CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

domingo, 10 de junho de 2012

Falta um mês para maior competição oceânica da América Latina: Ilhabela Sailing Week

Foto: Diário do Turismo
ILHABELA: A contagem regressiva para a Rolex Ilhabela Sailing Week aponta: faltam 30 dias para a maior competição náutica da América Latina. O tradicional evento reunirá 150 barcos no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo, entre os dias 7 e 14 de julho, com as principais classes de oceano nas raias como S40, ORC, HPE, C30 e BRA-RGS.

Além das equipes que fazem ajustes nos barcos e tripulações, o YCI também se prepara para o evento que reunirá mais de 1.400 velejadores, sem contar famílias, amigos, patrocinadores e a comunidade de Ilhabela na semana. A sede do clube passa por reformas pontuais para a montagem dos estandes dos apoiadores, área de imprensa e dos árbitros.

"A nossa intenção é fazer o melhor evento de todos os tempos. O nível dos profissionais envolvidos na organização é internacional. Podemos oferecer segurança dentro e fora do clube e, na água, os provas são bem disputadas. Por isso, as inscrições terminam mais cedo e o evento reúne os principais velejadores de oceano, barcos e árbitros do continente", lembrou José Nolasco, diretor de vela do YCI.

Os juízes, por sinal, terão mais uma vez destaque na edição 2012 da Rolex Ilhabela Sailing Week. A organização escalou umpires do Brasil, Argentina, Uruguai e Espanha na água para julgar protestos em tempo real. Serão 10 especialistas de nível internacional chefiados pelo gaúcho Nelson Ilha, que já atuou em três Jogos Pan-Americanos e em vai para sua quarta Olimpíada, além de integrar o quadro oficial da ISAF.

"O grupo de árbitros acompanhará as regatas de perto e julgar os pedidos de protesto na hora, não havendo casos para serem resolvidos em terra.Isso agiliza à competição", contou Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas da Rolex Ilhabela Sailing Week.

As classes HPE25, C30 e S40, que são one-design, terão julgamento com umpires. Já as que precisam de rating, como ORC e RGS seguem com o mesmo processo, ou seja, o julgamento dos protestos após as regatas, em terra.

Bicampeão da classe ORC, o Touché, agora chamado de Tomgape (Ernesto Breda) espera concorrência ainda maior pelo título da temporada. O domínio dos tripulantes de Ernesto Breda pode ser explicado pelo entrosamento de mais de 10 anos e pela insistência em treinos. As outras equipes seguem a mesma cartilha e tentam reduzir a vantagem.

"Os concorrentes estão se preparando tão bem quanto a gente.A Rolex deste ano promete ser mais disputada com a chegada dos barcos do Sul e do Rio de Janeiro", disse o tático Carlos Biekarck.

As regatas devem ser equilibradas também na BRA RGS. A maior da flotilha deve levar mais de 70 veleiros pra água. Outra categoria com muitos veleiros é a HPE. A expectativa da organização é reunir 25 embarcações.

Fase final de inscrições

A Rolex Ilhabela Sailing Week entra em sua fase final de inscrições para sua 39ª edição, que será realizada de 7 a 14 de julho. A inscrição custa R$ 320 por tripulante. No site, há um link direto para a área de inscrições. O velejador receberá uma senha e, na sequência, poderá fazer o cadastro. Após o pagamento e efetivação da inscrição pela organização, o tripulante deverá enviar foto (tipo 3x4) e um rápido currículo esportivo, além de imagens, em alta resolução, do veleiro.

Fonte: FS & AI ZDL Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário