Nove agentes, divididos em três equipes, abordam moradores e visitantes nas praias, das 8h às 14h aos finais de semana com dicas de prevenção. Durante a ação, que será realizada até o Carnaval, há distribuição de panfletos informativos sobre a doença e também sobre o perigo da permanência de animais domésticos na praia.
O médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Guilherme Garrido, afirmou que a população, durante a abordagem dos agentes, escuta e afirma saber sobre tudo que está sendo explicado. “Falta agora, colocarem em ação", disse.
As principais orientações contra o mosquito da Dengue incluem verificar se há possíveis criadouros, latinhas, caixa d'água aberta, ralos, calhas e bomba de piscina. Na hora de ir embora, o visitante ou veranista deve fechar todos estes recipientes e outros que acumulem água. Piscinas devem ser mantidas limpas e tratadas periodicamente e fechadas na ausência dos moradores.
De janeiro a dezembro de 2012, os agentes da secretaria de Saúde visitaram 256.554 casas orientando e dando dicas contra a proliferação do mosquito da Dengue.
Segundo Garrido, a redução no número de casos mostra que o trabalho foi eficiente. "Em 2011, tivemos 1.165 casos positivos e, em 2012, apenas 177 confirmados", disse.
Todas as ações desenvolvidas no ano passado envolveram visitas a móveis especiais (lugares com maior concentração de pessoas, como ginásios e hospitais), com a realização de bloqueios, nebulização, arrastão, entre outras prevenções.
Durante a semana, o CCZ segue com sua rotina das 8h às 17h e também com visitas e orientações. Dúvidas, denúncias e pedidos de vistoria podem ser feitos pelo telefone , de segunda a sexta.
Fonte : Prefeitura de Caraguatatuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário