CARAGUATATUBA - UBATUBA - ILHABELA - SÃO SEBASTIÃO - Aqui você fica por dentro do que acontece no mundo, no Brasil e em nossa região!===Rede ManacÁ - Valorizando Nosso Litoral=== (Por: Diego Cardoso)

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ecoturismo em São Sebastião

Ribeirão de Itu

A trilha Ribeirão de Itu está situada em meio à Mata Atlântica e existem três roteiros:
Foto: Divulgação Fundação Florestal

1. Trilha completa – com início em Salesópolis-Caraguatatuban vai até Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião. São 8,2 quilômetros de extensão e o  percurso completo leva cerca de seis horas, daí a necessidade de se programar para fazer o passeio. O ideal é sair  no comecinho da manhã, pois assim haverá um tempo maior para observar a Mata Atlântica e tomar banhos de cachoeira, já que durante a caminhada atravessam-se vários cursos d`água.
2. Pedra Lisa – com saída pelo sertão do bairro de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, é a opção com menor grau de dificuldade. Sua duração é de 40 minutos e durante o percurso pode-se apreciar uma queda d´água de 30 metros de altura, própria para banho. A trilha – ideal para quem busca lazer, educação ambiental e pesquisa, visto possuir  uma diversidade de fauna e flora – é acessível para crianças a partir de dez anos, adultos e melhor idade.
3. Samambaiaçu e Serpente – A saída se dá pelo sertão de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, cujo  percurso chega à altura do Parque Estadual da Serra do Mar (Cota 100). Com duração de 90 minutos e grau de dificuldade de médio porte, trilha tem com atrativo a ‘Cachoeira da Samambaiaçu’, com  queda d´água de 20 metros de altura, boa para a prática de rapel e excelente para banho. Para finalizar o passeio nada melhor do que  uma olhadinha de contemplação na ‘Cachoeira da Serpente’.
Todos os roteiros desta trilha são guiados por profissionais locais capacitados e o agendamento deve ser feito pelo telefone: (12) 3892-2620.
Os interessados podem se inscrever nos grupos com até dez pessoas/guia, para respeitar a capacidade de suporte ambiente visitado. Tais aventureiros devem usar roupas leves e confortáveis, como calça de moletom,  camiseta e tênis com sola antiderrapante, além de roupa de banho. Outra dica importante é não esquecer o repelente, boné e filtro solar. Levar lanche, água, sacolinha para o lixo e máquina fotográfica devem igualmente estar na lista.
 
Praia Brava
Foto: Divulgação Fundação Florestal


A trilha da Praia Brava tem dois quilômetros de extensão e faz parte de uma área sob proteção especial entre Maresias e Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião. O percurso dura, em média, três horas, e é composto por uma  paisagem maravilhosa a exemplo das vistas das praias de Boiçucanga e Maresias, além de as Ilhas, Montão de Trigo e Alcatrazes.  Ilhabela também é facilmente vista do local.
Durante o trajeto o visitante poderá observar grande variedade de espécies de fauna e flora (mata de encosta e restinga), encontrando no final da trilha uma praia deserta com ondas fortes e areia branca.
Larga e com subida íngreme, porém de fácil acesso, a trilha requer, obrigatoriamente, a contratação de monitor de ecoturismo do município, pois são  capacitados e conhecem os locais a serem visitados garantindo a segurança. Em vista de sua fragilidade é proibido o uso de qualquer tipo de veiculo nesta trilha bem como o camping na praia Brava.
Os interessados devem usar roupas confortáveis como calça de moletom, camiseta e tênis com sola antiderrapante; máquina fotográfica, roupa de banho, repelente, filtro solar, boné, lanche, água e sacolinha para o lixo individual devem ser igualmente levados na mochila.
Os grupos podem ser formados por até dez pessoas por monitor respeitando a capacidade de suporte do ambiente visitado, com agendamento feito pelo telefone  (12) 3892-2620.

Centro - Guaecá 

Com seis quilômetros de percurso, esta trilha começa na região central de São Sebastião (margeando o muro da Petrobras), passa pela antiga captação de água da Sabesp e desce em direção a Guaecá com magnífica vista.  Entre Guapuvurus, Figueiras e Ingás, o percurso é reduto de muitos pássaros como tucanos, arapongas e beija-flor, os quais podem ser avistados durante a caminhada.
No trajeto o visitante poderá encontrar cobras ou outros animais peçonhentos na parte inicial da trilha, sendo importante, pois, o uso de botas, de preferência até o meio da canela.
A trilha, chegando ao Guaecá, passa por dentro de uma propriedade particular, daí o prévio agendamento com acompanhamento de monitor local para se obter permissão de passagem.
Uma segunda trilha parte do Canto Sul da praia. É leve nos primeiros quinze minutos de caminhada, depois o grau de dificuldade aumenta, todavia, após cinco minutos o visitante poderá vislumbrar, do mirante, a linda vista para o ‘Costão do Navio’ (área de proteção especial) e para a Ilha de Alcatrazes.
Rica em fauna marinha ao longo do costão, a trilha requer, também, o uso de roupas adequadas e confortáveis à prática deste esporte, como calça de moletom, camiseta, tênis com sola antiderrapante e roupa de banho. Repelente, boné,  filtro solar, lanche, água, sacolinha para o lixo e máquina fotográfica não podem faltar na mochila.
O agendamento para conhecer esta trilha é feita pelo telefone: (12) 3892-2620.


Estrada da Limeira
Foto: Divulgação Fundação Florestal

Esta trilha percorre diversos trechos da Costa Norte do município que dão ao visitante uma visão deslumbrante do Canal de São Sebastião e cidades circunvizinhas, além de uma visão toda especial do centro histórico da cidade.
Antigas fazendas, contato direto com a exuberante Mata Atlântica, sua fauna e flora típicas dão o toque especial à Estrada da Limeira que pode acelerar a adrenalina do visitante – em determinados trechos – se for percorrida em bikes, veículos 4x4 ou à cavalo. Porém, seja qual for a opção, é  obrigatória a contratação de monitor local.
Trilheiros e bike: ótimo passeio para observar a paisagem, porém sem descuido e conforme o condicionamento físico. Duas ótimas dicas: levar capacete e um pequeno estojo de ferramentas. Um alerta: depois de fortes chuvas a lama pode destruir mais rapidamente os freios e o câmbio, além disso, a capacidade erosiva da bike aumenta quando o terreno está úmido. A extensão do circuito para o mountain bike é de 28,6 quilômetros, dos quais 8,8 quilômetros pela Estrada da Limeira que leva à bifurcação das torres de transmissão, 11 quilômetros (ida e volta das torres), e mais 8,8 quilômetros  até a chegada da Estrada da Limeira  ao bairro da Enseada).
Estas trilhas são guiadas, também, por profissionais locais capacitados e precisam de agendamento, o que pode ser feito pelo telefone (12) 3892-2620.

Sítio Arqueológico
Foto: Divulgação Fundação Florestal


Localizado em meio à Serra do Mar, a 260 metros de altitude, o sítio arqueológico é de extrema beleza. Com uma vista magnífica sobre o bairro de São Francisco e o Canal de São Sebastião, o sítio é alvo de constantes estudos sendo as primeiras escavações ali realizadas responsáveis pela recuperação expressiva de uma vasta quantidade de vestígios arqueológicos que resultaram em importantes pesquisas sobre os ocupantes daquelas instalações.
Com aproximadamente 200 anos de história e cerca de 20 mil m² de restos construtivos, o sítio possui ruínas de uma enorme e rica fazenda de escravos cujas peças, não em sua totalidade, estão expostas no Arquivo Histórico situado no centro da cidade. Atualmente restam do imóvel original algumas colunas, paredes, escadarias em pedra, terraços com floreiras, muros de contenção ornados com figuras, aquedutos, arcos sobre pequenos vales, canaletas em pedra, oratório e fornos que juntamente com fragmentos de faiança, porcelana, cerâmica, cachimbos e demais testemunhos matérias, compõem o impressionante cenário.
Para visitar o sítio arqueológico é imprescindível a contratação de um monitor do município; capacitados, tais profissionais conhecem os locais a serem visitados, oferecem instruções históricas e curiosidades sobre o local e, acima de tudo, garantem  segurança aos visitantes. O agendamento deve ser feito pelo telefone (12) 3892-2620.
Saiba mais o Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar 
http://www.fflorestal.sp.gov.br/hotsites/hotsite/index.php?hotsite=27c2fa487b4a6363b6424e8ae6227dce

Nenhum comentário:

Postar um comentário