CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

“Você na Ilha da Folia”: Carnaval 2015 começa nesta sexta e Ilhabela espera 100 mil turistas

ILHABELA: Está chegando a hora da maior festa popular do Brasil invadir o arquipélago de Ilhabela. O Carnaval 2015 começa nesta sexta-feira (13/2) com inúmeras atrações até o dia 17 de fevereiro. Moradores e turistas devem se atentar quanto à programação, para não perder nenhuma festa nos diversos locais do município. É importante ficar esperto com as condições das estradas – para o turista que for visitar a cidade – além das proibições do Carnaval, tempo, hospedagem e expediente da Prefeitura. A cidade deve receber mais de 100 mil turistas, segundo informações da Secretaria de Turismo.
 
A abertura oficial do Carnaval será nesta sexta-feira (13/2), às 22h, com a entrega da “Chave da Cidade” pelo prefeito Toninho Colucci ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval. Em seguida, a partir das 22h30, o desfile dos blocos de embalo: Bloco da Camisinha (Secretaria da Saúde), Bloco do Frade, Amigos do Lobo e Bloco Center Par. Todas as noites após os desfiles haverá baile popular animado por DJ.
 
No sábado (14/2), às 17h, a criançada vai poder curtir a primeira matinê com a Banda Bedesol, na Vila. Já na Praia do Perequê, às 20h30, a Prefeitura de Ilhabela e a Opte+ realizarão um super show com o cantor e compositor Jorge Ben Jor. Ainda no sábado de Carnaval, na Vila, às 22h30 o desfile dos blocos carnavalescos: Unidos do Pequeá, Banda das Bonitas, União da Ilha, Tim Malha e Unidos do Morro.
 
Para o domingo de Carnaval (15/2), às 14h, está programado o Banho da Doroteia no sul da Ilha, no píer da Praia Grande, seguido da matinê com a Bedesol às 17h. Também no domingo, na Vila, a primeira noite de desfile de escolas de samba começa às 22h30 com as agremiações Água na Boca, Unidos do Garrafão e Mocidade Independente de Ilhabela.
 
Já na segunda-feira (16/2), a matinê para a criançada será na Praia do Perequê, às 17h. A segunda noite de desfile de escolas de samba começa às 22h30 com Acadêmicos Leões do Ita, Unidos de Padre Anchieta e Mocidade Sul da Ilha.
 
Na terça-feira de Carnaval (17/2), às 11h, tem a apuração do desfile. O tradicional “Banho da Doroteia” na Vila começa às 14h. Às 22h será realizada a premiação de blocos e escolas de samba, seguida do desfile da vice e da campeã do Carnaval 2015.
 
Proibições e expediente
 
Segundo o Decreto n° 4.116/15, durante o Carnaval, de 13 de fevereiro a 17 de fevereiro, será proibido o uso de spray de espuma e o consumo em recipientes descartáveis de vidro.
 
Vale a proibição no trecho da Avenida Dona Germana até o término da Avenida Força Expedicionária Brasileira, na Vila, incluindo as ruas do Centro Histórico.
 
Com o objetivo de reforçar a segurança na região durante os dias de folia, o documento ainda explica que a fiscalização poderá apreender o produto em caso de descumprimento da lei. Também é proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (Lei Estadual 14.592/11).
 
Outra proibição importante é com colocação de mesas e cadeiras nas vias do Centro Histórico, na Vila. O comerciante deverá retirar o material das calçadas a partir das 19h em todos os dias de Carnaval, de 13 a 17 de fevereiro. Em caso de descumprimento do Decreto n° 4117/15, o comerciante será multado e terá as mesas e cadeiras apreendidas.
 
Outro decreto, o de nº 4.118 de 03 de fevereiro de 2015, dispõe sobre o expediente nas repartições públicas durante o Carnaval. Assim, a Prefeitura de Ilhabela não terá expediente entre os dias 14 e 17 de fevereiro, com exceção da coleta, limpeza e remoção do lixo; plantão médico no Pronto Socorro; plantão no Paço Municipal e fiscalização; plantão na Garagem Municipal e auxiliares do tráfego e segurança. O expediente volta ao normal na quarta-feira de cinzas (18/2), das 13h às 18h.
 
Hotéis e pousadas
 
De acordo com informações da Associação Comercial e Empresarial, o índice de ocupação de hotéis e pousadas, conforme pesquisa, deve ser de 100%. O levantamento é feito em 62 estabelecimentos, dos quais 54 responderam à pergunta sobre a ocupação dos apartamentos.
 
Trânsito e Estrada
 
Em Ilhabela, com a previsão de receber mais de 100 mil turistas, o Departamento de Trânsito orienta o motorista a tomar alguns cuidados durante o Carnaval, para evitar congestionamentos e acidentes.
 
A Rua Dr. Carvalho, na Vila, será interditada entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a partir das 18h. É proibido estacionar no trecho durante o período. A dica é estacionar no antigo Campo de Aviação, no bairro do Pequeá. O trajeto até a Vila é de aproximadamente 1 km.  Outra opção é o uso da bicicleta.
 
Vale ressaltar que a Prefeitura de Ilhabela investe desde 2009 na ampliação da malha de ciclovia da cidade. Em maio de 2010, a população recebeu um trecho de 1,5km – da rotatória da balsa ao Fórum – dentro da obra de reurbanização da Avenida Princesa Isabel, na Barra Velha. Atualmente estão em andamento as obras de extensão de ciclovia e construção de passeio público nos seguintes trechos de orla: Perequê-Barra Velha (1,5km) e também entre os bairros do Itaquanduba e Engenho D’Água (830 metros). Nos trechos de avenida, a Prefeitura já concluiu mais de 4,6km de ciclovia.
 
Com as obras, a Prefeitura pretende interligar todos os trechos de ciclovia, oferecendo uma malha contínua, sem interrupções, nos 7km entre a Barra Velha (balsa) à Vila (centro histórico). O objetivo é proporcionar uma ciclovia contínua e passeio público para atender moradores e turistas. Ilhabela busca assim estimular cada vez mais o uso da bicicleta como meio de transporte.
 
A estimativa do Departamento de Estrada de Rodagem (Dersa) para a temporada de verão, incluindo o Carnaval, é de 120 mil veículos no Litoral Norte. Ao todo, seis embarcações estão em operação.
 
Seis painéis de mensagens variáveis transmitem informações sobre as condições de tráfego e rotas alternativas em tempo real; três no sentido Litoral Norte (km 12,5, km 22, km 62,5) e três no sentido Planalto (km 82,1, km 80,8 e km 43,2);
 
Para descida ao Litoral Norte, no trecho de Serra, a partir do km 67, é implantada uma faixa suplementar, sinalizada por cones. A medida visa garantir em todo o trajeto duas faixas de rolamento e aumentar a capacidade de fluxo da rodovia.
 
A companhia lembra que a atenção com a manutenção do automóvel e o respeito à sinalização e legislação de trânsito são fundamentais para uma viagem mais segura e com menos congestionamentos. 
 
Tempo
 
Quer saber se vai chover no Carnaval?
 
Segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a previsão para Ilhabela entre os dias 13 e 17 de fevereiro é de tempo ensolarado com algumas nuvens. Há a possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. 
 
Na média, a temperatura máxima deve chegar aos 32°C, enquanto a mínima não passa dos 23°C durante o Carnaval. Boa festa, boa viagem, e vem pra “Ilha da Folia”!

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário