CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 23 de julho de 2015

São Sebastião recebe Festival Tecendo as Águas no próximo domingo

SÃO SEBASTIÃO: No próximo domingo (26), o projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, realizará uma festa no Centro Cultural e Educacional São Sebastião Batuíra, no São Francisco, na região central da cidade. No local será apresentado um festival com teatro, dança e música, além de gastronomia, artesanato, atividades infantis e espaço de pesca, resultado das ações em São Sebastião e em Caraguatatuba.
Com o apoio da Administração, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a festa acontecerá entre 16h e 21h, e contará com as presenças do Grupo de Maracatu Odé da Mata, Folia de Reis do Morro do Abrigo, Orquestra Viola Caipira e também apresentações de crianças e jovens atendidos pelos projetos Cidadão Criança e Garoçá da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh).
No Espaço Gastronômico haverá pasteis, doces, tapioca, cachorro-quente, caldinho, quitutes com camarão (da Colônia Z-14) e lanches. O Espaço de Artesanato contará com a exposição de bolsas e acessórios de lonas de pneus, arte em tecido, bijuterias de fibras naturais e arte em madeira.
No Espaço Infantil acontecerão atividades educativas e sensoriais, pintura de rostos e jogos. Em parceria com a Colônia de Pescadores Z-14, haverá ainda o Espaço Pesca com apresentação do projeto Re-refinar, alguns trabalhos desenvolvidos pela Colônia na região e orientação sobre a carteirinha de pesca.
No salão principal do Batuíra, o Tecendo as Águas, com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, apresentará as autoridades locais convidadas, parceiros e interessados, os resultados de seu trabalho ao longo de dois anos nas áreas urbana e rural.
São ações que impactaram diretamente pequenos agricultores com implantação de fossa biodigestora, cisterna para captação de água da chuva e diversas oficinas de boas práticas na zona rural. Houve também ações focadas em reflorestamento com plantio de 8,5 mil mudas nativas da região.
Trabalhos de campo para sensibilizar moradores e comerciantes de Caraguatatuba a se ligarem na rede de esgoto, mutirões para limpeza de praias e manguezais e um intenso trabalho de educação ambiental alcançando as escolas do entorno da Bacia do Rio São Francisco em São Sebastião e os projetos sociais,  a construção do roteiro turístico sustentável “Caminho das Águas – Ecoturismo, Turismo Pedagógico, Cultura e História – Litoral Norte de SP", também foram realizados.
Cada uma das áreas do Tecendo as Águas estará, durante o evento, fazendo suas devolutivas à população.
Projeto
“Tecendo as Águas” é um projeto do Instituto Supereco realizado em parceria com a Chevrolet e o Instituto Educa Brasil, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tem seis objetivos que se conectam no sentido de trabalhar a floresta, a água, educação, saúde, cultura, turismo, geração de renda e qualidade de vida: “Saberes das Águas”, “Se Ligue nas Águas”, “Conhecendo as Águas”, “Caminho das Águas”, “Águas da Mata” e “No Ritmo das Águas”.
O projeto conta também com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), das Prefeituras de São Sebastião e de Caraguatatuba, do Instituto Trata Brasil, da rede Made In Forest, do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME).
Supereco
O Supereco é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que atua há 21 anos com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento humano.
Os 23 programas, projetos e intervenções de educação pela sustentabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil, formaram mais de 11.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental, atenderam mais de 1,5 milhão de crianças e jovens em programas de educação ambiental presencial e à distância, contemplaram 905 mil participantes diretos nas intervenções socioambientais e produziram 135 publicações especializadas na área.
Mais informações, no site: www.supereco.org.br 
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário