CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

domingo, 20 de abril de 2014

Parabéns Caraguá: Capital do Litoral Norte completa 157 anos hoje

Gostaria de deixar um Parabéns especial a essa cidade maravilhosa que me acolheu há 7 anos. Caraguatatuba 157 anos de emancipação político - administrativa.

Vista da Praia Martin de Sá a noite
Foto: Gianni D'Angelo


Segue um pouquinho da História do Município:


....Caraguatatuba recebeu sua emancipação política e administrativa em 20 de abril de 1857.
Caraguá antiga - Porto Rio Juqueriquerê
Foto: Divulgação
O município tem mais de 70% de área de preservação
ambiental pelo Parque Estadual da Serra do Mar
Foto: Marcelo Amorim
A população caraguatatubense teve de superar um surto de malária, em 1884, e outro de gripe espanhola, em 1918. As duas epidemias causaram um grande número de mortos.

O ressurgimento e, posteriormente, o crescimento do povoado só veio com a chegada de famílias de estrangeiros, que se instalaram na Fazenda dos Ingleses. A propriedade se estabeleceu em 1927 e trouxe benefícios como o aumento da população, a formação de trabalhadores agrícolas e artesãos, o surgimento do 


Possui 17 praias em sua orla entre elas destacam-se:
Martin de Sá, Cocanha, Mococa e Tabatinga
Foto: Diego Cardoso
 
comércio o crescimento substancial da arrecadação municipal.

O progressismo da Freguesia de Santo Antônio de Caraguatatuba forçou o Governo do Estado de São Paulo a reconhecê-la como Estância Balneária em 30 de novembro de 1947. Sua comarca foi instalada poucos anos depois, em 26 de setembro de 1965.

Os moradores da cidade superaram a catástrofe de 1967, reconstruíram o município até transformá-lo em um polo de desenvolvimento. Caraguá tem boa infraestrutura composta por shoppings, supermercados e lojas. Hoje a cidade é o polo comercial mais importante do Litoral Norte.

Rede ManacÁ
Valorizando nosso litoral
Por: Diego Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário