Foto: Divulgação Fundação Florestal |
UBATUBA: Aproveitar o verão na praia já é uma delícia. Visitar uma ilha paradisíaca, então, é um privilégio. E ter a oportunidade de aprender um pouco sobre o mergulho autônomo e conhecer o fundo do mar é uma experiência inesquecível! O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba, realiza, de 19 a 25 de janeiro, as trilhas subaquáticas, uma das atrações mais procuradas durante a temporada nesta unidade de conservação.
O melhor de tudo é que esta oportunidade estará acessível a todos os públicos, oferecida gratuitamente. Realizadas por meio de uma parceria com o Instituto de Biociências da USP, com apoio da ONG Ecosteiros, essas trilhas possuem diferentes níveis de dificuldade, que contemplam desde crianças e pessoas inexperientes, até mergulhadores avançados.
Ao todo, são seis opções de trilhas, incluindo nado equipado com snorkel e pé de pato; mergulho autônomo com equipamento completo e treinamento com mergulhadores credenciados; passeios de caiaque para conhecer o costão rochoso. Há também opções para quem não quiser mergulhar de cabeça nesta aventura: o aquário natural com visores externos e até mesmo um mergulho fora d’água, que consiste em uma exposição com painéis que reproduzem as atividades realizadas no mar, espécies encontradas, técnicas de mergulho, equipamentos e outras informações.
Em todas as opções, as trilhas incluem paradas interpretativas que permitem o conhecimento da região, a diversidade dos ecossistemas e as características, além de promover a sensibilidade e a conscientização ambiental. Segundo o coordenador do projeto, Flávio Berchez, professor do Instituto de Biociências da USP, “as atividades são um instrumento educacional valioso e diferenciado que gera ganhos emotivos, cognitivos e de habilidades que levam a mudanças positivas de valores, princípios e atitudes.
Sobre o PEIA
A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo. Com 828 hectares, ela é um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Protegida com a criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta, apresenta aos visitantes um grande espetáculo da natureza. O Parque ocupa a totalidade da Ilha Anchieta e, além de proteger as riquezas naturais, preserva o rico patrimônio histórico-cultural representado pelas ruínas do presídio e suas instalações.
Serviço:
Para ter acesso ao PEIA, é preciso pagar uma taxa de R$ 12,00. Menores de 12 anos e maiores de 60 são isentos, assim como grupos de escolas públicas previamente agendadas, moradores de Ubatuba, desde que comprovem a residência e portadores de deficiência. A portaria define ainda o desconto de 50% para estudantes e professores. Para mais informações sobre esta Unidade de Conservação, visite o hotsite:http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-ilha-anchieta/
Fonte: Assessoria de Comunicação - Fundação Florestal
Nenhum comentário:
Postar um comentário