Vista do Pico do Baepi Foto: Divulgação Fundação Florestal |
O Pico do Baepi, com 1.048 mts. de altitude, é a 5ª montanha mais alta de Ilhabela sendo
mais fácil de ser atingida. Este pico, mesmo não sendo o mais alto da Ilha Bela, destaca-se mais de qualquer outro por ser visto de diferentes ângulos. É protegido pelo Parque Estadual de Ilhabela.
O Parque Estadual de Ilhabela (PEib) é um parque-arquipélago, que engloba 12 ilhas, três ilhotes, três lajes e um parcel, num território total de mais de 27 mil hectares. Os ecossistemas presentes, tais como a Mata Atlântica, a restinga e os manguezais abrigam centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves, muitas delas endêmicas como o rato cururuá e outras em processo de extinção.
A trilha do Pico do Baepi é uma das mais procuradas por ecoturistas que gostam de caminhadas mais desafiadoras. Antes do primeiro quilômetro, a trilha possui um belo mirante com vista panorâmica do Canal de São Sebastião, de onde se avista o Parque Estadual da Serra do Mar, os municípios de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba, além de Ilhas como as do Arquipélago dos Alcatrazes protegidas por Estação Ecológica, ao horizonte. A caminhada inicia em área aberta e logo adentra na Mata Atlântica. A flora e a fauna vão mudando conforme a altitude e o clima do ambiente até chegar ao pico, com 1.048 metros de altitude e uma vista 360 graus da Ilha.
Como visitar?
Para fazer a trilha do Pico do Baepi é necessário entrar em contato com PEib. É necessário o acompanhamento de monitor ambiental credenciado e não é recomendada a visita em dias de chuva ou chuva de véspera. Horário de funcionamento das trilhas: segunda-feira a domingo, das 8h às 17h. A entrada no PEIb é gratuita, porém a maioria das trilhas depende de contratação de guias. Preços sob consulta diretamente na unidade de conservação. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (12) 3896-2585, (12) 3896-1646.
A sede administrativa do PEIb fica na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, 115, Vila
* Dados retirados do Site da Fundação Florestal e Wikipédia.
* Dados retirados do Site da Fundação Florestal e Wikipédia.
TURISMO
Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário