CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sábado, 24 de outubro de 2015

Os Dez mandamentos e a "praga" jogada em A Regra do Jogo

Ramsés, Nefertari e Moisés - Os Dez Mandamentos
Foto: Divulgação
ENTRETENIMENTO: Muito tem se repercutido o grande sucesso da novela Os Dez Mandamentos. Parece que a Rede Record enfim acertou em fazer novelas com sua primeira novela bíblica. Não é de hoje que o canal que pertence ao bispo Edir Macedo da Igreja Universal do Reino de Deus narra tramas baseadas na Bíblia. Já foram produzidas minisséries de sucesso como A História de Estér, Sansão e Dalila, Rei Davi, José do Egito e Milagres de Jesus. 
 Por um ponto causa "certa polêmica" já que o canal pertence a um líder evangélico e com isso aumentam as suspeitas de que a Universal mantenha a Record. Por outro lado a autora Vivian de Oliveira diz que a novela apesar de se basear em um tema bíblico nada tem a ver com religião.  

A novela foi a primeira da Rede a bater a tão poderosa novela das "nove" da Tv Globo, mesmo que por pouca diferença. Um feito e tanto para a emissora paulista, visto que a Globo sempre liderou e com ampla audiência sobre a concorrência. Para se ter uma ideia no passado a diferença entre uma novela da Globo e da Record era de no mínimo 40 pontos no consolidado. Hoje essa diferença caiu para cinco pontos. 

Tóia, Romero e Atena - A Regra do Jogo
Foto: Divulgação
Mas afinal o que está acontecendo com a toda poderosa "Vênus Platinada"? 
Com o passar dos anos principalmente na última década a Globo não conseguiu grandes êxitos em sua dramaturgia, que aos poucos diga -se de passagem foi "perdendo a mão". Isso fora o crescimento de outros meios de comunicação como a internet que puxou boa parte desse público. A última novela de repercussão nacional e também internacional foi "Avenida Brasil" do autor  João Emanuel Carneiro, que coincidentemente é o mesmo autor da atual novela das nove A Regra do Jogo. Talvez a "Regra" não tenha decolado pois sucedeu o maior fracasso da dramaturgia da Globo que foi "Babilônia" e isso justamente no ano que a emissora completou 50 anos.  Outro ponto é que muitos dos telespectadores mantém um lado totalmente conservador e não aceita temas polêmicos e muitos devido ao Brasil ser um país bastante religioso. Fato que foi determinante para o fracasso de Babilônia, cujos autores tiveram que mudar completamente o roteiro para tentar salvar a novela transformando a história em um verdadeiro "samba do boneco doido" .  

Vendo o grande sucesso que os Dez Mandamentos está fazendo a Rede Record, está tentando máximo que pode esticar a novela, sendo que as famosas sete pragas do Egito nas mãos da autora viraram dez. O ponto alto da trama deverá ser a abertura do Mar Vermelho, passagem bem conhecida e que levou a Record a gastar uma boa grana.  A finalização foi feita pela Stargate Studios, produtora responsável por séries como ‘Revenge’ e ‘The Walking Dead’ - no que então podemos esperar uma cena épica na televisão brasileira. Com isso no futuro a emissora deverá seguindo apenas com adaptações bíblicas podendo "Escrava Mãe" que será substituta de "Os Dez Mandamentos" ser a última novela que não tratará de assunto religioso. "Escrava mãe" contará a história de Juliana, mãe da tão conhecida Escrava Isaura. 

Com isso seguirá a Record com tramas bíblicas, o Sbt como já vem fazendo com histórias voltadas ao público infantil e a Globo com suas "mega produções" abordando todos os gêneros. Isso é de uma certa forma um ponto positivo pois temos "opções" na televisão e que agradam a todos os tipos de público não apenas um. 

Bom vamos ver como vai ser o desenrolar dessa história e ver se a Record enfim vai conseguir seu lugar ao sol.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário