CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Construção de barragem em cachoeira é questionada em Ubatuba

Sabesp constrói barragem em ponto de cachoeira em Ubatuba. (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)
Sabesp constrói barragem em ponto de cachoeiraem Ubatuba. (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)

UBATUBA: Uma obra da Sabesp para captação de água é questionada por moradores e ambientalistas em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A empresa está construindo uma barragem para captar água na Cachoeira da Renata e abastecer parte do bairro Maranduba.


Os moradores estão preocupados e temem que a obra prejudique o turismo e o meio ambiente. A Cachoeira da Renata fica dentro de uma área de preservação permanente do Parque Estadual da Serra do Mar.

“Com metade da barragem feita, o volume de água diminuiu muito, vários braços do rio que passavam a água já estão secando por causa da contenção da barragem”, disse o biólogo e morador Wesley Souza.

A guia turística Mariana Pavan afirmou que a Cachoeira da Renata é um dos pontos de visitação da cidade.
Ela explicou que os moradores entendem a necessidade da obra para abastecimento, mas questionam o local onde a barragem está sendo construída. “Sabemos todo o problema de falta de água que temos, mas o que queremos é que a captação de água aconteça abaixo das cachoeiras para não ter todo este impacto”, disse.


A prefeitura informou que não tem competência legal para intervir no andamento do projeto, mas solicitou que a Sabesp paralise a obra para uma análise detalhada sobre os impactos ambientais.

“Nosso interesse é que os órgãos fiscalizadores vejam que o que for licenciado seja cumprido a risca e que a medida do possível os impactos sejam minimizados”, esclareceu o secretário de Meio Ambiente, Juan Blanco Prada.

A Sabesp tem autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para a construção da barragem nesse ponto. A superintendência do litoral norte disse que a barragem vai ter entre 80 centímetros e um metro de altura e a captação vai desviar apenas uma parte do volume de água da cachoeira. “Não estamos fazendo uma representa, estamos fazendo um barramento que tira menos de um terço do manancial”, explicou o superintendente José Bosco de Castro.
Sobre fazer a barragem em outro ponto, a Sabesp explicou que o rio se divide em dois e a captação não é viável. O DAEE garantiu que a obra não oferece risco ambiental e que a quantidade de água que será retirada não compromete a cachoeira. 

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região


Nenhum comentário:

Postar um comentário