Composta pelos blocos Unidos do Cavuka, Vai quem quer, Unidos de Paúba (os três da Costa Sul), Guerreiros do Samba, Barril, Panela (região central), Siri na Lata e Afoxé (ambos da Costa Norte), a liga tem como presidente Gilberto Pedro de Castro, o Porquinho, que também está à frente do Guerreiros do Samba. A diretoria também conta com pelo menos um integrante e cada bloco.
Segundo Castro, desde setembro de 2012 os presidentes dos blocos se reúnem com a proposta de oficializar a liga que tem por objetivos restaurar a cultura dos blocos e incentivá-los à ações que não se limitem às comemorações carnavalescas. “Nossa ideia é que cada bloco seja um agente sócio-cultural em sua comunidade, com atividades para o crescimento intelectual, cultural e social dos bairros”, informou.
E isto já acontece na cidade. A exemplo do Gerreiros do Samba – responsável pelo projeto de reestruturação familiar com as famílias de presidiários – o Unidos de Paúba tem uma escolinha de percussão para jovens e crianças, e o Afoxé, um trabalho voltado à questão da igualdade racial e valorização da cultura negra. “Este ano nós não conseguimos fazer um esquenta antes do Carnaval como acontece nas cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, mas em 2014 faremos a maior folia pelas ruas da cidade, com certeza”, disse o presidente.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião
Nenhum comentário:
Postar um comentário