CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 30 de março de 2012

23 capitais brasileiras aderem à Hora do Planeta 2012

Cinco capitais brasileiras aderem à Hora do Planeta 2012
As prefeituras de 23 capitais brasileiras confirmaram sua participação na edição 2012 da campanha mundial Hora do Planeta, promovida pela ONG internacional WWF. São elas:
– Aracajú;
– Belém;
– Belo Horizonte;
– Brasília;
– Campo Grande;
– Curitiba;
– Florianópolis;
– Fortaleza;
– João Pessoa;
– Macapá;
– Manaus;
– Natal;
– Palmas;
– Porto Alegre;
– Porto Velho;
– Recife;
– Rio Branco;
– Rio de Janeiro;
– Salvador;
– São Luis;
– São Paulo;
– Teresina e
– Vitória.

Marcada para este sábado, 31/03, a mobilização convida pessoas de todos os cantos do planeta a ficar no escuro durante sessenta minutos, entre às 20h30 e 21h30, para mostrar que estão preocupadas e dispostas a fazer sua parte para combater o aquecimento global. (Saiba mais em Hora do Planeta 2012: apague as luzes em 31/03)

Os governos das 23 capitais se comprometeram a apagar, simbolicamente, no horário combinado, importantes monumentos de suas cidades. Entre eles:
– o Obelisco e a Ponte Estaiada, em São Paulo (SP);
– o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro (RJ);
– o Farol da Barra e o Elevador Lacerda, em Salvador (BA);
– o Monumento ao Túmulo de Bento Gonçalves, em Porto Alegre (RS);
– o Mercado Central de Porto Velho, na capital roraimense e
– o Horto Florestal de Rio Branco, na capital acriana.

Esta é a quarta vez que o Brasil participa, oficialmente, da Hora do Planeta. Neste ano, a WWF pretende conseguir ainda mais adeptos para a iniciativa e mobilizar cerca de 1,8 bilhão de cidadãos, de mais de 5250 cidades de 135 países de todos os cantos do planeta. No Brasil, segundo a organização do evento, 102 municípios já aderiram oficialmente à campanha.

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável

Campanha do Agasalho começa na próxima semana

O objetivo em Caraguá é arrecadar enxovais aos recém-nascidos e roupas de inverno para crianças até 12 anos
CARAGUATATUBA: O Fundo Social de Solidariedade de Caraguá e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciam na próxima quinta-feira (5/04/2012) a Campanha do Agasalho 2012 no município. A meta é arrecadar enxovais para recém-nascidos e roupas de inverno para crianças com até 12 anos.
Este ano os organizadores optaram em não realizar a Carreata do Agasalho, mas em promover diversas ações que incentivem a doação das peças como uma gincana entre as escolas municipais; pedágios solidários; bazar, cuja renda será utilizada para compra de agasalhos e cobertores; e a Noite do Caldinho, no dia 4 de maio no Centro de Referência da Melhor Idade (Cremi). 
A partir da próxima semana, as caixas destinadas à arrecadação de donativos para a Campanha do Agasalho 2012 estarão em cerca de 30 pontos da cidade. Com o lema “Roupa boa a gente doa”, a ação tem o objetivo de arrecadar roupas em bom estado para serem distribuídas à população que mais precisa. 
A campanha é realizada pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), em parceria com Sabesp e Governo Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade.

Participe!

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Encenação da Paixão de Cristo movimenta feriado da Páscoa

CARAGUATATUBA: O dia 6 de abril (sexta-feira), início do feriado prolongado da Páscoa, reserva um espetáculo que já se tornou tradição em Caraguá: A Paixão de Cristo.  A encenação será às 21h, na Praça de Eventos da Avenida da Praia. A equipe de atores já iniciou os ensaios nas Oficinas Culturais do Sumaré e no Teatro Mario Covas.
Foto: JC Curtis/Fundacc
A peça tem duração de duas horas e conta os últimos cinco dias de Jesus Cristo na Terra, com destaque para entrada em Jerusalém na semana da Páscoa judaica, os tumultos que sua presença causou ao redor do Templo Sagrado, os Conflitos com os Fariseus, a Última Ceia, a Traição, a Prisão, o Julgamento, a Flagelação e a Crucificação.
Os cenários, figurinos e adereços foram confeccionados nos galpões das oficinas culturais. Esse trabalho poderá ser conferido em um making off em vídeo que será exibido no dia da apresentação. 
A direção sugere que a plateia leve uma vela, para ser utilizada na última cena do espetáculo. Em 2011 cerca de 10 mil pessoas prestigiaram a apresentação itinerante disposta em seis cenários na Praça de Eventos.
A Encenação da Paixão de Cristo é uma realização do Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc).

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

terça-feira, 27 de março de 2012

Aquecimento Global pode encurralar animais

O aquecimento global ameaça complicar a vida dos Brachycephalus nas próximas décadas. Mesmo protegidas por unidades de conservação, várias populações poderão ser levadas à beira da extinção pela elevação da temperatura e as mudanças climáticas associadas a ela. Uma ameaça da qual nem o Estado nem a ciência têm como protegê-los.

Os "bráquis" de altitude (15 das 18 espécies conhecidas do gênero) dependem de condições muito restritas de umidade e temperatura para sobreviver. Suas áreas de ocorrência estão diretamente relacionadas à linha de neblina nas montanhas, acima da qual, mesmo nos meses de pouca chuva, há umidade suficiente no ambiente para mantê-los vivos no chão da mata.

"Eles precisam do chão da floresta muito úmido para se reproduzir. Dependem de água, não na forma de um riacho, mas de umidade no solo e vapor d'água na atmosfera", explica Célio Haddad, professor titular do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Unesp Rio Claro, um dos maiores especialistas em anfíbios do País.

O problema é que, com a elevação da temperatura, a linha de neblina também tende a subir. E para espécies que só sobrevivem acima dessa linha, isso pode ser um problema sério.
Quando a coisa esquentar, animais e plantas que vivem em altitudes mais baixas poderão migrar para altitudes maiores em busca de temperaturas mais amenas. Os Brachycephalus, não necessariamente. O isolamento em topos de morro, que mantém esses sapinhos relativamente bem protegidos da ocupação humana, poderá se transformar num cárcere ecológico potencialmente letal.

"Vai chegar uma hora que esses bichos vão ficar literalmente encurralados", diz o geógrafo João Paulo de Cortes, também da Unesp em Rio Claro. Um trabalho de modelagem climática desenvolvido por ele, em parceria com a equipe de Haddad, indica que o volume de áreas adequadas para os Brachycephalus em toda a Mata Atlântica poderá cair pela metade até 2050.

A situação mais grave, segundo Cortes, seria a do Brachycephalus alipioi, cuja distribuição, até onde se sabe, está restrita a dois pontos da Serra de Santa Teresa, no Espírito Santo, que estão fora de unidades de conservação e serão mais afetadas pelas mudanças climáticas. No Estado de São Paulo, as populações mais afetadas seriam as de regiões mais interioranas, onde a incidência de nebulosidade oceânica é menor.

"Algumas populações sofrerão reduções drásticas; outras poderão ser completamente exterminadas", avalia Haddad. "E olha que estou sendo benevolente." Isso porque a adequabilidade do hábitat não depende apenas da altitude, mas de uma série de condições climáticas, biológicas e topográficas que podem variar de morro para morro. "Se der para subir, o bicho vai subir. Mas quem garante que mais acima as condições também serão boas? E se o topo da montanha for de rocha exposta?"

Relações familiares. As três espécies de bráquis que não são restritas a florestas de altitude têm um papel incerto na história evolutiva do grupo. Brachycephalus didactylus, Brachycephalus hermogenesi e Brachycephalus pulex costumavam ser classificados como outro gênero, chamado Psyllophryne. Em 2002, porém, foram reclassificados como Brachycephalus, após uma análise morfológica mais refinada revelar que os dois grupos compartilhavam um ossinho característico, chamado omosternum. É como se espécies consideradas primas passassem a ser classificadas como irmãs, filhas dos mesmos pais.

A dúvida é: Quem é a irmã mais velha?
Os sapos das 3 espécies "novas" e das 15 "originais" têm algumas coisas em comum, como tamanho em miniatura e anatomia esquelética semelhante. Mas também têm muitas coisas diferentes. Tanto na morfologia quanto na ecologia, a maneira como se comportam no ambiente. Os ex-Psyllophrynes não são coloridos, têm menor grau de ossificação, pulam com mais frequência e muito mais longe (são popularmente conhecidos como "sapos-pulga") e ocupam uma variedade de ambientes muito maior, desde o nível do mar até 1,2 mil metros de altitude.

Todavia, se são todas espécies do mesmo gênero, qual é a relação evolutiva entre elas? Os ex-Psyllophrynes podem representar um grupo mais primitivo, de distribuição mais ampla, dentro do qual algumas populações se isolaram no topo dos morros e deram origem a novas espécies. Ou o contrário. Talvez eles sejam um grupo derivado das espécies de topo de morro, que conseguiu se adaptar a condições ambientais mais diversificadas, em altitudes mais baixas.

"As duas hipóteses são plausíveis", afirma Thaís Condez, aluna de doutorado de Haddad. Só com mais dados genéticos de diferentes espécies será possível solucionar o mistério.
Mas é quase certo que todos os Brachycephalus têm um ancestral comum, que, em algum ponto do passado, encontrou condições ambientais adequadas para se "esparramar" por toda a Mata Atlântica. Além de São Paulo, há espécies registradas no Paraná, Minas, Rio, Espírito Santo e Bahia.
As pesquisas de Haddad e sua equipe com os bráquis estão inseridas em um projeto temático sobre especiação de anuros (sapos, rãs e pererecas) em ambientes de altitude, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com apoio de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). "Esses bichos são muito emblemáticos desse processo", diz Haddad.

Como os Brachycephalus não sobrevivem abaixo da linha de neblina, os topos de morro funcionam como ilhas de umidade num mar de floresta, o que favorece o isolamento genético das populações e, consequentemente, a formação de novas espécies (especiação). Assim, populações de montanhas relativamente próximas geograficamente podem ser muito diferentes umas das outras.

Fonte: O Estado de S.Paulo

sexta-feira, 23 de março de 2012

Aos 80 anos, morre humorista Chico Anysio



O Brasil perdeu hoje um de seus maiores ídolos. Morreu nesta sexta-feira, dia 23, aos 80 anos, o humorista Chico Anysio.

O ator foi internado no dia 6 de novembro com fortes dores na coluna, chegou a receber alta no dia 11, mas voltou ao Hospital Samaritano, em Botafogo (RJ), no dia 6 de dezembro devido a uma febre alta. No dia 21 de dezembro, Chico foi para casa, porém um sangramento no aparelho digestivo o obrigou a voltar para a UTI.

Após apresentar uma piora nas funções respiratória e renal na última quarta-feira, Chico voltou a respirar com ajuda de aparelhos e segundo boletins, o ator estava recebendo altas doses de medicação para controlar a pressão arterial, além de ter sido submetido uma punção torácica esquerda com drenagem de grande quantidade de sangue.

Problemas de saúde


A luta de Chico pela vida vem de longa data. Em dezembro de 2010, o artista deu entrada no mesmo hospital com quadro de falta de ar. Após a realização de exames foi diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

"Sobrevivi a isso tudo porque sou forte, sou nordestino. Não tenho medo de morrer. Só acho uma pena, quando ainda tenho tanta coisa a fazer, para ver, tanto filho para ajudar, tanto neto... Mas, um dia, vou morrer. Não posso lutar contra o inevitável”, declarou ele ao jornal "O Globo" depois de passar 110 dias internado.

Entre idas e vindas ao hospital, Malga di Paula, mulher do astro, nunca perdeu as esperanças e costumava relatar em redes sociais seus dias e noites ao lado do humorista.

O ator, humorista, compositor, escritor, pintor, radialista, comentarista e diretor construiu cerca de 210 personagens ao longo da carreira e fez mais de 10 mil shows pelo país e fora dele.

"Tiro os personagens da vida, do que meus olhos veem nas calçadas, nos campos de futebol, nos estúdios, nas casas que frequento, nos restaurantes. O mundo é minha inspiração", dizia
ele.

E é este mesmo mundo que lamenta a perda de um dos mais completos artistas que o Brasil já conheceu: Francisco Anysio Paula Filho.

Fonte: Rede Bandeirantes

Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas

Silas Azocar
ILHABELA: No próximo domingo (25/3), a partir das 9h, Ilhabela recebe a 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas, na Praia Grande, região sul da cidade. Na ocasião, às 10h, a Prefeitura também entrega oficialmente o Píer da Praia Grande, que receberá o nome do pescador “Benedito Muniz da Silva – Bidico”.

Mais de 1,2 mil competidores já confirmaram presença para as provas natatórias que terão 1km, 3km e 6km. A competição é organizada pela ISEP e Federação Paulista de Natação, com apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias de Turismo e Fomento e de Esporte, Lazer e Recreação. Será uma grande festa do esporte e marcará a entrega de mais esta importante obra da cidade, o píer da Praia Grande, que visa estimular o turismo náutico e o transporte marítimo na cidade.

O secretário de Turismo, Harry Finger, também comentou a realização da etapa do paulista de maratonas aquáticas. “É um evento importante não só para o esporte, mas também para o turismo. São mais de 1,2 mil nadadores que estarão na cidade com suas famílias”, ressalta o secretário de Turismo, Harry Finger.

Entre os atletas de renome que estarão na etapa em Ilhabela, a baiana campeã mundial de maratonas aquáticas, Ana Marcela da Cunha, e quatro atletas que atravessaram o Canal da Mancha em 2011: Marta Izo, 41; Luciana Akissue, 34; Giuliana Braga, 39 e Priscila Santos, 32.

Inauguração do Píer

O píer da Praia Grande um dos quatro novos píeres previstos. Dois deles estão com obras em andamento no Engenho D’Água e no Portinho. Outro será construído no norte da ilha.

O deck do píer da Praia Grande tem uma área total de 168 metros quadrados. A estrutura servirá para a pesca e como atracadouro de embarcações, incentivando assim outra forma de mobilidade, que é o transporte marítimo e o turismo náutico, vocação natural do arquipélago.

Todo o entorno do Píer da Praia Grande foi urbanizado e uma passarela paralela à Avenida Riachuelo garante a segurança dos pedestres. No Carnaval, o local já recebeu pela primeira vez na história o Banho da Doroteia no sul da ilha.

 

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

V Jogos Estudantis de São Sebastião começa na próxima semana

SÃO SEBASTIÃO: Na próxima sexta-feira, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Espertes (Seesp), inicia mais uma edição do Jess (Jogos Estudantis de São Sebastião).
A abertura desta, que será a quinta edição do evento, está programada para acontecer às 19h, no Ginásio de Esportes, José de Souza Gringo, o “Gringão”, no Topovaradouro, região central da cidade.
Segundo informações da Seesp, ainda dá tempo para as escolas inscreverem seus alunos para participar da competição interescolar. Nesta edição, poderão participar todas as escolas do município divididas nas categorias “Ensino Médio” e “Ensino Fundamental II”.
As escolas devem conter equipes de vôlei, basquete, futsal, handbol e natação, divididos entre Masculino e Feminino. Já para xadrez, dama e tênis de mesa, as categorias são mistas. O congresso técnico que define, entre outras coisas, grupos, ordem de desfile e apresentações na abertura, acontecerá na próxima quarta-feira. A reunião será realizada na Videoteca Municipal, a partir das 17h. Mais informações através do telefone da Seesp, (12) 3891-4530.
Fonte: Imprensa Livre

Stand Up com Paulinho Gogó é atração deste sábado em Caraguá

CARAGUATATUBA: O Teatro Mario Covas recebe neste sábado (24/03/2012), às 21h, o espetáculo “No Gogó do Paulinho” com o humorista Paulinho Gogó, personagem destaque em programas como “A Escolinha do Professor Raimundo” e “A Praça é Nossa”.
Paulinho relata, durante o stand up, virtudes e derrotas do dia-a-dia apelidados por ele de “fatos venéreos”. O bordão “Quem não tem dinhêro (sic) conta história” é a marca registrada de Paulinho que promete diversão garantida em sua apresentação.
A duração de espetáculo é de 70 minutos e a classificação 16 anos. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e podem ser adquiridos na Chilli Beans, no Caraguá Praia Shopping, na Ótica e Relojoaria São Sebastião, localizada na rua Santa Cruz 151, e na bilheteria do Teatro Mario Covas no dia 24, a partir das 12h.

Serviço

No Gogó do Paulinho
Teatro Mario Covas
Sábado (24), às 21h
Ingressos: R$ 40 e R$ 20
Informações: (12) 3883-2142

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Equipes de Educação e Meio Ambiente visitam a Ilha do Montão de Trigo

SÃO SEBASTIÃO: Funcionários das secretarias da Educação (Seduc) e Meio Ambiente (Semam) de São Sebastião se uniram nesta quarta-feira (21) para mais uma visita à Ilha do Montão de Trigo, localizada a aproximadamente 30 minutos de Barra do Una, na Costa Sul da cidade. O principal intuito foi o de executar a manutenção dos banheiros secos e testar o sistema de geração de energia elétrica.
Os servidores estavam acompanhados do técnico da empresa Furnas, subestação de Guarulhos, Felipe Passos, para verificar um problema elétrico no inversor.
Segundo o diretor de Planejamento da Seduc, Gustavo Rezek, o sistema de geração é feito através de uma placa de energia solar na escola, doada pela empresa Furnas. O técnico da empresa irá verificar a possibilidade de trocar o aparelho por outro novo.   
Saneamento
Foram realizados limpeza e desobstrução dos banheiros secos instalados na Ilha, incluindo os da escola e igreja. Segundo o chefe de divisão de Saneamento da Semam, Fábio Godoy, os moradores acompanharam o trabalho e foram instruídos em como proceder na manutenção e com que frequencia ela deve ser feita para melhor uso do banheiro seco.
Conforme explicou, os dejetos foram removidos para uma câmara de desidratação para, depois de estabilizados, serem retirados das proximidades dos vasos. A fossa da escola também foi inspecionada.
“A ação foi muito boa. Conversamos com os moradores, ouvimos suas dúvidas e solicitações e eles gostaram bastante. A parceria entre as secretarias ajuda muito no trabalho em si; foi um dia produtivo”, finalizou Godoy.

Fonte: Prefeitura de Saõ Sebastião             

quinta-feira, 22 de março de 2012

Secretaria de Cultura e Turismo realiza 1ª Mostra Fotográfica “Mulheres de Ubatuba”

UBATUBA: Está aberta para visitação desde o dia  19 a 1ª Mostra Fotográfica “Mulheres de Ubatuba”.
Serão retratadas cerca de 50 mulheres de Ubatuba, nos mais diferentes aspectos sociais e profissionais. Com esta mostra, a prefeitura pretende valorizar a importância da mulher ubatubense nos diversos segmentos da sociedade.

A 1ª Mostra Fotográfica “Mulheres de Ubatuba” segue aberta ao público até o dia 25 de março, das 14h às 18h, no Espaço Cultural que fica no antigo prédio da Câmara Municipal, localizado na Avenida Iperoig, 214.

Fonte: Prefeitura de Ubatuba



quarta-feira, 21 de março de 2012

Caraguá debate a criação do Parque Natural do Juqueriquerê

CARAGUATATUBA: Nos dias 23 e 26 de março, das 19h30 às 22h, o Governo Municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente, promove audiências públicas para discussão do Parque Natural do Juqueriquerê. Os encontros com a comunidade serão realizados sexta-feira-feira (23) na Emef Carlos Altero Ortega, no Morro do Algodão, e sexta-feira (26) no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc), no Centro.

O parque natural é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, na qual são permitidas somente atividades de recreação e proibidos a coleta ou uso dos recursos naturais como pesca, retirada de sementes ou extração de madeira. A área destinada ao parque é de aproximadamente 35 mil m², trecho de mata na Praia das Palmeiras (Jardim Nomar) que vai da rodovia até o rio.

A floresta de restinga do local delimitado para o parque corresponde a 1,91% (3,34 km²) de toda a vegetação de planície costeira e baixa encosta do Litoral Norte. Caraguá possui áreas remanescentes desse ecossistema que devem ser preservadas.
Um estudo preliminar apontou a existência de uma grande quantidade de espécies de mamíferos (94), aves (389), anfíbios e répteis (160). Com relação à flora, há 183 espécies vegetais no perímetro do rio; dessas 18 estão ameaçadas de extinção.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini, explicou que as margens do Rio Juqueriquerê têm sofrido com a ação do homem. “Essa interferência causa grande impacto sobre os recursos hídricos, geologia, biodiversidade e ao bem estar da população”, afirma.
De acordo com Maria Inez, a criação da Unidade de Conservação trará impactos positivos para as pessoas que utilizam o Juqueriquerê como fonte de subsistência, pois a preservação das margens traz qualidade ao recurso hídrico, previne a erosão e assoreamento, além de propiciar ambientes para reprodução das espécies e contribuir para o aumento da atividade turística. A navegação no rio não será impedida e o acesso da população ao parque será regulamentado no Plano de Manejo a ser instituído.

A intenção é inscrever a Unidade de Conservação em diferentes fontes de financiamento e apresentá-la como possibilidade de compensação ambiental para grandes empreendimentos que se instalarem na região. O projeto também apresenta o potencial do Parque Natural do Juqueriquerê para pesquisa científica.

As reuniões cumprem a determinação do artigo 22 da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e o decreto 4.340/2002 que a regulamenta. A criação da reserva deve ser precedida de estudos técnicos e de consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites adequados. Posteriormente, um decreto e um projeto darão origem à Unidade de Conservação Municipal.
Após as audiências públicas, a secretaria de Ambiente divulgará uma nota técnica sobre o material produzido nos debates, que poderá ser consultado pelo público.

Serviço

Audiências públicas do Parque Natural do Juqueriquerê
Dia 23 (sexta-feira)
Local: Emef Carlos Altero Ortega
Rua Olavo Bilac, 15 – Morro do Algodão
Dia 26 (segunda-feira)
Rua Santa Cruz, 396 – Centro
Das 19h30 às 22h
Informações pelo telefone: (12) 3897-2530

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Caraguá é a sexta melhor gestão fiscal do país diz pesquisa

Ainda segundo o levantamento da Federação, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião falham em investimentosSaulo Gil

LITORAL NORTE: De acordo com um levantamento realizado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), a cidade de Caraguatatuba tem uma das melhores gestões fiscais do Brasil. O estudo revelou que o índice conquistado pelo município do Litoral Norte está entre os 10 maiores de todo o país.
O levantamento é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional. O indicador considera cinco quesitos: Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; Gasto com Pessoal, que representa quanto as prefeituras gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquid a, e, por último, o Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
Em todos esses quesitos, a cidade de Caraguatatuba apresentou o conceito máximo, atingindo uma média geral de 0.914 em um índice que vai de 0 a 1. No Brasil, Caraguá ficou atrás apenas dos municípios de Santa Isabel (GO), Poá (SP), Barueri (SP), Jeceaba (MG) e Piracicaba (SP).
As outras três cidades do Litoral Norte apresentaram resultados bem mais modestos, mas conseguiram permanecer no grupo de cidades com “boa” gestão fiscal. O segundo melhor índice da região ficou com Ilhabela, no entanto, o arquipélago ocupa apenas a 305ª posição entre as melhores administrações financeiras do país. Segundo o Sistema Firjan, a cidade só recebeu conceito máximo nos quesitos Liquidez e Custo da Dívida. Já no setor de investimentos, o estudo deu nota C para Ilhabela, o que significa que a prefeitura teve dificuldades em abalroar os recursos públicos em melhorias estruturais para a população.
A situação é um pouco pior em Ubatuba e São Sebastião, que foram consideradas cidades de boa gestão fiscal, porém, com deficiências graves na disposição dos investimentos públicos. Ubatuba aparece na 346ª posição geral do ranking da Firjan e é a terceira melhor cidade da região no estudo. No entanto, o município recebeu nota mínima no quesito investimentos, ficando com 0.3 numa escala de 0 a 1. O mesmo ocorreu com São Sebastião que ficou na 408ª posição geral no país. Apesar das boas notas nos setores de Liquidez e Custo de Dívida, a cidade portuária viu o índice geral despencar em função da baixa avaliação no quesito de investimentos públicos (0.3).
De acordo com a Firjan, o IFGF Investimentos confirmou que, em um ambiente de elevadas despesas correntes, tem sobrado pouco espaço para os investimentos capazes de promover o bem-estar da população, como iluminação pública de qualidade, transporte eficiente, escolas e hospitais bem equipados. O estudo constatou que metade dos municípios foi avaliada com conceito C e D (entre eles Ubatuba, São Sebastiao e Ilhabela). Essas prefeituras aplicaram, em média, 7% da receita em investimentos, percentual equivalente a 1/3 do investido pelas que foram avaliadas com conceito A e B (Caraguatatuba).

Fonte: Imprensa Livre

sábado, 17 de março de 2012

Conheça mais sobre a árvore que deu origem ao nome da rede

O manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) é uma árvore pioneira da Mata Atlântica brasileira, da Floresta Ombrófila densa, da encosta atlântica dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Ocorre quase exclusivamente em matas secundárias, onde chega a ser a espécie dominante. É encontrada também em restingas em todo o litoral de São Paulo, e na floresta ombrófila de sudeste do mesmo estado.
Outros nomes populares: cuipeúna, jacatirão, flor-de-maio, flor-de-quaresma, pau-de-flor.

Características

Pode atingir até 12 metros de altura e o diâmetro de seu tronco, 30 centímetros. Sua folhas são rijas.
Apresenta flores de diversas cores e que mudam de coloração, do branco ao roxo passando pelo rosa. Costuma florir entre os meses de Novembro e Fevereiro; a frutificação costuma a ocorrer em fevereiro-Março.
Normalmente as sementes, de dispersão anemocórica, precisam entre 10 e 20 dias para germinarem.
Além de serem muito populares no paisagismo brasileiro e australiano, também podem fornecer madeira para a construção civil.

Fonte: Wikipédia

Tropeirismo no Vale do Paraíba e Litoral Norte

CULTURA: Ao final do século XVII sentia-se a necessidade dos animais de tração como suporte aos bandeirantes naquela saga em busca das “minas gerais”. Décadas depois tropas xucras de muares vindas do Sul, dos criatórios dos pampas, guiadas por tropeiros atingiam o centro do estado de São Paulo. Na história aqueles tropeiros sulinos já se encontravam no Vale Paraibano (Taubaté, Jacareí, Guaratinguetá e Silveiras em sua maioria), os quais adquiriam aqueles animais e retornando faziam a doma com isso viabilizaram a economia, revendendo-os e fortalecendo os ciclos do ouro, do gado e do café. Um dos marcos iniciais do tropeirismo foi quando a Coroa Portuguesa instalou em 1695 na Vila de Taubaté, a Casa de Fundição de Taubaté, também chamada de Oficina Real dos Quintos. A partir de então, todo o ouro extraído das Minas Gerais deveria ser levado a esta Vila e de lá seguia para o porto de Parati, de onde era encaminhado para o reino, via cidade do Rio de Janeiro. A palavra "tropeiro" deriva de tropa, numa referência ao conjunto de homens que transportavam gado e mercadoria no Brasil colônia. O termo tem sido usado para designar principalmente o transporte de gado da região do Rio Grande do Sul até os mercados de Minas Gerais, posteriormente São Paulo e Rio de Janeiro, porém há quem use o termo em momentos anteriores da vida colonial, como no "ciclo do açúcar" entre os séculos XVI e XVII, quando várias regiões do interior nordestino se dedicaram a criação de animais para comercialização com os senhores de engenho.Além de seu importante papel na economia, o tropeiro teve importância cultural relevante como veiculador de idéias e notícias entre as aldeias e comunidades distantes entre sí, numa época em que não existiam estradas no Brasil.
Os tropeiros procuravam seguir o curso dos rios ou atravessar as áreas mais abertas, os "campos gerais" e mesmo conhecendo os caminhos mais seguros, o trajeto envolvia várias semanas. Ao final de cada dia era acesso o fogo, para depois construir uma tenda com os couros que serviam para cobrir a carga dos animais, reservando alguns para colocar no chão, onde dormiam envoltos em seu manto. Chamava-se "encosto" o pouso em pasto aberto e "rancho" quando já havia um abrigo construído. Ao longo do tempo os principais pousos se transformaram em povoações e vilas. É interessante notar que dezenas de cidades do interior na região sul do Brasil e mesmo em São Paulo, atribuem sua origem a atividade dos tropeiros.
Nos pousos comia-se feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho que era servido com farofa e couve picada Só pra lembrarmos de uma das delicias deixadas pelos tropeiros o feijão tropeiro.

Sobrevoo da Marinha aponta mancha de 1 km em área de novo vazamento na Bacia de Campos (RJ)

BRASIL: Um sobrevoo realizado nessa sexta (16) sobre a área do novo vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, norte fluminense, constatou a presença de uma mancha de óleo de cerca de 1km.
Em nota, a Marinha informou que um inspetor naval da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro realizou o sobrevoo e detectou o novo incidente a aproximadamente 130 km da costa, mas classificou a mancha como “tênue”. Os sobrevoos da Marinha são realizados deste o último dia 4 na região. Além dela, acompanham os trabalhos a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Ainda de acordo com a nota, a Marinha, a ANP e o IBAMA "permanecerão acompanhando e verificando os procedimentos adotados pela empresa para dispersão desta mancha" e "realizarão reunião de coordenação e avaliação, no início da próxima semana, após a realização de novos sobrevoos".
Nessa sexta (16), o procurador da República em Campos, Eduardo Santos de Oliveira, informou que processará criminalmente a Chevron pelo vazamento anunciado esta semana no Campo de Frade. Para o Ibama, porém, a nova mancha de óleo, constatada no sobrevoo, pode ser consequência ainda do vazamento do não passado.


Mancha foi descoberta antes de anúncio da Chevron
Na quarta (14), técnicos do Ibama já haviam sobrevoado a região do Campo do Frade a fim de averiguar as dimensões do vazamento de óleo na área explorada pela empresa americana Chevron.

Os cálculos foram feitos no dia anterior ao anúncio oficial da petroleira, que só divulgou a informação para a imprensa na noite de quinta (15). Segundo as estimativas preliminares do Ibama, o derramamento de óleo seria menor em relação ao incidente do ano passado.
Também nessa sexta (16), a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, afirmou que aguardaria a entrega do relatório feito pelo Ibama. O vazamento ocorreu na mesma região onde a empresa já tinha um derramamento, detectado em novembro do ano passado. "Pelas primeiras informações, foi um vazamento de pequeno porte, não expressivo, mas estamos esperando dados concretos. Obviamente não é uma boa notícia", disse Teixeira. Ela acrescentou que será checado se alguma regra do licenciamento ambiental eventualmente não foi cumprida pela empresa.

A ANP informou na sexta (16), por meio de sua assessoria de imprensa, que já recebeu a solicitação feita pela Chevron de suspender os seus serviços no país após o registro do novo vazamento. Segundo a ANP, o pedido já foi encaminhado às autoridades da agência e deve ser analisado nos próximos dias. No entanto, não há um prazo definido sobre quando o parecer do órgão será divulgado.

O pedido para suspender as atividades em Campos, segundo a própria petroleira, é para que a empresa estude melhor a geologia da região.

Segundo a assessoria da ANP, o vazamento deve estar vindo de fissuras no fundo do mar e não do poço da Chevron que foi abandonado após o acidente ocorrido em 2011. A agência reguladora brasileira não informou imediatamente o volume de óleo que vazou no local, mas antecipou que deve ser uma pequena quantidade, dado o tamanho da mancha que surgiu na região. Já a Chevron informou em entrevista coletiva que o vazamento foi de 5 litros.

Com isso, a Chevron foi autuada novamente pela ANP por não ter atendido a notificação do órgão para apresentar medidas necessárias que evitassem novos vazamento por fissuras no fundo do oceano, na área onde vazou petróleo do campo de Frade.

Em nota, o Ibama informou quem em princípio o incidente envolvendo a Chevron no campo de Frade "não se trata de um novo vazamento, uma vez que o poço não estava operando". "Segundo informações preliminares, ocorreu um afloramento de óleo, provavelmente decorrente do vazamento registrado em novembro de 2011", informou o órgão ambiental. A produção total no campo de Frade é de 61,5 mil barris.

Acidente de 2011

O acidente na bacia de Campos ocorreu no dia 7 de novembro de 2011. O volume do vazamento foi contestado: de acordo com a Chevron, foram derramados 2.400 barris, já ANP calculou em pelo menos 3.000 barris.
Alguns especialistas e o secretário do Meio Ambiente, no entanto, que o volume pode ter alcançado até 15 mil barris.

Semanas após o vazamento --que levou a ANP a proibir a Chevron de realizar perfurações em novos poços--, a então diretora do órgão regulador Magda Chambriard afirmou que a petroleira não havia selado o poço corretamente. "Os perfis de cimentação ainda não mostram a perfeita aderência do cimento ao poço. Quer dizer que o abandono do poço ainda não está completo", disse Chambriard em 9 de dezembro.

A assessoria de imprensa da ANP informou que vai verificar se a Chevron cumpriu adequadamente todos os procedimentos de cimentação do poço onde houve vazamento.

Autuações e multas

A ANP aplicou até dezembro do ano passado três autuações à Chevron referentes ao vazamento de novembro. A última delas trata da não adoção de medidas para a conservação dos reservatórios do poço 9-FR-50DP-RJS no campo de Frade. Anteriormente, a agência havia autuado a companhia pelo não cumprimento do Plano de Abandono do Poço, uma vez que a companhia "não dispunha dos equipamentos necessários à execução do plano que a própria havia submetido à agência", e a segunda autuação decorreu da omissão de informações ao órgão regulador, já que a empresa teria entregado imagens editadas das filmagens feitas por veículo remoto nos pontos de vazamento.

No dia 21 de novembro do ano passado, a petrolífera foi multada em R$ 50 milhões pelo Ibama com base na lei do óleo. Já no dia 23 de dezembro o órgão multou a empresa em R$ 10 milhões por descumprimento das condições previstas na licença ambiental.

Sobre as multas, a Chevron diz que apresentou sua defesa ao Ibama dentro do prazo e tem procurado esclarecer sua posição no que diz respeito aos seus direitos e aspectos técnicos relevantes dos fatos e acrescenta que continua cooperando com as autoridades brasileiras para esclarecer as causas do incidente.

A Chevron diz ainda estar confiante de que “uma vez que os fatos forem totalmente examinados, eles irão demonstrar que a empresa respondeu de forma apropriada e responsável ao incidente”.

Fonte: UOL

Banda Municipal faz apresentação especial de aniversário neste domingo

Foto: Celso Moraes | PMSS
Retreta com a Banda Municipal nas dependências da Sectur
SÃO SEBASTIÃO: Para comemorar seus 32 anos de oficialização por decreto, a Banda Municipal de São Sebastião “Maestro Manoel Ladislau de Matos” fará uma retreta especial em frente à Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), neste domingo 18, às 19h30.
O conjunto musical foi oficializado no dia 16 de março de 1980, mas há registro de que a banda já existia desde a década de 1920, formada por um grupo de amigos músicos, liderados pelo maestro Manoel Ladislau de Matos, mas em caráter não oficial.
Nos anos 50, o maestro Benedito Múcio  de Oliveira Dória assumiu sua regência. Logo após, a então Corporação Musical de São Sebastião passou por um período de recesso que durou 20 anos. Só em 1979 foi que o grupo retomou às atividades musicais, sob a regência do maestro Cides Rischter, que atuou até 1984, quando Lourival Pereira de Albuquerque assumiu em seu lugar.
No dia 9 de fevereiro de 1999, através do projeto de Lei da Câmara Municipal, o conjunto recebeu o nome de Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos, em homenagem a seu primeiro regente.

Integrantes

Atualmente, 38 integrantes encantam moradores e turistas durante suas apresentações em frente à Sectur, todos os domingos. A banda ainda conta com a participação atuante de antigos músicos que compõem as fileiras do grupo desde antes de sua oficialização, em 1980, tais como Benedito Belém de Souza (sêo Belém), Cyrillo Leite da Silva, Jaime Rufino Quintanilha, José Augusto dos Santos e o maestro Lourival.
Além dos mais antigos, o conjunto conta também com a participação dos músicos Adiel Pedro, Adilson A. do Espírito Santo, Aline Pedroso, Carlos Damião Rodrigues, Claudio Nadiceu C. Neto, Cleiton Antonio de Ávila, Daniel Thiago S. Maciel, Eliabe Garcez da Silva, Evandro Moraes, Felipe S. dos Santos, Francisco Luis S. Ramos, Giuliana P. Nunes, Iziane Rafaela B. de Souza, Josué Ribeiro, Juliano T. Ribeiro, Julio Cesar Salles, Lorizete Trindade Mesquita, Luis Orlando S. Rinaldi, Luiz Gustavo A. dos Santos, Maria Cristina B. Lopes, Oséias Garcez, Raimundo Rafael Filho, Ricardo Jeremias Ferraz, Ricardo R. dos Santos, Rilles R. de Jesus, Sandro P. de Souza, Sulamirtes de Aquiles, Thiago Elizário de Jesus, Tiago A. Perão, Daniel G. Lins, Jesiel P. Sales e Thaís S. Batista.

Fonte: Depto de Comunicação

Fundacc abre inscrições para Curso Livre de Empreendedorismo

CARAGUATATUBA: A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) está com inscrições abertas para o primeiro curso livre educacional de 2012: Empreendedorismo. Voltado para estudantes do ensino médio ou pessoas que tenham interesse em se aperfeiçoar para o mercado de trabalho, o curso possibilitará o aprendizado sobre o perfil de um empreendedor, diagnóstico de oportunidades e como elaborar um plano de negócios entre outras ações.
Para se inscrever basta comparecer à sede da Fundacc de segunda a sexta-feira (Rua Santa Cruz, 396, Centro) das 9h às 17h. Vale ressaltar que as vagas são limitadas.
As aulas serão oferecidas gratuitamente entre os dias 23 e 27 de abril das 14h às 18h no prédio das Oficinas Culturais do Sumaré.

Ministrante
O curso será ministrado pelo psicólogo Carlos de Andrade, consultor em Gestão de Pessoas e professor do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem ao Comércio) com experiência em Gestão de Pessoas, Gestão de Marketing e Vendas, Teorias da Motivação, Gestão de Conflitos, Ética Profissional, História de trabalho no Brasil, Administração de recursos Humanos, Avaliação de Desempenho, Gestão Empresarial Empreendedora, Empreendedorismo e Técnicas de Negociação.

Mais informações (12) 3897.5660.
Natasche Annunciato
Assessoria de Comunicação
Fundacc - Fundação Educacional e
Cultural de Caraguatatuba
(12) 3897.5660 / 9784.8129

sexta-feira, 16 de março de 2012

George Clooney é preso em protesto na embaixada do Sudão

foto: AP (Terra)

 ator americano George Clooney foi preso por desordem civil nesta sexta-feira durante um protesto em frente à embaixada sudanesa em Washington, nos Estados Unidos. Clooney fazia parte de uma manifestação que acusava o presidente do Sudão, Omar al-Bashir, de provocar uma crise humanitária e impedir a chegada de alimentos à região de Nuba, na fronteira com o Sudão do Sul.

George Clooney, assim como vários congressistas, ativistas e seu pai, o jornalista Nick Clooney, foi algemado e levado em uma patrulha da polícia após desobedecer a três avisos dados pelas autoridades para não atravessar a linha de segurança montada no perímetro da embaixada. O grupo de manifestantes exibia cartazes com os dizeres: "Sudão: Pare com as armas de fome em massa".
Antes de ser preso, ele chegou a conceder entrevistas à imprensa. Clooney disse que espera atrair mais atenção para a questão e se disse impressionado com o engajamento do presidente americano, Barack Obama, no assunto. O ator também disse que, se nenhuma ação for tomada nos próximos três ou quatro meses, ocorrerá um "verdadeiro desastre humanitário".

Clooney viajou recentemente ao Cordofão do Sul, um Estado do Sudão onde os combates entre o exército e os rebeldes favoráveis a uma anexação com o Sudão do Sul levaram a uma grave crise de fome. De volta aos Estados Unidos, Clooney acusou o governo de Cartum (capital sudanesa) de crimes de guerra, falando ante uma comissão do Senado.
Crítico de longa data do governo do Sudão pelo conflito separatista em Darfur, Clooney disse à comissão do Senado que o presidente Omar al-Bashir e seus colaboradores estão "provando ser os maiores criminosos de guerra deste século até o momento".
Clooney também é cofundador do organização Satellite Sentinel Project, que usa imagens de satélite para observar possíveis ataques aéreos e o movimento de tropas no Sudão e no Sudão do Sul.
O Sudão do Sul se tornou independente em julho do ano passado, depois de duas décadas de guerra civil. No entanto, outro conflito separatista explodiu pouco depois no Cordofão do Sul e perto do Estado de Nilo Azul, no qual Cartum combate contra os insurgentes, uma vez aliados aos ex-rebeldes que agora governam o Sudão do Sul.

Teatro Mário Covas recebe o maior evento de turismo da região

CARAGUATATUBA: O mês de abril de 2012 será marcado por um grande evento voltado ao turismo e que envolverá diversas cidades. Trata-se do 1º Vip Convention, que acontecerá entre os dias 19 de 20 de abril no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba. Além de ser uma forma de trazer novas discussões para incrementar a área turística no litoral paulista, já que abrangerá as regiões norte e sul, ele ainda integrará as comemorações de aniversário da cidade sede das atividades.
O idealizador do 1º Vip Convention, Tarcísio Matheus, aposta bastante nessa iniciativa. Segundo ele, será uma forma de unir pessoas conhecedoras do assunto, para uma grande e enriquecedora troca de experiências. Segundo afirma, este já seria um meio de mobilizar essas cidades na preparação para a Copa de 2014, já que essas regiões certamente receberão um grande número de turistas.
“Nosso objetivo é sair na frente para essas discussões e mobilizar as cidades em prol do turismo. Estamos numa região em que essa atividade é de grande importância, então unir todo o litoral será uma forma de aprender uns com os outros e levar exemplos que ajudem a melhorar ainda mais o turismo local em cada uma delas. Nossa expectativa é muito boa em relação a esses resultados”, destacou Matheus.
Durante a realização do 1º Vip Convention, também serão convidados representantes da imprensa local, regional e nacional para não somente fazer a cobertura, mas também para aproveitar a ocasião e conhecer a cidade. Os fotógrafos, por exemplo, poderão participar de um concurso e concorrer a uma viagem.

Participantes

O foco principal do evento será reunir as lideranças de cada cidade em relação à área turística. Por esse motivo, espera-se a participação de todos os prefeitos das cidades do litoral paulista, além dos secretários de turismo. Na ocasião, cada um poderá apresentar um pouco do que tem realizado, por meio de um vídeo institucional.
Outras pessoas envolvidas nessa atividade também serão convidadas e poderão participar do congresso que é gratuito. “Sabemos que muito já tem sido feito na área turística, mas sempre podemos melhorar e é isso que pretendemos com o Vip Convention”, apontou Tarcísio Matheus.
Ele ainda afirma que a ideia é que esse evento seja incluído no calendário anual de Caraguatatuba, para que tenha continuidade e possa ter frutos ano após ano. Em relação a Copa do Mundo, serão pertinentes discussões de temas como a ampliação de aeroportos, a melhora do receptivo turístico, qualificação de mão de obra, entre outros.
As cidades convidadas são Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhanhém, Peruíbe e Cubatão. Também haverá participação de convidados de São José dos Campos, como representantes da Infraero e Embraer.

Concurso

Já que o tema é turismo, a organização do evento lançará também um desafio aos fotógrafos presentes. Como Caraguatatuba fará aniversário, haverá um concurso que terá como objetivo prestar uma homenagem a cidade. Dessa forma, o profissional que fizer o melhor clique para mostrar o município, levará um prêmio.
O responsável pela melhor foto ganhará uma viagem para Porto Seguro, na Bahia. Serão sete dias de aventura, com tudo pago. Todos os demais participantes receberão certificados. O resultado sairá ainda durante as atividades do Vip Covention.

Fonte: Imprensa Livre

São Sebastião completa 375 anos hoje

Na sexta-feira (16), a cidade de São Sebastião comemora 376 anos de emancipação político-administrativa. Diversos eventos estão programados para acontecer ao longo do município durante o final de semana. Esportes, shows e lazer estão entre os destaques.
As festividades iniciam no dia 16, com o ato cívico na Praça da Marinha, na Rua da Praia, região central. Às 8h, haverá o hasteamento dos pavilhões e apresentação da Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos e do Coral Municipal Maestro Sinésio Pinheiro, entre outras atividades.
O IV Encontro da Melhor Idade acontece no mesmo dia, no Balneário dos Trabalhadores, Praia Grande, a partir das 9h. Várias ações para o público da melhor idade estão previstas na programação do evento. No ano passado, o evento contou com aproximadamente 680 pessoas e a expectativa para este ano é de um público ainda maior.
O grupo de Capoeira Angola Raiz Negra, promove um grande encontro na Praça do Coreto e no Ginásio Municipal José de Souza Gringo, o Gringão. Na sexta às 19h, será lançado o CD Vadiando Entre Amigos, de autoria de Domingos Aluízio de Faria - o Mestre Dominguinhos, juntamente com os mestres Zé Baiano e Pernalonga, do Estado de São Paulo, e Formiga e Marrom, do Rio de Janeiro. No sábado (17), às 10h, está previsto um aulão aberto de capoeira Angola no Ginásio Municipal.
Para encerrar a sexta-feira, a cantora gospel Soraya Moraes é a atração principal no palco montado na Praça de Eventos da Rua da Praia. O show é gratuito e tem previsão de início às 22h. Vencedora de vários prêmios Grammy Latino, a artista promete fazer uma grande apresentação para o público sebastianense.
Sábado
No sábado (17), duas competições acontecem no Balneário dos Trabalhadores, Praia Grande.  A Prova Natatória Farol do Moleque e a 1ª Travessia São Sebastião Sup Race, de Stand Up Paddle). As provas começam as 9h e as 10h, respectivamente.
O espetáculo de dança teatral O Guarani será apresentado no Teatro Municipal de São Sebastião, a partir das 20h. A peça contará com os alunos das Oficinas Culturais e terá a participação especial do coral indígena “Os Mensageiros”, da reserva indígena Ribeirão Silveira. Os ingressos podem ser adquiridos com 1 kg de alimento não perecível na bilheteria do Teatro Municipal, no dia do espetáculo, a partir das 14h.
A banda de pop e rock Skank finaliza a noite com um grande show gratuito na Rua da Praia. A apresentação está marcada para as 23h e deve movimentar a Praça de Eventos. Pela segunda vez na cidade, os mineiros divulgam o CD e DVD “Multishow - Ao Vivo no Mineirão”, onde a banda regravou seus maiores sucessos.
No domingo (18), a Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos celebrará seus 32 anos de oficialização por decreto. Para comemorar o aniversário do conjunto musical, oficializado no dia 16 de março de 1980, foi preparada uma programação com uma retreta especial para moradores e turistas em frente à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), a partir das 19h30.
Logo após a comemoração, no mesmo local acontece o lançamento do Concurso Fotográfico “Agnelo Ribeiro”.
O fim de semana termina com a apresentação do cantor católico Diego Fernandes. O músico faz show gratuitamente a partir das 22h, na Rua da Praia, região central.

Fonte: Depto de Comunicação prefeitura

quarta-feira, 14 de março de 2012

Corinthians quer 'grande atacante' para lugar de Adriano


Dois dias após a rescisão do contrato de Adriano, o Corinthians já pensa em um nome para substitui-lo. Mesmo contando com sete atacantes no elenco - Liedson, Emerson, Jorge Henrique, Willian, Gilsinho, Bill e Elton -, o desejo da diretoria é ter mais um atleta de ponta no setor, principalmente para a Libertadores, principal objetivo do clube para esta temporada. O nome, no entanto, só será discutido quando a comissão técnica voltar do México, onde a equipe paulista enfrenta o Cruz Azul, nesta quarta-feira, às 22 horas, pelo torneio continental.
"A ideia é trazer um grande atacante para o lugar do Adriano. Vamos só esperar a comissão técnica voltar para conversar e correr atrás. A ideia é substituir por um jogador à altura do Adriano", declarou o diretor de futebol do clube, Roberto de Andrade, em entrevista à TV Bandeirantes. "Não existe um nome especifico porque estavam todos longe quando aconteceu a saída do Adriano. Cada um tem um nome na cabeça", completou.
Após a saída do atacante, surgiram novas especulações sobre um possível retorno do argentino Carlitos Tevez para o Corinthians. Roberto de Andrade não negou o interesse, mas admitiu a dificuldade de tirá-lo do Manchester City. "Acho difícil que seja o Tevez porque ele reintegrou o grupo do Manchester, que recusou diversas ofertas consideráveis de clubes europeus e parece querer ficar com ele", afirmou.
Antes de pensar em um novo nome, no entanto, o clube paulista precisa resolver os últimos detalhes da saída de Adriano. A diretoria se reunirá com o procurador do atleta até o final da semana para acertar o encerramento do contrato e discutir a dívida de R$ 1,8 milhão, referente aos salários que o jogador ainda teria para receber até o final do vínculo.
"Devemos nos reunir entre amanhã (quinta-feira) e sexta para conversar com o procurador do Adriano e acertar os detalhes do fechamento do contrato. São quatro meses restantes. Vamos ver o que será bom para o clube e para o jogador. O valor (da dívida) é por volta de 1,8 milhão", disse.
Apesar de admitir a dívida, o dirigente não descartou a possibilidade de entrar com um processo de demissão por justa causa caso as partes não cheguem em um acordo. "A justa causa é um processo, quem julga é a justiça trabalhista. Não quero chegar a este ponto, talvez motivos até tenhamos, mas prefiro resolver em comum acordo. Vamos esperar o que diz o departamento jurídico", comentou. 
Fonte: O Vale

Final do Tabuada Caraguá será nesta quinta


Nesta quinta-feira (15/03/2012) acontece a grande final do Tabuada Caraguá no Teatro Mario Covas a partir das 8h30 com a participação de 50 alunos de 26 escolas municipais. O concurso tem o objetivo de incentivar o estudo da matemática por meio das contas de multiplicação.
Os dez melhores colados disputam, com a rede estadual, uma vaga no concurso Tabuada Vanguarda, na próxima segunda-feira, 19, às 9h, no Teatro Mario Covas. 
No ano passado, o ex-aluno da Escola Antônia Antunes Arouca, Deivid Bertoldo, de Caraguá, foi campeã da Tabuada Vanguarda. Deivid venceu os representantes de 38 cidades da região. 
Para a supervisora de ensino, Marilene Mendonça Abel, a Tabuada Caraguá é uma iniciativa que mobiliza toda a comunidade escolar “Pais, professores, funcionários e alunos se juntam para estudar matemática e participar da competição. A Tabuada Caraguá é um evento que traz um movimento positivo nas escolas e incentiva o estudo da matemática de uma maneira divertida”, afirma.
Classificatórias: Nas últimas semanas, os estudantes da rede municipal participaram das etapas classificatórias da Tabuada Caraguá nas unidades escolares. 
A primeira fase foi nas próprias salas de aula. Os participantes com melhores índices seguiram para as finais das escolas, que aconteceram entre os dias 8 e 9 e reuniram alunos, professores e funcionários na torcida da seleção dos representantes para a final. 
Ao todo, 6899 alunos, de 9 a 13 anos participaram do Tabuada Caraguá 2012.

Fonte: Prefeitura de Caraguá

Prefeituras do Litoral oferecem 600 vagas em concurso público


Em Caraguá, as inscrições começam amanhã para preencher 301 vagas; Ubatuba disponibiliza 346 postos de trabalho
As prefeituras de Caraguatatuba e Ubatuba irão abrir concurso público para oferecem mais de 600 vagas de emprego no Litoral Norte. Em Caraguá, as inscrições podem ser feitas a partir de amanhã. A cidade vai abrir 301 vagas em sete funções de níveis médio, técnico e superior. O objetivo é preencher os cargos com baixo índice de aprovação nos processos de seleção realizados em 2010 e 2011, como os de ADI (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil), por exemplo. O exame será aplicado no domingo, dia 22 de abril, no período da manhã.
301 vagas
serão oferecidas pela Prefeitura de Caraguá, em sete funções de níveis médio, técnico e superior
Inscrições. Os interessados em trabalhar na prefeitura de Caraguá têm até às 23h59 do dia 25 de março para se inscrever, através do sitewww.fadems.org.br. Os salários variam de R$ 978,02 a R$ 1.843,51, conforme o nível de escolaridade exigido para os cargos. Os candidatos com ensino médio ou técnico completo poderão concorrer às vagas de auxiliar de desenvolvimento infantil (295), técnico contábil (1) e topógrafo (1). As funções que exigem nível superior são as de bibliotecário, contador, fonoaudogo e terapeuta ocupacional, com uma vaga cada. A taxa de inscrição para os cargos de ensino médio e técnico é de R$ 40, e para as vagas de ensino superior o valor cobrado sobe para R$ 60. O caderno da prova será composto por 50 questões objetivas sobre língua portuguesa, matemática e legislação municipal, para ADI, e língua portuguesa, legislação municipal e conhecimentos específicos para as outras funções.
Necessidade. Segundo André Lúcio de Abreu, diretor de Recursos Humanos da prefeitura, a expectativa é suprir principalmente as vagas na área de ADI, que não foram preenchidas nas realização dos concursos anteriores. “Este será o terceiro concurso para tentar suprir a nossa necessidade na área. Esperamos uma média de 2.000 inscrições somente para esse cargo”, afirmou Abreu. Este é o terceiro concurso público que a prefeitura realiza em 12 meses. No primeiro, das 400 vagas oferecidas para ADI, apenas 45 candidatos foram aprovados. No segundo concurso foram 143 aprovações para 350 vagas. “A partir da próxima quarta-feira, acredito que já vamos ter uma prévia do número de inscritos”, disse o diretor de RH. 
Isenção. De acordo com a prefeitura, as pessoas com renda familiar inferior a dois salários mínimos, ou que tiverem doado sangue três vezes no período de um ano, poderão preencher o requerimento de isenção da taxa de inscrição no site da Fadems (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul), até às 16h da próxima sexta-feira, dia 16. O candidato deverá comprovar a veracidade das informações com a apresentação de documentos. O requerimento precisa ser entregue na secretaria de Educação de Caraguá via sedex, pessoalmente ou então por procuração até o dia 16 desse mês, das 9h às 12h e das 14h às 17h, somente nos dias úteis. Os pedidos de isenção serão deferidos ou indeferidos até o dia 21 de março, e divulgados nos sites www.fadems.org. br, no www.caraguatatuba.sp.gov.br e no jornal local. A secretaria de Educação de Caraguá fica na avenida Rio de Janeiro, 860, no Indaiá.
Ubatuba. A prefeitura vai abrir concurso em abril, para o preenchimento de 346 vagas. A primeira fase da prova acontece entre o fim do mês de julho e início de agosto. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a prova. Entre os cargos disponíveis estão o de agente administrativo (32), fiscal de saúde pública (14) e auxiliar de serviços gerais, que concentra o maior número de vagas, com 78. 

SAIBA MAIS
CARAGUÁ
- Inscrições
Os interessados têm até 25 de março para se inscrever no site www.fadems.org.br. A taxa de inscrição para os cargos de ensino médio e técnico é de R$ 40 e para as vagas de ensino superior é de R$ 60
- Salários
Variam de R$ 978,02 a até R$ 1.843,51 conforme o nível de escolaridade exigido
-Vagas 
Os candidatos com ensino médio ou técnico completo podem concorrer às vagas de auxiliar de desenvolvimento infantil (295), técnico contábil (1) e topógrafo (1). As funções que exigem nível superior são bibliotecário, contador, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, com uma vaga cada

UBATUBA
As inscrições para o concurso que vai preencher as 346 vagas ainda serão abertas no início de abril. Mais informações pelo site da prefeitura, no www.ubatuba.sp.gov.br


Fonte: Jornal O Vale