CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Tradicional festa de Iemanjá promete agitar as águas de Caraguá

CARAGUATATUBA: A população de Caraguá será presenteada com mais uma edição da festa que prestigia a orixá no próximo dia 12 de dezembro, no entorno da estátua, na praia do Centro. O evento é uma das maiores manifestações religiosas públicas e deve começar com fogos de artifício a partir das 20h.

Em meio a um ritual, os fiéis personalizam pequenos barcos ou cestos que são oferecidos à Iemanjá. Os produtos mais depositados nas águas são flores, velas e perfumes, como agradecimento à Inaê, apelido dado por alguns devotos. A tradição conta que eles pediram ajuda à sereia e ofertaram presentes para ela. A oferta foi feita no meio do mar e, desde então, a festa é realizada todos os anos.

A homenagem visa a confraternização entre as religiões Umbanda e Candomblé, que normalmente têm datas de comemoração diferentes, 8 de dezembro e 2 de fevereiro.

Em 2012, a cidade recebeu mais de 10 mil festeiros, que vieram das cidades do Litoral Norte, Vale do Paraíba e São Paulo. Este ano, a expectativa é um público maior.
A Festa de Iemanjá é uma organização da União Federativa de Umbanda e Candomblé de Caraguatatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.

Serviço
Festa de Iemanjá
Dia 12 de dezembro 2015, a partir das 20h
Local: Entorno da estátua, ao lado da Praça Tom Ferreira
Endereço: Av. Arthur Costa Filho (Avenida da Praia)

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário