CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Exposições são ótimas opções culturais em São Sebastião

                                                                                                                         Halsey Madeira | PMSS e Divulgação
SÃO SEBASTIÃO: Duas importantes exposições continuam abertas à visitação no Centro Histórico de São Sebastião. A primeira, “Marcas da Alma” será encerrada no próximo dia 6, e a segunda, “Santos de Devoção”, no dia 26 de março.
Marcas
"Marcas da Alma” promete uma viagem pela cultura afro-brasileira por meio das ‘marcas corporais’ impressas nas peças arqueológicas do período escravista, com forte influência africana.
A exposição traz fragmentos cerâmicos encontrados no Sítio Arqueológico do bairro São Francisco, na região central da cidade,  fruto de um trabalho coordenado por Wagner Bornal.
O arqueólogo  encontrou, com suas escavações no final dos anos de 1980, uma imensa coleção de objetos cerâmicos composta por potes, panelas, farinheiras e cachimbos, adornados com as mesmas marcas corporais que identificavam os africanos que chegaram no Brasil.
Reconstruídas e restauradas, as peças podem ser apreciadas ao lado de várias imagens capturadas pelo fotógrafo Christiano Jr. que contam a história da presença africana no Brasil, por meio das marcas étnicas, no Rio de Janeiro de 1860.
As fotos pertencem ao acervo Noronha Santos, do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e trazem registros das etnias africanas e suas marcas corporais, usadas para identificação do grupo.
A mostra, de acordo com Bornal, é uma viagem pela cultura afro-brasileira através das ‘pinturas’ que tinham objetivos diversos para identificar grupos étnicos, tribais, devoções e filiações sagradas, ritos de passagem etc., comuns nos corpos humanos e também no barro.
Ao prestigiar a exposição, o público poderá contar com as explicações do monitor Jorge Lincoln Zangrossi, no decorrer das visitas pelas salas onde as peças foram minuciosamente compostas pelo grupo de monitores da Fundass (Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana) do qual faz parte ao lado de Juliano Moreira da Ressuceição, Idailton Martins e Robert Gilmar dos Santos Garcia.
 “Marcas da Alma” permanecerá aberta até 6 de março na Sectur e poderá ser visitada todos os dias ente 9h e 23h.
Santos
Dezenas de pinturas em tela e esculturas que retratam a devoção do catolicismo e do candomblé podem ser apreciadas por moradores e visitantes nas dependências do Deppat (Departamento de Patrimônio Histórico Cultural), no Centro Histórico.
A mostra “Santos de Devoção”, apoiada em sua totalidade pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), conta com a participação de 14 artistas oriundos do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Ao todo são 40 os trabalhos expostos que acabam por estabelecer paralelos entre duas religiões, identificando, por meio de símbolos, orixás com santos católicos, Jesus ou Nossa Senhora, resgatando, assim, a história de fé do povo brasileiro.
Entre os artistas, estão 11 ceramistas unidos e movidos pelo olhar das diferentes formas do homem experimentar, trabalhar e utilizar a matéria-prima, ou seja, o barro, para  sua necessidade cotidiana, tendo por objetivo materializar seu imaginário religioso.
Como convidados estão integrantes do Grupo Ubuntu, de Caraguatatuba, Cláudia Canova Passos, Carlo Cury, Márcia D'amico, Marilisa Burattini, Luiz Alberto Da Silva, Zandoná e Vicente Lana e do Grupo  Oca, de Ubatuba, Malu Ramos, Denise Magon, Erica Sanches, Licida Vidal e Thaís Mancuso.
Do Vale do Paraíba, expõem Cláudio Ferraz de Oliveira, de Jacareí e Angela Cestari, de Santa Branca.
A exposição permanecerá aberta de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, e de sábado das 16h às 20h; até o dia 26 de março.  O Deppat fica na avenida Dr. Altino Arantes, 130, na Rua da Praia.
Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário