CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Prefeitura de São Sebastião abrirá inscrições para o processo seletivo para guarda-vidas temporários

Ricardo Faustino | PMSS
SÃO SEBASTIÃO: Terão início no próximo mês, as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação por tempo determinado de guarda-vidas temporários. O objetivo da iniciativa da Prefeitura de São Sebastião é, ainda, a criação de cadastro de reserva.
Ao todo são 16 as vagas disponibilizadas pela Administração com jornada de 40 horas semanais em turnos de revezamento sendo o pré-requisito ao interessado, ter participado do curso ministrado pelo Corpo de Bombeiros – GBMar, com certificado de conclusão datado de 2013. O nível de escolaridade também é determinado, ou seja, o candidato deve ter, no mínimo, o ensino fundamental completo (8ª série).
Aberto para ambos os sexos, o processo seletivo é indicado aos candidatos que tenham 18 completos, estejam quites com as obrigações do Serviço Militar (no caso do sexo masculino), bem como com os deveres eleitorais e não ter sido dispensado por justa causa dos serviços de guarda-vidas temporário nos anos anteriores.
Para concorrer a uma das vagas que tem por salário R$ 1,2 mil e benefícios como vale-transporte e vale-refeição, é preciso que o interessado procure o Posto de Bombeiros em Maresias, na Costa Sul, nos dias 24 e 25 de novembro, das 8h às 17h, para efetuar a inscrição, uma vez que a prova prática será realizada às 8h30 do dia 27.
Caberá ao candidato, comparecer ao local designado para a prova com, no mínimo, meia hora de antecedência, levando consigo o comprovante de inscrição e um desses documentos pessoais: RG, Carteira de Órgão de Classe,  Carteira de Trabalho Profissional ou CNH com foto. Será exigida, também, a apresentação do atestado de saúde para aptidão física. Vale lembrar que não serão aceitos protocolos nem cópias dos documentos citados, ainda que autenticadas, ou quaisquer outros documentos diferentes exigidos.
Serviço: O Posto do Corpo de Bombeiros está situado na avenida Francisco Loup, 631, Maresias. Para ter acesso ao edital completo basta clicar aqui.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Festival Internacional de Música de Caraguá começa neste sábado

CARAGUATATUBA: Começa neste sábado (1º/11), às 20h30, o FIMC – Festival Internacional de Música de Caraguatatuba, uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e do Governo Municipal. Em comemoração ao mês do Músico, o festival promoverá até o dia 30/11 uma extensa programação gratuita em vários pontos do município. A mostra tem como objetivo contribuir com a difusão e o fomento da música instrumental, coral e de concerto na região. Durante todo o mês, alunos, professores e profissionais da área, nacional e internacionalmente renomados, poderão trocar experiências e promover a interação com o público.
Um dos destaques da programação será a participação da Companhia Maribel, da França, que apresentará música e danças folclóricas típicas da região de Perpignon. O evento contará também com apresentações, desfile de fanfarras, encontro de corais e orquestras, final do Show de Talentos, roda de viola, encerramento das oficinas culturais e master classes (aulas práticas) de violão, violoncelo e regência, entre outras atrações. As atividades têm classificação livre.
O festival será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista, Aliança Francesa, Geórgia State University, Música Mais e Associação Comercial de Caraguatatuba, com o apoio das escolas de música AMusical, E-Brasil e Festival Internacional de Regência Sérgio Chnee. Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.
Confira abaixo a programação completa do FIMC:
Dia 1º – sábado20h30 – Apresentação da Companhia Maribel (Música e Danças Folclóricas da região de Perpignon, na França)
Praça Dr. Cândido Motta
Dia 7 – sexta-feira17h30 – Master Class l 19h – Camerata
Ciclo Caraguá Instrumental – Acácio Oliveira (Violão)
MACC – Museu de Arte e Cultural de Caraguatatuba
20h30 – Prata da Casa – Programação Escola E-Brasil
Praça Dr. Cândido Motta
Dia 13 – quinta-feira16h – Desfile das Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação
Praça Diógenes Ribeiro de Lima
Dia 14 – sexta-feira20h30 – “Para ver a Banda Passar…” – Homenagem aos 50 anos da Banda Municipal Carlos Gomes e ao Maestro Álvaro Ferraz
Abertura da exposição “Memórias Musicais de Caraguá”
Teatro Mario Covas
Dia 15 – sábado20h30 – Roda de Viola com a Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro
Praça Dr. Cândido Motta
Dia 16 – domingo21h – Concertos na Catedral – Concert Beach Coro & Orquestra
Catedral Divino Espírito Santo
Dia 21 – sexta-feira17h30 – Master Class l 19h – Camerata
Ciclo Caraguá Instrumental – Sergio Igor Chnee (Regente)
MACC – Museu de Arte e Cultural de Caraguatatuba
20h30 – Prata da Casa – Caraguá Jazz Big Band
Praça Dr. Cândido Motta
Dia 22 – sábado13h – Dia do Músico – Associação dos Músicos de Caraguatatuba
Praça Dr. Cândido Motta
21h – Caraguá in Concert – Encontro de Orquestras Sinfônicas Jovens 
Teatro Mario Covas
Dia 23 – domingo 9h – Ciclo Caraguá Instrumental – Master Class com Ana Cristina Abrantes (Violoncelo)
Teatro Mario Covas
19h – Caraguá in Concert – Encontro de Cameratas
Teatro Mario Covas
Dia 24 – segunda-feira19h – Encerramento e audição das Oficinas Culturais
Auditório Maristela de Oliveira
Dia 25 – terça-feira19h – Encerramento e audição das Oficinas Culturais
Centro Cultural do Sumaré
Dia 27 – quinta-feira20h30 – Encontro de Corais “Canta Caraguá”
Teatro Mario Covas
21h – Banda de Música do 5° Batalhão de Infantaria Leve de Lorena
Associação dos Músicos de Caraguatatuba
Praça Dr. Cândido Motta
Dia 28 – sexta-feira20h30 – Prata da Casa – Programação da Escola AMusical
Praça Dr. Cândido Motta
Dia 29 – sábadoDas 14h às 18h – Encerramento e audição das Oficinas Culturais
21h – Prata da Casa – Final do Show de Talentos
Praça Dr. Cândido Motta
Dia 30 – domingo14h – Praça Dr. Cândido Motta
21h – Concertos na Catedral – Banda Sinfônica Jovem de Caraguatatuba
Catedral Divino Espírito Santo
Fonte: FUNDACC

Milhares de pessoas devem passar pelos cemitérios de São Sebastião neste Finados


SÃO SEBASTIÃO: Neste domingo de Finados, dia 2 de novembro, milhares de pessoas deverão passar pelos sete cemitérios do município.
Para receber este contingente, a Seadre (Secretaria das Administrações Regionais) promoveu uma série de tarefas como pintura, jardinagem e varrição em todos eles. Além disso, três equipes da Casa da Dengue, subordinada à Sesau (Secretaria de Saúde), atuarão em três deles como agentes orientadores sobre a prevenção e o combate ao mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti.
A expectativa é que cerca de 3 mil pessoas passem pelos campos santos instalados no São Francisco, na região central; Centro; Toque-toque Grande, Maresias, Boiçucanga, Juquehy e Barra do Una, na Costa Sul, onde concentram-se mais de 2 mil túmulos e gavetas. Entre eles, o do “Menino Desconhecido”, no cemitério central, que nesta época do ano é o mais visitado por populares que dizem fazer pedidos e receber graças da criança.
Diferentemente dos anos anteriores, a administração dos cemitérios informa que não haverá plantão para o recadastramento das famílias que tenham parentes em gavetas públicas. Mas vale lembrar que este trabalho é feito diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na própria administração, bastando ao interessado fornecer o nome do falecido, número da gaveta e documentos pessoais.
Dengue
A Casa da Dengue aproveitará a ocasião para trabalhar no combate e prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Para tanto, contará com apoio de três equipes a postos  nos cemitérios do Centro, Maresias e Boiçucanga que concentram maior fluxo de visitantes. Ao todo serão sete os agentes em ação, três deles no cemitério central, onde há três entradas.
Segundo a chefe da Casa, Wânia Araújo Moreira, serão distribuídos panfletos educativos bem como prestadas informações sobre a importância de manter os vasos e floreiras secos. “Tudo para que se evite deixar estes recipientes nos jazidos correndo o risco que acumulem água, condição propícia para a proliferação do mosquito transmissor da doença; daí a relevância dos cuidados serem redobrados”, explicou.
As equipes de Combate a Dengue irão atuar das 8h30 às 14h30.
Serviço: Os cemitérios estarão abertos das 7h às 18h. Para mais informações o telefone é (12) 3892-2116.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Praia Grande receberá etapa do Ranking Paulista da Classe Optimist

Arnaldo Klajn | PMSS
SÃO SEBASTIÃO: O projeto Ventos & Velas da Secretaria de Esportes sediará, no próximo final de semana, etapa do Ranking Paulista da Classe Optimist.
Organizada pela Secretaria de Esportes do município, pela AVSS (Associação de Vela de São Sebastião) e pela COSP (Coordenação da Classe Optimist de São Paulo), a regata deste sábado (1) e domingo (2), acontecerão no Balneário dos Trabalhadores, situado na Praia Grande, região central da cidade.
A etapa em São Sebastião do Ranking Paulista da Classe Optimist entregará  prêmios para todas as categorias no último dia de regatas, ou seja, na tarde do domingo (2).
As inscrições poerão ser feitas por e-mail, no endereço eletrônico escoladevela@saosebastiao.sp.gov.br, pelo telefone (12) 3862-6803 ou pessoalmente na sede do evento, na secretaria do projeto, até às 11h do dia 1º de novembro.
Estão programadas seis regatas e poderão ser realizadas até quatro por dia, sempre com início às 11h.
Os prêmios serão outorgados da seguinte maneira:
1º ao 10º Lugar = Principiante
1º ao 3º Lugar = Geral
1º ao 3º Lugar = Geral Feminino
1º ao 3º Lugar = Veterano Mirim
1º ao 3º Lugar = Veterano Infantil
1º ao 3º Lugar = Veterano Juvenil
Vale ressaltar que as súmulas das categorias Mirim, Infantil e Juvenil serão redigidas sem distinção de sexos.
Serviço: O ranking atualizado da COSP, até o mês de outubro/2014, pode ser consultado no link:https://optimistsp.files.wordpress.com/2014/10/ranking-cosp-2014_out2014_onlypaid.pdf 
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Prefeitura abre Ilhabela Concurso Público

ILHABELA: A Prefeitura de Ilhabela abrirá nesta terça-feira (28/10) Concurso Público para 240 vagas no arquipélago. As inscrições poderão ser feitas a partir desta terça-feira (28/10) por meio do endereço eletrônico www.institutomais.org.br e também pessoalmente ou por procuração até o dia 13 de novembro das 9h às 12h e das 13h às 16h, exceto aos sábados, domingos e feriados, no Paço Municipal, que fica na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, no Perequê, até o dia 13 de novembro.
O concurso é organizado pelo Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social – Instituto Mais. A taxa de inscrição da prova varia entre R$ 15 e R$ 45, conforme o cargo.
O edital completo do concurso público estará fixado no Paço Municipal da Prefeitura de Ilhabela no site www.institutomais.org.br e clicando aqui
Confira as 240 vagas disponíveis:
Administrador de Redes (1 vaga): salário R$ 3.406,33 (referência 14), carga horária semanal de 40 horas, formação acadêmica superior com graduação em áreas de atuação específicas (Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Telecomunicações e Redes de Computadores, Ciências da Computação, Tecnólogo em Processamento de Dados). Inglês fluente para leitura e interpretação de documentação técnica. Possuir Carteira Nacional de Habilitação - CNH para deslocamento em atividades externas
Advogado (1 vaga): salário R$ 3.406,33 (referência 14), carga horária semanal de 20 horas, Curso Superior de Direito, com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Experiência de um ano
Agente Municipal de Trânsito (5 vagas): salário R$ 2.324,97 (referência 11), carga horária semanal de 40 horas, Ensino médio Completo e possuir Carteira Nacional de Habilitação – CNH – Categoria “A” e “B” para deslocamento em atividades externas
Analista Ambiental (1 vaga): salário R$ 3.406,33 (referência 14), carga horária semanal de 40 horas, Nível Superior completo nas áreas de Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Agronomia ou Biologia e registro no respectivo conselho de classe
Analista de Controle Interno (1 vaga): salário R$ 4.265,77 (referência 16), carga horária semanal de 40 horas, Curso Superior de Administração, Gestão Pública, Direito, Ciências Contábeis/Econômicas, Gestão Financeiras
Analista de Sistemas (1 vaga): salário R$ 3.406,33 (referência 14), carga horária semanal de 40 horas, Formação Acadêmica Superior com graduação em áreas de atuação específicas (Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Telecomunicações e Redes de Computadores, Ciências da Computação, Tecnólogo em Processamento de Dados). Inglês fluente para leitura e interpretação de documentação técnica. Possuir Carteira Nacional de Habilitação - CNH para deslocamento em atividades externas
Analista de Suporte (1 vaga): salário R$ 3.406,33 (referência 14), carga horária semanal de 40 horas,  Formação Acadêmica Superior com graduação em áreas de atuação específicas (Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Telecomunicações e Redes de Computadores, Ciências da Computação, Tecnólogo em Processamento de Dados). Inglês fluente para leitura e interpretação de documentação técnica
Arquiteto (1 vaga): salário R$ 3.406,33 (referência 14), carga horária semanal de 40 horas, Curso Superior de Arquitetura, com registro no Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
Assistente de Controle Interno (4 vagas): salário R$ 2.620,91 (referência 12), carga horária semanal de 40 horas, ensino médio completo
Auxiliar Administrativo categoria 1 (50 vagas): salário R$ 1.408,63 (referência 6), carga horária semanal de 40 horas, ensino médio completo  
Auxiliar de Cozinha (3 vagas): salário R$ 1.061,44 ( referência 3), carga horária semanal de 40 horas, Ensino Fundamental Incompleto - 5º ano do Ensino Fundamental (Antiga 4ª Série)
Auxiliar de Serviços Gerais (130 vagas): salário R$ 941,93 (referência 1), carga horária semanal de 40 horas, alfabetizado
Bibliotecário (2 vagas): salário R$ 3.406,33 (referência 14), carga horária semanal de 40 horas, Curso Superior de Biblioteconomia, com registro no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB)
Cuidador de Idoso (5 vagas): salário R$ 1.174,79 (referência 4), carga horária semanal de 40 horas, ensino médio completo  
Fiscal Municipal (5 vagas): salário R$ 2.620,91 (referência 12), carga horária semanal de 40 horas, Ensino Médio Completo e possuir Carteira Nacional de Habilitação - CNH – Categoria “A” e “B” para deslocamento em atividades externas  
Fonoaudiólogo (1 vaga): salário R$ 3.002,24 (referência 13), carga horária semanal de 30 horas,  Curso Superior de Fonoaudiologia, com registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia
Mecânico (2 vagas): salário R$ 1.408,63 (referência 6), carga horária semanal de 40 horas, Ensino Fundamental Incompleto - 5º ano do Ensino Fundamental (Antiga 4ª Série). Experiência em manutenção de veículos pesados; motores a diesel; ignição eletrônica e outros veículos da frota municipal que requeiram conhecimentos especializados
Merendeira (10 vagas): salário R$ 1.061,44 (referência 3), carga horária semanal de 40 horas,  Ensino Fundamental Incompleto - 5º ano do Ensino Fundamental (Antiga 4ª Série)
Monitor de Alunos (18 vagas): salário R$ 976,07 (referência 2), carga horária semanal de 40 horas, ensino médio completo  
Motorista (4 vagas): salário R$ 1.656,21 (referência 8), carga horária semanal de 40 horas, Ensino Fundamental Incompleto - 5º ano do Ensino Fundamental (Antiga 4ª Série). Carteira Nacional de Habilitação categoria “C” ou “D” e conhecimentos específicos de acordo com a função
Operador de Máquinas (2 vagas): salário R$ 1.656,21 (referência 8), carga horária semanal de 40 horas, Ensino Fundamental Incompleto - 5º ano do Ensino Fundamental (Antiga 4ª Série). Carteira Nacional de Habilitação categoria C ou D
Orientador Social (4 vagas): salário R$ 1.408,63 (referência 6), carga horária semanal de 40 horas, ensino médio completo
Pedagogo (1 vaga): salário R$ 2.620,91 (referência 12), carga horária semanal de 30 horas, Curso Superior Completo em Pedagogia
Procurador (4 vagas): salário R$ 5.705,70 (referência 18), carga horária semanal de 40 horas, Curso superior de Direito, com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Experiência de um ano  
Psicopedagogo (1 vaga): salário R$ 3.002,24 (referência 13), carga horária semanal de 30 horas, Curso Superior (Licenciatura) em Pedagogia, com especialização em psicopedagogia institucional
Técnico de Informática (4 vagas): salário R$ 2.620,91 (referência 12), carga horária semanal de 40 horas, Formação Acadêmica de Nível Técnico com graduação em áreas de atuação específicas (Técnico em Informática, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas, Telecomunicações e Redes de Computadores, Ciências da Computação, Tecnólogo em Processamento de Dados). Inglês básico para leitura e interpretação de documentação técnica. Possuir Carteira Nacional de Habilitação - CNH para deslocamento em atividades externas
Técnico em Segurança do Trabalho (2 vagas): salário R$ 2.620,91 (referência 12), carga horária semanal de 40 horas, Ensino Médico Completo e curso específico de Técnico de Segurança do Trabalho
Técnico em Turismo (4 vagas): salário R$ 2.324,97 (referência 11), carga horária semanal de 40 horas, Formação Acadêmica de Nível Técnico em Turismo.
Telefonista (2 vagas): salário R$ 1.408, 63 (referência 6), carga horária semanal de 30 horas, Ensino Fundamental Completo (Antiga 8ª Série).
Turismólogo (3 vagas): salário R$ 3.406,33 (referência 14), carga horária semanal de 40 horas, Curso Superior em Turismo e/ou Hotelaria.
Vigia (15 vagas): salário R$ 976,07 (referência 2), carga horária semanal de 40 anos,  ensino fundamental incompleto – 5º ano do Ensino Fundamental (antiga 4ª série)

Prefeitura de Ubatuba abre Concurso Público

UBATUBA: A Prefeitura de Ubatuba, em atenção à demanda de mão-de-obra e na busca de qualificar os serviços públicos prestados, publica nesta quinta-feira, 23 de outubro, o Edital 002/2014 do Concurso Público para o preenchimento inicial de 468 vagas, distribuídas por 90 cargos, em diferentes áreas.
As oportunidades são para quem possui ensino fundamental, médio e superior, com salários iniciais variando de R$777,12 até R$2.841,00. Das 468 vagas, cerca de 80 serão reservadas para negros, índios e quilombolas, em atenção à legislação municipal, que reserva pelo menos 20% das vagas de concursos para estes candidatos
Inscrições
As inscrições começam nesta sexta-feira, 24 de outubro, a partir das 17 horas e vão até o dia 20 de novembro até as 23:59 horas, exclusivamente no site do idecan (www.idecan.org.br).
Os valores das inscrições variam de R$30,00 a R$65,00.
O edital encontra-se disponível no link – http://www.idecan.org.br/getConc.aspx?key=DM53ep9qHiA=

Fica a dica: respeito a quem pensa diferente de você


Concurso Público: Prefeitura de São Sebastião abre cargos, também, para a área de Saúde


Luciano Vieira | PMSS
SÃO SEBASTIÃO: A Prefeitura rerratificou edital de Concurso Público, cujas inscrições estão abertas desde o ultimo dia 13, para inserir a área de Saúde com 16 cargos.  Com as alterações,  o número de vagas sobe de sete para 23.
Foram inclusos os cargos de biólogo e médicos (cirurgião vascular, do trabalho, endocrinologista, especialista em toxicologia, geriatra, ginecologista, hematologista, infectologista, neurologista, oftalmologista, ortopedista, pediatra, psiquiatra, reumatologia e veterinário). Cada um com uma vaga e salários variando entre R$ 5.384,07 a R$ 6.719,40.
Os outros cargos disponíveis aos interessados no concurso são: agente de combate a endemias (nos termos da Lei Municipal Complementar nº 88/2007), técnico em Raio-X, engenheiro, fisioterapeuta, inspetor fiscal de rendas, nutricionista e terapeuta ocupacional. Para estes, os salários variam de R$ 967,94 a R$ 5.384,07.
De acordo com o documento, o prazo para inscrição – que tem valor diferenciado, dependendo do cargo pretendido –, expira à zero hora do dia 10 de novembro, devendo ser feita no site da SHDias Consultoria e Assessoria, empresa responsável pela organização e realização do concurso.
Provas
A prova escrita, de acordo com o edital, está prevista para acontecer no dia 30 de novembro. Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade prevista dos locais de prova disponibilizados pela Administração, os exames escritos poderão ser realizadas em dois ou mais domingos, com datas a serem definidas.
A convocação para a prova escrita contendo a data, o local e o horário será publicado no site oficial da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br) e no da empresa  SHDias Consultoria e Assessoria (www.shdias.com.br),  a partir de 20 de novembro.
O concurso terá validade de dois anos a contar da data da homologação de cada cargo, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura, por igual período.
A homologação será publicada no Boletim Oficial do Município, bem como nos sites oficiais da Administração e da SHDias. Vale lembrar, entretanto, que é de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as publicações.
Serviço: A taxa de inscrição varia de R$ 32,00 e  R$ 70,00, conforme cargo pretendido, e deverá ser paga até a data de vencimento expressa no boleto bancário a ser gerado ao final do formulário de inscrição.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Confira as vagas no PAT de Caraguá

CARAGUATATUBA: Veja as vagas desta semana do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT). O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS).
Ajudante de cozinha, Alinhador de direção, Assistente administrativo, Atendente de balcão, Atendente de bar, Atendente de lanchonete, Auxiliar de cozinha, Auxiliar de limpeza, Auxiliar de mecânico de autos, Auxiliar de seguros, Açougueiro, Balconista, Balconista de lanchonete, Cabeleireiro, Cabista, Caldeireiro, Camareiro  de hotel, Chapista de lanchonete, Chefe de cozinha, Cozinheiro de restaurante, Cozinheiro geral, Cuidador de idosos, Empregado doméstico  arrumador, Encarregado de bar e restaurante, Esteticista, Garçom, Gerente de bar e lanchonete, Gerente de pousada, Governanta de hotelaria, Instalador de alarmes residenciais, Lixador de peças de metal, Lubrificador industrial, Manicure, Mecânico de automóvel, Mecânico de refrigeração, Motoboy, Motorista de caminhão, Motorista de carro de passeio, Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações, Operador de caixa, Operador de empilhadeira, Pizzaiolo, Professor de matemática no ensino médio, Promotor de vendas, Recepcionista de hotel, Recepcionista, em geral, Vendedor de comércio varejista, Vendedor por catálogos, Vendedor pracista e Vidraceiro.
As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.
O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.

Curso de formação para Guarda Mirim tem inscrições abertas em São Sebastião

SÃO SEBASTIÃO: A prefeitura de São Sebastião está com inscrições abertas para os interessados em ingressar no curso de formação para Guarda Mirim. Podem participar do processo seletivo jovens com idades entre 14 e 17 anos, que morem há pelo menos três anos na cidade e estejam matriculados na rede regular de ensino.
Há 80 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de outubro. Não serão aceitas inscrições fora desse prazo. Em cumprimento à legislação, 5% das vagas é destinada a portadores de necessidades especiais.
O programa é desenvolvido pela prefeitura, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Segurança Urbana e Educação. As atividades têm carga horária de 20 horas semanais e as vagas são distribuídas entre o período da manhã e tarde. O horário da participação nas aulas da guarda deve ocorrer no contraturno escolar.
Outro pré-requisito é ter renda familiar de até seis salários mínimos e frequência escolar no ano letivo de 2014. Além disso, é preciso estar em concordância com todo o conteúdo do Regimento Interno da Guarda Mirim, disponível no Decreto Lei 5165/2011.
No ato da inscrição, que pode ser realizada na sede da guarda, de segunda à sexta, das 8 às 17h, será preciso apresentar documentação comprobatória dos requisitos do edital.
Após a análise dos inscritos, serão divulgadas duas listas com os candidatos selecionados. Os critérios de pontuação para a classificação seguirão as seguintes normas: renda familiar; número de membros na família; participação em programas sociais residência, tempo de residência no município, histórico escolar, histórico social e meio de transporte.
A somatória dos itens totalizará, no máximo, 80 pontos e a descrição dos mesmos está contida no edital. Os classificados serão convocados para ingresso no curso de formação. Todos os resultados serão publicados no Boletim Municipal do município.
A Guarda Mirim de São Sebastião está localizada na Rodovia Prestes Maia, s/nº, em Barequeçaba. Mais informações em www.saosebastiao.sp.gov.br.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Telas com o tema “Belezas do Brasil” já estão em exposição no Deppat em São Sebastião


Luciano Vieira | PMSS

SÃO SEBASTIÃO: Os resultados da arte na terceira idade já podem ser conferidos de perto no Deppat (Departamento de Patrimônio Histórico Cultural) no Centro Histórico, pois na noite de quarta-feira (15), foi inaugurada a exposição “Belezas do Brasil”, com mais de 20 obras em óleo sobre tela, pintadas pelos alunos da Faculti, também conhecida por Faculdade da Terceira Idade.
Algumas telas são compostas por paisagens locais conhecidas, como praias, casarões históricos e  igrejas locais, principalmente as do Centro Histórico da cidade. Outras, retratam as cenas do cotidiano caiçara, como a puxada de rede. Todas, reproduzidas por meio de algumas fotografias que viraram pinturas sob os cuidados e ensinos da professora da Faculti, Janete Passarelli.
Novos talentos
O evento que tem por objetivo revelar e estimular novos talentos, foi aberto com apresentação do Coral da Faculti, sob a regência da maestrina Eliana Banhez.
Visitantes e moradores, entre eles, a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, marcaram presença ao vernissage. “Acredito que não há desenvolvimento sem cultura e dentro deste contexto, a Faculti já faz parte da história de São Sebastião”, disse a secretária.
Para a diretora do Deppat Rosangela Dias da Ressurreição, o trabalho destaca valores artísticos e históricos. “As telas despertam o olhar da alegria para o belo e o bom”, afirmou.
Faculti
Aos 16 anos de existência, a Faculti (Fraternidade e Assistência Cultural a Terceira Idade),   conta atualmente com mais de 300 alunos matriculados, aos quais oferece aulas de Artesanato, Viver Saudável, Psicologia, Atualidades, Yoga, Informática, Alfabetização, Pintura, Direito e Cidadania, Canto e Coral.
Na abertura do evento, a presidente da instituição de ensino, Maria Luiza Santana, afirmou ser o mais importante nesta ação, o fato de fazer com que os alunos se sintam parte da sociedade. “A escola tem como base esse objetivo.  Além disso, com certeza melhora também o convívio familiar”, disse. “Gosto de dizer que atendemos do analfabeto ao doutor; temos todos os tipos de estudantes aqui dentro e estamos de braços abertos para receber outros idosos de nossa cidade”, concluiu.
Para a professora Janete, que chegou a São Sebastião há 23 anos e costumava tirar fotografias das paisagens, essas capturas de imagens são usadas como inspiração para as pinturas.  “Costumo dizer que não considero minhas aulas um trabalho, pois faço com muito carinho e acho ser esta a minha contribuição para este projeto tão importante que é a Faculti”, declarou.
As aulas de Pintura são ministradas semanalmente às terças-feiras, das 10h às 17h, para 45 alunos divididos em três turmas.
Serviço: Os interessados poderão prestigiar a exposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados das 16h às 20h, até o dia 15 de novembro.

Ilhabela promove 1º Festival “Ilharriba! Una Fiesta Latina” em novembro


ILHABELA: De 7 a 9 de novembro, muita música, dança e gastronomia latina em área coberta na Vila. Serão três espetáculos por noite e, entre as atrações, o show do cantor Sidney Magal
 
O verão ainda não chegou, mas Ilhabela já começa a entrar no clima da estação mais quente do ano. De 7 a 9 de novembro, na Praça das Bandeiras, na Vila, a Prefeitura de Ilhabela promoverá a primeira edição do “Ilharriba – Una fiesta latina”. Trata-se do festival que vai unir música, dança e gastronomia latina.  A Prefeitura terá a parceria da RCS Arte & Experiência.

A abertura será no dia 7 de novembro (sexta), às 20h, com o show Café com Tango; às 22h, a cantora Marina de la Riva, e à meia-noite Cristiane Neves e Havana Combo com Rosa Rosah. No dia 8 de novembro (sábado), sempre a partir das 20h, shows de Andrea Costalima, Pepe Cisneros Cuba 07 e ainda Guga Stroeter e Orquestra Hearthbreakers.
Já no dia 9 de novembro, às 20h, Banda Criolina, seguida do show de Maria Alcina, às 22h, e do cantor Sidney Magal, à meia-noite. Durante todas as noites haverá a apresentação do Ballet Julio Lima e do DJ Vavá  Beraldo.

Nos últimos meses, na chamada “baixa temporada”, vários eventos foram promovidos pela Prefeitura de Ilhabela ou ainda em parcerias. Um dos destaques foi a 2ª edição do Ilhabela In Jazz que, assim como o festival “Ilharriba!”, também foi realizado em área totalmente coberta na Vila. “São eventos que movimentam a cidade no período de baixa temporada. O turismo é a indústria de Ilhabela e adotamos uma série de medidas para fomentá-la. Assim como o Festival de Jazz, a programação cultural da Semana Internacional de Vela e o Festival do Camarão, agora vamos promover esse festival de cultura latina e que tem tudo a ver com o clima da nossa Ilha”, destacou o prefeito Toninho Colucci. 

O secretário da Cultura, Nuno Gallo, salienta a importância do evento para a cidade. “O festival latino era uma ideia que sempre o prefeito nos falou, até pelo próprio clima da Ilha. Conhecemos um evento em outra cidade e agora será realizado aqui. Mais uma vez a expectativa é que com arte, gastronomia e cultura possamos ter mais um atrativo para o morador e um produto turístico no nosso calendário”, destacou o secretário.

Para o secretário de Turismo, Harry Finger, este é mais um bom evento para fomentar o turismo no período que antecede a baixa temporada. “Os últimos seis finais de semana tivemos média de 80% de ocupação nos hotéis e pousadas, sendo que neste último atingimos 100%. Este será mais um evento para atrair turistas e também para proporcionar lazer aos moradores”.
 
PROGRAMAÇÃO “ILHARRIBA!”
 
7 de novembro (sexta- feira)
 
·        20h  -  Show Café com Tango 
·        22h  -  Show Marina de la Riva 
·        24h  - Show Christianne Neves & Havana Combo convidam  Rosa Rosah 
 
 
8 de novembro (sábado)
 
·        20h  - Show Andréia Costalima 
·        22h  - Show Pepe Cisneros Cuba 07 
·        24h  - Show Guga Stroeter & Orquestra Heartbreakers
 
 
9 de novembro – (domingo)
 
·        20h  -  Show Banda Criolina 
·        22h  - Show Maria Alcina 
·        24h  - Show Sidney Magal

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Carros tunados, muito som e alegria marcarão o fim de semana em São Sebastião

Luciano Vieira | PMSS e Divulgação
Várias são as atividades a serem desenvolvidas durante o fim de semana, com apoio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de São Sebastião, para entreter moradores e visitantes.
Dentro da programação estão festividades e recreação para as crianças, muito som e carros transformados para os amantes de tuning, boa música com a banda municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos e teatro para todas as idades. Além, do Simpósio de 
Enredo das Escolas de Samba da cidade.
No sábado (18), a garotada do Jaraguá, na Costa Norte, terão um dia de muita diversão com a Festa das Crianças da Comunidade Santa Terezinha. A alegria terá início às 11h, na capela Santa Terezinha, na rua São Marco, no Jaraguá do Alto.
No mesmo dia, dentro do Litoral Encena, será apresentado o teatro de rua “Minha alma é nada depois dessa história”, a partir das 20h, no calçadão em frente à Sectur, na Rua da Praia, Centro Histórico da cidade.
Mais festa
E as comemorações pelo Dia das Crianças prosseguirá na Costa Sul, com a festividade preparada especialmente para os baixinhos na praça da Vila Sahy, em Barra do Sahy. Serão dois dias de pura diversão com torneio de futebol para a garotada de 8 a 11 anos, das 9h às 17h, do sábado (18), e recreação e oficinas divertidas das 13h às 17h, do domingo (19).
Já para quem curte tuning, a Praça de Eventos da Rua da Praia receberá no sábado e domingo, o 1º Encontro Automotivo de São Sebastião. Muitos carros transformados e com sons diferenciados, devem atrair um bom público ao Centro Histórico, a partir das 10h. O evento está previsto para ser encerrado às 17h.
E para quem gosta de samba, uma boa opção é prestigiar o Simpósio de Enredo das Escolas de Samba de São Sebastião no domingo (19), a partir das 13h, na quadra da Marinha do Brasil, na Rua da Praia. A banda pagode Klasse A, com seu pagode, promete esquentar ainda mais o clima.
Já quem aprecia músicas instrumentais, a atração será a banda municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos, com seu repertório variado indo de marchas e dobrados até música popular nacional e internacional. A partir das 20h30, de domingo (19), em frente à Sectur.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

9º Cavalgada Entre Amigos e Festa do Tropeiro do Bairro Alto Natividade da Serra


Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança apresenta 106 espetáculos a partir desta sexta em 13 cidades da região

CARAGUATATUBA: A abertura oficial será realizada às 20h, na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro de Caraguá, e contará com grande cortejo e apresentação do Abaçaí Balé Folclórico
Começa nesta sexta-feira (17/10) a 8ª edição do Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, que prevê até o dia 25/10, 106 apresentações artísticas e 5 workshops em 13 municípios da região. A abertura oficial será realizada às 20h, na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro de Caraguá. O público poderá conferir o grande cortejo festivo composto pela Banda Municipal Carlos Gomes, por fanfarras municipais, bonecões gigantes de Brazópolis, Caçapava e Caraguatatuba e pelo grupo de capoeira angola “Iê Guaiá”. Logo após, encerrando a cerimônia solene, o Abaçaí Balé Folclórico, de São Paulo, apresenta o espetáculo “Olho D’Água”.
A programação é gratuita e entre os destaques estão os espetáculos “Alice no País das Maravilhas”, da Cia. Giramundo Teatro de Bonecos, de Belo Horizonte e “Silêncio Total – Vem chegando um Palhaço”, do Grupo de Teatro Piollin, de João Pessoa. Entre as atividades estão a Oficina de Interpretação, que será ministrada pelo renomado ator Luíz Carlos Vasconcelos (o palhaço Xuxu) e a Oficina de Dança – Técnica de Balé Clássico, ministrada por Giovanni Di Palma, coreógrafo italiano da São Paulo Companhia de Dança.
O festival tem a missão de fomentar a produção artística, reunindo o melhor das linguagens do teatro, do circo e da dança de maneira ampla, democrática e descentralizada, buscando a variedade de linguagens e expressões, além da excelência técnica dos grupos selecionados, ocupando assim, praças, teatros, escolas e os mais variados espaços alternativos de Caçapava, Caraguatatuba, Ilhabela, Jambeiro, Lagoinha, Monteiro Lobato, Paraibuna, Redenção da Serra, Santa Branca, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião e Ubatuba.
O 8º Litoral Encena é uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, do Governo Municipal e da Abaçaí – Cultura e Arte, em parceria com a Poesis (Organização Social de Cultura), projeto Ademar Guerra, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e municípios participantes, com o patrocínio da Petrobras. Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.
Confira abaixo a programação completa de Caraguá:Dia 17 – Sexta20h – Grande Cortejo pelas ruas de Caraguatatuba
20h30 – Abertura Solene – Praça Dr. Cândido Motta
21h – Olho D’ Água – Abaçaí Balé Folclórico – São Paulo/SP – Praça Dr. Cândido Motta

Dia 18 – Sábado10h às 11h30 – Oficina de Dança – Técnica de Balé Clássico com Giovanni Di Palma – Teatro Mario Covas
15h – Cia. Street Boys – Fernandópolis/SP, Grupo Descendentes de Rua – São Sebastião/SP e Grupo New Face – Ribeirão Preto/SP – Praça Dr. Cândido Motta
15h e 20h – São Paulo Cia. de Dança – São Paulo/SP – Teatro Mario Covas
21h – As Presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as graças de Jesus Cristo – Honesta Cia. de Teatro – Campinas/SP – Praça Dr. Cândido Motta
Dia 19 – Domingo9h às 12h e das 13h às 16h – Oficina de Interpretação com Luiz Carlos Vasconcelos – Centro Cultural do Sumaré
15h – Três Variando – Trupe Irmãos Atada – São Paulo/SP – Associação de Moradores e Amigos do Bairro do Pegorelli
20h – Oficina Cultural Contemporânea – Barueri – SP e Vícios Cia. de Dança – Cubatão/SP – Teatro Mario Covas
21h – Silêncio Total – Vem chegando um palhaço – Piollin Grupo de Teatro – João Pessoa/PB – Praça Dr. Cândido Motta
Dia 20 – Segunda10h às 17h30 – Oficina Corpo_Cidade, com André Capuano – Ação Cultural do Projeto Ademar Guerra – Centro Cultural do Sumaré
10h, 15h e 20h – Pés Descalços – Morpheus Teatro – São Paulo /SP – Teatro Mario Covas
14h – Três Variando – Trupe Irmãos Atada – São Paulo/SP – Praça Dr. Cândido Motta
21h – Exemplos de Bastião – Mamolengo Sem Fronteiras – Brasília/DF – Praça Dr. Cândido Motta
22h30 – Mundomudo – Cia. Azul Celeste – São José do Rio Preto/SP – Auditório Maristela de Oliveira
Dia 21 – Terça14h – Olga, a Pulga – Palhaça Guadalupe – São Paulo/SP – Praça Dr. Cândido Motta
16h – Tropeço – Grupo TATO – Criação Cênica – Curitiba/PR – Auditório Maristela de Oliveira
20h – Ecos – Cia. Fragmento de Dança – São Paulo/SP – Teatro Mario Covas
21h – São Jorge Menino – Cia. São Jorge de Variedades – São Paulo/SP – Praça Dr. Cândido Motta
Dia 22 – Quarta    14h – O Flautista de Hamelim – Trip Teatro de Animação – Rio do Sul/SC – Praça Dr. Cândido Motta
16h – O Princípio do Espanto – Morpheus Teatro – São Paulo/SP – Auditório Maristela de Oliveira
20h – Alma Aprisionada – Balé de Rio Preto – São José do Rio Preto/SP – Teatro Mario Covas
21h – Musicircus – Cia. Navegante – Mariana/MG – Praça Dr. Cândido Motta    
Dia 23 – Quinta14h – Tem criança aí? – Grupo Circo Show – São Paulo/SP – Praça Dr. Cândido Motta
15h e 20h – Sabiás do Sertão – Teatro Musical Brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança – Cia. Cênica – São José do Rio Preto/SP
– Teatro Mario Covas
21h – Construtório – Cia. Truks – São Paulo/SP – Praça Dr. Cândido Motta
Dia 24 – Sexta10h – Zabumba – Cia. da Tribo – São Paulo/SP – EMEF Professor Oswaldo Ferreira – Bairro Jardim Casa Branca
14h – Zabumba – Cia. da Tribo – São Paulo/SP – Praça Dr. Cândido Motta
20h – Link – Ribeirão Preto Cia. de Dança – Grupo Dançarte – Ribeirão Preto/SP – Teatro Mario Covas
21h – Auto da Anunciação – Cia. Cênica – São José do Rio Preto/SP – Praça Dr. Cândido Motta
22h30 – Aquarela Brasileira – Grupo de Teatro Talentos do Silêncio – Caraguatatuba/SP – Auditório Maristela de Oliveira
Dia 25 – Sábado10h – 4 Contos para o Teatro de Bonecos – Cia. Gente Falante – Porto Alegre/RS – Centro Comunitário e Cultural José Agostinho de Souza – Morro do Algodão
15h – Sacy Pererê – A Lenda da Meia Noite – Cia. Teatro Lumbra – Porto Alegre/RS – Centro Cultural Benedito Estevam do Carmo – Travessão
16h – Circo Alegria e Cidadania – Folias de Picadeiro – São Paulo/SP – Praça Dr. Cândido Motta
21h – Alice no País das Maravilhas – Giramundo Teatro de Bonecos – Belo Horizonte/MG – Teatro Mario Covas
 Oficinas de Dança e Teatro
Os interessados em participar das oficinas devem realizar a inscrição na sede da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, localizada na Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 Dia 18/10 – sábadoDas 10h às 11h30 – Oficina de Dança – Técnica de Balé ClássicoTeatro Mario CovasCom Giovanni Di Palma (São Paulo Cia. de Dança)Os participantes terão a oportunidade de aprender diversas técnicas de balé clássico utilizadas em uma companhia profissional. Classificação: 12 anos. l 35 vagas.
Dia 19/10 – domingoDas 9h às 12h e das 13h às 16h – Oficina “O Processo Criativo do Ator e a Construção Poética da Cena”Centro Cultural do SumaréCom Luiz Carlos Vasconcelos (Palhaço Xuxu – Piollim Grupo de Teatro)
A oficina tem como objetivo perseguir a elaboração poética da cena e suas atmosferas, partindo inicial e prioritariamente do trabalho criativo dos atores, proporcionando assim, uma vivência de construção de cena não naturalista a partir das ações dos mesmos. Classificação: 18 anos. l 15 vagas.
Importante: Os interessados devem entregar uma cópia de seu currículo no ato da inscrição, ter condicionamento físico e experiência teatral.

Dia 20/10 – segunda-feiraDas 10h às 17h30 – Oficina de Teatro “Corpo_Cidade”Centro Cultural do SumaréCom André CapuanoA oficina é voltada à experimentação e criação cênicas a partir de elementos da investigação Corpo_Cidade, desenvolvida por André Capuano, que tem como foco a relação entre cidade e corpo. Os encontros ocorridos entre os atores e os objetos, as pessoas e a arquitetura, são tornados em material para experimentação cênica. Classificação: 16 anos. l 20 vagas.
Fonte: Fundacc