As inscrições podem ser feitas no sábado (18), no Posto de Bombeiros Marítimo da Martim de Sá, antes do início do curso. Além dos surfistas, o Salva Surf também é direcionado aos professores de educação física e público em geral. Os interessados devem ser maiores de idade e os adolescentes acima de 16 anos precisam da autorização do responsável no momento da inscrição. É necessário levar uma prancha de surf.
As disciplinas estão relacionadas ao atendimento pré-hospitalar (manobras RCP – reanimação cardiopulmonar) e maneabilidade (maleabilidade) marítima para salvamento de vítimas. O curso terá quatro horas de duração e certificado de conclusão.
De acordo com o comandante do Posto do Corpo de Bombeiros de Caraguá, o 1º Tenente PM João Batista de Castro Rapaci, o objetivo não é ensinar a fazer salvamentos, mas repassar atitudes de prevenção e comportamento seguro aos participantes. “A intervenção em caso de afogamento só é encorajada se o surfista estiver totalmente seguro para agir. Também é necessário não se expor aos riscos presentes no salvamento”, afirma.
O Salva Surf surgiu em 1996 e desde a criação do projeto inúmeras pessoas em condições de afogamento foram salvas por surfistas. As praias de Maresias, em São Sebastião, e Itamambuca, em Ubatuba, também recebem o curso nos dias 18 e 25, respectivamente. O Posto de Bombeiros Marítimo fica na Av. Aldino Schiavi – Martim de Sá. Outras informações pelo telefone (12) 3887-3151.
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário