O espetáculo chega à cidade pelo programa Ópera Curta, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.
A peça terá início às 20h, e traz como novidade a apresentação com acessibilidade para o público. Ou seja, além de legendas, haverá um intérprete de Libras para pessoas com dificuldades auditivas e audiodescrição para os cegos.
“Madama Butterfly”, integra a temporada 2014 de circulação de espetáculos de Ópera Curta, em versões adaptadas de títulos famosos, para municípios do interior e litoral de São Paulo, com o intuito de aproximar os espectadores do universo da ópera.
Versão Original
A ópera “Madame Butterfly - a ópera contada e cantada”, é baseada em trabalho homônimo – Madama Butterfly, de de Giacomo Puccini (1858 – 1924). Na versão original, Cio-Cio San (Madama Butterfly) se matou segundos antes de Pinkerton – em desespero alucinado – gritar seu nome ao chegar à sua casa em Nagasaki, para onde fora determinado a acolher seu filho e da jovem japonesa, levando-o para os Estados Unidos.
Adaptado, o espetáculo se passa entre os anos 1904 e 1928, e conta a história de Madame Butterfly sob o ponto de vista do que aconteceu com o filho de Cio-Cio San e Benjamim Pinkerton, depois que foi levado para a América e como lhe foi contada a trágica história de sua mãe anos mais tarde. As circunstâncias levaram Butterfly a viver um longo período de privações.
Nesta montagem, a Cia de Ópera Curta apresenta os principais trechos musicais, ligados por um texto de teatro. A direção artística do espetáculo é assinada por Cleber Papa e Rosana Caramaschi. O responsável pela direção musical, assim como pela adaptação das partituras originais é o maestro convidado Branco Bernardes com a supervisão musical do maestro Luís Gustavo Petri.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião
Nenhum comentário:
Postar um comentário