CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ilhabela terá Feira da Ancestralidade no Espaço Cultural Pés no Chão

ILHABELA: Nos dias 1º e 2 de novembro será realizada no Espaço Cultural Pés no Chão, na Barra Velha, em Ilhabela, a Feira da Ancestralidade. O evento faz parte do projeto “Memórias Reveladas”, que está sendo realizado de 2015 a 2017 pela organização, com o patrocínio da Petrobras. Ele atende a 100 crianças e adolescentes em aulas de dança, artes plásticas, teatro, capoeira e percussão.

A Feira da Ancestralidade fecha a primeira etapa do projeto. Em agosto aconteceu um encontro com as famílias para a elaboração das árvores genealógico-afetivas dos alunos.  Segundo o coordenador do projeto, Emiliano Bernardo, “nos primeiros seis meses o tema condutor foi a consciência dos alunos acerca de sua ancestralidade familiar. Essa ancestralidade envolve práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que são transmitidos de geração em geração”.

Além das apresentações artísticas, serão exibidos vídeos com depoimentos dos familiares mais antigos dos alunos, avós, avôs e bisavôs, que contam suas histórias de vida, e como vieram parar em Ilhabela. Parte significativa do público atendido pelo projeto é descendente de migrantes vindos de pequenas cidades do interior da Bahia e de Minas Gerais. Neste sentido, a migração é o pano de fundo que interliga quase todas as famílias moradoras da Barra Velha. Também estão previstas oficinas de comidas típicas, jogos e brincadeiras e exposição de objetos familiares.     
O público de Ilhabela está convidado a participar desta festa, que terá a seguinte programação:
Dia 1 de novembro:
16 horas - Oficina de Comidinhas Típicas
17 horas - Jogos e Brincadeiras Antigas
18 horas -Abertura das Exposições “Objetos que contam histórias” e “Pintura dos Alunos de Artes”
18:30 horas - Degustação das Comidinhas da Oficina
19 horas - Roda de conversa
20 - Apresentações artísticas e exibição de depoimentos em vídeo
Dia 2 de novembro:
16 horas - Projeção do filme “O Caminho das Nuvens”
O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua Macapá 72, na Barra Velha. Mais informações pelo fone 12 3896 6727 ou no site www.pesnochao.org.br. Entrada Franca.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário