Com 17 presépios da Coleção Franciscana, a mostra revela o mistério do nascimento do menino Jesus nas mais variadas formas, materiais e técnicas de representação plástica e artística. As peças em exposição são de artistas do Brasil (São Paulo e Santa Catarina), Itália, Rússia, Peru, França, Guatemala, Espanha, Angola, Alemanha, México e Bolívia e mostram a diversidade e riqueza cultural.
Alguns presépios são feitos com materiais como lã, conchas de praia, barro, entalho em madeira, barro cozido, madeira clara pintada, resina e cerâmica
A visita ao espaço é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h. O encerramento da exposição será no dia 06 de janeiro, Dia de Reis, com encontro das Folias de Reis.
A exposição é realizada pela secretaria de Cultura e Turismo, por meio do departamento de Patrimônio Histórico Cultural, gestor do Museu de Arte Sacra, em parceria com o departamento dos Bens Culturais da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. A mostra promete atrair a atenção do público em geral.
Abertura
Durante a cerimônia de abertura o prefeito Ernane comentou que a exposição marca um importante momento para o Museu. “O espaço estava fechado há um bom tempo devido às intervenções de manutenção. Agora, com o processo quase pronto, ele já pode receber moradores e turistas e proporcioná-los um conhecimento a mais sobre o nascimento de Jesus Cristo sob diferentes olhares”, ressaltou o chefe do executivo.
Já o padre Sergio destacou a importância dos presépios para os cristãos. “É uma tradição montar os presépios em casa para relembrar o nascimento de Jesus. Com esta mostra, temos a oportunidade de ver esta universalização com as características culturais de diversos povos, cada um com sua peculiaridade antropológica”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião
Nenhum comentário:
Postar um comentário