
As duas maiores unidades de saúde do município, que estão localizadas nos bairros da Água Branca e na Barra Velha, já estão com seus mutirões agendados.
A equipe da Unidade Básica de Saúde da Água Branca promoverá neste sábado (19/10), das 8h às 17h, um mutirão para exame de mama, coleta de preventivo (papanicolau), palestras, atividades educativas, atendimento psicológico e ainda um coffee break.
Já a Unidade de Saúde da Barra Velha realizará no dia 30 de outubro (quarta-feira), das 8h às 15h, sem intervalo para almoço, o mutirão para exame de mama, coleta de preventivo, orientações e atividades educativas com o foco na detecção precoce da doença.
Aleitamento Materno
A Secretaria da Saúde neste ano promove as atividades do “Outubro Rosa” em conjunto com a Campanha de Aleitamento Materno, cujo objetivo é evitar o desmame precoce e o risco de mortalidade infantil. As equipes de todas as unidades de saúde promovem atividades viando a observação da mamada, a pesagem do bebê, realizam palestras sobre aleitamento puerpério e sobre a prática do manejo.
A prática do aleitamento traz diversos benefícios tanto para as mães como para os bebês: metade da probabilidade de desenvolver câncer antes dos 15 anos; duas vezes menos chance de desenvolver diabetes; menor risco de ser vítima de morte súbita; de ter cárie, menor taxa de infecção por parasitas; menos chance de ter infecção urinária e respiratória; apresentam melhor visão e melhor desenvolvimento intelectual. Já as mães que amamentam podem prevenir osteoporose, câncer de ovário e mama e esclerose múltipla.
Os agentes de saúde divulgaram entre os pacientes e durante as suas visitas nos bairros a programação da Campanha de Aleitamento Materno e do Outubro Rosa.
Nesta sexta-feira (18/10), às 9h, o Hospital Municipal Mario Covas Junior promove um café da manhã em comemoração à Semana Municipal de Aleitamento Materno, no Centro de Convivência da Terceira Idade. O evento reunirá todas as mães dos nascidos no hospital na última semana, as mães doadoras do Banco de Leite e os profissionais da saúde que vão conversar sobre o aleitamento.
Fonte: Prefeitura de Ilhabela
Nenhum comentário:
Postar um comentário