ENTRETENIMENTO: A Rede Globo de Televisão, está prestes a completar cinquenta anos de história no próximo domingo dia 26/04. Ao longo de sua trajetória a emissora mais assistida do país acumula grandes sucessos e também grades polêmicas. É hoje a segunda maior rede de televisão do mundo. Abaixo confira a evolução do logo mais famoso do Brasil.
Logo em 1965 e 1970 (Fotos: Divulgação)
Cinco anos depois após sua criação em 1956, a identidade visual passou por modificações e começou a fazer referência ao nome da emissora, lembrando o globo terrestre. Em 1974, ele sofre uma nova mudança, incluindo novos círculos e acrescentando o nome do canal ao símbolo, ficando abaixo dele.
Logo da Globo em 1974, que durou apenas um ano (Foto: Divulgação)
Um ano depois, em 1975, Hans Donner chega provocando uma mudança radical e passa a ter seu próprio departamento de arte e compôr a identidade da Globo. A nova marca contou com o uso da cor e jogo de luz e sombra, que chama a atenção pela ideia de volume que dá à imagem.
Logo sofreu mudança radical em 1975 (Foto: Divulgação)
Após mais de dez anos sem fazer modificações em sua marca, o trabalho de arte da emissora passa por uma nova revolução, com a introdução da computação gráfica. Em 1988, é lançado o novo símbolo, que intensifica o conceito do 3D e apresenta várias e diferentes cores na logomarca.
Logo em 1988 e 1993 (Fotos: Divulgação)
Após cinco anos, em 1993, o símbolo tem as principais características mantidas da anterior, ganhando apenas novos detalhes metalizados e efeitos de movimentos. Em 1995, a imagem passou por novos ajustes de cor e, apesar de nenhuma alteração na imagem, se tornou mais escura.
Logo em 1995 e em 2000 (Fotos: Divulgação)
Cinco anos depois, no ano 2000, a Globo comemorou 35 anos e a logomarca, novamente, contou com poucas modificações, reduzindo as áreas luminosas e ficando ainda mais escura, com destaque para a cor preta. Em 2005, a mudança pôde ser mais notada pelos telespectadores.
Logo da emissora em 2005 (Foto: Divulgação)
Em comemoração aos 40 anos da emissora, a cor de sua logo ficou mais leve e o preto deu lugar ao claro, fazendo contraste com a marca anterior. As cores do “arco-íris” também ficaram mais visíveis, ao ficarem mais separadas umas das outras.
Símbolo da Globo em 2008 (Foto: Divulgação)
Em 2008, o símbolo sofre novas alterações no formato, diferente de todas as últimas mudanças, que se restringiram apenas às cores e luminosidade. A marca ficou mais horizontal, e com as cores dispostas em faixas, ainda mais separadas, com faixas entre umas das outras.
Última e atual logomarca do canal (Foto: Divulgação)
Em 2014, os tons metálicos escuros deram lugar a cor prata, com referências ao logo que foi lançado em 1975, sem muitos detalhes nos dois círculos. As cores também ganharam novos tons, se tornando mais frias, se adaptando a tendência clean, onde o menos se torna mais.
Fonte: TV Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário