Luciano Vieira |
SÃO SEBASTIÃO: O Carnaval em São Sebastião foi mais uma vez um grande sucesso. A maior festa popular brasileira embalou a folia de milhares de pessoas de Costa a Costa da cidade. Com uma ampla programação elaborada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, turistas e moradores curtiram a festa de quinta dia 27 até a terça dia 4.
No primeiro dia o ensaio geral das escolas de samba e o bloco de Maracatu das Oficinas Culturais da Sectur esquentaram os tambores para a grande folia. A festividade no Centro Histórico teve ainda desfiles das escolas de samba e dos blocos carnavalescos na Rua da Praia, as marchinhas de antigamente e as matinês infantis no Coreto da Igreja Matriz e os bailes carnavalescos na Praça de Eventos.
A abertura oficial da Folia sebastianense reuniu tradição e muito samba. Pela primeira vez, o evento foi aberto oficialmente na Praça Antônio Cândido, dentro do projeto Viva o Centro. A entrega das chaves para a Corte Momesca 2014 foi feita pelo Prefeito Ernane e autoridades e após a cerimônia, o Bloco do Barril fez um esquenta para a festividade com o grupo de samba e pagode Tokesamba.
A animação dos foliões no baile carnavalesco da Praça de Eventos foi comandada pela banda sebastianense “Express”, que tocou todos os estilos e que agitou ao som de músicas que foram sucesso no Carnaval Brasil afora. Canções como “Beijinho no Ombro”, “Lepo Lepo”, “Claudinha Bagunceira” e “Alegria”, fizeram a trilha desse Carnaval na cidade.
No Coreto, as tradicionais marchinhas não ficaram de fora da programação. Com o sucesso dos anos anteriores, a banda local “Tradição do Carnaval” comandou a festa todas as noites com a praça totalmente lotada. Os pequenos foliões também foram lembrados com as matinês, que aconteceram também todos os dias com a animação da banda “Nova Era”. Já o Concurso de Fantasias Palhaço Chupetinha recebeu este 142 crianças de 0 a 12 anos.
Os tradicionais blocos carnavalescos arrastaram uma multidão. No sábado (1), aproximadamente 8 mil pessoas compareceram ao desfile do Bloco dos Sujos, um dos mais antigos da cidade e já muito esperado pelo público. No bairro de São Francisco, o Bloco da Panela também levou um mar de gente a rua principal do bairro. Na Costa Sul o Banho da Doroteia e o Unidos do Cavuka registraram os maiores públicos, mostrando o crescimento do Carnaval descentralizado.
No domingo, na Rua da Praia, mesmo com a forte chuva, as escolas de samba abrilhantaram a avenida. As quatro agremiações carnavalescas: X-9 do Canto do Mar, Acadêmicos de São Francisco, Ki-Fogo do Pontal da Cruz e Mocidade Independente da Topolândia fizeram um grande espetáculo de cores em grandes alegorias e fantasias luxuosas. Na apoteose, último dia de Carnaval, as campeãs desfilaram para um público superior ao esperado para o último dia de folia.
O Carnamar, mais uma vez, foi um dos destaques da programação, o desfile pelo Canal de São Sebastião reuniu quase 100 embarcações. A 24ª edição do Carnamar aconteceu em frente ao Convento Nossa Senhora do Amparo, na Praia de São Francisco e reuniu atividades do Conexão Verão na areia.
Na Costa Sul, o 1º Carnaval Eletrônico na Praça Internacional do Surf, em Maresias foi a novidade e grande aposta da Sectur. O Carnaval em Boiçucanga começou com o cortejo do bloco “Vai Quem Quer” e os bailes populares foram embalados pela banda Tribalance. Em Barra do Una, a festa foi animada pela banda “Prakatun” todas as noites.
O Carnaval tem apoio da Administração Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. As bandas Express, Tradição do Carnaval, Nova Era e Prakatun, que animaram a folia, são exclusivamente de músicos locais. A banda Tribalance é um misto de Bahia e artistas da cidade, valorizando os músicos locais.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião
Nenhum comentário:
Postar um comentário