CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Quatro cidades - uma vocação

Foto: Diego Cardoso 
Cercado pelo azul do mar e pelo verde da floresta, assim é nosso litoral.
Formado pelas cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião que apesar de diferentes possuem a mesma vocação: o TURISMO.

Hoje vemos em nosso litoral que a forma de turismo que mais atrai o visitante é o turismo sol e praia, causando um "inchaço" na temporada de verão e uma "esvaziada" no inverno.

Esse efeito é o que chamamos de sazonalidade.
Sazonalidade é quando em um determinado período do ano a cidade ou região recebe uma grande quantidade de pessoas e no outra recebe bem menos. 

Mais o que é preciso para que se desenvolva o turismo de forma sustentável no Litoral Norte?
talvez mais investimentos, empresas, mais opções de lazer.....e... por aí vai...

O mais importante é investir no capital humano, preparar o morador através de capacitação, o que envolveria parcerias entre estado, município e empresas privadas a fim de criar grupos e associações para trabalhar diretamente com o turismo, que é a vocação do litoral.
Como no inverno não dá praia (embora que para muitos o frio não faça diferença), o jeito é criar novas alternativas.

Uma delas (talvés a principal) é nossa exuberante Mata Atlântica que cobre como um manto verde a imponente Serra do Mar. Para se ter uma idéia o Litoral Norte  possui 83% de sua área preservada sendo assim a região com maior porção de Mata Atlântica do estado de São Paulo. Resumindo... em nosso litoral é possível desenvolver todas as formas de ecoturismo e turismo de aventura.

Mais o que falta para desenvolver esse tipo de turismo? 
Interesse.
Tanto dos governos, empresas quanto do próprio morador.

Opção é o que não falta, agora é só dar o pontapé inicial!!


Por Rede ManacÁ

Valorizando o que é nosso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário