![]() |
Divulgação: Fundação Florestal |
Criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em 30 de agosto de 1977, o PESM abrange 25 municípios paulistas, desde o Litoral Norte até o Litoral Sul, formando o maior corredor de biodiversidade da Mata Atlântica do país. Além da flora, esta Unidade de Conservação viabiliza a preservação de espécies da fauna que necessitam de grandes territórios para sua sobrevivência, como a onça pintada.
Com 332 mil hectares, o parque é dividido em 10 núcleos administrativos, administrados pela Fundação Florestal, onde cada um tem características específicas de paisagens, biodiversidade, interação social e preservação ambiental.
Além da função de preservar a Mata Atlântica, o PESM também abre suas portas para a visitação pública, com diversas opções ecoturísticas, com foco na educação e sensibilização ambiental. Desta forma, é possível vivenciar a natureza em sua plenitude, caminhando por trilhas, observando espécies da fauna e da flora, mergulhando em rios de água cristalina e praias paradisíacas. Alguns núcleos proporcionam também a oportunidade de conhecer as culturas caiçara e quilombola.
Confira aqui a programação completa
Fonte: Fundação Florestal
Nenhum comentário:
Postar um comentário