, no Perequê. O projeto que é uma iniciativa da Prefeitura traz periodicamente a avaliação com o objetivo de direcionar as pessoas para a prática de atividades físicas adequadas a cada situação.

As atividades têm o acompanhamento da educadora física, Daniela Goes, e buscam estimular a prevenção de problemas como hipertensão, diabetes e obesidade. O “Ilhabela em Movimento” oferece opções saudáveis de exercício voltadas aos funcionários públicos, como alongamentos durante o expediente, caminhadas e aulas de natação e de hidroginástica na piscina semiolímpica no Polo de Educação Integrada, na Barra Velha.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Rota da Cerâmica abre forno no domingo (27) em Caraguá

CARAGUATATUBA: No próximo domingo (27), às 10h, a Rota da Cerâmica terá abertura conjunta de forno. Os artistas plásticos Carlo Cury e Cláudia Canova revelarão os trabalhos desenvolvidos nos últimos meses. O evento é aberto ao público.

O projeto, criado para mapear e divulgar os ateliês de cerâmica dos artesãos da cidade, é um novo roteiro turístico e tem o intuito de apresentar os trabalhos desenvolvidos, as diferentes técnicas utilizadas e suas peculiaridades, além de promover a interação entre os ceramistas e incentivar a técnica na cidade.

Os visitantes podem conferir a produção das obras executadas nos ateliês e têm a oportunidade de ver a transformação da argila em obras de arte, ricas de sentimentos e criatividade que após o contato com o fogo se transformam em cerâmica.
A Rota da Cerâmica é uma realização dos ceramistas de Caraguatatuba com o apoio do Governo Municipal, por meio da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), e da secretaria de Turismo.

Serviço
Dia 27 (domingo) – 10h
Abertura de Forno dos artistas Carlo Cury e Cláudia Canova
Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231 – Martim de Sá
Telefone: (12) 3882-4829

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Aniversário de Ubatuba terá muito Rock em festival inédito na cidade

UBATUBA: Através de diversas atrações e festividades do 376º Aniversário da Cidade de Ubatuba. A FundArt – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba realizará o I Festival Rock in Ubatuba.

O evento proporcionará aos músicos e aos que curtem rock um momento de interação e lazer, já que o Festival acontecerá em conjunto com a 3ª Etapa do Circuito Municipal AUSK de Skate. Serão ao todo 12 bandas e dois dias de muito Rock.

Com realização da FundArt e produção da AM Produções e Yesk8 Produções e AF Camargo Produções o “I Festival Rock in Ubatuba” acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro das 10h às 18h na Praça Capricórnio (ao lado da pista de skate).


3ª Etapa do Circuito Municipal AUSK de Skate - Especial Aniversário da cidade

Também estará acontecendo na íntegra do Festival “Rock in Ubatuba” a 3ª Etapa do Circuito Municipal AUSK de Skate que busca oficializar o primeiro ranking municipal e a busca pela inserção da modalidade skate no calendário anual de esportes.

A Competição principal de skate será disputada no dia 27 pelas categorias, mirim, iniciante, feminino e amador. Já no domingo de aniversário da cidade (28) a Nutrisporty estará realizando inúmeras ações conjuntas ao Festival Rock in Ubatuba, onde irá proporcionar algumas atividades ligadas ao skate no decorrer de todo o dia “Best Trick”.

A 3ª etapa do circuito de skate é uma realização da AUSK (Associação Ubatuba de Skate), AM Produções e Yesk8 Produções e conta com o patrocínio da rede Central Surf, Nutrisporty em alguns comerciantes da cidade. junto a Fundart e Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Fonte: FundArt

Tamoios: Caraguá estuda ajuda a famílias

CARAGUATATUBA: A Prefeitura de Caraguatatuba estuda conceder isenções de impostos aos moradores afetados pelo traçado do contornos viários da rodovia dos Tamoios.
Projeto do governo do Estado prevê a construção de uma nova estrada ligando as cidades do Litoral Norte.

As obras do chamado Contorno Norte, que ligarão a Tamoios à SP-55, foram iniciadas no último dia 15, em evento que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). O prazo para entrega é de 20 meses.

Na última segunda-feira, o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) se reuniu com moradores dos bairros Caputera, Rio do Ouro e Ponte Seca, afetados pela obra.
Ele reiterou que o governo municipal “estará junto com os moradores” para discutir, tecnicamente, todas as fases de execução do empreendimento.

“O poder público tem a obrigação de reconhecer o direito à propriedade. Se o Estado não reconhecer os terrenos que são de escritura de posse, por exemplo, a prefeitura dará todo o suporte necessário”, disse.

O prefeito nomeou uma comissão para acompanhar as obras, formada pelos secretários de Urbanismo, Habitação e Patrimônio, Assistência Social, Trânsito, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Assuntos Jurídicos, Comunicação e Governo.

Projeto

As obras dos contornos viários integram o projeto de modernização da rodovia dos Tamoios, principal ligação entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte.
O Contorno Norte terá 6,2 quilômetros de extensão.
Já o Contorno Sul, entre Caraguá e São Sebastião, somará 28,3 quilômetros.
O trecho está em fase de licenciamento de instalação e ligará a Tamoios, na divisa com Caraguá, ao Porto de São Sebastião.
A previsão é de que essas obras comecem entre dezembro e janeiro.

SAIBA MAIS

Obras

O projeto de modernização da rodovia dos Tamoios prevê a construção de uma nova estrada interligando as cidades do Litoral Norte

Trechos

Obra foi dividida em dois trechos, os chamados Contorno Norte e Contorno Sul. O primeiro começou a ser construído no último dia 15

Incentivo

A Prefeitura de Caraguá estuda conceder isenções de impostos municipais às famílias afetadas pelo traçado

Fonte: Jornal O Vale

Estádio Municipal recebe a grande final dos Veteranos neste domingo em Ilhabela


ILHABELA: O Estádio Municipal de Ilhabela, localizado no bairro Itaquanduba, recebe neste domingo (27/10) às 9h, a grande final do Campeonato de Futebol de Campo – Veteranos, na disputa entre as equipes do Leões do Ita e São Paulo.

No primeiro jogo da final, realizado no último domingo (20/10), o São Paulo perdeu a partida por 4 a 1. Agora, para a grande final deste domingo (27/10), o Leões do Ita tem a vantagem de se perder, a decisão fica para as penalidades máximas. Caso o Leões do Ita vença ou empate a partida, sai como o campeão da competição.

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo – Veteranos é promovido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Caraguá pode sediar Jogos Regionais pela 6ª vez em 10 anos

CARAGUATATUBA: A possibilidade de Caraguá receber os 58º Jogos Regionais do Interior de 2014 foi abordada na entrevista do secretário adjunto de Esportes, Luiz Carlos de Mello Cardim, ao programa “Falou Tá Gravado”, da rádio Integração FM, na segunda-feira (21). O Governo Municipal manifestou em uma carta de intenção ao Governo do Estado de São Paulo interesse em sediar a competição pela 6ª vez. A primeira edição do evento no município foi realizada há nove anos.  

Caraguá despontou no cenário esportivo do Litoral Norte, Vale do Paraíba e parte da grande São Paulo por ter recebido os Jogos Regionais de 2004, 2005, 2008, 2012 e 2013, em função da infraestrutura composta por cinco piscinas, 10 ginásios de esportes, quatro quadras de tênis e 11 campos de futebol, além de via adequada para provas de ciclismo de grande porte, pista de bicicross, arena de vôlei de praia e beach soccer, rampa de voo livre, ciclovias, calçadão e as praias para os esportes náuticos.

O secretário adjunto de Esportes disse que algumas cidades evitam assumir um compromisso do porte dos Jogos Regionais. “Caraguá vai atrás de eventos para aquecer o comércio local. Além disso, tem município que não investe na área esportiva e nós estamos preparados para receber os Regionais pela sexta vez”, afirmou.  

Durante a entrevista o secretário adjunto falou do trabalho de renovação desenvolvido nas categorias de Base no futebol. “O goleiro do Sub-13 dos Santos F.C., Paulo Mazoti, foi revelado em Caraguá nas escolinhas”, disse. Segundo Cardim, o trabalho de formação de novos talentos esportivos também é feito com outras modalidades. “A equipe de basquete que defende o município foi formada pelo professor Dado (falecido em 2008)”, recorda.

Os outros assuntos debatidos na entrevista estavam relacionados aos campeonatos do futebol amador, curso de arbitragem, manutenção dos campos e à realização de um torneio internacional de futebol em Caraguá, no mês de dezembro.

Raio X

Anualmente, são promovidos 42 eventos esportivos que reúnem por volta de 40 mil participantes. A secretaria de Esportes e Recreação oferece gratuitamente aulas de alongamento, atletismo, basquete, boxe, caminhada, capoeira, futsal, futebol, ginástica aeróbica, ginástica localizada, ginástica para 3ª Idade, ginástica rítmica, hapkido, hidroginástica, jiu jitsu, judô, karatê, musculação, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei adaptado, voleibol e xadrez. Cerca de 14,1 mil pessoas de diversas faixas etárias praticam as modalidades. Desse total, 3.405 mil têm entre 5 e 17 anos de idade (segmento educacional). Mil e duzentos atletas integram o segmento de rendimento (competição) e 9, 5 mil alunos compõem o segmento de participação. O setor possui 86 profissionais de Educação Física.

Entre os projetos destinados à área esportiva estão o Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA), Programa Sesi-SP Atleta do Futuro, Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), Escolinhas de Esportes e o Projeto Gibi (Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infantil). O município investe na política educacional e esportiva também com os CIDE’s (Centros Integrados de Desenvolvimento Educacionais).
A secretaria de Esportes fica na Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia.  Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3885-2200.  

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Fim de semana tem Brasileiro de Canoa Havaiana de Longa Distância em São Sebastião


SÃO SEBASTIÃO: Pela primeira vez, São Sebastião receberá o Campeonato Brasileiro de Canoagem Va’a Longa Distância – V6 (canoa havaiana com seis remadores), no próximo fim de semana, 26 e 27, a partir das 10h. Para os dois dias de prova são esperados mais de 100 competidores de vários Estados.
A largada e chegada serão na Praia Grande, onde está instalado o Balneário dos Trabalhadores. Os competidores irão percorrer uma distância de aproximadamente 22 quilômetros; o percurso será demarcado por boias e embarcações.
São seis as categorias a serem disputadas: Masculino Master Sênior, Feminino Master, Feminino Master Sênior, Masculino Master, Feminino Sênior (Open) e Masculino Sênior (Open).
Os atletas finalistas de todas as categorias receberão medalhas individuais de 1º, 2º e 3º lugar e as equipes finalistas,  troféus, igualmente do   1º ao 3º lugar. A competição tem como objetivo, determinar os campeões brasileiros da modalidade em 2013.
O campeonato é uma realização da Associação de Surf do Guaecá (Guasc), Confederação Brasileira de Canoagem, Federação Paulista de Canoagem e Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.
Serviço: Para mais informações sobre o Brasileiro de Canoagem basta ligar para  (13) 9.9713-5645, (12) 9.9767-9556 ou ID: 125*3865.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Obras na Tamoios criarão alternativa à Rio-Santos

Tiago Silva
LITORAL NORTE: As obras dos dois primeiros lotes da Nova Tamoios Contornos, que tiveram início nesta semana, vão criar uma alternativa à rodovia Rio-Santos (SP-055), no acesso a Caraguatatuba e São Sebastião. Segundo o governador Geraldo Alckmin, este trecho urbano da rodovia tem mais acidentes do que a média do Estado e com a obra será possível "preservar à vida, reduzir acidentes, tirar o trânsito de passagem e melhorar a segurança de quem vem para o litoral".

A nova rodovia terá 33,9 quilômetros e desviará o tráfego de passagem, principalmente de caminhões, da área urbana e também os que seguem ao Porto de São Sebastião.
A obra foi dividida em quatro lotes. O Lote 1, com 6,2 km de extensão, ligará a Rodovia dos Tamoios à SP-055, na praia Martim de Sá. O Lote 2, na divisa de Caraguatatuba e São Sebastião, possui 18,4 quilômetros de extensão e está entre a Rodovia dos Tamoios e o bairro do Jaraguá, no pé da serra de São Sebastião.

Os Lotes 3 e 4 somam 9,3 quilômetros e finalizam a Nova Tamoios Contornos, ligando a Costa Norte de São Sebastião até o Porto. Estes dois trechos estão em fase de licenciamento e tem previsão para início em dezembro deste ano.
O prazo de conclusão das obras iniciadas em Caraguatatuba é 20 meses e o investimento total é de R$ 1,99 bilhão.

Fonte: Portal do Governo do Estado

Confira as vagas do PAT de Caraguá desta semana

CARAGUATATUBA: Confira as vagas disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT) desta semana. O interessado deve apresentar os documentos pessoais.

Depiladora, Manicure, Cabeleireiro, Pintor de Automóveis, Preparador de Automóveis, Mecânico de Autos, Mecânico Industrial, Eletricista Industrial, Cozinheiro, Empregada Doméstica, Operador de Pá Carregadeira, Motoboy, Vendedor Pracista, Garçom, Barman, Balconista, Atendente, Oficial de Serviços Gerais, Pizzaiolo, Forneiro (Pizzaria), Auxiliar de Cozinha, Motorista de Caminhão, Azulejista, Motorista Entregador, Impressor de Offset, Confeiteiro, Gerente Comercial, Auxiliar de Vidraceiro, Operador de Trator, Auxiliar de Pizzaiolo, Repositor, Supervisor de Vendas, Açougueiro, Operador de Rádio, Chapeiro de Lanchonete, Copeiro, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Lavanderia, Técnico de Segurança do Trabalho, Estoquista, Vendedor, Instalador de Toldos, Tapeceiro, Cumim, Coordenador Pedagógico, Professor de Espanhol, Professor de Inglês, Porteiro, Instalador de Antenas, Vendedor Porta-A-Porta, Representante Comercial, Auxiliar de Bar, Recepcionista, Recepcionista (Com Libras), Encarregado de Recepção, Ajudante de Motorista, Caseiro, Técnico em Enfermagem, Cuidador de Idosos, Faxineiro, Auxiliar de Almoxarifado, Tosador de Animais Domésticos.

As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.

O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211

Ponto Mis exibe sessões gratuitas de cinema na Biblioteca da Barra Velha em Ilhabela

ILHABELA: Em uma parceria da Prefeitura de Ilhabela com a Secretaria de Cultura do Estado, o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) promoverá uma sessão na quarta-feira (23/10), às 19h30, com dois filmes: o curta “A Hora Vagabunda” e o longa “Virando Bicho”, na Biblioteca e Videoteca Prefeita Nilce Signorini, na Barra Velha.

O curta “A Hora Vagabunda”, de 1998, 17 minutos, dirigido por Rafael Conde tem no elenco: André Brasil, Cynthia Falabella e Luiz Fireball. O filme mostra um dia na vida de um jovem cineasta em conflito com a sua arte. Ele sabe que os obstáculos para realizá-la são muitos e que a cidade é apenas um deles. Mas ele não vai desistir sem pelo menos se arriscar.
Já o longa “Virando Bicho”, de 2012, com 75 minutos, sob a direção Alexandre Carvalho e Sílvia Fraiha, com Renan Campari, Erick dos Santos, Samara Viana, Ana Deise de Souza, Olívia Zanett.

Com uma visão bem humorada e realista, o filme acompanha a vida de seis jovens que estão se preparando para o vestibular. O foco está nos cursos preparatórios de diferentes faixas sociais a fim de investigar as dificuldades dos jovens brasileiros de alta, média e baixa renda para ingressar numa boa Universidade. O filme também mostra a difícil realidade dos jovens que pertencem a algumas minorias, como os índios, que vivem afastados dos grandes centros.A sessão é gratuita e classificação indicativa é livre. A Biblioteca Prefeita Nilce Signorini fica à Avenida Princesa Isabel, nº 2.626, na Barra Velha.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

1º Encontro Municipal de Adolescentes Multiplicadores de Caraguatatuba esclarece temas da adolescência

CARAGUATATUBA: Cerca de 100 adolescentes participaram do 1º Encontro Municipal de Adolescentes Multiplicadores de Caraguatatuba (EMAMC) na Emef Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga. Foi um dia para trocar experiências e fazer novos amigos.

O encontro iniciou com a apresentação do grupo Adolescentes Multiplicadores de Caraguatatuba (AMC), que explicou como foi a sua formação e história. A adolescente multiplicadora Adrielle Ferraz dos Santos, 16 anos, disse que participar do grupo permite não só adquirir conhecimentos, mas também poder repassá-los aos amigos. “Fico muito feliz, quando sei que mudei algo na vida das pessoas com a minha informação”, explicou.

O evento reuniu jovens de todo o município que participaram de dinâmicas em grupo e roda de conversa sobre os males das drogas lícitas e ilícitas. Também abordaram como prevenir a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis. Para finalizar os debates, os adolescentes conheceram seus direitos e deveres, preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A coordenadora do projeto, Mariana Estella Cestari Lese, afirmou que todos os debates foram realizados pelos Adolescentes Multiplicadores. Segundo ela, muitas vezes o jovem não tem esse tipo de conversa em casa, e que nos encontros ele pode conversar e tirar dúvidas com alguém da sua idade, só que já preparado.

“Mais do que multiplicador, o AMC nos ensina a ter consciência da nossa função na sociedade, por meio dos nossos direitos e deveres, explicou a jovem Ana Paula dos Santos Silva, 18 anos. A adolescente Natalia Ribeiro da Conceição, de 17 anos de idade, disse que o projeto provocou mudanças nela. “Hoje tenho mais responsabilidades, finalizou.
Ao final dos debates, foram escolhidos dois adolescentes de cada grupo para explicar os temas abordados. Também foram feitas mais de 20 inscrições para novos membros, que serão apresentados no próximo sábado (26).

A jovem Karina da Silva de Souza, de 16 anos de idade, soube do encontro por uma rádio local e resolveu participar. “Tive muita curiosidade em saber o que era e também por se tratar de assuntos da adolescência. Vou entrar para o grupo, principalmente para conhecer mais sobre o ECA”, explicou a nova integrante do AMC.

História – O AMC foi formado em 2011 pela ONG Grupo de Adolescentes Multiplicadores em Rede de São José dos Campos, que tem a proposta de discutir e compartilhar os mais variados assuntos com os jovens das comunidades onde vivem. A principal proposta é incentivar os adolescentes a serem os protagonistas da própria realidade.

O grupo participa aos sábados de capacitações e atividades socioeducativas orientadas pelos técnicos da secretaria de Assistência Social, que abordam temas sobre adolescência, sexo, trabalho, família, responsabilidades, entre outros. Participam adolescentes de 15 a 18 anos de idade.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Exposição na Secretaria de Turismo em Ubatuba exibe objetos e obras de Clodovil

UBATUBA: A Secretaria de Turismo de Ubatuba, localizada na avenida Iperoig, sedia no próximo dia 27 de outubro a exposição “Lembranças de Clodovil”, depois de passar por uma reforma no piso.

A iniciativa da Secretaria de Turismo conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba para celebrar um dos mais eminentes nomes do Município e renomado estilista internacional. A exposição é produzida por João Toledo e estará aberta ao público e conta com o acervo de móveis, objetos, roupas, criações, pinturas e fotografias originais do apresentador e deputado, falecido em 2009.

No dia 26 de outubro, será oferecido um coquetel temático para convidados. O evento contará com apresentações teatrais entre outras atrações culturais. “Esta exposição só foi possível devido a ajuda da Secretaria de Turismo e de muitos empresários ubatubenses. Foi fundamental o apoio da Prefeitura e dos empresários locais que compreendem a importância que Clodovil teve como artista e político.” Completou o produtor João Toledo.
Serviço
Exposição Lembranças de Clodovil – aberta ao público para a visitação todos os dias das 09 às 18 horas no Salão superior da Secretaria de Turismo de Ubatuba – Avenida Iperoig, 214, Centro.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

7º Litoral Encena agita a região com apresentações e workshops

CARAGUATATUBA: O 7º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba estará em mais 11 cidades da região até o dia 26 deste mês. Ao todo são nove dias de espetáculos gratuitos vindos de seis estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, além de um espetáculo internacional, vindo da Argentina.

O evento, que começou na noite da última sexta-feira com um grande cortejo formado por desfile de bonecões gigantes de Caçapava, Caraguatatuba e São José dos Campos, também teve a Banda Municipal Carlos Gomes e grupos musicais, saindo da Praça Diógenes Ribeiro de Lima com chegada na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro.

Em Caraguá, cidade-sede da mostra, são 39 apresentações, distribuídas na Praça Dr. Cândido Motta, Auditório Maristela de Oliveira, Teatro Mario Covas, Praça Nova (Olaria), EMEF Maria Tereza de Souza Castro (Getuba), Centro Comunitário e Cultural do Morro do Algodão, EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho (CIDE Tinga), Escola Colônia dos Pescadores, Praça Jorge de Castro e Centro Cultural Benedito Estevam do Carmo (Travessão) e na Praça Lucinha Mendonça (Indaiá).

Além de Caraguá, participam do evento as cidades de Ilhabela, Jambeiro, Lagoinha, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Santa Branca, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, São Bento do Sapucaí e Ubatuba. O evento contará ainda com oficinas e workshops.

O 7º Litoral Encena é uma realização da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Abaçai Cultura e Arte. O evento conta com a parceria das demais cidades participantes, com apoio da Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, por meio do Projeto Ademar Guerra.

São Sebastião

No fim de semana o Litoral Encena chega a São Sebastião. Prevista para começar às 21h deste sábado, a peça “Barravento - A Tempestade de Shakespeare” dever atrair para a frente do Departamento de Patrimônio Histórico, um bom público. Para encenar o espetáculo, o grupo Cia Quase Cinema, de Taubaté, fará uso do gênero teatro de sombra. Com classificação livre, a apresentação tem pouco mais de 40 minutos.
Inspirado na obra “A Tempestade”, de William Shakespeare, o espetáculo revela uma ilha, repleta de sons, seres sobrenaturais e magia, onde o Duque de Milão escreve sua história de transformação, jogo de poder, amor e perdão. A intervenção urbana ocupa espaços públicos da cidade tendo a arquitetura como parte da obra num trabalho híbrido que nasceu nas artes cênicas e que dialoga com a arquitetura, cinema, dança, performance e artes plásticas. A apresentação também acontecerá em Caraguatatuba, na Praça Dr. Cândido Motta, neste domingo, às 20h30.

Fonte: Jornal Imprensa Livre

Concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2014 em Ilhabela está com inscrições abertas

ILHABELA: Estão abertas, até o dia 21 de novembro, as inscrições para o Concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2014 de Ilhabela. O evento para a escolha do Rei e da Rainha tem apoio da Prefeitura de Ilhabela e está marcado para as 20 horas do dia 30 de novembro, na Praça de Eventos e Lazer do Galera, na Água Branca em Ilhabela.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pessoalmente pelos candidatos, na sede da Secretaria da Cultura, à Rua Dr. Carvalho, nº 80, na Vila, e na Secretaria de Turismo, à Praça Vereador José Leite dos Passos, nº 14, na Barra Velha, próximo à rotatória da balsa.
No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar cédula de identidade ou certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência e do RG e uma foto 3x4 recente.

Os candidatos a Rei Momo devem ser do sexo masculino, brasileiro nato ou naturalizado, ter idade no mínimo 16 anos, pode ou não representar  uma escola de samba ou bloco carnavalesco  e não precisa residir na cidade de Ilhabela.

A candidata à Rainha do Carnaval tem de ser do sexo feminino, brasileira nata ou naturalizada, ter idade mínima de 16 anos e não precisa residir na cidade. A concorrente pode ou não representar uma escola de samba ou bloco carnavalesco.
A Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (LECI) nomeará uma Comissão Julgadora composta por pessoas capacitadas à função.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Passeio ecológico, plantio de mudas e limpeza do rio marcam inauguração da APA Baleia Sahy


Vera Mariano e Ricardo Faustino | PMSS
SÃO SEBASTIÃO: Aproximadamente 200 pessoas entre moradores, estudantes e veranistas compareceram na inauguração da Àrea de Proteção Ambiental - APA Baleia-Sahy, ocorrida no último sábado (19) em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião. O evento foi marcado pela realização de passeio ecológico com caiaques, stand-up e embarcações, plantio de mudas e limpeza do rio Sahy. 
Os secretários de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito, de Educação, Ângela Couto, e de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, prestigiaram a ação. 
Hipólito que também é presidente do Conselho Gestor da APA considerou o evento um grande sucesso superando todas as expectativas como a mobilização e o comparecimento maciço da comunidade. A próxima ação, segundo o secretário é a montagem do cardápio ecoturístico já para o verão. “Isso vai possibilitar que a comunidade já trabalhe com esta atividade  gerando emprego e renda”, destacou.
Quem também participou foi a presidente do Instituto Verdescola e apoiadora do projeto, Maria Antônia Civita. Para ela, a área de proteção ambiental é uma grande conquista do Litoral Norte paulista. “Tivemos o apoio de toda a comunidade e sociedade civil organizada, desde os caiçaras e a Prefeitura. O envolvimento de todos por um meta com o objetivo de salvaguardar os rios, mangues e animais é um exemplo a ser seguido por outras praias. O evento foi lindo e chocante”, avalia. 
A advogada Fernanda Carbonelli, uma das idealizadoras da APA, também espera que a iniciativa possa se proliferar para outros lugares. “Seria muito bacana cada um fazer a sua parte e não deixar a responsabilidade somente ao poder público. O evento mostrou que a união da sociedade com o apoio da Prefeitura pode resultar em grandes conquistas”, destaca. A participação dos moradores da Vila Sahy, onde está localizado o Instituto Verescola, foi elogiada pela advogada. “Acredito que conseguiremos formar educadores e gestores ambientais trazendo a comunidade para perto de projeto”, completa Fernanda.
Sustentável
De acordo com o engenheiro agrônomo André Motta Waetge, a intenção da APA é associar a preservação ambiental com o desenvolvimento sustentável, através do ecoturismo e da educação ambiental, beneficiando a comunidade caiçara local. “São Sebastião deu um salto à frente dos outros municípios do Litoral Norte paulista. Existem muitos outros ecossistemas que podem e devem ser transformados em APA”, frisa. 
O grupo, que contou com a participação de 20 alunos da Escola Municipal Edileuza Brasil Soares de Souza, localizada em Maresias, também na região sul do município,  percorreu o rio Sahy acima para conhecê-lo e visualizar as espécies vegetais e animais existentes na área. Em um local estratégico, onde o Rio Negro – que tem esse nome porque apresenta coloração escura após atravessar todo o caxetal situado nos fundos da praia da Baleia – encontra-se com o Rio Sahy, de coloração bem mais clara, houve o plantio de mudas de ingá e guanandi.   
Segundo a professora Denise Jorge dos Santos, a atividade fez parte do conteúdo programático. “Finalizamos ele fazendo a vivência na área”, conta Denise. Ela revela que apenas dois estudantes conheciam o mangue. “A criação da APA é uma imensa conquista porque muitas pessas, inclusive estudantes, terão oportunidade de realizar visitas monitoradas para conhecer esse ecossistema que é um tesouro ambiental e fundamental ao meio ambiente. Precisamos de progresso, mas ele deve ser atrelado a preservação”, enfatiza a professora.
 Interessante
Para o aluno Denilson Gonçalves de Jesus Almeida, 12, que não conhecia o lugar, o evento foi bem divertido e diferente. “Achei a iniciativa bem bacana. O rio é bem bonito, assim como as árvores e o mangue. A natureza é muito interessante e sem ela não sobreviveríamos. Eu costumo agir para preservar o meio ambiente e falo para os meus amigos fazerem o mesmo”, declara o adolescente, que adorou remar de caiaque. “Nunca tinha andado”, acrescenta. “Eu também não conhecia o lugar e gostei do passeio. É uma área muito bonita que deve ser preservada. Isso é importante para todos nós”, completa a estudante Vitória Santos Madureira, também de 12 anos. 
Após retornar ao local de partida, os participantes recolheram e trouxeram vários objetos (lixo) descartados na área. A Defesa Civil já havia trabalhado durante a semana que atencedeu o evento para desobstruir o leito do rio devido a grande quantidade de galhos e troncos caídos e que atrapalhavam a navegação. A equipe aproveitou e retirou outros resíduos na localidade.
 Antes do passeio, todos os participantes prestigiaram a roda de capoeira dos alunos do projeto Mareginga, realizado em Maresias.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

sábado, 19 de outubro de 2013

7º Litoral Encena chega com espetáculos gratuitos para Caraguá e região

CARAGUATATUBA: De 18 a 26 de outubro, Caraguatatuba e mais 11 municípios da região recebem o 7º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba. O evento apresenta gratuitamente o melhor da produção artística nacional e internacional, contribuindo para a difusão da arte e da cultura. A mostra tem o intuito de fomentar a produção cênica no país de maneira ampla, democrática, descentralizada, buscando a variedade de linguagens e expressões, além da excelência técnica entre os grupos selecionados, ocupando praças, teatros, escolas e os mais diversos espaços alternativos.

A novidade da 7ª edição do evento é a junção do Litoral Encena com o Litoral em Dança, acrescentando mais uma linguagem artística a mostra. 

Participam neste ano os municípios de Ilhabela, Jambeiro, Lagoinha, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Santa Branca, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião e Ubatuba. 

Caraguatatuba, cidade-sede do evento, deve receber 39 apresentações distribuídas na Praça Dr. Cândido Motta, Auditório Maristela de Oliveira, Teatro Mario Covas, Praça Nova (Olaria), EMEF Maria Tereza de Souza Castro (Getuba), Centro Comunitário e Cultural do Morro do Algodão, EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (CIDE Tinga), Escola Colônia dos Pescadores, Praça Jorge de Castro e Centro Cultural Benedito Estevam do Carmo (Travessão) e na Praça Lucinha Mendonça (Indaiá).
Os 30 espetáculos selecionados vêm dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, além de um espetáculo internacional, vindo da Argentina. Ao todo serão 89 espetáculos nos 12 municípios. O evento contará ainda com workshops e oficinas de teatro e dança.


O 7º Litoral Encena é uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Governo Municipal em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura por meio da Abaçai Cultura e Arte, correalizado pelas Prefeituras das demais cidades participantes, com apoio da Poiesis, por meio do Projeto Ademar, e das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

Programação Caraguatatuba

18/10 – sexta-feira
Praça Dr. Cândido Motta
20h – Grande Cortejo pelas ruas de Caraguatatuba
20h30 – Abertura Solene
21h – “Povos do Mar” – Centro Cultural São Sebastião tem Alma (Caraguatatuba/SP)

19/10 – sábado
Praça Nova – Bairro Olaria
15h – “Corsários Inversos – Uma Incrível Aventura Pirata” – Mosaico Cultural / Teatro de Rua (Porto Alegre/RS)
Praça Dr. Cândido Motta
16h – “Circo Minimal” – Cia. Gente Falante / Teatro de Bonecos (Porto Alegre/RS)
20h30 – “Força Expressão e Cultura Urbana” – RT Grupo de Dança de Rua / Dança (Caraguatatuba/SP)
21h – “Espelunca” - Grupo Milongas / Circo (Rio de Janeiro/RJ)

20/10 – domingo
Praça Dr. Cândido Motta
14h – “Entre Cortes e Naus – A Revolução das Águas” – Cia. Veritas Produções Artísticas / Teatro de Rua (Bertioga/SP)
15h30 – “Soberanos” – Grupo de Dança de Rua Geração Futuro / Dança (Caraguatatuba/SP)
16h – “Corsários Inversos – Uma Incrível Aventura Pirata” – Mosaico Cultural / Teatro de Rua (Porto Alegre/RS)
20h30 – “Barravento: A Tempestade de Shakspeare” – Cia. Quase Cinema / Teatro de Sombra (Taubaté/SP)
21h – “Sonhatório” – Cia. Truks Teatro de Bonecos (São Paulo/SP)

21/10 – segunda-feira
EMEF Maria Tereza de Souza Castro – Bairro Getuba
10h – “Sonhatório” – Cia. Truks Teatro de Bonecos (São Paulo/SP)
Praça Dr. Cândido Motta
14h – “Otra Frecuencia” – BiNeural-MonoKultur / Teatro de Rua (Alemanha/Argentina)
Centro Cultural e Comunitário do Morro do Algodão
15h – “Lá em cima do Piano” – Grupo Tapa na Coxia (Caraguatatuba/SP)
Teatro Mario Covas
16h e 23h – “Um Príncipe chamado Exupéry” – Cia. Mútua / Teatro de Bonecos (Itajaí/SC)
Praça Dr. Cândido Motta
20h30 – “Soberanos” – Grupo de Dança de Rua Geração Futuro / Dança (Caragutatuba/SP)
21h – “Monóculo” – Grupo Tecelagem / Teatro de Bonecos (Jacareí/SP)

22/10 – terça-feira
EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho – Bairro Tinga
10h – “O Velho Lobo do Mar”- Trip Teatro de Animação / Teatro de Bonecos (Rio do Sul/SC)
Praça Dr. Cândido Motta
14h – “O Velho Lobo do Mar” – Trip Teatro de Animação / Teatro de Bonecos (Rio do Sul/SC)
21h – “ Circo Strada” – Circo Strada / Circo (Rio de Janeiro/RJ)
Auditório Maristela de Oliveira
16h – “Água até o Nariz” – Cia. O Curioso / Circo, Teatro de Bonecos e Sombra (São Paulo/SP)
Teatro Mario Covas
20h – “Misturado” – Corpo de Baile de Caraguatatuba / Dança (Caraguatatuba/SP)

23/10 – quarta-feira
Teatro Mario Covas
10h e 16h – “O Incrível Ladrão de Calcinhas” – Trip Teatro de Animação / Teatro de Bonecos (Rio do Sul/SC)
Praça Dr. Cândido Motta
14h – “O Rei Cego” – Teatro do Clã / Teatro de Rua (Montenegro/RS)
Praça Lucinha Mendonça (Em frente ao Teatro Mario Covas)
20h30 – “Força Expressão e Cultura Urbana” – RT Grupo de Dança de Rua / Dança (Caraguatatuba/SP)
21h – “Sua Excelença Ricardo III” – Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare / Teatro de Rua (Natal/RN)

24/10 – quinta-feira
Teatro Mario Covas
10h e 16h – “A Fantástica Baleia engolidora de Circos” – Cia. Frita / Circo (Rio de Janeiro/RJ)
Escola Estadual Colônia dos Pescadores – Bairro Indaiá
20h – “Suportar” – Cia. Domínio Público / Dança (Campinas/SP)
Praça Dr. Cândido Motta
21h – “Como a gente gosta” – Grupo Maria Cutia / Teatro de Rua (Belo Horizonte/MG)

25/10 – sexta-feira
Praça Dr. Cândido Motta
14h – “Circulando” – Los Circo Los / Circo (Campinas/SP)
21h – “Minha Alma é nada depois dessa História” – Os Ciclomáticos Cia. de Teatro / Teatro de Rua (Rio de Janeiro/RJ)
Auditório Maristela de Oliveira
16h – “Sacy Pererê – A Lenda da meia-noite” – Cia. Teatro Lumbra / Teatro de Sombra (Porto Alegre/RS)
Teatro Mario Covas
19h30 – “Suportar” – Cia. Domínio Público / Dança (Campinas/SP)
20h – “Caminho da Seda” – Raça Cia. de Dança de São Paulo / Dança (São Paulo/SP)

26/10 – sábado
Praça Jorge de Castro – Bairro Travessão
10h – “Circulando” – Los Circo Los / Circo (Campinas/SP)
Praça Lucinha Mendonça (Em frente ao Teatro Mario Covas)
20h30 – Cerimônia de Encerramento
21h – “Os Gigantes da Montanha” – Grupo Galpão / Teatro de Rua (Belo Horizonte/MG)

 Oficinas e Workshops

Workshop “O Jogo e o Teatro”
Dias 19 e 20/10 – sábado e domingo – das 10h às 17h30
Centro Cultural do Sumaré
Classificação 14 anos

Oficina de Palhaço “O Riso”
De 21 a 25/10 – das 16h às 19h
EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho – CIDE Tinga
Classificação 14 anos

Workshop “Em busca do cômico”
Dia 25/10 – das 10h às 18h
Centro Cultural do Sumaré
Classificação 14 anos

ENDEREÇOS
CARAGUATATUBA
Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba / Auditório Maristela de Oliveira - Rua Santa Cruz, nº 396 - Centro - Tel.: (12) 3897.5660

Praça Lucinha Mendonça – Teatro Mario Covas - Avenida Goiás, nº 187 - Indaiá - Tel: (12) 3881.2623

Praça Dr. Cândido Motta – Centro –

Centro Cultural do Travessão “Benedito Estevam do Carmo
Praça Jorge de Castro, nº 35 - Travessão - Tel.: (12) 3887.7600

EMEF Maria Thereza de Souza Castro - Getuba
Rua Seishi Yashimoto, nº 120 - Getuba

EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho – CIDE Tinga
Avenida Marechal Teodoro da Fonseca, nº 1.155 - Tinga

Centro Comunitário e Cultural “José Agostinho de Souza” – Morro do Algodão - Rua São Miguel, nº 1.382 - Morro do Algodão

Praça Nova - Olaria

Escola Estadual Colônia dos Pescadores

Av. Sergipe, nº 905 - Indaiá

Fonte: Fundacc