CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

'Ilharriba – Una Fiesta Latina” será neste final de semana na Vila

ILHABELA: O ritmo latino vai invadir Ilhabela neste final de semana (25 a 27 de setembro). Sucesso no ano passado, o festival “Ilharriba – Una Fiesta Latina” promete agitar as noites na Vila, centro histórico do arquipélago. Com grandes atrações, o evento será realizado em área coberta na Praça das Bandeiras, na Vila, e tem entrada franca. Além de três shows musicais por noite, o público ainda poderá conferir apresentações de dança e DJ, sempre a partir das 20h.

A abertura será nesta sexta (25/9) com a seguinte programação: Grupo Argentango, às 20h, Grupo Lyra Latina, às 22h, e Baile do Simonal, às 23h30. Na noite de sábado (26/9), sobem ao palco Jurema, às 20h, Gafieira Latina, com Graça Cunha, às 22h, e Maria Alcina, às 0h. 

Já no domingo (27/9),  as atrações são Confraria Musical, às 20h, Pedro La Colina & Banda Canaveral, às 22h, e Chico César & Banda, às 23h30. Todas as noites o DJ Vavá Beraldo agita a pista com muita música latina, com apresentações do balé Julio Lima Company.
A realização é da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, com apoio da Fundaci – Fundação Arte e Cultura de Ilhabela e Jornal O Vale. 
 
Serviço:
 
“Ilharriba – Una Fiesta Latina”
Vila (centro histórico)
*Todas as noites o DJ Vavá Beraldo agita a pista com muita música latina, com apresentações do balé Julio Lima Company.
 
Sexta (25/9)
20h – Grupo Argentango
22h – Grupo Lyra Latina
23h30 – Baile do Simonal
 
Sábado (26/9)
20h – Jurema
22h – Gafieira Latina, com Graça Cunha
0h – Maria Alcina
 
Domingo (27/9)
20h – Confraria Musical
22h – Pedro La Colina & Banda Canaveral
23h30 – Chico César & Banda

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Chegou a primavera em nosso Litoral, muitas cores, muitas flores tempo quente muito sol e praia


Mostra final de Dança promove extensa programação com espetáculos gratuitos em Caraguá

CARAGUATATUBA: Os amantes da dança já têm atrações garantidas e gratuitas para o próximo final de semana em Caraguá. O Teatro Mario Covas e a Praça Dr. Cândido Motta receberão a Mostra Final de Dança, que reunirá grupos de diversos municípios do Estado de São Paulo. A abertura do evento será com o Corpo de Baile de Caraguatatuba, que apresentará “Colcha de Retalhos”, nesta sexta-feira (25/9/2015), às 19h30, no TMC.
 
Além dos espetáculos programados até domingo (27), a Mostra Final de Dança terá presença do bailarino brasileiro Ismael Ivo, que atualmente vive em Viena, na Áustria, e virá ao município especialmente para participar do evento. Ismael é o curador artístico do Projeto de Qualificação em Dança, da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciada pela Poiesis.
 
O objetivo é fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações existentes no universo da dança em todo o Estado de São Paulo. Os ingressos já podem ser retirados gratuitamente na sede da Fundacc, no Polo Cultural e na Bilheteria do Teatro Mario Covas.
 
Iniciado em 2014, a ação é uma política pública voltada ao aperfeiçoamento artístico dos grupos, companhias e coletivos, incentivando o diálogo com a comunidade. É uma possibilidade para o aprofundamento prático, técnico e teórico de suas criações de dança, por meio de ações de orientação artística, workshops, palestras e intercâmbios culturais.
 
A Mostra Final de Dança em Caraguá é uma parceria entre o Projeto de Qualificação em Dança, da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciada pela Poiesis, e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
 
Curador artístico – Paulistano de Vila Prudente, Ismael estudou dança e interpretação no Brasil, onde se apresentava como solista. Em 1983, a convite de Alvin Ailey, seguiu para Nova York. De 1985 a 1996 viveu em Berlim trabalhando com Johann Kresnik, coreógrafo da German Dance Theatre e com Ushiu Amagatsu, diretor e coreógrafo do grupo Sankai Juku.  Em 1984 Ismael Ivo fundou o ImPulsTanz – Festival Internacional de Dança de Viena em conjunto a Karl Regensburger, nesse momento o maior festival de dança da Europa, do qual continua como representante e diretor artístico.
 
Programação completa
Mostra Final de Dança – Projeto de Qualificação em Dança
De 25 a 27 de setembro – Teatro Mario Covas e Praça Dr. Cândido Motta
Entrada gratuita
 
Sexta-feira (25)
19h30 Abertura Oficial no TMC
20h “Colcha de Retalhos”, com Corpo de Baile de Caraguatatuba
 
Sábado (26)
10h “Aos que aqui estão”, com Rio Preto Cia. de Dança (Praça Dr. Cândido Motta)
15h30 “Super Ato”, com Cia. Em Movimento (TMC)
18h “Sinquise”, com Grupo UP (TMC)
21h “Contraverso”, com Cia. Rits (TMC)
 
Domingo (27)
14h “Sós”, com Cia. Dança InPrudente (TMC)
14h45 “LED – Locução Espacial Direta”, com Cia. Mudança (TMC)
18h “O Diário de um ex-combatente”, com Cia. Rogéria Zago (TMC)

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Segunda-feira é dia de festa na Praia Grande em comemoração ao Dia do Idoso

SÃO SEBASTIÃO: A próxima segunda-feira (28), será de muito agito na Praia Grande, região central de São Sebastião, por conta do Dia Mundial do Idoso. Aqui no Brasil a data é  celebrada em 27 de setembro e no Município, em 1º de outubro.
Para festejar a data, a Prefeitura,  programou uma série de atividades envolvendo não apenas o Fundo Social de Solidariedade, mas também as secretarias de Saúde, Cultura e Turismo, Esportes e Desenvolvimento Humano, além do projeto Atividade.
Um coffee break abrirá o evento às 10h, e na sequência, terão início as atividades esportivas e culturais, além de outras ações voltadas à saúde. A festividade prosseguirá até 14h, no Balneário dos Trabalhadores instalado na Praia Grande, região central da cidade.
Para o sucesso da programação, o Fundo Social conta com o apoio de das secretarias de Governo, Trabalho e Desenvolvimento Humano, Saúde, Esportes, Administrações Regionais, Cultura e Turismo, além do Conselho Municipal do Idoso.
Vanda Lopes, presidente do Conselho do Idoso, e chefe de Divisão do Fundo Social, afirmou ter grandes expectativas para o evento que promete envolver todos os presentes. “Entre outras coisas teremos apresentação do Coral da Faculti, exposições de fotos, apresentação de dança, medição de glicemia e palestras”, comentou. “Trabalhamos para promover uma grande festa e esperamos contar com a presença da nossa Melhor Idade”, acrescentou. “Muitas das atividades que desenvolveremos resgatam a importância da experiência dos nossos idosos para a sociedade. Enfim, teremos um dia todinho dedicado àqueles que tanto já contribuíram para a construção deste país”, concluiu.
Atividades
Secretaria de Saúde
Aferição de pressão arterial
Medição de glicemia
Palestra com geriatra
Secretaria de Esportes
Caiaque
Stand up
Voley adaptado
Rede de beach tennis
Alongamento
Yoga
Secretaria de Cultura e Turismo
Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos”
Zumba adaptada
Grupo de dança “Descendentes de Rua”
Apresentação do Coral da Faculti
Exposição dos trabalhos artesanais da Faculti (Faculdade da Terceira Idade)
Exposição de fotos antigas do fotógrafo caiçara Edivaldo Nascimento
Secretaria do Trabaho e Desenvolvimento Humano
Exposição de artesanato dos integrantes do projeto Valorizando a Pessoa Idosa
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Exposição “A Era do Rádio” traz história do veículo ao Serramar

CARAGUATATUBA: O Serramar Shopping recebe até o dia 27 de setembro, das 14h às 22h, a exposição “A Era do Rádio”, promovida em conjunto com a Rádioficina de São Paulo. A exposição oferece ao público do Litoral Norte, a oportunidade de conhecer um pouco da história do rádio brasileiro, entre as décadas de 1920 e 1980, através de aparelhos antigos, microfones e equipamentos históricos que pertenceram a estúdios de rádio famosos da Capital paulista, como Cidade, CBN (Central Brasileira de Notícias), Globo e Jovem Pan (Rádio Panamericana S/A).
 
Desde o início no Brasil, o rádio sempre absorveu o que havia de mais atual. Tanto na substituição da válvula pelo transistor, como do disco de vinil pela fita magnética, o que havia de mais moderno na tecnologia da época.
 
O público também conhecerá o Furgão Nativa Rádioficina, um estúdio móvel de rádio. O acervo exposto pertence à Rádioficina, escola de formação profissional de radialistas de São Paulo. A entidade promove um curso de qualificação profissional de locutores de 19 de setembro a 22 de novembro, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba.
 
O Serramar Shopping fica na Av. José Herculano (Rodovia SP-55), 1086 – Caraguatatuba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3885-9999 ou na internet pelo e-mail marketing@serramarparqueshopping.com.br, no site www.serramarshopping.com.br ou na Fan Pagewww.facebook.com/serramarparqueshopping.
 
Serviço
Exposição “A Era do Rádio”
Período: até dia 27 de setembro (domingo)
Horário: das 14h às 22h
Local: Serramar Shopping
Endereço: Avenida José Herculano (Rodovia SP-55), 1086 – Caraguatatuba 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Mostra Final de Dança oferece extensa programação em Caraguá e recebe grupos de diversas cidades do Estado


CARAGUATATUBA: Caraguatatuba receberá entre os dias 25 e 27 de setembro, de sexta-feira a domingo, no Teatro Mario Covas e na Praça Dr. Cândido Motta, a primeira edição da Mostra Final de Dança. O evento, uma parceria entre o Projeto de Qualificação em Dança, da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciada pela Poiesis, e o Governo Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, apresentará uma extensa programação gratuita com espetáculos de dança de grupos oriundos de diversas cidades do estado de São Paulo. O renomado bailarino Ismael Ivo, que atualmente vive em Viena, na Áustria, é o curador artístico do projeto e estará na cidade para acompanhar a mostra.

A iniciativa pretende ser um espaço de avaliação do desenvolvimento dos grupos a partir de seus projetos iniciais e de difusão dos trabalhos dos bailarinos com a população. O projeto tem como objetivo fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações existentes no universo da dança em todo o estado.

Iniciado em 2014, a ação é uma política pública voltada para interiorização e descentralização de ações culturais, que visa contribuir para o aperfeiçoamento artístico dos grupos, companhias e coletivos, incentivando o diálogo com a comunidade da qual faz parte. É uma possibilidade para o aprofundamento prático, técnico e teórico de suas criações em dança por meio de ações de orientação artística, workshops, palestras e intercâmbios culturais.

O projeto se propõe a contatar e sugerir parcerias aos artistas selecionados criando conexões com Instituições Governamentais ou privadas inserindo-se nos eventos e atividades programadas neste setor. Os artistas orientadores selecionados estão propostos dentro de um consenso artístico de valorizar o trabalho de cada grupo, observar o trabalho que está sendo efetuado e trazer outros pontos de referência. Tudo isto num processo de compartilhar ideias, apontando novas possibilidades de caminhos como fonte de novas inspirações.

Atualmente, o projeto Qualificação em Dança atende o Corpo de Baile de Caraguatatuba; o Grupo Up, de Catanduva; a Cia. Rogéria Zago, de Piracicaba; a Cia. Dança Rit’s, de Tatuí; o Balé de Rio Preto, de São José do Rio Preto; o Em Movimento, de Birigui; a Cia. Mudança e Dança InPrudente, de Presidente Prudente; e a Cia. Dança Vida, de Ribeirão Preto.

O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, nº 187, no Indaiá e a Praça Dr. Cândido Motta, no Centro. Mais informações: (12) 3897.5661.

Sobre Ismael Ivo

Paulistano de Vila Prudente, Ismael estudou dança e interpretação no Brasil, onde se apresentava como solista. Em 1983, a convite de Alvin Ailey, seguiu para Nova York. De 1985 a 1996 viveu em Berlim trabalhando com Johann Kresnik, coreógrafo da German Dance Theatre e com Ushiu Amagatsu, diretor e coreógrafo do grupo Sankai Juku.  Em 1984 Ismael Ivo fundou o ImPulsTanz – Festival Internacional de Dança de Viena em conjunto a Karl Regensburger, nesse momento o maior festival de dança da Europa, do qual continua como representante e diretor artístico.

Confira abaixo a programação completa:
Mostra Final de Dança – Projeto de Qualificação em Dança
De 25 a 27 de setembro – Teatro Mario Covas e Praça Dr. Cândido Motta
Entrada Franca
Dia 25/9 – Sexta-feira
19h30 – TMC – Abertura Oficial  
20h – TMC – Espetáculo “Colcha de Retalhos” com Corpo de Baile de Caraguatatuba
Sinopse: Inspirada no recorte da Herança Cultura deixada em cada um, evidenciando traços marcantes do cotidiano, a criação ”Colcha de Retalhos” sugere uma provocação, explora as relações corporais, sob uma ótica biológica, espacial e sensorial sobre a verdadeira essência cultural brasileira l Concepção coreográfica e direção: Cristina Neves l Elenco: Elisa Venâncio de Oliveira, Ysadora, Dias Miranda, Valdinei José da Silva, Bárbara DetuskReis, Cristian Rocha, Maíra Naara Viana, Samantha Delfino, Thays Eberl da Fonseca e Vitoria Costa Manso Ferreira l Assistente de direção e iluminação: Cristian Rocha l Artista-Orientadora: Lara Pinheiro l Duração: 40 minutos l Classificação: 10 anos.
Dia 26/9 – Sábado

10h – Praça Dr. Cândido Motta – Espetáculo “Aos que aqui estão” com Rio Preto Cia. de Dança (São José do Rio Preto/SP)
Sinopse: O espetáculo tem como inspiração as obras de Banksy e aborda as sutilezas de nosso egoísmo social. Andamos pela cidade, trabalhamos, compramos, nos desfazemos de coisas, muitas vezes sem olhar para os lados. Protestamos, reivindicamos, debatemos e gritamos sem saber ao certo sobre o que ou para que, simplesmente fazemos, pois a maioria está ali. Direção Geral: Creuza Arruda l Bailarinos: Carolina Campos, Creuza Arruda, Danilo Melo, David Balt, Fernando Souza e Thaís Benites l Trilha Sonora: Miltinho Verdere l Artista-Orientadora: Érika Moura l Duração: 50 minutos lClassificação: Livre.

15h30 – TMC – Espetáculo “Super Ato” com Cia. Em Movimento (Birigui/SP)
Sinopse: Um baile normal com pessoas aparentemente normais... Mas afinal o que é normal? Em SuperAto as pessoas que vão dançar e se divertir expõe suas particularidades mais íntimas, deixando vir à tona seus medos e desejos. O baile segue e todos acompanham conforme sua música. Direção: Alexandre Decares de Oliveira l Assistente de Direção: Joyce Cristina de Souza l Coreografia: Alexandre Decares de Oliveira, Felipe Cordeiro Sobral, Joyce Cristina de Souza e Francielly do Nascimento Costa l Bailarinos: Alexandre Decares de Oliveira,Anna Karenina de Souza e Silva, Alexandre Decares de Oliveira, Ariane Quirino de Medeiros Alves, Caio Rosa Aguiar, Felipe Cordeiro Sobral, Joyce Cristina de Souza e Francielly do Nascimento Costa l Figurinista: Felipe Cordeiro Sobral e Francielly do Nascimento Costa l Técnico de Som: Everton Genari lTécnico de Iluminação: Rafael de Moura Silva l Artista-Orientadora: Carolina Natal l Duração: 30 minutos l Classificação:Livre.

18h – TMC – Espetáculo “Sinquise” com Grupo UP (Catanduva/SP)
Sinopse: Mistura, confusão, Sínquise é uma figura de linguagem e consiste numa violenta inversão da ordem direta dos termos da oração, de modo que, numa primeira leitura, torna-se difícil a compreensão do enunciado. O espetáculo pretende explorar uma nova ideia de organização e reorganização a respeito da criação do movimento, que tem forte relação com a pesquisa estética e conceitual do grupo. 
Direção: Luan Andrade l Intérpretes-Criadores: Igor Damil, Lara Bocchini, Letícia Bocchini, Letícia Barbosa, Luan Andrade, Marcos Henrique e Thaynná Dourado l Assistente/Técnica de Som: Larissa Luvian l Artista-Orientadora: Morgana Apuama lDuração: 40 minutos l Classificação: 8 anos.

21h – TMC – Espetáculo “Contraverso” com Cia. Rits (Tatuí/SP)
Sinopse: A proposta do espetáculo partiu de dois encontros: a obra de Vinicius de Moraes e a parceria entre dança e música.
Algumas questões: Como tornar potente o diálogo entre bailarinos e músicos, fazendo com que a criação artística se dê no entrelaçamento dessas duas linguagens? Como fazer com que uma arte contamine a outra? Como serem ambas, independentes e dependentes, uma da outra, ao mesmo tempo? Quem é esse personagem Vinicius de Moraes? – são os eixos da pesquisa, que se consolidará por meio de movimentos “dramatúrgicos musicais contemporâneos”. Coreografia:Anelissa Fructuoso e Natália Popts Juiz l Bailarinos: Anelissa Fructuoso, Amanda Rodrigues Godinho, César Augusto dos Santos, Gabriela Bueno Roza, Marina Crescêncio e Natalia Popts Juiz l Músicos: Carlos Stocco (violão), Cibele Sabioni (voz), Daniel Bortoloni (guitarra), Rafael Chieff (percussão) e Thiago Leite (voz) l Iluminação: Samir Araújo l Contra Regra: Júlia Mazzi l Técnico Cenário e Som: Renan Roberto Benavides
Artista-Orientador: Ramiro Murillo l Duração: 45 minutos l Classificação: Livre.

Dia 27/9 – Domingo

14h – TMC – Espetáculo “Sós” com Cia. Dança InPrudente (Presidente Prudente/SP)
Sinopse: Utilizando a ideia da mitologia grega, onde todos partem do barro e de uma só energia, que se dividiu e evoluiu em indivíduos diferentes, “Sós”, fala da solidão da vida contemporânea, do excesso de informação e possibilidades que nos levam a impossibilidade de enxergar e aceitar o outro l Coordenação Geral: Helga Urel l Concepção, criação e bailarinos:Fernanda Benvenuto, Isadora Pantarotto, Isabela Pantarotto, Mariana Silva, Natalia Marques, Robson Bento e Tamara Barbosa l Iluminação: Luis Progetti l Figurinos: Luis Antônio Silva l Artista-Orientador: Fernando Machado l Duração: 30 minutos l Classificação: Livre.

14h45 – TMC – Espetáculo “LED – Locução Espacial Direta” com Cia. Mudança (Presidente Prudente/SP)
Sinopse: O trabalho toma como metáfora as propriedades do dispositivo LED (light emitting diodo), para mergulhar na investigação da relação do corpo contemporâneo e sua relação com a tecnologia digital. Solidão, insegurança, individualidade, aproximações e afastamentos são assuntos abordados na criação de forma poética como um exercício de olhar para o nosso tempo l Direção Geral: Emerson Euzebio l Bailarinos: Marcelo Gretter, Raquel Galvão, Rebeca Tedeschi e Rute Tedeschi l Iluminação: Celso Aguiar l Artista-Orientador: Robson Ferraz l Duração: 30 minutos l Classificação: Livre.

18h – TMC – Espetáculo “O Diário de ume ex-combatente” com Cia. Rogéria Zago (Piracicaba/SP)
Sinopse: Criada pelo diretor Ricardo Zago, o espetáculo de dança e teatro contém trilha sonora com montagens musicais de efeitos marcantes que demonstram a trajetória de cansaço, brigas e perdas dos soldados durante a Guerra l Texto: Beatriz Andrea Gianotti l Coreografias e direção geral: Rogéria Zago l Elenco: Aline Cristina Vitti Ramos, Amanda Lais de Almeida Leite, Beatriz Andrea Gianotti, Emerson Correa dos Santos, Ingrid Miranda Sturion, Lara Thays de Souza, Larissa Zago Santos, Leonardo Correa Rodrigues, Luis Fernando dos Santos, Maria Julia Benatto Mina, Monique Rodrigues Angeli, Olivia de Moura Silva, Otavio Correa Martins Vieira, Ricardo Zago, Rodoldo Felipe, Rogéria Zago, Romenik Silva Pereira, Stephanie Aparecida de Souza, Tauana Felippe Moreira Silva, Victoria Correa Martins Vieira e Vitoria Caldeira Pimenta l Atores convidados: Antonio Sampaio e Cleuza Simonato de Aguiar l Composição musical, trilha sonora e produção: Ricardo Zago lFigurinos: Willian Augusto Mazaro Guimarães l Cenário: Amauri Ribeiro l Iluminação: José Rafael Perez Angeli l Artista-Orientador: Igor Gasparini l Duração: 80 minutos l Classificação: 10 anos.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Ilhabela celebra 18º Dança e Movimento a partir de sexta

ILHABELA: Ilhabela será tomada pela dança a partir da próxima sexta-feira (11/9) até o dia 4 de outubro.  Ao todo, 14 espetáculos circularão pelo teatro do Pés no Chão, por escolas, pela rua e, no último final de semana, em um grande palco montado na Vila.
Essa é proposta do 18º Dança e Movimento, promovido pelo “Espaço Cultural Pés no Chão” com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).

Na programação estão espetáculos de tirar o fôlego, inspirados na imaginação ameríndia, como Xapiri Xapiripë, apresentado pela Cia 8 Nova Dança, produções inovadoras como Anseio, da Companhia de Danças de Diadema, além de trabalhos com inspiração regional, como Rememorações do Chão, do Espaço Expressão Cia de Dança, que promove um mergulho nas pulsações da natureza e da cultura do povo do Vale do Paraíba.

Já as escolas municipais do Bexiga e da Água Branca receberão a visita da troupe do ParaladosanjoS, que apresentará seu Cabaré da Lua, um freak show com personagens como gigantes lunares e o lobisomem. A meninada da Escola José Benedito, no Reino, assistirá - na saída da aula - ao espetáculo Retalhos Populares com a querida Palhaça Carmela (Iris Fiorelli), em sua faceira Kombi cor-de-rosa.

Grandes expoentes da dança marcarão presença no evento, é o caso de Luis Arrieta, que ao lado de Irupé Sarmiento apresentará Tango aDois, e a internacional compagnie “à fleur de peau”, com sua “Conférence Dansée”.

Como é tradição no Dança e Movimento, uma das noites – quando se espera casa cheia - será dedicada às apresentações de alunos de instituições educacionais e culturais de Ilhabela e região do Litoral Norte, entre elas Fundaci, Sectur, Studio de dança Pró-Arte, Apaes e outras.

No último final de semana, o evento expõe a riqueza de sua diversidade temática e estética: a alegre Cia. Repentistas do Corpo nos traz “Tupiliques – O espetáculo”, um cruzamento entre dança, teatro, percussão corporal e humor, a Ribeirão Preto Cia. de Dança levanta questionamentos intra e interpessoais em seu Link, e o Corpo de Baile de Caraguatatuba propõe um resgate da ancestralidade, através de Colcha de Retalhos.

Pela primeira vez no Dança e Movimento, a presença de uma das mais conceituadas companhias do país, a Cisne Negro Cia de Dança. Ela apresenta coreografias marcantes de seu repertório: O Boi no Telhado (1994), Além da Pele (1999) e Trama (2001).
Na despedida do 18º Dança e Movimento, “Sem Eira Nem Beira” trará frevo, maracatu, caboclinho, cavalo-marinho... É o Ballet de Londrina que vai transportar o público para as festas de devoção do nordeste brasileiro.

O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua Macapá, nº 72, na Barra Velha, em Ilhabela-SP. Mais informações pelo telefone: (12) 3896-6727 ou pelo site www.pesnochao.org.br. Indicação: Livre. Entrada Franca.
 
Programação do 18º Dança e Movimento

11/9 - 20h - Pés no Chão - Cia 8 Nova Dança - Xapiri - Xapirepë
12/9 - 20h - Pés no Chão - Cia 8 Nova Dança - Xapiri - Xapirepë
13/9 - 20h - Pés no Chão - Cia. de Danças  - de Diadema - Anseio
17/9 – 14h30 - E.M. Anna Leite - Bexiga - ParaladosanjoS - Cabaré da Lua
18/9 - 10h  - E.M. Verzegnassi  - Água Branca  - ParaladosanjoS - Cabaré da Lua
19/9 - 20h  - Pés no Chão - Espaço Expressão  Cia de Dança - Rememorações do Chão
 20/9 - 20h - Pés no Chão - Luis Arrieta e Irupé Sarmiento - Tango aDois
23/9 - 19h  - Pés no Chão - Escolas e Instituições
26/9 - 20h  - Pés no Chão - compagnie  «à fleur de peau»  - Conférance Dansée
30/9 - 18h  - E.M. José Benedito - Reino - Iris Fiorelli  - Retalhos Populares
02/10 - 21h - Vila  - Cia Repentistas do Corpo - «Tupiliques» O Espetáculo  - 22:00 hs - Ribeirão Preto Cia. de Dança - Link
03/10 - 21h - Vila  - Corpo de Baile de Caraguatatuba - Colcha de Retalhos  - 22:00 hs - Cisne Negro Cia de Dança - Boi no Telhado - Além da Pele - Trama
04/10  - 21h - Vila  - Ballet de Londrina - Sem Eira nem Beira
 
Fonte: Prefeitura de Ilhabela

MACC apresenta exposição “Egito Antigo – Civilização e Mistérios” a partir desta sexta

CARAGUATATUBA: O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta a partir desta sexta-feira (11/9), às 11h, a exposição “Egito Antigo – Civilização e Mistérios”. A entrada é franca.
 
Por meio de réplicas de artefatos exatas aos originais, produzidas sob pesquisa artística e arqueológica, a mostra leva ao conhecimento do público a história, a arte e os costumes de milênios atrás, que marcaram vidas às margens do Rio Nilo. O aspecto religioso, de enorme importância para egípcios, aparece com destaque, apresentado em figuras de deuses, peças de rituais e vários tipos de objetos vinculados aos mitos e crenças.
 
Com o objetivo de possibilitar ao público um contato mais aproximado com a referida civilização, painéis informativos complementam a viagem ao passado, em uma proposta didático-pedagógica, que há vários anos vem circulando por cidades de São Paulo e outros estados brasileiros, sempre com incontestável sucesso de público.
 
As peças apresentadas foram trabalhadas pelo experiente artista plástico paulista Eduardo Vilela e a consultoria histórica foi assinada por Mauricio Schneider, doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo.
 
As civilizações antigas despertam grande interesse. Em especial, o Egito dos Faraós vem marcando o imaginário do público, dominado pelas referências de seus monumentos, de sua arte, de sua rica mitologia e seus populares “mistérios”.
 
A exposição pode ser visitada até o dia 25/10, de segunda-feira, das 13h às 18h, e de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. O MACC está localizado no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro de Caraguá. Mais informações: (12) 3883.9980 ou www.fundacc.com.br.
 
Serviço
Exposição “Egito Antigo – Civilização e Mistérios”
De 11/9 a 25/10
MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Entrada Franca
Classificação Livre

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Boa tarde!


Inscrições abertas para terceira etapa do Circuito Ubatuba de Águas Abertas 2015


UBATUBA: A terceira etapa do Circuito Ubatuba de Águas Abertas 2015 acontece no próximo dia 13 de setembro na praia da Enseada, costa sul da cidade.
Considerado o maior circuito de maratonas aquáticas municipal do Brasil, em suas provas já passaram atletas como Alan do Carmo, atual campeão mundial de maratonas aquáticas, e Fabíola Molina, medalhista olímpica e pan-americana.
A largada está prevista para às 10 horas. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site www.natatoriaubatuba.com.br
Os atletas interessados podem se inscrever nas provas de 250, 500, 1 mil e 3 mil metros.
O Circuito Ubatuba de Águas Abertas é uma realização da Comtur. Organização: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Ubatuba. Promoção: Secretaria de Turismo. Patrocínio: L23 – Atmosfera empreendimentos imobiliários, Mormaii Swim. Apoio: Veibras, Tachão de Ubatuba, Litoral Swim, Acqua Dovers, Cauâna e cobertura da Swim Channel.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Espetáculo Infantil “E a Bruxa Dançou” abre programação de setembro do Teatro Mario Covas neste sábado

CARAGUATATUBA: O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste sábado (5/9), às 19h, o espetáculo infantil “E a Bruxa Dançou” com os atores Gabriel Santana e Julia Olliver, o “Mosca” e a “Pata” da novela Chiquititas, da emissora SBT, e Felipe Falanga. 

Com direção de Fátima do Valle e texto de Edson Mendes, a peça conta a história da bruxa Serafina, que tem apenas 24 horas para encontrar a poção da felicidade. Em um castelo antigo é onde vivem a bruxinha e seu fiel ajudante: um duende muito atrapalhado. A confusão começa quando o duende acorda Serafina com uma canção muito barulhenta com a ajuda da plateia. A bruxa, muito zangada, se levanta e começa uma perseguição para pegar seu ajudante levado. O telefone toca, e para o desespero dela, a Bruxa Mestra ordena que Serafina encontre a poção da felicidade em 24h, caso contrário será expulsa do congresso das Bruxas do Brasil.

Após diversas tentativas de encontrar a poção, intercaladas com perseguições ao seu ajudante peralta, o tempo se esgota e Serafina se dá conta de que não conseguiu encontrar a fórmula da felicidade. Depois de ser enganada pelo ajudante, as crianças da plateia são convidadas a subir ao palco para indagarem sobre a falta de amizade do duende. O final da história traz lições sobre amor e amizade, e como esses sentimentos compõem a tão procurada fórmula da felicidade.

Os ingressos custam R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada antecipado e R$ 50 inteira e R$ 25 meia-entrada no dia e podem ser adquiridos na livraria Nobel (Serramar Shopping), na loja Presson (Calçadão Santa Cruz, no Centro) e na bilheteria do Teatro no dia da apresentação a partir das 14h.
O Teatro Mario Covas está localizado na Avenida Goiás, nº 187, no Indaiá. Mais informações: (12) 3881.2623.

Serviço Caraguablog
Espetáculo “E a Bruxa Dançou” (Infantil)
Dia 5/9 – sábado – às 19h - Classificação: Livre

Ingressos: R$ 40/R$ 20 antecipado e R$ 50/25 no dia

Fonte: Fundacc

39ª Prova Pedestre Cidade de Ilhabela será no dia 12 de setembro

ILHABELA: Os corredores de Ilhabela podem começar a amarrar os cadarços e se prepararem para mais uma edição da Prova Pedestre Cidade de Ilhabela. O evento chega ao 39° ano e deve reunir centenas de participantes do município e também de cidades da região.
Como ocorre tradicionalmente, o percurso será de 6 quilômetros, com largada às 17h na Praça Allan Kardec, na Barra Velha, e chegada na Praça Coronel Julião, na Vila. Os interessados podem fazer a inscrição no site www.ilhabela.sp.gov.br até o dia 10. É só preencher um formulário com nome completo, idade, RG, CPF,  clube de corrida e sexo. Podem efetuar a inscrição pessoas a partir dos 16 anos, na categoria feminina ou masculina.
Em 2014 mais de 120 corredores participaram da Prova Pedestre Cidade de Ilhabela, que reuniu atletas do arquipélago e cidades de Taubaté, Caçapava, Limeira, São José dos Campos, Caraguatatuba, São Vicente, São José do Rio Preto, Santos, Mogi das Cruzes, Jacareí, Tremembé e Ubatuba.
A prova tem como objetivo fomentar e incentivar a prática esportiva, por meio da corrida de rua. A 39ª Prova Pedestre Cidade de Ilhabela é promovida pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Começam as inscrições para a 5ª Competição Michel Longhi de Natação em Caraguá

CARAGUATATUBA: Os nadadores do Litoral Norte e do Vale do Paraíba têm até o dia 14 de setembro para se inscreverem na 5ª Competição Michel Longhi de Natação. O cadastro pode ser efetuado na Secretaria de Esportes de Caraguá ou o interessado por enviar por e-mail para natacaocaragua2010@bol.com.br. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 14h às 17h.  O torneio será no sábado (19), a partir das 8h50, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia.
As fichas de inscrição, o age group (cartão de prova) e o regulamento do torneio podem ser retirados no sitewww.caraguatatuba.sp.gov.br ou, no Cemug, durante os dias úteis.  As inscrições são gratuitas e não serão aceitas no dia do campeonato.
Os nadadores competem nas categorias Peixinho, Pré-Mirim, Mirim, Petiz, Infantil, Juvenil, Junior, Sênior, ACD (Atleta com Deficiência), Máster 1, Máster 2, Máster 3, Máster 4, Máster 5, Máster 6, além da prova extra dos 200m livre e dos revezamentos 4x50m nos nados medley e livre.
As categorias Pré-Mirim e Máster 6, 7 e 8 terão provas de 25 metros livre, nas demais serão 50 metros nos nados borboleta, costas, peito e livre.
Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Natação pelo telefone (12) 3885-2200, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.  O endereço é Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia. 
A 5ª Competição Michel Longhi de Natação é uma realização da Prefeitura Municipal de Caraguá, por meio da Secretaria de Esportes.
Serviço
5ª Competição Michel Longhi de Natação
Inscrições: Até segunda-feira (14)
Horário: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Informações: (12) 3885-2200
Horário: das 8h às 11h
 Local: Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug)
Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Agenda cultural de São Sebastião de 4 a 7 de setembro

SÃO SEBASTIÃO: São Sebastião tem agenda cultural cheia para este feriado, com atrações de sexta-feira (4) até a segunda-feira (7), Dia da Pátria onde se comemora a Independência do Brasil.
Tem teatro, festa, feira de artesanato, espetáculo circense, exposição de fotografia e desfile cívico compondo a programação da agenda da Secretaria de Cultura e Turismo.
Confiram a programação por modalidade de eventos:
Fotografia
Na sexta-feira (4), o CIT (Centro de Informações Turísticas) da Rua da Praia inaugura uma nova exposição, a de fotografias de Edivaldo Nascimento. “Lugares e Lendas” retrata pontos da cidade que têm história pra contar e promete resgatar da memória dos caiçaras boas lembranças, além de contá-las aos que não conhecem este legado.
Festa
De sexta-feira (4) a segunda-feira (7), o bairro de São Francisco estará em festa, sempre a partir das 20h, em frente ao Convento Franciscano.
A “Festa de Nossa Senhora do Amparo” terá celebrações, Praça de Alimentação e sorteios de prêmios, além do tríduo nos dias 3, 4 e 5 às 19h.
Teatro
O Teatro Municipal de São Sebastião exibe novamente, no sábado (5), a peça de autoria de Henrique Cardim, do grupo Castelo das Artes, “Soupalhaçosimsinhô”, que tem início às 20h. O trabalho conta uma história “baseada em fatos reais, mas que para muitos não é alegre e nem gloriosa” e o ingresso pode ser trocado na bilheteria na hora do espetáculo por um pacote de lenços umedecidos sem álcool.
Já no domingo (6), às 20h, o palco do Teatro dá lugar ao espetáculo “50 Tons de Cinza”, que tem classificação etária de 16 anos. A versão do best-seller para o teatro traz uma releitura cômica, com uma paródia bem humorada focada principalmente no comportamento do famoso personagem Cristian Gray. Os ingressos custam R$ 40,00, sendo R$20,00 a meia entrada, e podem ser adquiridos na bilheteria da Casa, uma hora antes do espetáculo.
Na segunda-feira, dia do feriado de 7 de setembro, também tem espetáculo, desta vez no calçadão em frente à Secretaria de Cultura e Turismo. Às 14h, tem início a peça “Ver[ ]Ter”, uma performance que dialoga com o silêncio das imagens expostas em excesso no cotidiano de uma metrópole, congregando diversas manifestações artísticas, como o grafite, a vídeo art, a performance art, o teatro, a dança, a música e as artes plásticas. Seis atores e dois músicos se embrenham no espaço público para comungar novos olhares com o público sobre as possibilidades de criar sentidos em velhas histórias e imagens. Entrada franca.
Feira de Artesanato
No final de semana, dias 5 e 6, acontecerá a segunda edição da Feira de Artesanato Caiçara “Nossas Raízes” em Boiçucanga. A exposição e venda de artesanato, apresentações musicais e danças tradicionais acontecem entre 10h e 20h, na Praça da Alegria.
Circo Performático
Na tarde do domingo (6), às 16h, a trupe do Paiol Produções Artísticas de São Paulo traz o espetáculo “Vento, Brisa e Ventania” para o Complexo Turístico da Rua da Praia, próximo ao obelisco no Centro Histórico da cidade.
A apresentação circense é inspirada nas lendas de Oyá - Iansã, conhecida como senhora das tempestades, orixá dos grandes movimentos e das várias formas. Tais formas representam seu domínio sobre diferentes fenômenos naturais e cujas imagens arquétipas encontram interessantes correspondências com o universo feminino, inclusive no contexto de seus paradigmas contemporâneos.
Para contar essa história dançarinas-acrobatas utilizam técnicas aero-acrobáticas, como trapézio em balanço sincronizado e double trapézio, além de elementos de teatro físico e dança afro-brasileira, que, apoiados na trilha sonora executada ao vivo, tecem um delicado jogo de construção e desconstrução das diferentes imagens do feminino.
7 de Setembro
As comemorações da Independência do Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação,  começam logo cedo, às 8h, com o Hasteamento dos Pavilhões na Praça Almirante Tamandaré, seguido do Desfile Cívico na Rua da Praia com início às 9h.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião