CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Museu Náutico de Ilhabela pode encerrar atividades

ILHABELA: Uma das atrações turísticas de Ilhabela, o Museu Náutico, poderá ter seus dias contados. A notícia foi dada ao prefeito Toninho Colucci pelo mergulhador e proprietário do museu, Jeannis Platon,  durante uma reunião com a presença do secretário de Turismo e Fomento, Harry Finger, na tarde desta segunda-feira (10/6). Por não ter um caráter público, a entidade não tem acesso a verbas estaduais nem federais, o que dificulta a sua manutenção.

Há oito meses, a Prefeitura repassa a verba mensal de R$ 8 mil, valor que somente cobre as despesas de aluguel e folha de pagamento dos funcionários. Segundo Jeannis, a verba não é suficiente, sobretudo na baixa temporada quando há uma queda do número de visitantes, já que as despesas da entidade totalizam R$ 13.220,20 e a diferença é custeada pelo próprio diretor e proprietário.

Recentemente, o dono do imóvel alugado para o museu, no Itaguassu, ao lado do Restaurante Deck, enviou uma notificação solicitando a desocupação, em virtude das obras para a reforma e ampliação de um hotel ao lado, do mesmo proprietário. O contrato de locação termina neste mês de junho e a previsão é de que o museu encerre de fato as suas atividades.

“A ameaça de fechamento deste museu é lamentável, pois ele é único desta natureza. Existe a intenção da Prefeitura em adquiri-lo, mas atualmente é inviável financeiramente”, explicou o prefeito Colucci.

O Museu existe há três anos e em seu primeiro ano permaneceu no Espaço Ancoradouro, no Perequê, numa parceria com a sua proprietária, a empresária Heloísa Lacerda. O arquipélago de Ilhabela concentra um dos maiores números de naufrágios do Brasil e Jeanes Platon que mergulha há 40 anos reuniu um rico patrimônio formado pelo acervo que conta a história do fundo do mar não só ao redor da ilha, mas também na região.

“Seria uma pena Ilhabela perder um patrimônio deste quilate, pois nunca mais haverá outra oportunidade de juntar todo este material num só lugar. Foram muitos anos dedicado a este objetivo”, comentou Platon.

São mais de 1.500 peças, algumas datadas do século XVII, outras obtidas pessoalmente no fundo do oceano e outras ainda com antigos caiçaras que chegaram a presenciar os naufrágios.

O Museu está localizado na Rua Dona Isa, nº 25 - esquina com Av. Almirante Tamandaré, ao lado do Restaurante Deck, no Itaguassu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (12) 3896-3840. O horário de funcionamento durante a baixa temporada, ou seja, de abril a outubro é das 13h às 18h, exceto às segundas-feiras, quando o museu é fechado para a manutenção e folga dos funcionários. Durante a temporada funciona todos os dias das 10h às 20h.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário