CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sábado, 28 de novembro de 2015

Alunos ocupam escola em Caraguá em protesto contra reorganização

CARAGUATATUBA: A escola estadual Colônia dos Pescadores, em Caraguatatuba (SP), foi ocupada por alunos na noite desta quinta-feira (26) em protesto contra a reorganização escolar.  A Polícia Militar acompanhou a ação e informou que os estudantes aproveitaram o horário de entrada da noite, às 19h, para a ação.

Essa é a quarta unidade da região ocupada por manifestantes em menos de 10 dias. Além de Caraguatatuba, também há ocupações em duas escolas de São José dos Campos e uma em Cachoeira Paulista.
A escola ocupada no litoral não está na lista das oito que devem ser fechadas no Vale do Paraíba, mas, de acordo com os alunos, a direção da unidade informou que algumas turmas do período noturno seriam encerradas.

“Os alunos estudam nesse horário porque trabalham e essa é uma das poucas escolas com ensino de qualidade à noite. Estamos protestando em apoio a eles”, diz a aluna Alícia Forlim. Segundo a organização do ato, cerca de 100 alunos estão na unidade.

A Secretaria Estadual de Educação informou que a unidade não faz parte do projeto de reorganização, que não abrange nenhuma escola do litoral norte. “Nós não vamos encerrar qualquer turma, nem mesmo do período noturno. Estamos tentando negociar com os estudantes para que as aulas sejam retomadas e não haja danos”, disse Edna  Paula Roma, dirigente regional de ensino do litoral.

Ainda na quinta-feira (26), uma escola em Cachoeira Paulista foi ocupada por alunos. A escola João Bosco está na lista entre as que devem ser fechadas. A unidade tem cerca de 150 alunos e, pelo projeto, seria municipalizada.

Em São José dos Campos, há ocupações nas escolas Moabe Cury, no Conjunto Ema, e Major Miguel Naked, no Jardim Morumbi.
Fonte: G1 Vale do Paraíba e região

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Mega Caraguá traz shows de Matanza, Detonautas e Destroyer Kiss

Detonautas
Foto: Divulgação 
CARAGUATATUBA: Além do ronco dos motores durante o Mega Caraguá – Encontro Nacional de Motociclistas de Caraguatatuba, o público também poderá apreciar outro som: o rock da melhor qualidade. Neste final de semana, além de bandas locais, as noites do evento serão embaladas pelas bandas Matanza, Detonautas Roque Clube e Destroyer Kiss. Os shows musicais ocorrem na Praça da Cultura, localizada no Centro de Caraguá.
“Pior cenário Possível” é o último álbum do Matanza, banda de rock carioca que será a grande atração de sexta-feira (27), às 22h. O show, que traz sucessos de sete álbuns de estúdio, mistura elementos como hardcore punk, country e heavy metal, formando assim o gênero que a mídia intitulou de "countrycore". O Matanza surgiu em 1996, idealizado por Jimmy e Donida, atendendo à ideia de explorar as melodias da fase inicial da carreira do cantor americano Johnny Cash, adaptadas às influências da banda escocesa The Exploited.
Já no sábado (28), no mesmo horário, os Detonautas desembarcam em Caraguá para uma apresentação repleta de canções sobre amor, violência e corrupção. O grupo tem a capacidade de fazer com que a maioria de suas músicas virem hits. Afinal, canções como “Quando o Sol se Por”, “Você me faz tão bem”, “Olhos Certos” e “O Dia que não Terminou” estão na ponta da língua de todos os fãs e também de quem acompanha os trabalhos das bandas de rock brasileiras.
O encerramento do Mega Caraguá será com o a banda Destroyer Kiss, que faz o cover do Kiss, um dos melhores grupos de rock do planeta. O nome “Destroyer”, inclusive, vem do quarto álbum de estúdio da banda original de hard rock, lançado em 1976. Com 30 anos de estrada, a banda apresenta todos os hits e os antigos sucessos do grupo, incluindo a performance de palco e todo o aparato cênico, característico dos shows do Kiss nos anos 70.
Mega Caraguá - Além dos shows musicais, haverá o Globo da Morte com o formato “Split Glober” (globo com as laterais abertas), desfile de motos customizadas, Food Truck (caminhões que servem comida) e barracas temáticas com vendas de acessórios, camisetas e capacetes.
O segundo maior motoclube do mundo, os Abutres, com 10 mil integrantes, estará presente com vários filiados. Estão confirmadas as presenças também do In Omertá, da Itália, com 40 membros e dos motoclubes do Nordeste, Surubim, Camaruí e de Porto Alegre.
O ingresso para as atrações será 2 kg de alimentos não perecíveis ou fraldas geriátricas, destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba.
Confira a programação de shows:
Sexta (27)
17h às 19h – Banda Tamoios
19h às 20h30 – Banda Bandits
20h30 às 21h – Cigano Globo da Morte
21h às 22h – Abertura Oficial do Mega Caraguá 2015
22h – Show Matanza

Sábado (28)
14h às 15h30 – Banda Soft Rock
16h às 17h30 – Banda Real Ting
17h30 às 18h – Cigano Globo da Morte
18h às 19h30 – Banda Lady e The Tramps
20h às 21h30 – Banda Billy Mutreta
22h – Show Detonautas

Domingo (29)
12h às 12h30 – Cigano Globo da Morte
14h às 16h – Banda La Manzana
16h às 18h – Banda Amplitude Valvulada
18h30 – Banda Destroyer Kiss
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Desafio das Serras reúne mais de 600 atletas em Ubatuba

UBATUBA: Com apoio da Prefeitura de Ubatuba, o Desafio das Serras acontece neste fim de semana em Ubatuba e conta com percursos de 40 e 80 km, feito em duplas ou solo.
De acordo com a organização, mais de 600 atletas estrangeiros e brasileiros estão inscritos para as disputas e vão movimentar diferentes setores da economia local nas próximas 48 horas.
A largada está prevista para às 9hs na praia do Ubatumirim e segue em direção à Base Cambucá do Núcleo Picinguaba. O destino é o alto da Serra do Mar, na base do Núcleo Cunha, ambas inseridas no Parque Estadual.
Pela primeira vez, a prova acontece na Serra do Mar e se resume a uma competição de velocidade disputada em ambiente montanhoso, onde os participantes têm dois dias para percorrer em menor tempo diferentes tipos de terreno.
Segundo o diretor de prova, Luiz Gambá, o objetivo é tirar as pessoas do meio das ruas, da poluição, dos parques urbanos e das esteiras. “Queremos que os atletas experimentem terrenos diferentes como campo, mata, terra batida, trilhas de gado e com vegetação, sentido o ar puro das montanhas”, afirma Gambá.
A prova habilita o atleta a pontuar para o Ultra Train do Mont Blanc, evento equivalente a Copa do Mundo de corrida de montanha, realizado em agosto de 2016 na França. No estado de São Paulo, o Desafio das Serras é a única prova que fornece pontuação para o evento, fato que atrai atletas de ponta de toda a região.
“Outro ponto importante é que a trilha será formatada como roteiro de travessia, unindo diferentes bases do parque. Com isso, Ubatuba ganha mais um roteiro de trekking de alta performance, como já são as trilhas do Corisco e do Corcovado”, destaca Claudinei Bernardes, diretor da Setur.
Presidente da Comtur e secretário municipal de Turismo, José Lindolfo Candinho comemora o grande número de eventos de aventura neste ano em Ubatuba e destaca o quanto essas corridas atraem público para a cidade.
“Esse ano foi ímpar para Ubatuba. Tivemos grandes eventos esportivos, ele movimentaram os diferentes setores econômicos e tiveram todo apoio da nossa gestão, inclusive na baixa temporada. Fico muito feliz em fechar o ano com essa grande corrida, que consolida cada vez mais a cidade como referência para este tipo de evento”, afirma Candinho.
Para obter mais informações, acesse o site oficial do evento – http://bit.ly/1nKVn9Y
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Agenda cultural de São Sebastião de 27 a 29 de novembro


SÃO SEBASTIÃO: A agenda cultural promovida ou apoiada pela Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur) oferece várias opções de entretenimento cultural para o próximo final de semana.
Confira abaixo as atividades que mesclam  música, dança, capoeira e literatura.
Dia 27 | Sexta-feira
Encerramento das Oficinas Culturais do Centro Cultural Batuíra
19h | Centro Cultural Batuíra | São Francisco | Centro
Abertura |  Bailarina clássica profissional Viviane Hernandez
Apresentações
Musicalização | Assessora Rosângela e alunos
Capoeira Infantil | Assessor Alessandro (Quinzinho) e alunos
Ballet Infantil | Assessora Fabiana e alunos
Jazz Infantil e Juvenil | Assessora Daniela e alunos
Dança Locking | Assessor Alberto a alunos
Sapateado Infantil e Juvenil | Assessor Fernando e alunos
Violão | Assessor Lucas Santana e alunos
Violão | Assessor Luiz Fernando e alunos
Dança do Ventre | Assessora voluntária Silvia e alunos
Dança de Rua | Assessor Júnior Rocha e alunos
Maracatu | Rafael Marotti
Evento gratuito e aberto ao público
Capoeira e Samba de Roda
20h | Em frente à Secretaria de Cultura e Turismo | Centro Histórico
Evento gratuito e aberto ao público
“Jas Sexta [Jam Ação Social]”
20h | Anfiteatro | Complexo Turístico da Rua da Praia | Centro Histórico
Jam – Evento Musical de Improviso | Atividade cultural e social que consiste em um palco com instrumentos montados e disponíveis para músicos interessados em tocar.
Sugestão: leve 1kg de alimento não perecível para doação às famílias carentes
Dia 28 | Sábado
“32º Concurso de Poesia Nhô Bento”
19h |  Pátio da Secretaria de Cultura e Turismo | Centro Histórico
Evento gratuito e aberto ao público
Lançamento do Samba-Enredo da escola ‘X-9 da Costa Norte’
20h | Quadra Esportiva do Canto do Mar | Canto do Mar | Costa Norte
Dia 29 | Domingo
Espetáculo de Yoga “Ásana- O Poder Que Transcende o Fisíco”
19h30 | Teatro Municipal de São Sebastião | Centro Histórico
Sinopse: O Grupo Tândava é composto por alunos e alunas da Professora Mara Benbassat, que há mais de 20 anos se dedica com afinco e paixão no ensino e na transmissão do Yôga Antigo, uma preciosa herança filosófica milenar, que conserva suas raízes originais, sensorial e naturalista, até os dias de hoje. 
Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia (bilheteria do teatro duas horas antes do espetáculo).
Classificação: 10 anos
Lançamento do Samba-Enredo da escola ‘Acadêmicos de São Francisco’
20h | Quadra Esportiva do São Francisco | São Francisco | Região Central
Retreta com a Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos”
20h30 | Calçadão da Secretaria de Cultura e Turismo | Centro Histórico
Em caso de chuva ou vento forte a apresentação será no pátio da Secretaria de Cultura e Turismo
Evento gratuito e aberto ao público!
Exposições
Tempo Indeterminado
Marcas da Alma – Uma Viagem Pela Cultura Afro-Brasileira Através das Marcas Corporais”
Visitação Gratuita | De terça a sábado das 9h às 17h | Centro Cultural Batuíra | Rua Martins do Val | São Francisco | Região Central
Até dia 10 de dezembro/2015
“Cores do Xingu” de Babi Avelino
Visitação Gratuita | De segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados e feriados das 16h às 20h | Deppat – Departamento de Patrimônio Histórico | Centro Histórico
Até dia 7 de fevereiro/2016
“1ª Exposição Franciscana de Presépios”
Visitação Gratuita | Diariamente das 9h às 18h, com exceção dos dias 24 e 25 de dezembro, quando o convento permanecerá fechado por conta das festividades de Natal | Convento Franciscano Nossa Senhora do Amparo | São Francisco | Região Central
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Serramar Shopping comemora mais um aniversário, com apresentação da banda Cover dos Beatles

CARAGUATATUBA: Venha apagar as velinhas com o Serramar Shopping no próximo dia 26. O clima de festa é para celebrar o seu 4º aniversário de empreendimento e muito sucesso.
Além do show com a banda cover Beatles Abbey Road, o shopping presenteará os clientes com muitos brindes e um coquetel.
Ver Abbey Road ao vivo é uma experiência única, quem é fã dos Beatles vai entender como o grupo consegue se destacar tanto.
Durante a apresentação eles recriarão a atmosfera da época com seus terninhos de tecido inglês, suas botinhas confeccionadas por Mr. Green, o mesmo artesão que fabricava para os Beatles. Além dos anéis, pulseiras, relógios, instrumentos raros e principalmente, a competência musical.
O desempenho no palco é incrível! É uma verdadeira viagem direto aos anos 60, no show da própria banda Beatles.
Os músicos apresentarão canções de sucesso como  Twist and Shout, She Loves You, Drive My Car, Yesterday, Hey Jude, Come Together  e Let It Be.
O show acontece das 19h30 às 21h, na Praça de Eventos II (Próximo ao Cinema) e a entrada é gratuita.
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Ubatuba se prepara para a temporada de navios 2015/2016

UBATUBA: Em uma operação conjunta entre a Companhia Municipal de Turismo-Comtur e a Secretaria de Turismo de Ubatuba, estão sendo concluidos os preparativos para receber os navios da MSC Cruzeiros do Brasil.
Quatro desembarques ocorrerão durante os meses de novembro a fevereiro, conforme as datas abaixo:
Segunda Feira – 30/11/2015
Quinta Feira – 03/12/2015
Sexta Feira – 01/01/2016
Quinta Feira – 18/02/2016
Quinta Feira – 25/02/2016
Segunda Feira – 29/02/2016
A embarcação MSC Lirica e o Armonia com capacidade para 1984 passageiros será o navio utilizado nas escalas.
Para receber os visitantes, a Secretaria de Turismo e Comtur estão finalizando o processo de organização da operação, que inclui tratativas com os setores de agencias de turismo, guias, taxistas, vans e comerciantes da orla do centro e Itaguá.
Para a operação são contratados estudantes de turismo para atender e informar aos turistas dos atrativos que a cidade oferece, eles também aplicam pesquisa de satisfação e do perfil do público que desembarca em Ubatuba.
As empresas interessadas em participar do receptivo devem realizar cadastro na Secretaria de Turismo apresentando documentação solicitada na lei 3711/13 que disciplina a atividade de receptivo de navios de cruzeiro em Ubatuba.
Informações sobre o cadastramento podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, na Avenida Iperoig 214 Centro, ou pelo telefone 12 3834 1550, de segunda a sexta das 9 as 16 horas.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Mega Caraguá movimenta cidade no Final de Semana! Confira a programação

CARAGUATATUBA: Belas máquinas customizadas, produtos para os apaixonados por duas rodas e apresentações no Globo da Morte integram a primeira edição do Mega Caraguá - Encontro Nacional de Motociclistas. A festa será entre os dias 26 e 29 de novembro, na Praça da Cultura, no Centro.
 
O encontro marca também a Campanha Nacional “Zoeira Tô Fora”, que tem o intuito de acabar com o estereótipo do motociclista baderneiro. A ideia é promover um encontro entre famílias e amigos.
 
As bandas Matanza, Detonautas Roque Clube e Destroyer Kiss, além de grupos locais se apresentam durante o evento.
 
Além dos shows musicais, haverá o Globo da Morte com o formato “Split Glober” (globo com as laterais abertas), desfile de motos customizadas, Food Truck (caminhões que servem comida) e barracas temáticas com vendas de acessórios, camisetas e capacetes.
 
O segundo maior motoclube do mundo, os Abutres, com 10 mil integrantes, estará presente com vários filiados. Estão confirmadas as presenças também do In Omertá, da Itália, com 40 membros e dos motoclubes do Nordeste, Surubim, Camaruí e de Porto Alegre.
 
O ingresso para as atrações será 2 kg de alimentos não perecíveis ou fraldas geriátricas, destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba.
 
Programação de shows
 
Sexta (27)
17h às 19h – Banda Tamoios
19h às 20h30 – Banda Bandits
20h30 às 21h – Cigano Globo da Morte
21h às 22h – Abertura Oficial do Mega Caraguá 2015
22h – Show Matanza
 
Sábado (28)
14h às 15h30 – Banda Soft Rock
16h às 17h30 – Banda Real Ting
17h30 às 18h – Cigano Globo da Morte
18h às 19h30 – Banda Lady e The Tramps
20h às 21h30 – Banda Billy Mutreta
22h – Show Detonautas
 
Domingo (29)
12h às 12h30 – Cigano Globo da Morte
14h às 16h – Banda La Manzana
16h às 18h – Banda Amplitude Valvulada
18h30 – Banda Destroyer Kiss

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

“Vem Verão” terá shows de Nando Reis, Chimarruts e O Rappa na praia do Perequê em Ilhabela

Chimarruts
Foto: Divulgação
ILHABELA: A chegada da estação mais quente do ano será novamente brindada com grandes shows musicais em Ilhabela. É o “Vem Verão”, que será promovido pela Prefeitura nas areias da praia do Perequê, sempre às 22h.

A abertura será no dia 10 de dezembro (quinta), com show do cantor Nando Reis. No dia 11 (sexta) será a vez da banda de reggae Chimarruts e no dia 12 (sábado) show com O Rappa. Fechando a programação o sertanejo universitário de Talis & Welinton. “Mais um ano vamos abrir oficialmente a temporada de verão com shows musicais na areia da praia. É um evento que conquistou moradores e também os turistas que visitam Ilhabela. Temos um calendário de eventos com atrações durante todo o ano e no verão, quando a cidade está cheia, também oferecemos diversos atrativos, afinal, o turismo é a nossa indústria”, destaca o prefeito Toninho Colucci.

No ano passado, o “Vem Verão” trouxe Capital Inicial, RPM e Cecília Militão. Com o slogan “O Verão na Ilha é pimenta pura”, o festival celebra a estação mais esperada pelas cidades litorâneas e consolida uma série de eventos promovidos pela Prefeitura ao longo do ano.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Tradicional festa de Iemanjá promete agitar as águas de Caraguá

CARAGUATATUBA: A população de Caraguá será presenteada com mais uma edição da festa que prestigia a orixá no próximo dia 12 de dezembro, no entorno da estátua, na praia do Centro. O evento é uma das maiores manifestações religiosas públicas e deve começar com fogos de artifício a partir das 20h.

Em meio a um ritual, os fiéis personalizam pequenos barcos ou cestos que são oferecidos à Iemanjá. Os produtos mais depositados nas águas são flores, velas e perfumes, como agradecimento à Inaê, apelido dado por alguns devotos. A tradição conta que eles pediram ajuda à sereia e ofertaram presentes para ela. A oferta foi feita no meio do mar e, desde então, a festa é realizada todos os anos.

A homenagem visa a confraternização entre as religiões Umbanda e Candomblé, que normalmente têm datas de comemoração diferentes, 8 de dezembro e 2 de fevereiro.

Em 2012, a cidade recebeu mais de 10 mil festeiros, que vieram das cidades do Litoral Norte, Vale do Paraíba e São Paulo. Este ano, a expectativa é um público maior.
A Festa de Iemanjá é uma organização da União Federativa de Umbanda e Candomblé de Caraguatatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.

Serviço
Festa de Iemanjá
Dia 12 de dezembro 2015, a partir das 20h
Local: Entorno da estátua, ao lado da Praça Tom Ferreira
Endereço: Av. Arthur Costa Filho (Avenida da Praia)

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Super Final do Arena Cross 2015 será no dia 5 de dezembro em Ilhabela

ILHABELA: Ilhabela será palco da grande final do Arena Cross 2015, a maior competição de motocross do país. Com transmissão ao vivo pelos canais SporTV, Bandsports e Band Internacional, o arquipélago recebe pela primeira vez o evento no próximo dia 5 de dezembro, na área localizada na Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, 518, na Barra Velha (em frente à Delegacia).

A abertura dos portões será às 16h, com treinos cronometrados a partir das 16h30 e provas às 19h. Para adquirir o ingresso basta levar 2kg de arroz ou feijão nas concessionárias Honda em Ilhabela ou em São Sebastião. Para obter informações sobre ingressos “Torcida VIP Coberta” acesse www.arenacross.com.br.

O Arena Cross é o maior campeonato do motociclismo nacional de sua modalidade. Em seus 17 anos ficou conhecido pela enorme estrutura, podendo receber cerca de 7 mil pessoas por etapa, com destaques para cenografia e acabamentos que fazem a diferença. Soma-se a tudo isso o fato de ter grandes disputas nas pistas de até 450m, onde são disputadas as provas.

Na internet, o aficionado pelo Arena Cross pode acompanhar pela BRMTV Brazilian Motorsport TV (www.brmtv.com.br), disponível para computadores, tablets e smartphones. O evento tem a realização da Romagnolli Promoções e Eventos, o patrocínio da Prefeitura de Ilhabela, Top Energy Drink e Honda, além do co-patrocínio da Pirelli, Yamaha, Rinaldi, RedNose e Fox Racing.

O prefeito Toninho Colucci destaca a escolha de Ilhabela para a realização do Arena Cross. “Fico feliz em ter um evento deste porte, com transmissão ao vivo em três canais de TV, mostrando Ilhabela para todo o país e para o mundo por meio do esporte. Será um grande atrativo para moradores e turistas e os ingressos ainda revertem alimentos para as ações do Fundo Social”, destaca o prefeito Toninho Colucci. “Não teria lugar melhor. Ilhabela tem algumas das praias mais bonitas do Brasil, tem uma agenda cultural e esportiva muito intensa durante todo o ano, e agora vai abrigar um evento tão emocionante como o Arena Cross. Será um grande atrativo para moradores e turistas de toda a região”, comemora Carlinhos Romagnolli, diretor-presidente do Arena Cross.  

Os melhores pilotos do Brasil e do mundo duelam em pegas eletrizantes e surpreendentes na luta pelo título. A classificação completa de todas as categorias pode ser consultada no site do evento: www.arenacross.com.br

Como tem pontuação dobrada, a corrida de Ilhabela reserva fortes emoções para os fãs do Arena Cross em todas as categorias. Entre pilotos, equipes, imprensa, fãs e demais profissionais que acompanham o evento, aproximadamente mil pessoas devem desembarcar na Ilha.
 
Redes Sociais:
Siga o Arena Cross nas redes sociais e fique atualizado com notícias, fotos e vídeos das provas, além de bastidores do evento.
Facebook: Arena Cross Brasil
Instagram: @arenacrossbr
 
O público também pode obter informações nos canais da Prefeitura.
Facebook: www.facbeook.com/PrefeituraDeIlhabela
Site: www.ilhabela.com.br
 
App: Arena Cross
Baixe o aplicativo do Arena Cross no seu smartphone ou tablet e tenha o mundo do maior campeonato do motociclismo nacional em suas mãos.
Disponível para Apple Store e Google Play.
 
Serviço - Arena Cross 2015
 
Local: Ilhabela / SP - Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, 518, bairro de Barra Velha (em frente à Delegacia de Polícia)
Realização: Romagnolli Promoções e Eventos
Patrocínio: Prefeitura de Ilhabela, Top Energy Drink e Honda
Co-Patrocínio: Pirelli, Yamaha, Rinaldi, RedNose e Fox Racing.
Apoio: Radio Antena 1 FM, Revista Moto, Revista Dirt, Locaweb e Ticket3

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Ubatuba lança edital de seleção de eventos para o Calendário Turístico de 2016


UBATUBA: A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), abriu inscrições para selecionar eventos que comporão o calendário de turismo “Viva Ubatuba 2016”. As propostas de eventos com temática esportiva, cultural, religiosa, náutica, ecológica, gastronômica ou de negócios devem ser inscritas entre o 18 de novembro e o 18 de dezembro pela página http://www.vivaubatuba.com.br/calendario-turismo-2016
A seleção de eventos será feita por uma comissão formada por membros da secretarias de Turismo e Esporte, da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), da Comtur e representantes do Conselho Municipal de Turismo, que avaliarão o potencial do evento conforme os critérios previstos no edital.
O objetivo é selecionar eventos com potencial para promover a cidade durante o ano todo, em especial no período considerado como baixa temporada, de forma a movimentar os setores produtivos da cadeia local do turismo e promover o destino Ubatuba de forma organizada.
Somente as propostas selecionadas e com as documentações do proponente devidamente aprovadas serão incluídas na programação do calendário de 2016. Os eventos contarão com suporte operacional e apoio de promoção institucional, como divulgação em mídias impressas (cartazes e painéis) e nos portais e redes sociais da Prefeitura.
Para ler a íntegra do edital, com orientações detalhadas sobre os critérios a serem avaliados e o cronograma de seleção, visite o link: http://www.vivaubatuba.com.br/download/EditalCalendarioEventos2016.pdf
Outras informações sobre o edital podem ser obtidas junto à Secretaria de Turismo, na avenida Iperoig 214, Centro, ou pelo telefone 12 3834-1550, de segunda a sexta das 9 às 16 horas.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Sectur promove agenda para celebrar mês da Consciência Negra em São Sebastião

SÃO SEBASTIÃO: Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) preparou uma programação com atividades que remetem ao tema e envolvem informação, cultura e história.
Além destas atividades, o projeto “Conexão São Sebastião Cinema Para Todos”, parceria entre a Sectur e a Vento Forte, exibe durante este mês sessões de cinema gratuito com documentários sobre a música africana com o tema “Sons da África”, alusivo a celebração em pauta.

História
O Brasil celebra no dia 20 de novembro o ‘Dia da Consciência Negra’ tendo como motivação o dia em que morreu Zumbi dos Palmares em 1695. A data procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro ocorrido em 1549.
Zumbi foi a liderança mais conhecida do chamado ‘Quilombo dos Palmares’, território localizado na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas, e que se tornou o símbolo de resistência e força contra a escravidão no país.
Confira a programação:

Dia 19| 5ª feira
Local: Centro Cultural Batuíra | Bairro São Francisco
17h30 | Reflexão sobre o Dia da Consciência Negra com Regina Cristino Barbosa
18h | Apresentação de Capoeira e Maracatu
Durante o dia os Assessores Culturais levarão seus alunos para visitar a Exposição "Marcas da Alma" no Batuíra
Dia 20 | 6ª feira
Local: Pátio interno da Sectur | Centro
18h | Reflexão sobre o Dia da Consciência Negra com Regina Cristino Barbosa
18h30 | Teatro e Capoeira com Assessores Culturais da Costa Sul
Durante o dia alunos da E.M. Walfrido Maciel Monteiro (Morro do Abrigo) irão visitar a Exposição "Marcas da Alma" no Batuíra
20h 
Local: Em frente à Sectur
Samba de Roda e Grupo de Capoeira
Dia 21 | Sábado
12h
Local: Sede do Chão Caiçara | Barequeçaba
Chão Caiçara Comemora Dia da Consciência Negra
Oficina de maracatu, maculelê, capoeira, samba de roda e feijoada
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Rock com cerveja - Festival agita final de semana em Caraguá


CARAGUATATUBA: Nesta sexta e sábado (20 e 21), a Praça da Cultura, em Caraguá, vai tremer com a primeira edição do Rock com Cerveja Festival. Kiko Zambianchi, Fernanda Abreu e Maurício Gasperini são alguns dos nomes que vão agitar o público. O evento também terá a presença de cervejarias artesanais. A entrada é gratuita.
O evento começa na sexta-feira (20), a partir das 18h, com o show da banda local Amplitude Valvulada. Logo mais, às 20h, tem Kiko Zambianchi e, para encerrar a noite, às 22h, tem a Banda Tamoios, também da região.
No sábado (21), às 22h, tem as apresentações de Maurício Gasperini e Fernanda Abreu.
A entrada é franca, mas quem tem o interesse em ajudar as entidades assistenciais da cidade, tem a opção do ingresso solidário. Basta levar um pacote de fralda geriátrica ou de fralda infantil no local do evento e trocar por um convite, que dá direito a entrada para até três pessoas.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Filmes gratuitos do “Conexão São Sebastião” comemoram o mês da Consciência Negra

SÃO SEBASTIÃO: O projeto “Conexão São Sebastião – Cinema Para Todos”, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião em parceria com a Vento Forte, exibe ao longo de novembro documentários sobre músicas africanas sob o tema “Sons da África”.
No mês em que o país celebra a Consciência Negra, a programação mostra um pouco mais sobre a cultura musical africana e suas influências por intermédio de filmes do Senegal, Angola, Mali e Madagascar, apresentando seus ritmos, seus artistas e suas influências no mundo.
Na primeira semana o público conheceu “Xalima”, importante músico senegalês com fama internacional.
Nesta terça-feira (10) em Boiçucanga, na quarta-feira (11) em Boracéia e na quinta-feira (12) no Centro, o público conhecerá “Mahaleo”, banda musical de Madagascar que, apesar de sua importância no país, insiste em manter-se afastada do show business.
Nas próximas semanas haverá outras duas histórias: “Ray Lema, Tudo em Todos os Lugares Dividir” e “Desert Blues”. A primeira apresentará  uma das figuras mais emblemáticas da música africana no mundo inteiro que percorre o mundo acrescentando novos ritmos à tradição. A segunda, será uma viagem musical guiada pelo mestre das marionetes Yaya Coulibaly no coração do Mali onde o diretor, entre o real e o imaginário, coloca em cena um conto musical com três grandes artistas malis.
Todas as exibições são gratuitas e seguidas de um bate papo sobre as obras cinematográficas.
Vale ressaltar que este mês, especialmente, as exibições em Boiçucanga, na Costa Sul do município, acontecerão às 20h.
Confira a programação:        
Boiçucanga | Todas terças-feiras |20h
Cineclube da Praça Pôr-do-Sol, s/nº | (12) 3865-4335
Dia 10 | “Xalima, A Pena” de Ousmane William M’Baye
Dia 17 | “Ray Lema” de Dom Pedro e Jean-Henry Meunier
Dia 24 | “Deserto Blues” de Michel Jaffrenou
Boracéia | Todas quartas-feiras | 19h30
Escola Municipal de Boraceia | Alameda Mauá, s/nº | (12) 3867-6227
Cineclube da Praça Pôr-do-Sol, s/nº | (12) 3865-4335 | 80 lugares
Dia 11 | “Xalima, a Pena” de Ousmane William M’Baye
Dia 18 | “Ray Lema” de Dom Pedro e Jean-Henry Meunier
Dia 25 | “Deserto Blues” de Michel Jaffrenou

Centro | Todas quintas-feiras | 19h30
Videoteca Municipal | Rua da Praia, s/nº | (12) 3892-5641
Cineclube da Praça Pôr-do-Sol, s/nº | (12) 3865-4335 | 80 lugares
Dia 12 | “Xalima, a Pena” de Ousmane William M’Baye
Dia 19 | “Ray Lema” de Dom Pedro e Jean-Henry Meunier
Dia 26 | “Deserto Blues” de Michel Jaffrenou
Sinopses
“Xalima, A Pena”
Seydina Insa Wade, precursor da música folk senegalesa, após o sucesso nos anos 70, mudou-se para a França, onde passou a apresentar-se em clubes de jazz, até ser esquecido por seus conterrâneos. Ao sentir que a juventude senegalesa conhece pouco de sua música, decide voltar a Dakar para gravar seus últimos trabalhos.
De Ousmane William M’Baye | 2003 | França, Senegal | Cor | Documentário | 51 minutos
Classificação Etária: Livre
“Ray Lema, Tudo em Todos os Lugares Dividir”
Uma das figuras mais emblemáticas da música africana no mundo inteiro, dominando todos os estilos, pianista e compositor insaciável, Ray Lema – antigo seminarista de Kinshasa – percorre o mundo acrescentando novos ritmos à tradição. Porque hoje mais do que nunca, a urgência é "escutar o ritmo do outro".
De Dom Pedro e Jean-Henry Meunier | 1997 | França | Cor | Documentário | 52 minutos
Classificação Etária: Livre
“Desert Blues”
Viagem musical guiada pelo mestre das marionetes Yaya Coulibaly no coração do Mali. Entre o real e o imaginário, o diretor coloca em cena um conto musical com três grandes artistas malis: Habib Koité, Afel Bocoum e o grupo de mulheres touareguês Tartit.
De Michel Jaffrennou | 2006 | França, Mali | documentário | 60 minutos
Classificação Etária: 12 anos
Serviço: Mais informações sobre o projeto e sobre os filmes podem ser obtidas no site  www.ventoforte.org.br ou pelo emailventoforte@ventoforte.org.br ou ainda pelo telefone (12) 3865-5654. 
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

domingo, 8 de novembro de 2015

Festa de encerramento do 1º Festival Cultural Gastronômico Cachaça Gourmet e Café Litoral Norte

CARAGUATATUBA: Caraguatatuba se prepara para a festa de encerramento do Festival Cultural Gastronômico Cachaça Gourmet e Café Litoral, nos dias 13 e 14 de novembro, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguá. 
Na sexta feira (13), a festa começa a partir das 18h com os shows de Wander Peixoto, Dudu Quirino, Mara Amaral e Rivo Trio. No sábado (14), o evento inicia às 12h com as apresentações de Xandy Solo, Zirinho da Bahia, Magnatas do Samba e, para fechar a noite, um dos shows mais esperados, Dudu Nobre.
 

Nos dois dias de festa, além dos shows, os participantes contam com muita gastronomia dos restaurantes participantes e a degustação de várias marcas de cachaças direto do produtor.  A festa é aberta ao público.
 
Para quem aprecia uma boa cachaça, a canequinha que da direito aos dois dias de cachaça gratuita, poderá adquiri-la em um dos estabelecimentos participantes pelo valor de R$ 20.
 
Durante 32 dias, 27 restaurantes das cidades de São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba desenvolveram deliciosos pratos e drinques a base de cachaça e, quem degustou, já votou e escolheu os três melhores pratos do Festival e que serão apresentados no dia da festa.
 
O Projeto Cachaça Gourmet atua no desenvolvimento e na valorização da cachaça de alambique, com ênfase na utilização do produto como ingrediente na gastronomia e na coquetelaria, bem como o consumo consciente de cachaças de alta qualidade.
 
Neste Projeto, a cozinha brasileira e a cachaça de alambique, utilizadas de forma conjunta, são pontos focais onde se busca a valorização da nossa tradição culinária para apresentá-la, traduzida em uma nova cozinha, ou “NOUVELLE CUISINE”, como diriam os franceses, apontando para um futuro de sabores e prazeres que reforçam ainda mais a nossa criatividade e identidade.

O projeto iniciou em Belo Horizonte, há 6 anos,  e está no Estado de São Paulo há 2 anos. O Vale do Paraíba já está em sua segunda edição e, agora, o Litoral Norte será palco do projeto, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
 
Serviço:
Festa de encerramento Festival Cultural Cachaça Gourmet e Café Litoral
Dias 13 e 14 de novembro
Local: Praça da Cultura no Centro de Caraguatatuba
Entrada Gratuita
 
Dia 13 de novembro (sexta-feira)
18h- Show Wander Peixoto
21h- Dudu Quirino
22h- Mara Amaral e Rivo Trio
 
Dia 14 de novembro (sábado)
14h-Caraguá Jam Session
16h- Xandy Solo
18h- Zirinho da Bahia
20h- Magnatas do Samba
22h- Dudu Nobre 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba