CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Operação "Praia Limpa" tem boa receptividade de turistas nas praias em Ilhabela

ILHABELA: A Operação "Praia Limpa" prossegue em Ilhabela com as ações de conscientização e educação ambiental com abordagens em todas as praias, no trânsito e aos visitantes do arquipélago com a distribuição de material para coleta de resíduos e folders educacionais para reduzir o despejo inadequado de lixo.

A equipe leva informações referentes à coleta seletiva, reciclagem e destino correto do lixo que é produzido em grande quantidade na alta temporada.
Diversos tambores de lixo também estão sendo colocados nas praias e nos pontos de maior concentração de pessoas para o descarte das sacolinhas com os resíduos.

O projeto existe há quatro  anos e é enorme a receptividade de quem ganha o material para coleta de lixo. “As pessoas estão se conscientizando da importância de manter as praias limpas preservando o meio ambiente e a vida marinha!”, explica Rogério Muniz, mentor do projeto.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela


Oficina do Riso será promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo na Costa Sul


SÃO SEBASTIÃO: Palhaços, atores, dançarinos e artistas circenses terão uma grande oportunidade, a partir do próximo mês,  para aprender um pouco mais sobre a arte de fazer sorrir. Isso porque, a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de São Sebastião, promoverá de 3 a 7 de fevereiro, em Boiçucanga, na Costa Sul do município, a Oficina do Riso.
Para tanto, as inscrições continuam a todo vapor, no mesmo local onde as aulas serão ministradas, até um dia antes do início do curso que  provocará nos participantes o interesse pela pesquisa do palhaço de circo, sua história e suas práticas.
Experiência
A oficina, segundo informações da secretária, será ministrada por Luciano Draetta, que além de ator, é  palhaço, autor, diretor e pesquisador graduado em Letras pela antiga Fass (Faculdades São Sebastião) atualmente UniBr. Como palhaço, o artista atua profissionalmente desde 1992, tendo seu trabalho reconhecido em festivais brasileiros, argentinos e chilenos.
Produtor, curador e diretor artístico, Draetta tem formação artística pelo Circo Escola Picadeiro, Escola Paulista de Circo e Oficinas Culturais Mário de Andrade e Mazzaroppi.
Durante as aulas, que acontecerão das 19h às 22h, os alunos aprenderão sobre técnicas de consciência corporal, jogos de palhaços, gestualidade para picadeiro e rua, além da construção de personagem.
O evento é fruto de parceria entre o Município e o Governo do Estado por meio de suas secretarias de Cultura, e a Oficina Cultural Altino Bondesan.
Serviço: A Oficina do Riso oferece 20 vagas, a serem preenchidas pelos primeiros que efetuarem a inscrição. A  Praça Pôr-do-Sol fica  na avenida Walkir Vergani, 1000.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Morro Santo Antônio tem monitoramento diário

CARAGUATATUBA: O Morro Santo Antônio é um dos pontos turísticos mais visitados de 
Caraguá. Desde o início do Verão, o local passa por monitoramento e controle diário do fluxo de veículos. Os monitores liberam 20 carros por vez e informam que o tempo de permanência é de, aproximadamente, 15 minutos para evitar possíveis acidentes.

A equipe da empresa contratada pela secretaria municipal de Turismo fica na entrada do Morro, ao lado do portal e da guarita. Os visitantes são abordados e recebem instruções de conscientização do meio ambiente e destinação correta do lixo. Motocicletas, pedestres e ciclistas têm entrada livre.

O serviço de monitoramento se estende até o dia 6 de fevereiro (quinta-feira). Dados da secretaria de Turismo de Caraguá apontam que o Morro Santo Antônio recebeu em dezembro de 2013 3.307 veículos. Somente no dia 1º de janeiro foram registrados 375 veículos e ampla fila de espera.
Com 325 metros de altura, o morro oferece uma vista privilegiada de toda a enseada de Caraguá e São Sebastião, além de boa parte de Ilhabela. Há uma plataforma de voo para quem salta de asa delta e parapente e é um dos locais mais apreciados por quem pratica voo livre.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Festa da Padroeira traz grandes atrações para Ilhabela

ILHABELA: Prefeitura, Paróquia e comunidade se mobilizam para promover uma das maiores festas tradicionais do arquipélago. Família Lima e Os Travessos são algumas das atrações musicais da programação
 
A Festa de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso,  Padroeira de Ilhabela, contará neste ano com grandes shows musicais que vão garantir a diversão de diferentes públicos: da música erudita, passando pelo reggae e o pagode até o sertanejo universitário.

Realizados pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretaria da Cultura, e pela Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, os festejos em homenagem à padroeira também vão contar com a tradicional novena, uma animada carreata e a missa festiva.

A partir do dia 5 de fevereiro (quarta-feira) até o dia 9 (domingo), começa a quermesse sempre a partir das 20h e os shows musicais na Praça das Bandeiras, na Vila. Na quarta-feira (5/2), às 21h, a Banda Zignal abre a festa com muito reggae; na quinta (6/2), às 21h é a vez da dupla sertaneja João Marcos e Juliano; na sexta (7/2), às 22h, a Família Lima sobre ao palco e promete agitar a plateia passeando do erudito ao popular com muito estilo. Já no sábado (8/2), a dupla João Lucas & Diogo vai mostrar os seus sucessos dentro do melhor estilo sertanejo universitário.

Para encerrar a programação da festa, a última noite do domingo vai levar ao palco o pagode de “Os Travessos”.
Do dia 23 ao dia 31 de janeiro, a Paróquia Nossa Senhora D´Ajuda e Bom Sucesso promove a novena, cada dia em um bairro de Ilhabela.
 
Confira a programação religiosa da festa:
 
1º DIA - 23/01 - (quinta-feira)
Tema: "Pelo sim de Maria, Deus realiza suas promessas."
18h30 - Oração do Terço/Pastoral familiar
19h30 - Missa da novena
Participação: Comunidade N.S. das Dores
Benção para as mulheres grávidas
 
2º DIA - 24/01 - (sexta-feira)
Tema: "Bem aventurada Aquela que acreditou no plano salvífico de Deus."
18h30 - Oração do Terço/ ECC
19h30 - Missa da novena
Participação: Comunidade N.S. Aparecida
Benção para os recém-nascidos
 
3º DIA - 25/01 - (sábado)
Tema: "Maria na obra da Salvação"
18h30 - oração do terço/Apostolado da Oração
19h30 - Missa da novena
Participação: Comunidade São José e Madalena de Canossa
Benção para os casais
 
4º DIA - 26/01 - (domingo)
Tema: "Maria com os apóstolos recebem a força do Espírito Santo."
18h30 - oração do terço/Grupo de jovens
19h30 - Missa da novena
Participação: Comunidade da Matriz
Benção para os jovens
 
5º DIA - 27/01 - (segunda-feira)
Tema: "A presença de Maria na comunidade que espera a infusão do Espírito Santo"
18h30 - Oração do Terço/ Ministros (MECE)
19h30 - Missa da novena
Participação: Comunidade Santa Terezinha
Benção para os enfermos
 
6º DIA - 28/01 - (terça-feira)
Tema: "Maria presença constante na vida da Igreja"
18h30 - Oração do Terço/Pastoral do Batismo
19h30 - Missa da novena
Participação: Comunidade São João Batista
Benção para os idosos
 
7º DIA - 29/01 - (quarta-feira)
Tema: "Em Maria, a Igreja vê e exalta o mais excelso fruto da Redenção."
18h30 - Oração do Terço/ Pastoral da Criança
19h30 - Missa da novena
Participação: Comunidade São Benedito e Rosa Mística
Benção para as crianças
 
8º DIA - 30/01 - (quinta-feira)
Tema: "Em Maria é gerado o novo Homem."
18h30 - Oração do Terço/ RCC
19h30 - Missa da novena
Participação: Comunidade Santo Antônio e São Pedro
Benção para os Leigos consagrados e religiosos
 
9º DIA - 31/01 - (sexta-feira)
Tema: "Sob o olhar de Nossa Senhora D’Ajuda, abramos o nosso coração para a caridade"
18h30 - Oração do Terço/Pastoral da catequese
19h30 - Missa da novena
Participação: Comunidade da Matriz e Imaculada Conceição
Benção para os agentes de Pastorais
 
DIA 02/02 – Domingo – Dia da Padroeira"N. S. D'Ajuda e Bom Sucesso "
Tema: Sob o Olhar de Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso, Cresçamos Como Igreja À Luz da Fé"
17h00 - Carreata saindo da comunidade N. S.Aparecida até a Matriz seguida de Missa Festiva.
20h00 - Procissão no Centro da cidade e queima de fogos.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Anfiteatro servirá de palco para encenação da peça Mudas de Histórias

SÃO SEBASTIÃO: Duas apresentações teatrais já estão agendadas e deverão atrair a atenção do público que estiver no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade no dia 22 de janeiro.
Trata-se da peça Mudas de História, que retrata uma grande confusão instaurada em um parque da cidade quando um gari, um guarda parque e uma simpática vovó, além de uma jardineira, se veem cercados de lixo.
O grupo resolve, então, partir para uma investigação na tentativa de descobrir o responsável pelo quadro e durante essa busca, muitas ações engraçadas são transmitidas a plateia num trabalho de conscientização sobre reciclagem e preservação do meio ambiente.
A troupe entrará em cena no anfiteatro da Rua da Praia às 18h e às 20h.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Martim de Sá recebe projeto Salva Surf no sábado (18)


CARAGUATATUBA: O Corpo de Bombeiros promove neste sábado (18/01/2014), a partir das 9h, mais uma edição do projeto Salva Surf.   O curso gratuito será ministrado pelos agentes do Corpo de Bombeiros na Praia Martim de Sá, em Caraguá. A iniciativa transmite aos surfistas noções de salvamento e primeiros socorros em casos de afogamentos.

As inscrições podem ser feitas no sábado (18), no Posto de Bombeiros Marítimo da Martim de Sá, antes do início do curso. Além dos surfistas, o Salva Surf também é direcionado aos professores de educação física e público em geral.  Os interessados devem ser maiores de idade e os adolescentes acima de 16 anos precisam da autorização do responsável no momento da inscrição. É necessário levar uma prancha de surf.

As disciplinas estão relacionadas ao atendimento pré-hospitalar (manobras RCP – reanimação cardiopulmonar) e maneabilidade (maleabilidade) marítima para salvamento de vítimas. O curso terá quatro horas de duração e certificado de conclusão. 

De acordo com o comandante do Posto do Corpo de Bombeiros de Caraguá, o 1º Tenente PM João Batista de Castro Rapaci, o objetivo não é ensinar a fazer salvamentos, mas repassar atitudes de prevenção e comportamento seguro aos participantes. “A intervenção em caso de afogamento só é encorajada se o surfista estiver totalmente seguro para agir. Também é necessário não se expor aos riscos presentes no salvamento”, afirma.
O Salva Surf surgiu em 1996 e desde a criação do projeto inúmeras pessoas em condições de afogamento foram salvas por surfistas.  As praias de Maresias, em São Sebastião, e Itamambuca, em Ubatuba, também recebem o curso nos dias 18 e 25, respectivamente. O Posto de Bombeiros Marítimo fica na Av. Aldino Schiavi – Martim de Sá. Outras informações pelo telefone (12) 3887-3151.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Verão Ilhabela Viva 2014 começa nesta sexta (17/1)

ILHABELA: Um dos maiores eventos esportivos de verão do Litoral Norte: o Verão Ilhabela Viva 2014 começa nesta sexta-feira (17/1). Promovida pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, a primeira etapa do evento será na Praia da Garapocaia (Pedra do Sino), localizada na região norte do arquipélago. A programação tem início a partir das 10h desta sexta-feira (17/1) com o “Vela para Todos”, que oferece aulas gratuitas de iatismo.

No sábado (18/1) é a vez dos amantes do vôlei entrarem em ação com a primeira etapa do 2° Circuito Ilhabela de Vôlei de Praia, a partir das 9h.
Já no domingo (19/1), a atração fica por conta da Corrida de Canoa Caiçara, que terá largada às 10h, na Praia de Santa Tereza. A chegada é na Praia da Garapocaia.
O evento ainda conta com atividades como frescobol, ginástica e dança, praia acessível, brinquedos e recreação infantil e oficina de slackline.

O Verão Ilhabela Viva 2014 é promovido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação com apoio das secretarias municipais, Sabesp, Belacqua Distribuidora de Água e Fastball.
Confira a programação:
 
17/1 à 19/1
Praia da Garapocaia (Pedra do Sino)
Vela pra Todos
A partir das 10h
 
18 e 19/1
1ª etapa do 2° Circuito Ilhabela de Vôlei de Praia
9h às 16h30
 
19/1
Canoa Caiçara – Largada na Praia de Santa Tereza e chegada na Praia da Garapocaia
Às 10h
 
 
22/1 a 2/2
Praia Grande
Vela pra Todos
 
22 a 25/2
Beach Soccer – Etapa Sul
19h
 
25/1
Jiu-Jitsu
14h às 17h
 
28/1
Malha
18h
 
29/1
Futevôlei
19h
 
28, 29 e 30/1
Torneio de Futsal Feminino
A partir das 19h30
 
1 e 2/2
Aquathlon Series e Circuito Travessias - Etapa “Harry Finger”
Sem horário definido
 
4/2 à 23/2
Beach Soccer – Adulto e Infantil
A partir do dia 4/2 às 19h
 
5/2
Vela para Todos
Às 10h
 
9/2
Abertura da Copa do Brasil de Canoagem Oceânica
9h
 
8 e 9/2
Torneio de Beach Rugby
10h às 17h
 
9/2
Malha
16h
 
15 e 16/2
Festival de Slackline
A partir das 10h
 
16/2
Bocha
Às 16h
 
23/2
1ª etapa do Circuito Ilhabela de Corrida de Rua 2013
Às 9h
Passeio dos Remos
Às 15h
 
Todas as sextas, sábados e domingos
Atividades Livres: Frescobol, Ginástica e Dança, Praia Acessível
Brinquedos e Recreação Infantil e Slackline
Sempre das 15h às 20h

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Confira vagas de emprego no PAT de Caraguá

CARAGUATATUBA: Confira as vagas desta semana do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT). O interessado deve apresentar os documentos pessoais.

Motorista entregador, operador de caixa, ajudante de padeiro, auxiliar de escritório, padeiro, motoboy, copeiro, salgadeiro, faxineiro, balconista de lanchonete, caseiro, cozinheiro, carpinteiro, gesseiro, servente de obras, pedreiro, cabeleireiro, assistente administrativo, empregada doméstica, promotor de vendas, operador de trator, oficial de serviços diversos, office-boy, técnico de rede, técnico de telecomunicações, instalador de linhas e aparelhos de telecomunicações, chapeiro, confeiteiro, atendente de balcão, técnico eletrônico, auxiliar financeiro, auxiliar de limpeza, camareira de hotel, garçom, auxiliar de cozinha, professor de educação física, cumim, recepcionista de hotel, sorveteiro (comércio ambulante), lavador de automóveis, psicólogo social, orientador de tráfego para estacionamento, repositor, vendedor pracista, pintor de obras, atendente de bar, técnico em nutrição, serralheiro, porteiro, auxiliar de vidraceiro, churrasqueiro, chapa (movimentador de mercadoria), mecânico, manicure, azulejista, açougueiro, estampador de tecido, costureira e instrutor de informática.

As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.

O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.

Casal gay de “Amor à Vida” é sucesso com o público

Niko e Félix cresce na trama das 21h da Globo
Foto:  Divulgação Rede Globo
ENTRETENIMENTO: Desde a primeira pesquisa de público de “Amor à Vida”, realizada pela Globo um mês após a estreia da novela, em maio, Niko (Thiago Fragoso) surgiu como um “querido”, já que ele é honesto, doce, luta pela família e gosta das pessoas. Soma-se a isso o fato de que, com a “força do amor”, Niko vem tentando redimir o malvado da novela, Félix (Mateus Solano).

Essa mudança de papéis na história de Walcyr Carrasco não estava prevista. Félix não tinha Niko traçado em seu destino. Os dois surgiram quase por acaso, em novembro, em um momento de desgaste dos protagonistas Bruno (Malvino Salvador), Paloma e Ninho (Juliano Cazarré). Walcyr Carrasco, autor da trama das 21h, confirma que a dupla Niko e Félix virou uma possibilidade no desenrolar da história. “Eu não havia pensado no casal”, conta ele. “Mas sem dúvida a atuação maravilhosa dos atores contribuiu para essa receptividade junto ao público“, afirma Carrasco.

Para Thiago Fragoso, o fato de seu personagem, Niko, ser gay é quase um detalhe nesse processo de aceitação. “A ideia não era contar a história de um gay que queria ter uma família, mas a história de um homem que tinha esse sonho, e que por acaso é homossexual“, diz Thiago sobre o rapaz. “Já ouvi das pessoas: ‘Poxa, a minha avó era tão preconceituosa e está torcendo pelo casal!‘”, fala Mateus Solano, que afirma torcer por Félix, e não por um destino específico na novela.

A jogada do autor nesse processo de purificação foi desviar o alvo de ódio de Félix e transferi-lo para Aline. “Essa é uma metáfora bonita para o final de novela, o bem contagiando o mal e transcendendo“, diz Thiago

Fonte: Folha de São Paulo

Taxa de ocupação hoteleira de Ubatuba é superior a 80%

Foto: Divulgação
UBATUBA: Depois do feriado de Ano Novo, que contou com a presença de aproximadamente 1 milhão de turistas, Ubatuba, cidade acolhedora por natureza, permanece repleta de visitantes de várias partes do Brasil e do mundo.
Um levantamento feito pela assessoria de comunicação da prefeitura indica que a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas do município permanece superior a 80% e deve ultrapassar a casa de 95% neste fim de semana.
De acordo com os proprietários dos estabelecimentos, chamaram a atenção nesta temporada não só a grande quantidade de famílias em busca de descanso e diversão, como também o aumento significativo na quantidade de turistas estrangeiros.
Adriano Bresser Ramos dos Santos, dono de uma pousada na praia de Itamambuca, região norte da cidade, comemora o grande movimento e conta que houve um rodízio de turistas entre o natal e o Réveillon.
“Tenho esta pousada há dezesseis anos e nunca havia alugado todos os quartos para o Natal. Nossa pousada está com 95% de sua capacidade ocupada nesta semana e muitos hóspedes são estrangeiros”, comenta Adriano.
Na praia do Itaguá, região central, a ocupação das pousadas por famílias de no mínimo quatro pessoas preenche a maioria dos quartos. A empresária Leyse Couto informa que, em mais de vinte anos no ramo, nunca viu Ubatuba com tanta procura por apartamentos familiares. “Vou precisar fazer ajustes nos apartamentos para atender esta nova particularidade do turista que visita a cidade”.
Gilvanete Silva Santos, gerente de uma pousada na praia da Maranduba, região sul da cidade, informa que praticamente todos os apartamentos do estabelecimento encontram-se ocupados. “ A procura está impressionante. O apartamento desocupa e no mesmo dia é ocupado novamente, mesmo passado essa semana de réveillon”, afirma Santos.
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Caraguá abre processo seletivo para profissionais da Educação Inclusiva

CARAGUATATUBA: O Governo Municipal de Caraguá abriu processo seletivo para admissão de professores de Educação Básica 2 e profissionais para a Educação Especial. As vagas são para professores das disciplinas de Inglês (17), Educação Física (10), Geografia (06) e para os cargos de assistente social (03), fonoaudiólogo (05), psicólogo (02) e terapeuta ocupacional (01).

Professores de Educação Básica 2 irão atuar do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os demais profissionais serão encaminhados aos projetos do setor de Educação Inclusiva da secretaria de Educação. Entre estes, o Centro de Referência de Inclusão Escolar (Crie), já existente no bairro Sumaré e com outras três unidades em construção nos bairros Casa Branca, Perequê-Mirim e Tinga.

O Crie é destinado a alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) matriculados nas unidades escolares municipais. O projeto tem o objetivo de potencializar o desenvolvimento e funcionalidade destes estudantes, por meio de ações em educação, saúde e assistência social.

Além disso, o centro oferece atendimentos, consultas e aconselhamentos a alunos, familiares e profissionais envolvidos no processo de inclusão escolar e promove atendimento psicológico a pais de alunos com NEE.

Entre as deficiências atendidas pelo centro estão a deficiência intelectual; baixa visão; cegueira; deficiência auditiva; deficiência física; deficiência múltipla; transtorno invasivo do desenvolvimento; altas habilidades; disfunção de fala e linguagem; distúrbios de aprendizagem; distúrbio de Comportamento; atraso no DNPM e Cognitivo; alunos em situação de vulnerabilidade social e outras condições atípicas. Em 2013, o projeto realizou mais de 8000 atendimentos.

O edital pode ser consultado no Jornal Expressão Caiçara desta quinta-feira (08/01/2013) na página 42 e clicando aqui.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Inscrições para o Torneio de Futvôlei Pé na Areia começam nesta terça-feira


SÃO SEBASTIÃO: As inscrições para o Torneio de Futvôlei Pé na Areia, promovido pela Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião, serão abertas nesta terça-feira (14).
O evento, inserido no projeto que já é sucesso de público na Praia Grande, contará apenas com uma categoria: Masculino, com idade a partir de 15 anos.
Ao longo de toda semana, o atleta interessado em participar do festival poderá se inscrever diretamente na Secretaria de Esportes, ou então, até às 9h30 de  sábado (18),  no local da competição. Vale lembrar que serão aceitas 24 equipes para este torneio previsto para começar  às  10h.
As partidas serão eliminatórias e a grande final acontecerá no domingo (19); o público poderá assistir as disputas acomodado nas arquibancadas da grande arena,  ao lado direito da entrada do Balneário dos Trabalhadores.
Serviço: A Seesp fica na rua Euclides de Mattos, 220, no Topovaradouro, onde as inscrições poderão ser feitas de 14 a 17 de janeiro, das 9h às 17h.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

domingo, 12 de janeiro de 2014

Trilhas Subaquáticas reúnem diversão e conhecimento no Parque Estadual Ilha Anchieta

Foto: Divulgação Fundação Florestal
UBATUBA: Aproveitar o verão na praia já é uma delícia. Visitar uma ilha paradisíaca, então, é um privilégio. E ter a oportunidade de aprender um pouco sobre o mergulho autônomo e conhecer o fundo do mar é uma experiência inesquecível! O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba, realiza, de 19 a 25 de janeiro, as trilhas subaquáticas, uma das atrações mais procuradas durante a temporada nesta unidade de conservação.
O melhor de tudo é que esta oportunidade estará acessível a todos os públicos, oferecida gratuitamente. Realizadas por meio de uma parceria com o Instituto de Biociências da USP, com apoio da ONG Ecosteiros, essas trilhas possuem diferentes níveis de dificuldade, que contemplam desde crianças e pessoas inexperientes, até mergulhadores avançados.
Ao todo, são seis opções de trilhas, incluindo nado equipado com snorkel e pé de pato; mergulho autônomo com equipamento completo e treinamento com mergulhadores credenciados; passeios de caiaque para conhecer o costão rochoso. Há também opções para quem não quiser mergulhar de cabeça nesta aventura: o aquário natural com visores externos e até mesmo um mergulho fora d’água, que consiste em uma exposição com painéis que reproduzem as atividades realizadas no mar, espécies encontradas, técnicas de mergulho, equipamentos e outras informações.
Em todas as opções, as trilhas incluem paradas interpretativas que permitem o conhecimento da região, a diversidade dos ecossistemas e as características, além de promover a sensibilidade e a conscientização ambiental. Segundo o coordenador do projeto, Flávio Berchez, professor do Instituto de Biociências da USP, “as atividades são um instrumento educacional valioso e diferenciado que gera ganhos emotivos, cognitivos e de habilidades que levam a mudanças positivas de valores, princípios e atitudes.
Sobre o PEIA
A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo. Com 828 hectares, ela é um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Protegida com a criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta, apresenta aos visitantes um grande espetáculo da natureza. O Parque ocupa a totalidade da Ilha Anchieta e, além de proteger as riquezas naturais, preserva o rico patrimônio histórico-cultural representado pelas ruínas do presídio e suas instalações.
Serviço:
Para ter acesso ao PEIA, é preciso pagar uma taxa de R$ 12,00. Menores de 12 anos e maiores de 60 são isentos, assim como grupos de escolas públicas previamente agendadas, moradores de Ubatuba, desde que comprovem a residência e portadores de deficiência. A portaria define ainda o desconto de 50% para estudantes e professores. Para mais informações sobre esta Unidade de Conservação, visite o hotsite:http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-ilha-anchieta/ 
Fonte: Assessoria de Comunicação - Fundação Florestal

sábado, 11 de janeiro de 2014

Secretaria de Esportes de Caraguá divulga atividades do Projeto Verão 2014

Os moradores e turistas podem praticar uma série de atividades físicas no Projeto Verão2014. A secretaria de Esportes de Caraguá preparou uma programação diferenciada com recreação, musculação natação, vôlei, alongamento, caminhada, surf, Stand Up Paddle e avaliação física.  As aulas gratuitas são ministradas pelos professores da secretaria nas praças esportivas do município, de segunda a sábado.  

Os interessados podem participar das atividades nos períodos da manhã, tarde e noite nos bairros Perequê-Mirim, Barraco Alto, Morro do Algodão, Poiares, Tinga, Olaria, Jetuba, Massaguaçu, Centro (Praça Ton Ferreira) e nas praias do Indaiá (Quiosque 29) e Martin de Sá. É necessário vestir roupas adequadas à prática desportiva (bermuda, tênis, camiseta, traje de banho).

O Projeto Verão encerra no dia 27 de janeiro. A secretaria de Esportes fica na Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia. Outras informações pelo telefone (12) 3885-2200.  

Confira a programação do Projeto Verão 2014

Recreação

Ginásio José Francisco Prates: R. Pedro Gonçalves Leite, s/n – Perequê-Mirim – tel. 3887-6775 / Dias: segunda a sexta/Horário: Das 8h às 12h e das 14h às 18h
Ginásio do Barranco Alto: R. José Domingos Cardoso, 248 – Barranco Alto – Tel. (12) 3887-9810/ Dias: segunda a sexta/Horário: das 14h às 18h
Ginásio Alcides Crepaldi Filho: Travessa Cinco, 75 – Morro do Algodão – Tel. (12) 3888-4170/ Dias: segunda a sexta/ Horário:das 8h às 12h
Ginásio Benedito Lippi: R. Joaquim José da Silva Xavier, 180 – Poiares – Tel. (12) 3887-8781/ Dias: segunda a sexta/ Horário:das 8h às 12h e das 13h às 17h/ Voleibol  - segunda e quarta/ das 15h às 17h
Ginásio Luiz Claudio do Prado: R. Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga – Tel. (12) 3883-4533/ Dias: segunda a sexta/ Horário: das 8h às 12h e das 13h às 21h
Ginásio Jorge Burihan: Av. Marginal Ipiranga, nº 17 – Olaria – Tel. (12) 3881-1083/  Dias: segunda a sexta/ Horário: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30/segunda, quarta e sexta até às 18h

Recreação e Natação

Ginásio do Jetuba: R. Seishi Yoshimoto, 60 – Jetuba – Tel. 3882-1699/ Dias: segunda a sexta/ Horário: das 7h às 11h e das 14h às 19h/natação até às 18h

Recreação e Musculação  
Ginásio Márcio Augusto Fleury de Azevedo: Av. Regina Margareth Passos, 400 – Massaguaçu – Tel. (12) 3884-1688/Dias: segunda a sexta/ Horário: das 16h às 18h e das 19h às 21h/ Musculação das 17h às 21h

Caminhada, Alongamento e Avaliação Física
Casa do Esporte – Av. Arthur Costa Filho (Av. da Praia) – Praça Ton Ferreira/ Horário: das 8h às 20h/ Dias: segunda a sábado/Avaliação Física: das 7h às 10h  

Stand UP Paddle (SUP) e Surf
Indaiá (Quiosque 29) – Av. Geraldo Nogueira da Silva Dias:segunda a sexta/ Horário: das 8h às 11h e das 13h às 18h

Voleibol
Praia Martin de SáDias: terça e quinta/ horário: das 7h às 10h 

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Só Pra Contrariar anima Caraguá neste sábado (11)

CARAGUATATUBA: O Festival de Verão Caraguá recebe neste sábado (11) Só Pra Contrariar. O grupo que está em turnê em comemoração aos 25 anos de carreira promete agitar o público com músicas inéditas, a partir das 23h, na Praça de Eventos na Avenida da Praia. A entrada é gratuita.

O conjunto, formado em Uberlândia (MG), alcançou sucesso ao longo dos anos 90. Ao todo, são 14 álbuns lançados. O repertório do novo show faz um apanhado das canções gravadas em mais de duas décadas. Entre as mais conhecidas estão “A Barata”, “Sai da Minha Aba”, “Mineirinho” e “Essa Tal Liberdade”. Alexandre Pires, Fernando Pires, Serginho Sales, Luisinho Vital, Hamilton Faria, Alexandre Popó e Juliano Pires pretendem ficar em turnê por dois anos.

Os shows desta temporada começaram no dia 27 de dezembro e encerram no dia 25 de janeiro. Passaram pela cidade os artistas Marcos e Belutti, Belo, Sorriso Maroto, Lucas Lucco, Thiaguinho, Fernando e Sorocaba e Pixote. Os últimos a subirem no palco são o grupo Só pra Contrariar, o cantor Naldo e a dupla Maria Cecília e Rodolfo.

O Festival de Verão Caraguá é uma realização do ImaginaSom, patrocínio oficial da Band FM, Nativa Litoral e Ambev, e apoio do Governo Municipal de Caraguá.

Serviço
Programação Festival de Verão Caraguá
Praça de Eventos da Avenida da Praia
Entrada Franca
Horário: 23h
Janeiro
Dia 11 – Só pra Contrariar
Dia 18 – Naldo
Dia 25 – Maria Cecília e Rodolfo

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Trilhas de Ilhabela contam com monitores ambientais

ILHABELA: Uma das opções de entretenimento em Ilhabela, além das praias, são suas inúmeras trilhas, onde turistas e moradores podem se refrescar em cachoeiras e conhecer um pouco da rica biodiversidade da Mata Atlântica.

O projeto de monitoramento nas trilhas começou em 2010. Para esta temporada, desde novembro, oito monitores vêm atuando nas trilhas da Pancada d’Água (Três Tombos), Veloso, Baepi, Laje e até em trilhas de algumas comunidades tradicionais caiçaras, como a do Bonete e a Cachoeira do Gato, nos Castelhanos.

Os monitores foram contratados por meio de processo seletivo no ano passado e prosseguirão com o trabalho até abril com o objetivo de receber o turista com orientações sobre a melhor conduta nas trilhas e informações sobre o Parque Estadual de Ilhabela, o município, a fauna e a flora local.

O monitoramento das trilhas é promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Departamento de Planejamento, Projetos e Convênios, em parceria com a equipe do Parque Estadual de Ilhabela.

A presença de monitores nas trilhas é mantida com recursos arrecadados pela Taxa de Preservação Ambiental (TPA). “Ao serem informados que esta taxa pode ser revertida para a conservação do ambiente natural associado à própria atividade de visitação, os turistas passam a compreender e reconhecer a importância da contribuição para a implantação dessas ações”, explica Guilherme Martins Galvão, diretor do Departamento de Projetos e Convênios da Prefeitura de Ilhabela.

Atrativos naturais

O Parque Estadual de Ilhabela (PEI), criado em 1977, protege aproximadamente 85% da área do município, ou seja, 27 mil hectares de Mata Atlântica com trilhas, cachoeiras, picos, alta diversidade de espécies e recursos hídricos protegidos legalmente pela Unidade de Conservação.

Ilhabela está entre os 18 destinos turísticos do país que mais se desenvolveram nos últimos dois anos no país, de acordo com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em atrativos turísticos avançou da nota 45,8 para 54,8, considerando itens como conservação ambiental do entorno dos principais pontos turísticos, presença de atrações culturais com significativo fluxo turístico e a adoção de quesitos de acessibilidade. Em aspectos ambientais, a nota do arquipélago subiu de 59,7 para 76,3.  O indicador foi influenciado de forma positiva por fatores como a existência de rede pública de distribuição de água e de coleta de esgoto; destinação pública de resíduos sólidos residenciais e comerciais, além da presença de Unidades de Conservação com atividade turística.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela