CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Parque Estadual Serra do Mar oferece programação especial em comemoração aos seus 38 anos

Divulgação: Fundação Florestal
MEIO AMBIENTE: No próximo dia 30 de agosto, o Parque Estadual Serra do Mar completa 38 anos. Para comemorar esta data, a Unidade de Conservação preparou uma série de atividades especiais para diversos públicos. O destaque fica por conta da Trilha Sensorial, que será oferecida em vários núcleos, para que as pessoas possam experimentar, de maneira inusitada, o contato com o meio ambiente.
Criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em 30 de agosto de 1977, o PESM abrange 25 municípios paulistas, desde o Litoral Norte até o Litoral Sul, formando o maior corredor de biodiversidade da Mata Atlântica do país. Além da flora, esta Unidade de Conservação viabiliza a preservação de espécies da fauna que necessitam de grandes territórios para sua sobrevivência, como a onça pintada.
Com 332 mil hectares, o parque é dividido em 10 núcleos administrativos, administrados pela Fundação Florestal, onde cada um tem características específicas de paisagens, biodiversidade, interação social e preservação ambiental.
Além da função de preservar a Mata Atlântica, o PESM também abre suas portas para a visitação pública, com diversas opções ecoturísticas, com foco na educação e sensibilização ambiental. Desta forma, é possível vivenciar a natureza em sua plenitude, caminhando por trilhas, observando espécies da fauna e da flora, mergulhando em rios de água cristalina e praias paradisíacas. Alguns núcleos proporcionam também a oportunidade de conhecer as culturas caiçara e quilombola.

Confira aqui a programação completa

Fonte: Fundação Florestal

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Caraguá promove shows de Luiza Possi, Peleco e Ana Cañas

Foto: Divulgação
CARAGUATATUBA: Nos dias 28 e 29 de agosto (sexta-feira e sábado), a Praça da Cultura (antiga Praça de Eventos do Centro), em Caraguá, recebe os shows de Luiza Possi, Peleco e Ana Cañas. As apresentações terão entrada gratuita para o público e integram o encerramento do 10º Caraguá a Gosto – o Festival Gastronômico que movimenta 35 restaurantes e oferece 46 opções de pratos saborosos em quatro categorias.
Luiza Possi se apresenta na sexta, às 22h. Ela traz um show recheado de sucessos, incluindo seu mais recente trabalho “Sobre o amor e o tempo”, com canções em parceria com Ana Carolina, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, além de composições de Lulu Santos e Erasmo Carlos. Luiza Possi começou a construir sua carreira durante a adolescência e participou de bandas, festivais e concursos. Ficou mais conhecida nacionalmente quando lançou, em 2002, a música “Eu Sou Assim”, título de seu álbum homônimo.
Já no sábado (29), às 20h, será a vez dos músicos Peleco e Ana Canãs. O cantor e compositor Peleco, de São José dos Campos, traz sua banda para interpretar grandes sucessos da música Pop/Rock nacional, além de canções consagradas de Cazuza. Peleco cresceu ouvindo muita música, principalmente nos churrascos e festas em família que sempre contavam com violão. Estudou em um Seminário Salesiano em Lavrinhas (SP), aprendeu a tocar o instrumento e decidiu viver da música.
Na mesma noite, o palco da Praça da Cultura recebe Ana Cañas. A cantora paulistana promete um show repleto de sucessos de seus quatro álbuns, incluindo o mais recente “Tô na Vida”. O último CD possui trabalho totalmente autoral, com canções compostas ao longo de 2014, baladas pop e influências de soul music e três músicas em parceria com Arnaldo Antunes. Nos outros trabalhos, apostou em versões de Led Zeppelin e Edith Piaf e também no registro ao vivo de um show, no DVD “Coração Inevitável”.
Foto: Divulgação
As apresentações musicais na Praça da Cultura são realizadas pela Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Turismo.
Caraguá a Gosto – A 10ª edição do Caraguá a Gosto prossegue na cidade em 35 estabelecimentos (Restaurantes, Pizzarias, Bares e Quiosques) até o dia 31 de agosto (segunda-feira), com pratos elaborados especialmente para o evento, culinária sofisticada e criativa. Saiba mais em www.caraguatatuba.sp.gov.br.
Serviço
Shows de encerramento do 10º Caraguá a Gosto
Dia 28 de agosto (sexta) – Luiza Possi
Horário: 22h
Dia 29 de agosto (sábado) – Peleco / Ana Canãs
Horário: 20h
Local: Praça da Cultura (antiga Praça de Eventos do Centro)
Endereço: Avenida Dr. Arthur Costa Filho, s/nº, Centro – Caraguatatuba
Entrada gratuita

Programação de shows dos 210 anos de Ilhabela traz Fernando & Sorocaba, Roupa Nova e muito mais

Fernando e Sorocaba
Foto: Divulgação
ILHABELA: A Prefeitura de Ilhabela já definiu a programação oficial de shows musicais em comemoração aos 210 anos de emancipação político-administrativa da cidade. A festa começa no dia 29 de agosto e prossegue até 7 de setembro, sempre a partir das 22h, na Praça Eventos e Lazer do Galera, na Água Branca. 

A dupla Thaeme e Thiago, uma das principais revelações do sertanejo universitário, abre a programação na noite de sábado, 29 de agosto. No dia 30 (domingo) é a vez do chamado RootsRockReggae da banda Onze:20, sucesso em todo Brasil com a música “Pra Você”.
 
Banda Malta
Foto: Divulgação
As duas próximas noites serão de música gospel, com os cantores Thales Roberto (31/8) e Eli Soares (1°/9). No dia 2 de setembro, véspera do feriado de aniversário da cidade, quem sobe ao palco é o grupo Roupa Nova.
 
Para o dia 3 de setembro (quinta), aniversário de Ilhabela, a Prefeitura preparou o show da dupla fenômeno do sertanejo nacional, Fernando & Sorocaba. Já no dia 4 (sexta) quem sobe ao palco é banda Malta, campeã do programa SuperStar 2014, da Rede Globo.
 
A programação continua no dia 5 de setembro (sábado), com muito samba e pagode do grupo Jeito Moleque. O rapper Rashid é a atração do dia 6 de setembro (domingo). Quem fecha a programação é grupo de samba e pagode de Ilhabela, Pronúncia no Olhar, no dia 7 de setembro (segunda), Feriado da Independência, quando também haverá mais uma apresentação da ala show da escola de samba paulistana Unidos de Vila Maria, que terá Ilhabela como enredo no Carnaval de 2016.
 

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS DOS 210 ANOS DE ILHABELA
 
Praça de Eventos e Lazer do Galera – Água Branca
 
A partir das 22h
 
29 de agosto (sábado)
 
Thaeme e Thiago

 
30 de agosto (domingo)
 
Onze:20
 
 
31 de agosto (segunda)
 
Thales Roberto (gospel)
 
 
1° de setembro (terça)
 
Eli Soares (gospel)
 
 
2 de setembro (quarta)
 
Roupa Nova
 
 
3 de setembro (quinta)
 
Fernando e Sorocaba
 
 
4 de setembro (sexta) 
 
Malta
 
 
5 de setembro (sábado)
 
Jeito Moleque
 

6 de setembro (domingo)
 
Rashid
 

7 de setembro (segunda)
 
Pronúncia no Olhar / Ala Show Unidos de Vila Maria

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Folclore em Festa oferece extensa programação cultural nesta sexta e sábado na Praça do Caiçara

CARAGUATATUBA: Em comemoração ao Dia Nacional do Folclore, lembrado em 22 de agosto, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba promove nesta sexta-feira e sábado (21 e 22/8), na Praça do Caiçara, mais uma edição do tradicional “Folclore em Festa”, evento que oferece uma extensa programação cultural com apresentações artísticas e manifestações populares. O encontro tem o intuito de celebrar, preservar, promover e valorizar as tradições populares e a riqueza cultural do Folclore brasileiro.

Neste ano, entre tantas atrações, a programação conta com exposição fotográfica, brincadeiras folclóricas, rodas de capoeira e samba de roda com alunos das Oficinas Culturais, contação de histórias, apresentações de teatro, Balé Jovem de Caraguatatuba, Cia. de Moçambique de Caraguatatuba, Grupo de Maracatu Odé da Mata e da Folia de Reis de Santo Antonio do bairro do Tinga, além da quadrilha de bonecões gigantes de Caçapava, que encerrará a programação no sábado, às 21h. Nos dois dias do evento, quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Cultura Popular Brasileira poderá também assistir aos documentários que serão exibidos na Videoteca Lúcio Braun, no Polo Cultural. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A Praça do Caiçara está localizada atrás do Polo Cultural Professora Adaly Coelho Passos, na Rua Doutor Paul Harris, no Centro de Caraguatatuba. Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.
Confira abaixo a programação completa do “Folclore em Festa”:
 
Praça do Caiçara (Centro)

Dia 21/8 – sexta-feira 
Das 9h às 22h – Exposição Fotográfica de Folclore e Tradições Populares 
Das 14h às 19h – Mostra de Documentário da Cultura Popular (Videoteca Lúcio Braun)
9h – Peça “Maria Borralheira” com a Cia. Teatro de Areia 
10h – Brincadeiras Folclóricas 
10h30 – Roda de Capoeira com alunos das Oficinas Culturais 
14h – Peça “Maria Borralheira” com a Cia. Teatro de Areia 
14h30 – Brincadeiras Folclóricas 
15h30 – Contação de Histórias com Leco Borba, Nhá Rita e Juca Baiacu
16h – Apresentação do Balé Jovem de Caraguatatuba
16h30 – Roda de Capoeira com alunos das Oficinas Culturais 
19h – Cia. de Moçambique de Caraguatatuba com Mestre Angolinha e alunos das Oficinas Culturais
20h – Samba de Roda com Mestre Angolinha e alunos das Oficinas Culturais
21h – Apresentação de Maracatu com Odé da Mata
 
Dia 22/8 – sábado
Das 14h às 17h – Vivência de Jongo de Taubaté 
20h – Apresentação da Folia de Reis de Santo Antonio do Bairro do Tinga 
20h30 – Contação de Histórias com Leco Borba, Nhá Rita e Juca Baiacu
21h – Quadrilha de Bonecões Gigantes de Caçapava  

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

VIII Festival de Ubatuba Sabor Caiçara movimenta gastronomia da cidade no mês de agosto

UBATUBA: Em agosto, apaixonados por peixes e pela culinária caiçara terão um bom motivo para visitar dezenas de restaurantes, bares, quiosques, cafés e padarias gourmets de Ubatuba. De 14 a 30 deste mês estará em cartaz o VIII Festival Gastronômico de Ubatuba. Verdadeiro e saboroso roteiro gastronômico, o Sabor Caiçara irá oferecer pescados frescos e ingredientes 100% locais advindos da pesca e cultivo sustentável.
O Sabor Caiçara é uma realização da parceria entre a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e o WWF-Brasil, e vem dar continuidade à iniciativa Do Mar à Mesa, que esteve entre as atividades do 10º Festival Gastronômico Brasil Sabor (que foi realizado em maio nas quatro cidades do Litoral Norte Paulista, capital e na cidade carioca de Paraty).
Na contramão da pesca predatória, o objetivo deste projeto é a valorização da pesca tradicional do litoral paulista em pequena escala. A proposta é a de criar uma conexão direta entre o pescador sustentável e os chefs dos estabelecimentos, que além de poder trabalhar com produtos frescos, incentivará a cadeia produtiva local e ainda contribuirá com o controle dos pescados em extinção ou que esteja caminhando para esta situação.
A mecânica do festival é simples. Cada estabelecimento incluirá em seu cardápio, com preço atraente e promocional, pratos com pescados oriundos da pesca artesanal, de cerco, da maricultura e que não estejam em processo de extinção, ou receitas com ingredientes tradicionalmente locais, como a mandioca, farinhas, gengibre, juçara, banana, entre outros produtos encontrados na região.
O Festival conta com a parceria da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundart e irá acontecer simultaneamente com a Caiçarada, que será repleta de eventos culturais. A cultura também terá vez com apresentações no Casco Acústico” do Projeto Tamar nos dois primeiros finais de semana do festival. Além do Projeto Tamar, a Secretaria Municipal de Pesca, Agricultura e Abastecimento também tem contribuído na parceria. O apoio da APA Marinha do Litoral Norte tem sido igualmente importante, já que mobilizou os pescadores de cerco-flutuante e aquicultores locais para participarem das reuniões realizadas nos dias 25 e 30 de julho.
Após a primeira reunião de apresentação do projeto, no dia 25, o salão superior da Setur recebeu no dia 30 de julho o renomado Chef Eudes, do Restaurante Taioba, de São Sebastião. O workshop tratou das questões ambientais da pesca sustentável, do consumo consciente do pescado, dicas para o pescador agregar valor ao seu produto, importância das redes sociais na venda do pescado, boas práticas de manipulação e tradição da cultura caiçara.
A última reunião aconteceu no dia 5 de agosto e foi uma rodada de negócios entre os pescadores e proprietários de restaurantes, bares e similares. O principal objetivo da reunião foi negociar os produtos que irão compor a receita do prato que cada estabelecimento participante irá oferecer no Festival, além de abrir contato para que a cultura do pescado sustentável entre literalmente no cardápio dos estabelecimentos de Ubatuba.
A partir do dia 14 de agosto, procure os estabelecimentos identificados com o banner do festival e aprecie o verdadeiro “Sabor Caiçara”.
Para mais informações, acesse a página do Facebook Festival Gastronômico de Ubatuba ou ligue para: (12)99797-9710 ou (12) 99715-0414.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Fundacc segue com inscrições abertas para 8º FET – Festival Estudantil de Teatro até 21 de agosto

CARAGUATATUBA: A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba segue com as inscrições abertas até o dia 21 de agosto para o 8º FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba, que neste ano será realizado entre os dias 19 e 23 de outubro. O festival integrará a programação do 9º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro deBonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba e tem como objetivo incentivar o estudo teórico e prático do teatro dentro do universo escolar, fomentar o movimento teatral a partir de núcleos escolares, promover o intercâmbio cultural e divulgar as artes cênicas no país. 
Os interessados devem pertencer a grupos de teatro vinculados às escolas estaduais, municipais e particulares do Ensino Fundamental, Médio e Técnico de todo o país. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente na sede da Fundação, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, ou via correio. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site http://www.fundacc.com.br/portfolio/editais-e-licitacoes/.
A Comissão de Seleção indicará até 5 peças para concorrerem entre si em categoria única. A lista com os selecionados será divulgada até o dia 28 de agosto no site da Fundacc. As apresentações serão realizadas no Auditório Maristela de Oliveira, sempre às 15h. Caso algum grupo necessite que a obra seja apresentada em locais alternativos, o mesmo deverá especificar na ficha de inscrição. Após a apresentação haverá um bate-papo entre o grupo, a Comissão de Apreciação e o público presente.   
Todos os grupos selecionados receberão como ajuda de custo o valor de R$ 400. Além de troféus e certificados para os vencedores das categorias: Melhor Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Diretor, Cenografia, Iluminação, Figurino, Maquiagem, Sonoplastia, Pesquisa e Peça de Opinião Pública, haverá premiação de R$ 1,5 mil para a 1ª Melhor Peça, e R$ 1 mil para a 2ª Melhor Peça.
A sede da Fundacc está localizada na Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro de Caraguá. Mais informações: (12) 3897.5672 ou pelo e-mail fetcaragua2015@gmail.com.
8º FET – Festival Estudantil de Teatro de CaraguatatubaEdital e Ficha de Inscriçãowww.fundacc.com.br/portfolio/editais-e-licitacoes/
Fonte: FUNDACC

Boa Tarde!


Legião Urbana Cover do Brasil é atração no Teatro Mario Covas na próxima semana

CARAGUATATUBA: O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 22/8 (sábado), às 21h, show com a banda “Legião Urbana Cover do Brasil”.  Há 15 anos impressionando o público com a qualidade técnica dos músicos, a banda é uma das pioneiras no cenário nacional. Com um vocalista incrivelmente semelhante ao original, que também canta e interpreta igual ao seu ídolo, a apresentação traz a tona ótimas recordações aos fãs que acompanharam a carreira do grupo, contagiando até mesmo quem não vivenciou a época, agradando o público de todas as idades.
Formada no ano 2000, a banda cover já realizou muitos tributos a Renato Russo por todo o Brasil, passando pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas.
O repertório conta com mais de 70 músicas, incluindo grandes hits da Legião Urbana, as pedidas “Lado B” e algumas da carreira solo do cantor Renato Russo, como as italianas. Em 2011, a banda conquistou o prêmio “Ousadia e Arte”, na categoria Especial, em um concurso que contemplou artistas, que de alguma forma mantêm viva a imagem de Renato Russo. A ocasião contou com a presença da mãe e irmã do cantor.
A banda é formada por Beto Sanches (vocal), Raoni Passeto (baixo), Bruno Manfriato (guitarra), Henrique Carvalho (teclado) e Luciano Melo (bateria). Classificação: Livre.
Os ingressos custam R$ 60 inteira e R$ 30 meia-entrada (na promoção, quem doar 1 Kg de alimento não-perecível, também paga meia) e podem ser adquiridos no site www.ingressorapido.com.br, na livraria Nobel (Serramar Shopping) e na loja Himpacto (Caraguá Praia Shopping).

O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, nº 187, no Indaiá. Mais informações: (12) 3881.2623 ou www.fundacc.com.br.
ServiçoShow Legião Urbana Cover do BrasilDia 22/8 – sábado – às 21h
Teatro Mario Covas
Ingressos: R$ 60/R$ 30 (Promoção: Doe 1 Kg de alimento não-perecível e pague meia)Classificação: Livre l Duração: 90 min.
Fonte: Fundacc

“Conexão São Sebastião” traz o documentário brasileiro “Somos Todos Sacys” para o centro da cidade


Divulgação
SÃO SEBASTIÃO: O projeto “Conexão São Sebastião – Cinema Para Todos” da Associação Cultural Vento Forte em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) traz gratuitamente para o centro da cidade a primeira exibição do mês de agosto, que aborda temas relativos às comemorações do Dia do Folclore, celebrado dia 22.
“Retratos Brasileiros” é o tema apresentado para as sessões gratuitas na cidade, tanto na Consta Sul como no centro, com uma programação contendo três documentários com temáticas relacionadas à região.
Nesta primeira semana está em cartaz o documentário “Somos Todos Sacys”, de Rudá de Andrade e Sylvio Rocha, dupla de diretores que por dois anos percorreu o interior de São Paulo recolhendo evidências e depoimentos de pessoas que tiveram contato com sacis.
Também integra a programação um documentário feito na região, realizado pelo Centro Cultural “Pés No Chão” de Ilhabela. O grupo já realizou alguns vídeos em comunidades afastadas do arquipélago e, neste mês, será exibido o trabalho realizado na “Ilha da Vitória”.
O terceiro filme será “Serras da Desordem”, um longa dirigido por Andrea Tonacci. Este documentário acompanha a trajetória de Carapirú, um índio Guajá que perambula por dez anos o interior do Brasil depois de sobreviver a um massacre promovido pelos fazendeiros.
O documentário foi premiado como melhor filme, direção e fotografia em Gramado (SC), recebeu o prêmio ‘Margarida de Prata’ em 2006; melhor filme no Ecocine; Melhor Filme Brasileiro na Mostra de SP, entre outros.
Programação:
Centro | 19h30
Videoteca Municipal | Avenida Altino Arantes, s/n
Dia 13 | “Somos Todos Sacys” (excepcionalmente no Observatório Ambiental)
Dia 20 | “Ilha das Flores”
Dia 27 | “Serras da Desordem”
Boiçucanga | 19h30
Cineclube da Praça | Avenida Valkir Wergani, 1000
Dia 28 | “Ilha das Flores ”
Dia 25 | “Serras da Desordem”
Sinopses
“SOMOS TODOS SACYS”
Você já viu um Saci? Acredita em Saci? Como é o Saci? Por dois anos, os diretores desse documentário percorreram o interior de São Paulo formulando essas perguntas aos paulistas. Desse passeio encantado originou-se um filme lúdico e poético, tipicamente brasileiro.
Direção e roteiro: Rudá K. Andrade e Sylvio do Amaral Rocha
Cor | Documentário | 2008 | 57 minutos
Classificação: Livre
“VIDA E IMAGINÁRIO CAIÇARA - ILHA VITÓRIA”
A equipe passou 14 dias na ilha Vitória, no arquipélago de Ilhabela e, sem um roteiro fechado, o documentário é construído através da convivência, depoimentos e registro das atividades cotidianas.
Prêmios: Urso de prata em Berlim; Especial do Juri e escolha da audiência em  Clermont Ferrand; 8 prêmios em Gramado (incluindo melhor curta) e Margarida de Prata             
Direção: Emiliano Bernardo e Ruben Bianchi
Cor | Documentário | 2008 | 50 minutos
Classificação: Livre
“SERRAS DA DESORDEM”
O índio Carapirú escapa de um ataque surpresa de fazendeiros e durante 10 anos perambula sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2000 km de distância de sua fuga inicial. Levado a Brasília (DF) pelo sertanista Sydney Ferreira Possuelo, em uma semana ele se torna manchete por todo país e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas em relação à sua origem e identidade. Na tentativa de identificar sua origem ele reencontra um filho, com quem retorna ao Maranhão. Porém o que Carapirú encontra ao retornar já não está mais de acordo com sua vida nômade.
Prêmios: melhor filme, direção e fotografia em Gramado; Prêmio Margarida 2006; Melhor filme no Ecocine; Melhor Filme Brasileiro na Mostra de SP, entre outros.
Direção: Andrea Tonacci
Cor | documentário | 2006 | 135 minutos
Classificação: 14 anos   
Serviço: Mais informações podem ser obtidas no site www.ventoforte.org.br ou pelo email ventoforte@ventoforte.org.brou pelo telefone (12) 3865-5654. Fonte: 
Prefeitura de São Sebastião

Núcleo Caraguatatuba do PESM abre inscrições para renovação de seu Conselho Gestor

Foto: Miguel Nema 
CARAGUATATUBA: O Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar abriu inscrições para as entidades da sociedade civil interessadas em participar de seu Conselho Gestor, no biênio 2015/2017. Os interessados devem se cadastrar até o dia 18 de agosto para participarem do processo eleitoral, que será realizado no dia 1° de setembro, às 13h, na Sede do PESM, em Caraguatatuba.
Para cadastrar:

As entidades interessadas em representar a sociedade civil organizada no conselho devem entregar até 18/08, no escritório da Fundação Florestal, cópia simples dos seguintes documentos:

a) comprovação da efetiva atuação da entidade nos municípios que compõem Núcleo Caraguatatuba do PESM, nos últimos dois anos a contar da data de sua criação, por meio de currículo da entidade com documentos comprobatórios;

b) cópia do estatuto da entidade, devidamente registrado em cartório e cópia do respectivo CNPJ, devidamente atualizado;
c) cópia da ata de eleição da diretoria atual;
d) manifestação formal da direção da entidade demonstrando interesse em participar do Conselho Gestor do Núcleo Caraguatatuba do PESM, por meio de carta simples;
e) ficha de cadastro preenchida pelo representante legal da entidade (Anexo I – publicada junto ao Edital de Convocação).

Local de cadastramento:

Escritório da Fundação Florestal – Sede do PESM, situado na Rua do Horto Florestal, n° 1200, Bairro Rio do Ouro, Caraguatatuba, SP.

Para esclarecer dúvidas em relação à documentação ou solicitar a ficha cadastral em formato digital aberto, entre em contato com o Núcleo Caraguatatuba do PESM no e-mail pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br, ou pelo telefone (12) 3882-5999.
Fonte: Fundação Florestal

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Polo Ubatuba do Projeto Guri abre inscrições para aulas de música

UBATUBA: As inscrições para aulas musicais do segundo semestre de 2015 estão abertas desde o dia 3 de agosto.
As vagas são destinadas a alunos de 6 a 18 anos, matriculados no ensino regular, que têm até o dia 28 de agosto para se inscrever nos cursos Canto e Coral, Percussão e Violão.
As aulas serão ministradas às terças e quintas, das 13h30 às 17h30.
Para se inscrever, o aluno deve comparecer no Sobradão do Porto da Fundart – Praça Anchieta, nº 38, Centro, de segunda a quinta, das 13h às 17h, e às sextas, das 8h às 10h.
Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx12) 3833-7237 ou acesse clique aqui e acesse o site do projeto. 
Projeto Guri
Com mais de 40 mil atendimentos realizados ao ano em todo o Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro.
Desde 1995, oferece continuamente e gratuitamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos (cordas, madeiras, sopros e percussão).
A principal ação coordenada pela Associação Amigos do Guri, cuja missão é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.
O acesso ao projeto Guri é universal e as vagas disponíveis são preenchidas por ordem de chegada.
No município de Ubatuba, o Guri  desenvolve atividades musicais desde 4 de junho de 2008, atualmente estando localizado no Polo Ubatuba-Prefeitura,  situado à Praça Anchieta nº 38, com horário de funcionamento às terças e quintas, das 13:30 às 17:30.

Neste Polo, são oferecidas 113 vagas nos cursos de Canto e Coral, Violão e Percussão.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

“Flashback Anos 80” é a atração do próximo fim de semana em Ilhabela

ILHABELA: Depois dos eventos da programação de férias de julho, a Prefeitura de Ilhabela promoverá entre os dias 7 e 9 de agosto, em área coberta na Praça das Bandeiras, na Vila, um evento com o melhor da música dos anos 80. É o “Flashback Anos 80”, com a organização da Secretaria de Cultura e da Fundaci - Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, e que tem entrada franca. 
 
A programação terá início na noite de sexta-feira (7/8), a partir das 19h, com o DJ Alex, tocando sucessos da época. Às 21h, o “Trio Brasil”, de Ilhabela, sobe ao palco para dar início aos shows, seguido da banda “Tomcats”, também da cidade, tocando o melhor da “rock music” dos anos 80. Finalizando a noite é a vez da banda U2 Cover, considerada a melhor banda cover do U2, sendo o primeiro e mais famoso grupo cover do U2 no país.
 
No sábado (8/8), às 21h, a banda local “Marcelo Totó e os Rockers” abre a noite de shows seguido do talentoso “Felipe Blues”, também de Ilhabela. Encerrando o sábado, é a vez da “Banda dos Seguranças do Metrô”, formada por agentes de segurança do Metrô de São Paulo e que já é sucesso na capital paulista.
 
Finalizando o Flashback Anos 80, no domingo (9/8), a banda de Ilhabela, “Mano Beethoven” abre a noite, seguido da Banda Brisa, também da cidade. Quem encerra a programação é o grupo “Pronúncia no Olhar”, que tocará os grandes sucessos do samba e pagode da década de 80.
 
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na página oficial da Prefeitura de Ilhabela (www.ilhabela.sp.gov.br) ou a página da Secretaria de Cultura no facebook (www.facebook.com/culturadeilhabela).
 
Confira a programação completa do “Flashback Anos 80”:

Sexta – 7/8
 
19h – Dj Alex
 
A partir das 21h – Trio Brasil / Tomcats / U2 COVER
 
Sábado – 8/8
 
19h – Dj Alex
 
A partir das 21h – Marcelo Totó e os Rockers / Felipe Blues / Banda dos Seguranças do Metrô
 
 
Domingo – 9/8
 
18h – Dj Alex
 
A partir das 19h – Mano Beethoven / Banda Brisa / Pronúncia no Olhar

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Surfistas locais participam da próxima etapa do Maresia Paulista de Surf em Ubatuba

Cristiane Castro | PMSS
SÃO SEBASTIÃO: A Praia Grande em Ubatuba, receberá nos dias 7, 8 e 9 de agosto, a segunda etapa do Maresia Paulista de Surf Profissional 2015.
Os atletas locais, Felipe Oliveira, Adriano Camargo, Renan Argemiro, Thiago Camarão, Fábio Pereira, Gabriel Richeto, Odacir Nonato e Samuel Pupo entrarão no mar para mais uma etapa do Circuito.
Todos, que deram as primeiras braçadas no mar com aulas na escolinha da Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), contam com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes.
No final do Circuito, com três etapas, o campeão paulista ganhará uma moto zero quilometro oferecida pela Tent Beach e o campeão do ranking (que pode ser de outro Estado),  uma passagem para o Havaí numa parceria com a Nias Tour.
Oi SuperSurf
Na sequência do Maresia Surf Profissional, os surfistas permanecerão na cidade para a disputa de mais uma etapa do ‘Oi SuperSurf ‘, Circuito Brasileiro de Surfe Profissional.
Entre os dias 12 e 16, a Praia Grande,  evento foi palco dos primeiros festivais de surfe na década de 70, será do principal campeonato de surf nacional.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião