CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sábado, 23 de junho de 2012

Associação Caiçara forma grupo e consegue retirar 100 quilos de lixo da foz do Rio Juqueriquerê

Em apenas dois meses de atuação grupo de moradores consegue retirar grande quantidade de lixo espalhada na área de mangue do rio, no Porto Novo


Josiane Carvalho
CARAGUATATUBA: Desde o mês de maio integrantes da Associação Caiçara Juqueriquerê (Acaju) vem fazendo um trabalho de mutirão de limpeza na foz do rio. Segundo os moradores, entre maio e junho foram retirados 100 quilos de lixo depositado na área do mangue localizado no bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba.
Segundo o representante da Associação, Pedro Paes Sobrinho, 76 anos, o projeto surgiu da necessidade de melhorar as condições do rio e de seu entorno. “Atualmente contamos com um grupo de aproximadamente 15 pessoas que uma vez por mês se encontra com sacos de lixo na mão para recolher todo o material descartado na foz do Rio. Os mutirões são geralmente todo o terceiro domingo de cada mês. Um trabalho árduo, mas, completamente necessário para mantermos nossa natureza intacta”, comentou.
Sobrinho conta que é possível encontrar de tudo um pouco na área do manguezal. “O que mais encontramos são sacos de supermercado e isopor, mas, não é difícil encontrar restos de móveis, garrafas de refrigerante e outros itens que acabam vindo parar por aqui”, disse.
Embora seja um trabalho de formiguinha e que ainda tem pouco tempo de iniciado o representante da Associação conta que já é possível ver alguns resultados. “Moro há mais de 70 anos aqui no Porto Novo e não me conformo com a forma como esta sujeira está prejudicando a nossa área de mangue. Antes encontrávamos uma série de espécies e animais nativos, agora com tanta sujeira já está ficando um pouco difícil. Agora, esperamos que cada vez mais nos unamos para defender nossa Natureza tão fragilizada por nós mesmos. Mas, se existe uma certeza é a de que não vamos sossegar enquanto não conseguirmos limpar todo o mangue e deixar tudo bonito outra vez”, planejou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário