CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

terça-feira, 1 de julho de 2014

Festa de São Pedro Pescador deve atrair fiéis ao São Francisco em quatro dias de festividade

Halsey Madeira e Valéria Borges | PMSS
SÃO SEBASTIÃO: Tradicional em São Sebastião, a Festa de São Pedro Pescador deve atrair um bom número de fiéis ao bairro de São Francisco, na região central da cidade, entre os dias 3 e 6 de julho. Muita música, comidas típicas, sorteios de prêmios e  procissão religiosa em homenagem ao santo estão entre as atrações.
Paralelamente à programação religiosa, haverá apresentações com alunos das Oficinas Culturais, a exemplo do Maculelê com o mestre Noel e do grupo de dança Descendentes de Rua, confirmadas para os dias 4 e 5 de julho, respectivamente.
Os shows artísticos ficarão por conta de Roney Alves e Banda, na noite de sexta-feira (4), a partir das 21h. Para o sábado (5), a secretaria preparou duas outras apresentações musicais, a exemplo da Orquestra de Viola Estrela de Ouro, que subirá ao palco, também às 21h, antes da principal atração da noite, a banda “Os Traiados”, que fará sua apresentação às 23h. No domingo (6), haverá show com a banda sebastianense D2, a partir das 21h.
Colônia de Pescadores também homenageia o santo
O santo, bastante reverenciado no município, já foi homenageado, neste fim de semana, pela Colônia de Pescadores do São Francisco.
No domingo (29), o dia de sol serviu de cenário para a tradicional procissão marítima dos fiéis devotos ao santo padroeiro dos pescadores pelo canal de São Sebastião, seguida por um almoço promovido pela Colônia de Pescadores no CAE do bairro.
Após missa realizada no convento franciscano de Nossa Senhora do Amparo, os fiéis seguiram para o píer onde as imagens foram embarcadas para seguir a procissão marítima. Diversos barcos especialmente enfeitados para a ocasião partiram repletos de fiéis num clima de festa e devoção. O trajeto durou quase duas horas e passou por Ilhabela onde outras embarcações aderiram à procissão seguindo juntos – ida e volta – tendo por percurso: praia de Barequeçaba-São Francisco.
Na sequência, os pescadores da Colônia, seus familiares e amigos promoveram o também tradicional almoço na quadra do CAE do São Francisco com a presença do prefeito Ernane Primazzi e das secretárias Roseli Trevisan Primazzi, de Trabalho e Desenvolvimento Humano, e Marianita Bueno, de Cultura e Turismo.
No cardápio peixes diversos, saladas, churrasco, camarão e a famosa tainha do seo Fortunato, pescador caiçara que executa a receita com maestria.
Para o catarinense Manuel Paulino da Silva, presidente da Colônia de Pescadores e morador da cidade há mais de 30 anos, a festa é uma confraternização entre os pescadores. “Trabalhamos o ano todo e agora, dia de São Pedro, também pescador, nos reunimos para saudá-lo e pedir-lhe para que sempre nos proteja”, disse.
Para a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, o dia é especial  no calendário de comemorações e festas do município. “É um prazer participar e poder compartilhar com a comunidade de um momento de agradecimento e exaltação da fé”, comentou.
O prefeito Ernane Primazzi prestigiou a festividade acompanhado por seus familiares. “Esta festa é sempre muito bacana, pois além de celebrar a proteção divina, celebra a união da família numa confraternização realizada por uma colônia organizada, tradicional e que conta com uma sólida parceria com a Prefeitura”, relatou Primazzi.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário